Coluna Bernadete Alves - dia 10/06/2018

Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal ganha auditório

Ao som da Banda Sinfônica do CBMDF e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, foi inaugurado o primeiro auditório Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e um salão, anexo ao lado, com o acervo do museu histórico da instituição. A cerimônia aconteceu na noite de sexta-feira (8), na Academia de Bombeiros Militar, no Setor Policial Sul.

O auditório, que tem espaço para acomodar 470 pessoas sentadas, recebeu o nome do Coronel José Nilton Matos, ex-comandante-geral da corporação, que faleceu em março de 2009. O coronel Luiz Cláudio Barbosa Castro, comandante-geral CBMDF, disse que a homenagem se justifica pelos relevantes serviços prestados pelo oficial à comunidade. Em Brasília desde a década de 1970,o coronel Luiz Cláudio Barbosa Castro, frequentou todos os cursos regulares da corporação, inclusive o de perícia e o de engenharia de segurança do trabalho.

“Nossa corporação foi forjada nos melhores princípios e valores, no espírito de corpo e na lealdade. Celebramos mais uma conquista”, agradeceu o comandante-geral da corporação, coronel Luiz Cláudio Barbosa Castro.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg e a primeira-dama Márcia Rollemberg, inauguraram o novo espaço cultural. O governador disse que o auditório fortalece a vocação de Brasília de ser um grande centro de eventos, de caráter profissional, científico e cultural. “É mais um espaço para promover o conhecimento e a cultura de nossa cidade”, declarou Rollemberg.

Nadal vence Roland Garros pela 11ª vez

O espanhol Rafael Nadal conquistou neste domingo mais uma vitória no tênis. Ele se tornou campeão pela 11ª vez do torneio francês ao derrotar o austríaco Dominic Thiem. O rei do saibro atropelou o austríaco por 3 sets a 0, apesar de cãibra na mão. Em duas horas e 42 minutos de jogo, o líder do ranking mundial conseguiu eliminar o austríaco por 6-4, 6-3, 6-2. Com a vitória, Nadal agora acumula 17 títulos de Grand Slam.

Em 24 disputas,Nadal só perdeu duas vezes desde 2005. “É espetacular. Nem consigo descrever os meus sentimentos porque era sequer um sonho ganhar 11 vezes. É impossivel pensar em alguma coisa como isso”, declarou o tenista no final da partida.

A garra e competência do espanhol foi testemunhada por Zidane, o cantor Roger Waters e o tricampeão de Roland Garros Gustavo Kuerten nas arquibancadas de Paris. Mesmo com cãibra na mão no terceiro set, Nadal bateu o próprio recorde e segue mais absoluto que nunca em Roland Garros.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 09/06/2018

Suicídio: problema de saúde pública crescente nos Estados Unidos

As mortes trágicas, nesta semana, da estilista Kate Spade, a jornalista que sonhou com bolsas divertidas, e do renomado Anthony Bourdain,chef estrela da televisão dos EUA, chamaram a atenção para um problema de saúde pública crescente nos Estados Unidos e em várias partes do mundo.

É triste constatar que um momento de profundo desespero e de grande falta de esperança acabe com a vida. O suicídio não tem explicações objetivas. Agride, estarrece, silencia. Continua sendo tabu, sinônimo de loucura, um fenômeno pouco entendido. As estatísticas mostram que esse desejo autodestrutivo precisa, sim, ser discutido.

Anthony Bourdain, chef, escritor e apresentador da televisão americana, morreu aos 61 anos ontem na França. Bourdain estava no país trabalhando em novo episódio de seu programa na CNN, 'Parts unknown'. O promotor da comuna francesa de Colmar, Christian de Rocquigny, disse à Associated Press que a causa da morte foi suicídio. Ele foi encontrado morto por um amigo, o chef francês Eric Ripert, em seu quarto de hotel na manhã desta sexta, em Estrasburgo, no leste do país, de acordo com o canal de TV.

Na terça, dia 05, a estilista Kate Spade, 55 anos, foi encontrada morta em seu apartamento. A polícia de Nova York confirmou que ela cometeu suicídio por enforcamento. A estilista americana Kate Spade, fundadora de uma famosa marca multimilionária conhecida principalmente por suas carteiras e bolsas elegantes, coloridas e urbanas, se enforcou com um cachecol em seu apartamento na Park Avenue, em Manhattan, e deixou uma carta, disse o porta-voz da polícia em entrevista à AFP.

