Coluna Bernadete Alves - dia 03/02/2018

Sucos energéticos e chás para hidratar e dar mais pique

Um corpo bem hidratado funciona melhor e segundo os nutricionistas, os sucos energéticos proporcionam bem estar para aguentar a maratona de festas e o pique para cuidar da casa e dos filhos. Sem falar da baixa umidade do ar ou às altas temperaturas que fazem o organismo perder muito líquido. Por isso é necessário redobrar a atenção ao consumo de água e investir em outras bebidas, como os sucos energéticos.

Com os ingredientes certos essas bebidas fornecem vitalidade por longos períodos, além de nutrientes vitais para o bom funcionamento do organismo. Seja para acordar, treinar ou estudar, os sucos que dão energia são ótimos para obter mais disposição para as atividades diárias e ainda manter o corpo hidratado.

A dica da nutricionista clínica e esportiva Maria Fernanda Kawabata é investir em frutas que já tenham um bom poder de hidratação, como abacaxi, melancia ou morango. Itens como água de coco, cenoura e hortelã também são bem-vindos. Ainda é possível melhorar o preparo com alimentos termogênicos, como o gengibre, guaraná, canela, açaí e até mel.

Essas combinações possuem ação termogênica, o que acelera o metabolismo e a queima de gordura. A primeira dica, além de dar energia, também contribui para que o organismo faça um detox: 2 xícaras de melancia cortada, ½ maçã, 1 colher (sopa) de gengibre picado, Suco de ½ limão e 50 ml de água.Basta bater todos os ingredientes no liquidificador. A outra opção é fazer um suco com 4 laranjas (sem adição de água), 2 folhas de couve sem talo, Hortelã e 3 rodelas de abacaxi.

O suco de banana com aveia ou trigo é outra boa opção. Para fazer o suco basta bater no liquidificador 3 bananas picadas,400ml de água gelada, 1 colher (sopa) de grama de trigo ou farelo de aveia. A banana evita doenças do coração, dá disposição instantaneamente e ainda combate câimbra, anemia e queimação no estômago. Somada ao trigo ou a aveia, essa bebida ganha vitamina B, vital para o correto funcionamento do organismo.

Beterraba com maça, cenoura e gengibre é outro excelente suco energético. É só bater no liquidificador uma beterraba cortada em pedaços, uma maçã picada, uma cenoura em pedaços e uma colher (chá) de gengibre. Essa combinação deliciosa dá combustível por longos períodos, além de regular a pressão arterial, proteger o coração e queimar toxinas. O sabor picante do gengibre promove a transpiração e afasta o cansaço.

Todos nós em algum momento de nossas vidas já tomamos algum tipo de chá com o objetivo de aliviar algum desconforto, para relaxar ou para dormir melhor. O chá além de gostoso contribui para eliminar as toxinas e os excessos. Dependendo da erva usada no preparo, a bebida ganha propriedades diuréticas, que combatem à retenção de líquidos, e componentes antioxidantes, que protegem as células saldáveis do organismo.Já foi comprovado que bebidas alcoólicas, ainda mais nos dias quentes, contribuem para que o corpo retenha líquidos e a pessoa fique com a sensação de inchaço.

A dica dos especialistas é se hidratar sempre e também beber chá com efeito diurético, ou seja, aquele que faz com que líquido acumulado no organismo seja eliminado. Para esse resultado, Kawabata sugere preparar bebidas com chá verde, cavalinha, hibisco, encontrados facilmente em lojas ou supermercados.

O chá verde também ajuda a manter a hidratação em dia. O chá verde ainda é indicado para quem procura aquele pique a mais para encarar a rotina depois da folia. Ele contém cafeína, substância estimulante. E nessa bebida, a cafeína é absorvida pelo corpo mais lentamente do que no tradicional cafezinho, ou seja, o efeito de "despertar" pode durar mais tempo.

Os benefícios do chá verde já são bastante conhecidos em todo o mundo: ele ajuda a eliminar as toxinas do organismo, possui ação antioxidante e anti-inflamatória, tem efeito termogênico, acelera o metabolismo e ainda previne doenças. O chá verde pode ser tomado com canela, uma poderosa aliada da dieta e pode garantir boa contribuição ao chá verde com seu sabor e aroma adocicado. A especiaria ainda ajuda no controle da diabetes e ação antimicrobiana inibe a proliferação e crescimento de bactérias, fungos e vírus. Esta mistura tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Outra sugestão de bebida termogênica é o chá de gengibre. E tanto ele quanto o chá verde são boas fontes de antioxidantes, declara a nutricionista Bethânia Venâncio. "Eles contém substâncias como as catequinas, que previnem a formação de radicais livres, evitando o envelhecimento precoce da pele e células", declara a profissional. Seja qual for o chá preferido, a nutricionista sugere seguir o seguinte modo de preparo: 1 colher de sobremesa de chá (folhas) para cada xícara de 200 ml de água, aquecida sem ferver e logo após colocar a infusão e deixar abafar por 3 minutos. Coar o chá e tomar sem adoçar.

Esquenta da Ordem reuniu quase 500 advogados

A segunda edição da festa “Esquenta da Ordem” na noite de ontem, no Clube dos Advogados teve decoração típica realizada pela Comissão de Eventos da própria OAB/DF. A confraternização carnavalesca da classe foi um convite do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional do Distrito Federal, Juliano Costa Couto, e do presidente do Clube dos Advogados de Brasília, Marcelo Martins da Cunha.

O presidente Juliano Costa Couto recepcionou o público e confraternizou com os colegas e seus familiares ao lado da esposa Aline. “A vida do profissional da advocacia é recheada de prazos, desafios e responsabilidades. Por isso a importância de reunir a advocacia fora do ambiente de trabalho”, declarou.

O presidente do Clube dos Advogados, Marcelo Cunha, falou que o Clube foi reestruturado para a proporcionar um ambiente descontraído e seguro. “É mais um evento que nós realizamos e fico muito feliz em poder proporcionar o segundo esquenta, um belíssimo evento”, disse.

Daniela Teixeira, vice-presidente da OAB/DF, falou da importância do lazer e diversão na vida dos profissionais da advocacia. “É muito importante que a advocacia seja uma fraternidade e que os advogados possam ter esse momento de alegria, diversão e é bom que seja antes do carnaval porque muitos viajam”, declarou Daniela.

Os conselheiros federais Severino Cajazeiras e Marcelo Lavocat, além de diversos conselheiros Seccionais e membros de Comissão, fizeram questão de participar da festa e curtir o clima de Carnaval da Ordem que ganhou novas cores e ritmos para embalar os advogados no estilo do carnaval.

O local foi decorado com charme e bom gosto e os convidados tipicamente vestidos fizeram questão de aproveitar o momento de descontração para pedir paz entre as pessoas, independente de suas convicções. A banda Primeiro Beijo tocou axé, samba, frevo e clássicos de todos os Carnavais e nos intervalos da festa a alegria, bom humor e energia ficou por conta de DJ.

Organização perfeita, segura e fraterna. Parabéns diretoria da OAB/DF e Clube dos Advogados pela bela folia. Além do Esquenta da Ordem, Brasília começa a ganhar novas cores e ritmos. A programação de pré-carnaval tem agitado a capital federal. Inclusive neste final de semana pelo menos dezoito blocos sairão às ruas para mostrar que Brasília não se resume a política e concreto. Aqui a alegria corre solta.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 02/02/2018

Primeira Dama de Brasília recebe homenagem da AMA

O Clube Naval de Brasília foi palco do almoço de aniversário da primeira-dama de Brasília, Márcia Helena Rollemberg, organizado pela Aliança das Mulheres que Amam Brasília – AMA. A aniversariante e seus convidados foram recebidos ao som da banda Fuzzy Jazz, integrante dos Fuzileiros Navais e pelas anfitriãs Cosete Ramos Gebrin, presidente da AMA, e Ana Beatriz Goldstein, esposa do Comandante do 7º Distrito Naval, Almirante Sérgio Natan Goldstein, que cedeu o espaço para a comemoração.

Na entrada do Clube a mesa do bolo chamava a atenção pela beleza e tocava o coração a mensagem de Cora Coralina no cartão de agradecimento da primeira-dama. “Caminhando e semeando, no fim, terás o que colher”. E nos vasos das flores celósia-plumosa, conhecida como Rabo de Galo, a mensagem de Márcia Rollemberg: “Neste dia feliz, desejo que a semente de transformação germine e possa espalhar amor, alegria e um futuro melhor para todos nós”. Um mimo que foi oferecido a todos os convidados.

Márcia Rollemberg, colaboradora do governo de Brasília, estava acompanhada dos filhos Gabriela e Pedro Ivo; do marido Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília; da mãe Edith Soares e da sogra Teresa Sobral Rollemberg. O filho Ícaro não pode comparecer ao almoço em homenagem à mãe. A aniversariante estava linda e serena num look azul, estampado com a escultura “As Iaras”, de Alfredo Ceschiatti. A roupa é da grife brasiliense Nagela Maria e foi um presente das integrantes da AMA.

Antes do almoço, Márcia recebeu homenagens da filha Gabriela, do marido Rodrigo, da amiga e comadre e da AMA Brasília, que lhe entregou o Troféu Iaras, pela contribuição ao empoderamento das mulheres e pelos projetos sociais como Brasília Cidadã e Embaixadas de Portas Abertas. Muitas embaixatrizes e embaixadoras estavam lá aplaudindo a solidariedade e liderança de Márcia Rollemberg.

O governador Rodrigo Rollemberg entregou flores à esposa e agradeceu pela convivência de quase 40 anos. “Márcia é uma pessoa muito especial, generosa, acolhedora e amorosa. Mesmo nos momentos de dificuldades e fragilidade, sabe se doar e compartilhar carinho. Que você continue esse ser inspirador e fazendo o bem para tanta gente. Eu te amo! Parabéns”.

As associações sem fins lucrativos como a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW), Soroptimist International, Casa do Candango, Clube Internacional e também integrantes do primeiro escalão do governo do Distrito Federal fizeram questão de participar do almoço de adesão, cuja renda foi totalmente revertido para a Coletivo da Cidade, da Estrutural e Centro Social Comunitário, do Itapoã.

Logo após o almoço servido pelo Imperador Buffet todos os convidados brindaram pela longa vida da primeira-dama Márcia Rollemberg. Um momento de emoção para alguém que venceu o câncer com fibra e determinação. Márcia é exemplo de coragem e defensora ferrenha pelo fim da violência contra as mulheres. Ela impulsiona capacidades e trabalha pelo empoderamento das mulheres e pelo trabalho voluntário.

A colaboradora do Governo de Brasília, Márcia Helena Gonçalves Rollemberg, é graduada em Serviço Social e Educação Artística pela Universidade de Brasília e com especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade Estadual de Campinas. A esposa do governador, de forma voluntária, faz a interlocução e articulação entre as pastas sociais e a sociedade, na busca da efetiva melhoria das redes de atenção à criança e aos grupos e às pessoas mais vulneráveis.