Poucos minutos depois do anúncio da morte de Bourdain, a polícia de Nova York divulgou nas redes sociais uma mensagem afirmando que o suicídio pode ser prevenido. Segundo dados do Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), o índice de suicídios cresceu 25% em menos de duas décadas e é a décima principal causa de morte nos EUA. Na metade dos Estados do país, o aumento passou de 30% desde 1999. O problema é tão preocupante que foi construído um Memorial dedicado às vítimas de suicídio.

Anne Schuchat, médica do CDC, diz que Kate e Anthony eram pessoas que não foram diagnosticadas com nenhum problema mental que pudesse levá-las a tirar a própria vida, como a depressão. “É preocupante”, destaca a responsável pelo estudo ao falar da tendência. “Nossos dados mostram que o problema está piorando.”

As estatísticas publicadas pela agência revelam que cerca de 45.000 pessoas morreram por essa causa apenas em 2016. Mais da metade dos casos registrados. A média nacional nos EUA é de 15 mortes por suicídio para cada 100.000 habitantes. Em todos os Estados, exceto Nevada, foram registradas altas no índice de suicídios. O maior aumento foi em Dakota do Norte, de 58%. Mas o índice mais alto é o de Montana, com 29 casos registrados para cada 100.000 pessoas em 2016. Contrasta com o do Distrito de Columbia, onde foram sete para cada 100.000 habitantes. Por faixa etária, o crescimento é significativo entre 45 e 65 anos.

Embora não haja uma causa específica para o suicídio, dados do National Violent Death Reporting System, um sistema que coleta informações sobre mortes violentas nos EUA, mostram que entre os principais detonantes estão os problemas sentimentais. Também há fatores econômicos. Em muitos casos, estão relacionados com a dificuldade que moradores de áreas rurais que ficam para trás na recuperação enfrentam para ter acesso a serviços de saúde, por falta de recursos financeiros ou de cobertura médica.

O fenômeno Bourdain começou há duas décadas com um artigo que escreveu na revista New Yorker sob o título “Não coma antes de ler isto”. Foi a semente do livro Kitchen Confidential, no qual contava sobre os recantos mais escondidos das cozinhas na cidade dos arranha-céus. Virou rapidamente um sucesso de vendas. Daí começou a apresentar A Cook´s Tour para a rede Food Network, título que estava inspirado em seu segundo livro.

Foi contratado depois pelo Travel Channel, que o lançou ao estrelato com No Reservations. The Smithsonian o elevou à categoria de estrela do rock ao vê-lo, pela sua atitude, como o Elvis dos cozinheiros. Por esse programa foi premiado com dois prêmios Emmy. A CNN o contratou em 2013. “Muitos de vocês, como muitos de nós, sentimos um amplo leque de emoções: choque, tristeza, confusão”, dizia emocionado Cooper.

O programa de Bourdain era transmitido aos domingos pela noite nos EUA. Privilegiava o encontro com os locais e os sabores das regiões que visitava, afastadas dos turistas, em contraste ao requinte e à estética. Nunca viajava sem seu quimono de jiu-jitsu e entre suas causas era muito perseverante contra o assédio sexual nos restaurantes. Também era um grande defensor dos imigrantes, com ou sem documentos, especialmente dos latinos que trabalham nas cozinhas.

Bourdain dizia que o principal motivo que tinha para viver era sua filha Ariana, de 11 anos. Mas nas entrevistas mais recentes mostrava uma parte sombria por seu antigo vício em heroína e inclusive comentou que já havia pensado em suicídio após ver tudo o que já havia feito na vida. Mas em seguida retificou a mensagem e declarou-se “razoavelmente contente”. Também disse que morreria trabalhando, porque não tinha intenção de se aposentar. “Sou demasiado neurótico”, admitiu.

Os índices de suicídio crescem a cada ano, muitas vezes motivados por problemas de saúde, como depressão, alcoolismo, drogas,ou simplesmente por causa de algum vazio em relação a vida. Apesar da gravidade do tema, tocar no assunto ainda é um tabu na sociedade. Os poucos dados disponíveis sobre o suicídio também podem dificultar ações de prevenção. Setembro é considerado o mês de prevenção do suicídio. Não importa o tamanho do problema, o suicídio não é brincadeira, não é coisa da moda e nem opção.