Márcia também atua como facilitadora nas áreas de segurança alimentar; crianças, adolescentes e juventude; educação, mulheres; igualdade racial e direitos humanos; saúde, cultura,e relações internacionais. “Nós mulheres não somos coadjuvantes. Somos fortes para defender nossa família, os direitos da comunidade e lutar para que a qualidade de vida e de trabalho esteja sempre no topo das agendas políticas”, prega Márcia Rollemberg.

Conheço Márcia Rollemberg desde a década de 90 quando seu marido ingressou na política. Dedicação e integridade foram fundamentais para chegar onde está. Como é bom poder comemorar mais um ano de vida de uma pessoa que adiciona muitas alegrias ao dia a dia de muita gente. Márcia não é apenas nossa primeira-dama, é antes de tudo uma servidora muito especial, que preza constantemente pelo respeito e pela igualdade. Seu esforço é admirável também como mãe e esposa.

Desejo querida primeira-dama, Márcia Rollemberg, que o seu caminhar seja sempre premiado com a presença de Deus, guiando seus passos e instruindo suas decisões, para que conquistas e vitórias, sejam constantes em seus dias. Que Deus te dê uma longa vida cheia de saúde, amor e alegria! Parabéns por hoje, felicidades sempre!

Fotos: André Borges (Agência Brasília) e Bernadete Alves.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 01/02/2018

Tosse Seca pode ser sinal de refluxo

Apesar de normalmente associada a uma gripe que não foi devidamente curada, condições climáticas ou mesmo alergias, a tosse seca, ou seja, aquela que costuma ser mais insistente e não é acompanhada de catarro, pode não ser sinal de comprometimento das vias aéreas, mas sim de uma doença comum que afeta o estômago: o refluxo. Uma das situações mais frequentes encontradas nos consultórios médicos.

Dr. Aquiles Leite Viana, especialista em enfermidades do aparelho digestivo, diz que o refluxo é uma doença digestiva em que os ácidos presentes dentro do estômago voltam pelo esôfago ao invés de seguir o fluxo normal da digestão.Isso ocorre devido o mau funcionamento da válvula que fica entre o estômago e o esôfago, que não se fecha adequadamente e permite que o conteúdo ácido do estômago suba para o esôfago.

O cirurgião do Hospital de Base e da ProctoClínica, Dr. Aquiles Viana, diz que isso irrita os tecidos que revestem o esôfago causando azia, queimação na região do estômago e desconforto gástrico, mas outros sinais aparentemente inimagináveis, como as crises de tosses, também podem indicar que uma pessoa sofre com o problema.

“O refluxo normalmente provoca tosse seca após o consumo excessivo de comidas ácidas, apimentadas e derivados do leite. Nestes casos o uso de um medicamento protetor gástrico, com orientação médica, e o controle alimentar já são capazes de evitar e combater a crise de tosse”, declara o gastroenterologista.

O médico diz que outras maneiras de evitar o refluxo gástrico são: diminuir o consumo de alimentos gordurosos e bebidas como vinho, café e chá, que causam o retorno do conteúdo estomacal ao esôfago, além de evitar comer demais e se deitar logo depois das refeições, hábito que também aumenta as chances de incidência do problema.

O melhor tratamento para o problema deve ser feito por um profissional médico. Segundo o especialista os problemas mais simples podem ser tratados com dieta, mudança na alimentação e no estilo de vida. Os casos mais graves com medicamentos e procedimento cirúrgico por meio da laparoscopia.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 31/01/2018

Os mini-cães fofos e mais longevos

Algumas pessoas costumam dizer que tamanho não é documento e, quando o assunto é cachorro, talvez elas estejam certas. As raças de pequeno porte tem personalidade, são muito bonitas, afetuosas e costumam ter um comportamento dócil. Com pelagem longa e macia ou com pelo curto e duro eles encantam com suas belas cores e vivacidade. Amigos fiéis e até nossos confidentes. São gentis, alegres, divertidos e leais aos seus donos.

Uma das menores raças de cachorro do mundo é o chihuahua, um cão de origem mexicana que, apesar de medir entre 15 e 25 centímetros de altura, é um excelente guarda e não tem medo nem de enfrentar cachorros maiores. Rápido, corajoso e sempre alerta, assim é o Chihuahua, um dos menores cachorros do mundo e também a raça que vive mais.Como apresentam poucas complicações na saúde, podem chegar a idade de 20 anos.

A raça Yorkshire terrier surgiu na Inglaterra do século XIX e é daquelas que faz jus ao ditado "tamanho não é documento", com a altura variando entre 17 e 22 centímetros. É um ótimo cão de companhia, sempre ativo, esperto, curioso e cheio de disposição. Pode ser bastante teimoso e até mesmo meio brigão diante de outros cães e animais. Yorkshire é uma raça do grupo terries, originária do condado de Yorkshire na Inglaterra com pelagem longa. Os filhotes nascem pretos com pontos marrons e geralmente alteram a cor da pelagem com cerca de um ano.

O spitz alemão, também conhecido como lulu da Pomerânia, surgiu na região de fronteira entre a Alemanha e a Polônia. Ele é dócil e gentil na maior parte do tempo, mas tem seus momentos de birra e desconfiança, especialmente diante de estranhos. Com seus visual felpudo característico, a raça é corajosa e inteligente e pode ser uma ótima companhia para crianças. O tamanho médio varia de 22 a 25 centímetros de altura. O Lulu da Pomerânia é a quinta raça de cachorro que mais vive no mundo, cerca de 15 anos. A luxação da pata é o problema mais encontrado neles.

O Pug, um dos cães mais antigos do mundo, costuma ter uma expectativa de vida de 13 anos, podendo chegar aos 15, pesam de 6 a 8 kg e chegam a 40 cm de altura. Originário da China é um cão compacto, musculoso, olhos expressivos, cabeça redonda, focinho achatado e cauda enrolada, bonito à sua própria maneira . O Pug é sensível e terno e tem uma história muito rica e surpreendente que pode ser rastreada até por volta de 700 a.C, na época de Confúcio, quando eles eram conhecidos como Lo-Sze. Há sinais de sua presença nas efígies que figuram sobre as antigas porcelanas da época. A raça ganhou o nome de Pug devido a similaridade facial com um macaco marmoset de nome Pug.

Os cães da raça shih tzu, também conhecidos como pequenos leões, adoram brincadeiras e, por serem amigáveis,doces, se relacionam bem com crianças, idosos , cachorros em geral e outros animais, apesar dos latidos sempre presentes quando um estranho se aproxima. São leais, carinhosos e um pouco teimosos. A altura média da raça varia entre 20 e 27 centímetros.É um cão robusto, com um corpo ligeiramente mais longo do que alto e a cabeça é redonda e larga. O focinho é quadrado e curto, o nariz é largo com narinas abertas. Os lábios, nariz e pálpebras são da cor fígaro.É muito gentil, alegre e divertido. O shih tzu surgiu na China e só veio aparecer no Ocidente na década de 1930.É uma ótima companhia.

Dachshund é mais conhecido como 'salsicha' e pode chegar aos 15 anos. É uma raça oriunda da Alemanha. É um cachorro esperto, cheio de energia, fácil de ser treinado e é uma ótima opção para casas com crianças. É uma raça curiosa que gosta de cavar buracos. É encontrado em miniatura com peso de 4 kg e altura de 20 cm ou Standart: Peso de 7 kg a 15 kg. Altura até 28 cm. O mais conhecido no Brasil é o Dachshund de pelo curto.Este cachorrinho tem cor em tons de marrom-avermelhado ou preto com partes marrons. Também podem ser mais acinzentados. Seu pelo é curtinho. Seus olhos são castanhos e redondinhos. Trata-se de uma raça antiga. Há imagens registradas em tumbas de mais de 5 mil anos. O nome moderno Dachshund, que dizer cão texugo (dachs hund) em alemão.

Com o tamanho médio de 20 a 27 centímetros de altura, o pequinês engana quem o imagina tímido e medroso. A raça é independente, corajosa e pode chegar até a ser agressiva. São cãezinhos leais, mas que não são conhecidos por demonstrarem carinho aos donos. Apesar de se darem bem com crianças, podem cansar das brincadeiras com facilidade. O pequinês foi muito popular nos anos 70 e 80 e hoje é raro encontrar um desses passeando com seus donos. Pode viver de 12 a 15 anos. No século VIII era conhecido como o capricho da família imperial da China. E por muitos anos, este cão era privilégio dos nobres chineses e o cão oficial do budismo.

O Poodle é o quarto cão mais popular no Brasil. Apesar de ser geralmente associado à França, seus ancestrais foram os cães de pelo enrolado da Ásia que ajudavam no pastoreio e que depois seguiram por muitas rotas por várias partes da Europa. Considerado a segunda raça de cachorros mais inteligentes do mundo, o Poodle costuma viver cerca de 18 anos. É um cão de pequeno porte e de aparência fofa, esperto, ativo, obediente e sofisticado.Os exemplares desta raça vão do micro toy, de menos de 28 cm, ao gigante de 60 cm de altura utilizado como cão de caça.Os poodles jamais devem ser malhados de 2 ou mais cores. A cor sempre é uniforme e pode ser: preto, branco, marrom, cinza e abricó e fulvo avermelhado.

O Boston Terrier vive entre 13 e 15 anos. O maior problema de saúde que atinge essa raça é o respiratório, causado pelo focinho achatado. Mas, como já existem tratamentos e cuidados eficazes, isso não é algo muito determinante na quantidade de anos que esse cachorro viverá. Cesky Terriers são a raça mais rara de cachorro no mundo: menos de 100 filhotes da espécie nascem nos EUA por ano.

O maltês é muito carinhoso, apegado e não gosta de ficar sozinho em casa por muito tempo. São cães cheios de energia e que adoram correr e participar de brincadeiras. Costumam se dar bem com outros cachorros e com outros animais. A altura do maltês varia entre 21 e 25 centímetros e pode viver até os 18 anos. O maltês é também um ótimo cachorro para apartamentos. Sofrendo poucas modificações genéticas em seu desenvolvimento, esse cachorro não apresenta nenhuma preocupação maior com a saúde.

Lhasa Apso, é um boa opção para quem quer um cachorro que vive bastante. Ele pode chegar aos 15 anos. Pesa entre 6 e 8 kg e tem 25 cm de altura. É confundido com a raça Shih Tzu (produto da mistura entre o Lhasa e o Pequinês). Acredita-se que o Lhasa Apso foi originado do cruzamento entre Terrier Tibetano e o Spaniel. O Lhasa é um cão com uma personalidade bastante definida. Late pouco, não é excessivamente efusivo, bastante reservado com pessoas estranhas e, acima de tudo, é um cão de um dono só. Acredita-se que o Lhasa Apso tenha surgido há mais de 500 anos no Tibete e onde os exemplares são considerados sagrados. O Lhasa Apso é um guardião fantástico para a família e um companheiro ainda mais eficaz.