Brasileiro é finalista do Prêmio Inventor Europeu

O engenheiro Alex Kipman, nascido em Curitiba, tornou-se o primeiro brasileiro finalista do Prêmio Inventor Europeu, na categoria de países de fora da Europa, ao desenvolver óculos de realidade virtual que exibem hologramas. Inicialmente utilizado em jogos eletrônicos, os óculos de realidade virtual aos poucos conquistam a confiança do público, com utilizações que vão de treinamento em empresas a projetos de educação.

A invenção de Kipman destacou-se em meio a mais de 500 inscrições neste ano e foi escolhida para ser um dos 15 concorrentes que disputaram o prêmio do Escritório Europeu de Patentes (EPO, na sigla em inglês), organização internacional com 38 países-membros.

Filho de diplomata, Kipman é filho de diplomata e cursou engenharia nos Estados Unidos, onde reside. Ele começou a desenvolver o projeto do HoloLens enquanto trabalhava na filial brasileira da Microsoft. O engenheiro disse acreditar que a determinação e o talento do brasileiro inspiram o desenvolvimento de inovações.

“O povo brasileiro é determinado, apaixonado, empreendedor e criativo. Esses são ingredientes para o sucesso. Todos os países têm obstáculos, mas sou utópico e acredito que as pessoas certas, nos projetos certos, com a atitude certa e no tempo certo sempre mudarão o mundo. O que a sociedade brasileira pode fazer é intervir mais e exigir mais para conseguir um lugar melhor”, declarou Alex.

O engenheiro brasileiro disse que os óculos de realidade virtual podem ser usados para romper barreiras entre os seres humanos, principalmente as pessoas com necessidades especiais. “A realidade aumentada pode fazer todo mundo ter habilidades iguais. Da mesma forma que uma pessoa com deficiência pode sentir coisas que não sentiriam e se comunicar de uma maneira em que não se comunicariam, uma pessoa sem deficiência pode sentir na pele a sensação de ter limitações. Isso cria empatia”, declara Alex.

“Visitei uma faculdade de medicina nos Estados Unidos que começou a usar o HoloLens nas aulas, e o resultado foi fantástico. Em vez de aprenderem anatomia por meio de desenhos e de cadáveres, os alunos aprendem interagindo em tempo real em três dimensões. O conteúdo de meses agora pode ser ensinado em dias”, disse Alex Kipman.

O francês Benoît Batistelli, presidente do Escritório Europeu de Patentes,disse à Agência Brasil que a premiação não se baseou apenas nas inovações, mas principalmente no impacto econômico e social de cada invenção patenteada. “Este não é prêmio para a inovação, mas aos inventores. Eles são heróis do nosso tempo, que trazem soluções para desafios. Criam valor para desenvolverem atividades econômicas, gerarem empregos e mudarem a vida da humanidade”, destacou.

Fifa inaugura museu do futebol em Moscou

A Fifa abriu na sexta-feira o museu do futebol localizado numa das ruas mais movimentadas do Centro de Moscou, sem a presença do presidente da entidade, Gianni Infantino, que não pôde comparecer ao evento. O prédio foi aberto neste sábado para receber torcedores de todo o mundo.

Dentre as relíquias do futebol estava a taça que o campeão da Copa do Mundo da Rússia receberá no dia 15 de julho. Convidados, jornalistas e até os seguranças tiraram fotos com o cobiçado troféu.

No museu, os visitantes poderão participar de games interativos e ver relíquias de todas as Copas do Mundo. Do Brasil, por exemplo, além de fotos de Pelé, Romário e Ronaldo, o torcedor também poderá admirar as camisas do Baixinho, utilizada na Copa de 1994, e o uniforme do goleiro Gilmar, usado em 1958.

A estrela da festa de inauguração do Museu foi o ex-lateral Roberto Carlos, campeão do mundo com a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2002, disputada na Coreia do Sul e no Japão. Atualmente, Roberto Carlos é embaixador do Real Madrid.

Ao posar ao lado das taças Copa do Mundo e Jules Rimet, usada até a Copa do Mundo de 1970, Roberto Carlos disse que nunca viu de perto a Jules Rimet.“Será que por ser campeão do mundo eu possa tocá-la?”, brincou o ex-jogador, olhando a reação dos dirigentes da Fifa presentes ao local.