Schnauzer é um adorável cão ativo, conhecido por sua barba e tonalidades de cinza, se destaca por sua personalidade enérgica e devoto ao donos. Os Schnauzer amam crianças, uma vez que não só são afetuosos e sociáveis, como também brincalhões. Além disso, são fiéis aos donos e adoram participar de reuniões de família, sendo a alma da festa. Porém, seu temperamento forte pode render algumas cenas de ciúme.O tamanho dos cachorros dessa raça pode ser de três tipos: o miniatura, que pesa entra 6 e 7 quilos, o chamado standard, cujo peso está em torno de 14-15 quilos, e o gigante, que pesa mais de 30 kg. Nos primórdios, essa raça surgiu como um cão de granja e também com funções militar.Podem viver até 14 anos.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 30/01/2018

Além de saborosas, as frutas proporcionam muitos benefícios à saúde

A preocupação com a qualidade da alimentação é algo cada vez mais presente no cotidiano. E isso se deve ao fato das pessoas priorizarem cada vez mais viver de forma saudável em todos os aspectos. Alimentação saudável e balanceada é a mais procurada e os produtos naturais estão em alta. As frutas desempenham papel importante para a saúde uma vez que previnem o envelhecimento precoce, proporcionam energia, alcalinizam o sangue e reforçam a imunidade; possuem substancia que estimula o cérebro e melhora a memória e ajudam no controle da gordura abdominal. Além do mais são gostosas e matam a fome.

Para quem quer um alimento leve e saudável para complementar a dieta ou mesmo balancear a alimentação a romã é mais que indicada. Originária da Grécia, Chipre e Síria é uma fruta com muitas propriedades para a saúde. Infelizmente a maioria das pessoas desconhecem a sua importância. Segundo pesquisadores é uma fruta riquíssima em vitaminas, proteínas e com alto poder antioxidante.

A romã pode tornar o envelhecimento do DNA mais lento. A constatação é do laboratório espanhol ProbeelteBio que deu a fruta o status de “elixir da juventude”. Os cientistas, liderados por Sergio Streitenberger, forneceram a 60 voluntários diariamente, ao longo de um mês, uma cápsula com extrato da fruta inteira (medula, casca e sementes). Nos que lançaram mão da fruta, constatou-se uma diminuição significativa do marcador 8-Oxo-DG, associado a danos celulares, que podem causar deficiência no cérebro, músculo, fígado e rim, além de envelhecimento da pele.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Edimburgo, na Escócia, o suco da romã tornaria seus apreciadores menos propensos a desenvolver células de gordura na região. Os 24 voluntários de ambos os sexos ingeriram uma garrafa de 500 ml da bebida por dia, ao longo de quatro semanas. No fim do período, quase metade deles apresentaram níveis baixos de ácido graxo não-esterificados, relacionado com maior armazenamento de gordura em torno do abdômen e aumento do risco de doença cardíaca e diabetes tipo II. Além disso, 90% do grupo apresentou pressão arterial menor. Portanto a romã pode ajudar a diminuir a chance de armazenar a temida gordura abdominal.

Os benefícios da fruta não param por aí. Para quem vive estressado com as longas e cansativas horas no escritório e as tarefas domésticas intermináveis, a romã é uma ótima aliada. De acordo com uma pesquisa financiada pela empresa fabricante de suco Pomegreat, do Reino Unido, suco de romã pode ajudar a se sentir mais entusiasmado com o trabalho. Os cientistas, liderados por Emad Al-Dujaili, da Universidade Queen Margaret, na Escócia, analisaram voluntários que beberam 500 ml suco da iguaria por dia durante duas semanas. Segundo reportagem publicada pelo jornal Daily Mail, quase todos os participantes relataram estar mais entusiasmados, inspirados, orgulhosos e ativos.

O moranguinho é outra fruta importante para a saúde principalmente para quem prioriza pela dieta saudável e equilibrada devido o pouco valor calórico, e por ser rico em fibras, melhora as funções intestinais e elimina as toxinas do corpo.De sabor ácido e adocicado é uma fruta nutritiva que proporciona vários benefícios à saúde do ser humano.Rica em vitamina C, manganês,Cobre, Iodo, Silício, Potássio, Magnésio, Omega 3 e as vitaminas K, B2, B5, B6 e B9, fortalece as defesas do organismo, ajuda na cicatrização e evita o envelhecimento precoce da pele e da arteriosclerose devido a antocianina, a substancia que dá sua cor.

Pesquisadores da Universidade Hallym, da República da Coreia, comprovaram que o ácido elágico, um antioxidante encontrado no morango, tem efeito fotoprotetor. A substância protege as células da pele humana contra os danos dos raios ultravioletas, bloqueando a produção de enzimas matriz metaloproteinases (MMP), que quebram o colágeno, e reduzindo a manifestação da ICAM, molécula envolvida na inflamação. O estudo foi feito em camundongos jovens e sem pelos, comumente usados em pesquisas dermatológicas por causa das semelhanças fisiológicas da pele.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 29/01/2018

EUA e Alemanha dominam estoques de ouro no mundo

O metal mais precioso do mundo costumava ditar o valor das moedas, pelo chamado padrão-ouro. Em um mundo cheio de incertezas econômicas, os países com as maiores reservas de ouro lidam melhor com as dificuldades porque quando os mercados colidem e o valor das moedas cai, o preço do ouro tende a subir.

Afinal, o ouro sempre foi uma mercadoria cobiçada, enquanto a demanda pelas moedas nacionais varia de acordo com fatores macroeconômicos. Sabendo disso os Estados Unidos armazenou mais de 8 mil toneladas em reservas do metal, mais que o dobro do segundo lugar no ranking, a Alemanha.

Os 10 lugares onde há maior armazenamento de ouro, segundo dados do World Gold Council's World Official Gold, atualizados em 2017 são: EUA, Alemanha, FMI, Itália, França, China, Rússia, Suíça, Japão e Holanda. O Brasil não entra no top 40, que também conta com alguns emergentes com o Índia e Turquia e até países quase falidos como a Venezuela.

Os Estados Unidos são donos do maior estoque de ouro no mundo, com 8.133.5 toneladas. Isso não significa que todo este ouro esteja necessariamente em território americano. A maioria do ouro está armazenada em depósitos espalhados pelo país, como no famoso Fort Knox. Muitos países guardam seus depósitos em outros lugares ou "alugam" seus cofres para outros bancos centrais.

A Alemanha é o segundo maior proprietário de ouro do mundo com 3.373 toneladas. A preocupação com sua reserva sob controle soviético durante a Guerra Fria fez com que seu estoque fosse espalhado pelo mundo. Acredita-se que foi dividido entre o Federal Reserve Bank em Nova York, o Banco da Inglaterra e o Banque de France. Recentemente, pelo menos metade do ouro foi enviada de volta para casa e armazenada em Frankfurt.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) é um grupo de 189 países que trabalha para promover a cooperação monetária global. Quando foi fundado, em 1944, decidiu-se que 25% das inscrições iniciais da cota e subsequentes aumentos das cotas fossem pagas em ouro. Essa continua a ser a principal fonte das 2.814 toneladas de ouro que a instituição detém.

A Itália tem apenas um pouco mais de ouro que a França, com um total de 2.451 toneladas. Ao contrário da maioria dos países, nos quais as reservas de ouro pertencem ao Estado e são administradas pelo Banco Central, o ouro da Itália é de propriedade do Banca d'Italia e armazenado em abóbadas em Roma, no Banco Nacional Suíço, no Federal Reserve, em Nova York, e no Banco da Inglaterra.

A França tem 2.435.9 toneladas de ouro armazenadas. Boa parte da sua reserva foi adquirida durante as décadas de 1950 e 1960 e armazenada no exterior e no Banque de France em Paris. Algumas centenas de toneladas de ouro francês foram vendidas no início deste século, mas suas ações permanecem estáveis desde 2009.

A China possui 1.842.6 toneladas de ouro em suas reservas. Também é o maior produtor do metal precioso do mundo, à frente da Austrália e da Rússia. A demanda local foi impulsionada à medida que sua classe média passa a ter mais poder de compra.

Além de ser o maior produtor de ouro do mundo, a China é o maior consumidor do metal. A maioria das minas fica na província de Shandong,entre Pequim e Xangai. Um quinto da produção é controlada pelo China National Gold Group.

A Rússia possui 1.778.9 toneladas de ouro. O país tem procurado expandir suas reservas nos últimos anos. Não é necessário importar para aumentar seu estoque, já que possui uma indústria de mineração avaliada em bilhões de dólares. A Rússia tem o quintal cheio de ouro. São mais de 5.000 toneladas ainda enterradas, intocada nos confins da Sibéria e além.

Os estoques de ouro da Suíça somam 1.040 toneladas. A maioria do estoque está guardada em território nacional e outra parte está armazenada no Banco da Inglaterra e no Banco do Canadá. Em 2014, houve um referendo para decidir se toda a sua reserva deveria ser armazenada no país para que Banco Nacional Suíço (SNB) tivesse o direito de vendê-la, mantendo 20% de seus ativos em ouro. A maioria rejeitou a proposta.

O Japão possui 765.2 toneladas de ouro armazenadas, 150 toneladas mais que a Holanda. O país possui minas pouco exploradas em seu território, que foram trabalhadas em pequena escala por séculos. Expedições por busca de ouro realizadas recentemente tiveram resultados positivos, e o Japão está se planejando para explorar suas reservas futuramente.

A Holanda ocupa o 10° lugar no ranking do World Official Gold Holding Chart com 612.5 toneladas de ouro. Atualmente, planeja mover suas reservas de seus cofres no centro de Amsterdã para uma nova instalação construída apenas para isso na cidade de Zeist. Um pouco da sua fortuna também está armazenada no Banco da Inglaterra, no Banco do Canadá e no Federal Reserve, nos EUA.

O ouro é um componente fundamental no mundo da tecnologia, joalheria e de diversas áreas comerciais. É o metal nobre que permite que alguns componentes sejam determinantes para a velocidade e performance de equipamentos como computadores e smartpones. Cerca de 70% da produção mundial de ouro é utilizada pela indústria de joias, 11% por empresas produtoras (Dental, Eletrónica) e 13% é detido por investidores privados e instituições como os governos e os bancários.

A China é a maior produtora de ouro do mundo seguida da Austrália onde lá as pepitas são incríveis. Em agosto de 2016, na região de Victoria, foi encontrada uma pepita de 4,1 quilos e em janeiro de 2013, na região de Ballarat, um felizardo encontrou uma de 5,5 quilos.Em terceiro vem a Rússia. Com aproximadamente 1/6 do território do mundo não é de se estranhar que a Rússia tenha uma enorme quantidade de ouro ainda para ser explorada.

Brasil é o décimo terceiro maior produtor de Ouro. Segundo o DNPM, no Brasil, os principais Estados produtores são: MG (64%),GO (11%), BA (11%) e PA (3%). Há ainda muito ouro enterrado no solo não só do Brasil como do mundo. Além do conhecido, há o estimado e muito para ser descoberto.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 28/01/2018

Irmãos de Coração, os tesouros da vida

A raiva, o ódio e a inveja são doenças que podem matar. Matam tudo de bom ao redor. O melhor caminho é seguir o do coração. E os tesouros da vida que nos pertencem, nem sempre aparecem quando precisamos. Mesmo assim é preciso seguir com fé e determinação a nossa jornada porque no momento certo surge neste caminho o que chamamos de presente da vida: os irmãos de coração.

Não são sangue do nosso sangue mas estabelecem uma conexão de alma e de coração. Surgem na vida da gente para somar. Estão sempre presentes, nos aceitam com nossos defeitos, compartilham momentos de alegria e tristeza, melhoram a nossa autoestima, o humor e os fazem sentir melhor pelos pequenos gestos.Deixam um pouquinho de si e carregam um bocadinho de nós.

Quando a gente encontra uma irmã de coração sente que tristezas e até mesmo sintomas de depressão são atenuados. Estudos comprovam que quando se tem uma verdadeira amiga, aquela irmã de coração aproximação, a relação tem efeito positivo em diversas doenças, incluindo transtornos mentais. A “irmã de coração” certamente desempenha papel importante no processo de recuperação ao estar sempre ao nosso lado, aconselhando e apoiando. E o mesmo ocorre na vida dela. Todos aprendem a ter mais respeito, compaixão e amor ao próximo.

Além do mais uma melhor amiga ainda pode ser bastante racional e contribuir para o nosso amadurecimento pessoal pois, ao dizer coisas duras e até mesmo de forma rígida, está sempre pensando no nosso bem em vez de apenas aplaudir nosso comportamento e decisões que, muitas vezes, podem não ser adequados.

Quando a gente tem uma amiga ou amigo de verdade percebe que nem sempre é preciso estar ao lado da pessoa para se sentir próxima e conectada, e que um reencontro, mesmo após longos períodos de distância, traz a sensação acolhedora de que nunca nos separamos.

Amigos verdadeiros, os irmãos de coração, são aqueles que sempre vão estar com a gente não importa o que aconteça, o que temos, o que somos, não importa a distancia e o tempo. Infelizmente tem pessoas que só procuram ver a beleza que lhes faz bem aos olhos, mas esquecem que a beleza realmente está guardada no coração. E essa, só enxerga quem tem pureza de alma.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 27/01/2018

Substitutos do pão deixam café da manhã mais saudável e equilibrado

A primeira refeição do dia tem uma importância fundamental na alimentação e na saúde como um todo. Após um longo período sem se alimentar o organismo precisa repor as energias não dá à primeira refeição do dia a importância que ela merece. Inúmeras pessoas “pulam” o café da manhã ou comem a caminho do trabalho ou da escola, sem se preocupar com a qualidade e a quantidade do que está ingerindo.

Para começar bem o dia é preciso tomar um café da manhã saudável e equilibrado. Segundo a nutricionista Betânia Venâncio, a refeição deve ter uma porção de carboidrato, proteínas e gorduras boas. “Um exemplo simples para se conseguir isso é combinar frutas com granola e iogurte (fontes gorduras boas e proteína), ovo mexido (proteína) e pão integral (carboidrato complexo).

Como os carboidratos são fontes de energia, eles devem estar presentes no café da manhã. O mais aconselhável é substituir o tradicional pão francês por opções mais saudáveis para a refeição. Os especialistas dizem que o pão feito com farinha branca e refinada é pobre em nutrientes e não contêm fibras. O processo de digestão é mais rápido, e faz com que o nosso corpo produza mais insulina para absorver a glicose gerada pela digestão. Este processo favorece o aumento de peso na forma de gordura e desequilibra os níveis de açúcar no sangue.

A dica é trocar o pão branco pelo integral. Os carboidratos integrais são mais ricos em vitaminas e minerais, e são fontes de fibras. As fibras fazem com que o tempo de digestão seja maior, aumentando também o gasto calórico. Os alimentos integrais geram mais saciedade, controlam a produção de glicose e melhoram o funcionamento do intestino.

Por não conter glúten, a tapioca (ou beiju) pode ser consumida por celíacos e ganhou também ares “fit”, sendo um dos principais itens do café da manhã de quem malha e quer manter a forma retirando o glúten do cardápio.

A tapioca vem da mandioca, assim como a fécula de mandioca (conhecida também como polvilho doce) e o polvilho azedo, principal ingrediente do pão de queijo. O beiju (aquele que parece uma “panqueca branca”) é a “goma de tapioca” que também pode ser vendida nos supermercados chamada de “farinha pronta para tapioca”. Ela já vem hidratada e pronta para o uso.

A tapioca também é uma boa opções para quem quer emagrecer, já que deixa a pessoa mais satisfeita por mais tempo, evitando o risco de querer beliscar fora do horário das refeições e lanches. Como é um alimento neutro, pode ser feita nas versões doce e salgada. Segundo a chefe Patricia Menke, é fácil de preparar. O primeiro passo é peneirar a goma, para evitar os carocinhos que podem se formar. Três colheres de sopa de goma é suficiente por unidade de tapioca. Prepare uma frigideira antiaderente e deixe aquecer (mas não deixe esquentar demais, senão seu beiju ficará “borrachudo”). Quando a farinha estiver toda “unida”, adicione o recheio e dobre o disco, como um omelete, em meia-lua.

O ovo está entre os alimentos mais baratos e completos que existem. Possui minerais essenciais como o zinco, selênio, enxofre e ferro e rico em vitaminas K, E, D, A, folato, vitamina B12. A vitamina D é essencial para a saúde óssea e do sistema nervoso, ajudando na manutenção da pressão arterial.Fonte generosa de proteína, o ovo contribui para ser considerado um alimento completo o fato de que possui todos os aminoácidos essenciais que o ser humano precisa. É um coringa em qualquer refeição. Este alimento funcional é fundamental para a saúde e nos ajuda a prevenir doenças.

Pode ser consumido de várias maneiras: mexido, cozido, poché e omelete. Um alimento delicioso que proporciona a sensação de saciedade devido a grande quantidade de proteína presente nos ovos. Além de nos satisfazer mais rápido, o ovo também auxilia na queima de calorias. A clara do ovo tem em torno de 3 gramas de proteína, vitaminas e minerais. Os omeletes são rápidos e fáceis de fazer e possuem diversos benefícios para a saúde. É ideal para repor proteína, manter o peso e enriquecer a alimentação com gordura poliinsaturada presente na gema do ovo. A quantidade de ovos varia de acordo com o objetivo de cada um.

O café da manhã é uma refeição que ajuda quem está querendo emagrecer. Permanecer muito tempo em jejum ou não comer adequadamente os nutrientes necessários faz com que o organismo armazenem mais gordura e gaste menos energia. Além disso nas próximas refeições a tendência é escolher alimentos mais calóricos e ricos em gorduras

O auxílio de um nutricionista é importante para quem deseja ter uma alimentação mais saudável e equilibrada. Pense nisso!

 
Coluna Bernadete Alves - dia 26/01/2018

Flagrantes fotográficos inusitados

A prestigiada revista científica “Nature” destaca em sua tradicional lista as maravilhas da tecnologia, obras da natureza e flagrantes fotográficos inusitados. As fotos escolhidas pelos editores da revista mesclam monumentalidade, beleza, mistério e surpresa como o mergulho na caverna Cenote Angelita, uma caverna subaquática no México onde um rio de água doce corre em baixo de oceano com água salgada e a flor anêmona que revela seus matizes nos raios da luz.

O eclipse solar ocorrido em agosto e que pôde ser observado em sua totalidade no Hemisfério Norte, o pouso do foguete Falcon 9, numa plataforma marítima nos Estados Unidos, a imagem da lua transitando o sol, feita pela sonda do Observatório de Dinâmica Solar da NASA, no ultravioleta extremo, mostra que foi um ano de belas imagens para a ciência.

A empresa americana SpaceX fez avanços com seu sistema de foguete reutilizável este ano. Nesta imagem, um estágio do Falcon 9 retorna ao Oceano Pacífico em janeiro, depois de lançar satélites em órbita, um procedimento agora rotineiro para a companhia.

Na ilha norueguesa de Svalbard, o sol ilumina uma antena que baixa os dados do Joint Polar Satellite System-1, lançado em novembro como o primeiro de um novo conjunto de satélites meteorológicos dos EUA.

Outros cliques impressionantes do periódico que chamam a atenção são o passeio de um polvo nas costas de uma tartaruga flagrado pelo fotógrafo Michael Hardie nas águas do Havaí. A imagem da flor anêmona, em luz ultravioleta revela os matizes sutis da linda flor, pelas lentes do fotógrafo norte-americano Craig Burrows. E a “árvore” de corais no fundo do mar na costa da Flórida.Mais de 400 “árvores de corais” crescem neste viveiro ao largo da costa de Tavernier, na Flórida, EUA. O arranjo colocado ali visa nutrir os corais que, na natureza, estão cada vez mais ameaçados por fatores como o aquecimento das águas e a acidificação dos oceanos.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 25/01/2018

Dor no calcanhar na primeira pisada deve ser investigada

Sentir dor no calcanhar, principalmente nas primeiras pisadas do dia, sem ter sofrido qualquer machucado ou impacto, não é normal e precisa ser investigado. A condição, acompanhada da sensação de queimação, vermelhidão, inchaço e rigidez na região, pode ser sinal de fascite plantar, uma inflamação de um tecido da sola do pé que conecta o osso que forma o calcanhar aos dedos, explica o Dr. Hong Jin Pai - Coordenador do Comitê de Acupuntura em Dor da SBED.

A Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor explica que a dor do calcanhar, ocorre quando o tecido fibroso ao longo do pé está inflamado, devido ao estiramento excessivo na região. Ocorre principalmente quando há uma sobrecarga ali devido a exercícios físicos que exigem muito dos pés, uso constante de sapatos pouco confortáveis, quando se caminha colocando pressão demais no calcanhar, ficar muito tempo de pé e principalmente em pessoas acima de 40 anos.

Estudos recentes vêm demonstrando que a fascite plantar não ocorre somente de processos inflamatórios, mas pode ser também uma alteração estrutural mais condizente com processos degenerativos. A fáscia é um tecido conjuntivo que se estende na base do osso calcâneo (calcanhar) por toda a planta do pé, ajuda a sustentar o arco do pé, que fica entre o calcanhar e os dedos. Em pessoas que tem essa curvatura mais acentuada, o tecido fica sob tensão com o impacto e tende a inflamar.

Se após uma consulta médica a fascite plantar for diagnosticada, o tratamento segundo o ortopedista Eduardo Abdalla, será feito normalmente com medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia, além de indicação para exercícios de alongamento na região, repouso e troca por sapatos que não forcem a área.

Para prevenir o problema é bom evitar as situações que sobrecarregam os pés. Nesse pacote, entram medidas para corrigir a pisada, o uso de calçados mais adequados à curvatura do pé e diminuir, nem seja temporariamente, a rotina de exercícios. Algumas pessoas precisam recorrer a palmilhas e sapatos específicos, a outras se aconselha investir em alongamentos antes da atividade física. A orientação da conduta, em todo caso, deve ser feita pelo médico.

Os pés são a base do nosso corpo e cuidar bem deles evitará uma série de patologias e ajudará no bem estar físico e mental. Evitar o uso de calçados fechados e apertados, quando possível, é importante porque os pés são sensíveis e merecem cuidados.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 9 de 240
RocketTheme Joomla Templates