O ex-jogador falou da expectativa que tem sobre a seleção brasileira de Tite no Mundial da Rússia. “Se o Brasil estiver com o nível lá em cima, ele só perde para ele mesmo. Tem de jogar como em 2002, com a mentalidade de 94”.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 08/06/2018

Embaixada da Suíça recebe alunos do Recanto das Emas

Alunos do Ensino Fundamental 405 do Recanto das Emas, estiveram na Embaixada da Suíça em Brasília para conhecer os costumes, cultura e culinária daquele país. Eles estavam acompanhados da primeira-dama de Brasília Márcia Rollemberg, idealizadora do projeto Embaixadas de Portas Abertas.

Os Vinte e seis alunos do sétimo ano foram recebidos pelo ministro Niculin Jäger e mostraram que estudaram sobre a região em sala de aula e prontamente responderam alguns dos questionamentos, a exemplo do nome da capital Berna e da maior cidade do país Zurique, uma das mais bonitas da Europa.

Berna é Patrimônio da Humanidade desde 1983. É uma das cidades mais bonitas do país com um centro histórico bem preservado. As ruelas medievais são percorridas por trens elétricos. A capital é conhecida como ‘Cidade das Fontes’, são mais de cem em atividade e muitas são herança da Idade Média.

Berna faz parte da Suíça que fala alemão, já que o país tem outras três línguas oficiais: francês, italiano e romanche. Foi em Berna que o físico alemão Albert Einsten desenvolveu a Teoria da Relatividade. A casa onde ele morou entre 1903 e 1905 foi transformada num museu e aberta ao público.

Situada às margens do Lago Zurique, no coração do país, e moldada pelos picos nevados dos Alpes, Zurique mantém muito do seu charme do século 19. A cidade é líder em todo o mundo em termos de qualidade de vida, e sua população uma das mais bem servidas em educação, saúde e trabalho. O transporte público de Zurique é um dos melhores do mundo. A maior cidade da Suíça é a síntese de um povo que deu certo.

Zurique de hoje é o principal centro mundial para a operação bancária offshore, principalmente devido ao sigilo bancário suíço, e líder mundial na negociação de ouro. O setor financeiro responde por cerca de um quarto das atividades econômicas da cidade. A Swiss Stock Exchange (SIX), fundada em 1877, também está localizada em Zurique.

“É muito importante ter esse contato com os jovens da cidade e poder passar informações do meu país”, disse Jäger. Além das duas importantes cidades, o ministro destacou Genebra, Montreux, Lausana, Lucerna, Basileia e São Moritz, o berço do turismo de inverno alpino. Os estudantes tiraram dúvidas relacionadas à moeda oficial do país, o franco suíço, sobre o sistema de saúde e legislação, os famosos relógios suíços e o clima.

O ministro Jäger falou que a forma de se locomover na Suíça é de trem. “Eles são rápidos, pontuais e têm conexões com diversos países da Europa”. Disse que na Suíça são praticados muitos esportes como surfe na neve, tênis, escalada e trilha. Quando perguntados sobre o esporte preferido, em uníssono a maioria respondeu futebol. Juntos, lembraram que a equipe europeia enfrentará o Brasil neste mês, pela Copa do Mundo.

A Suíça é uma república federal composta por 26 estados, chamados de cantões. Está situada na Europa Central, onde faz fronteira com a Alemanha a Norte, a França a Oeste, a Itália a Sul e com a Áustria e Liechtenstein a Leste.

Márcia Rollemberg falou da importância de proporcionar conhecimento aos estudantes e agradeceu a acolhida dos diplomatas. Os estudantes receberam passaportes simbólicos e participaram de uma brincadeira futebolística ao ar livre. A visita à Embaixada terminou com o famoso queijo suíço, biscoitos típicos e chocolate quente.

O Embaixadas de Portas Abertas é um precioso programa que proporciona conhecimento e cidadania.

Os craques do Brasil que estarão na Copa do Mundo da Rússia

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou hoje a foto oficial da seleção brasileira, juntamente com a equipe técnica, para a copa do Mundo Rússia 2018.A equipe técnica, comandada pelo treinador Tite (Adenor Bachi), veste camiseta branca. Foto oficial da seleção brasileira para a Copa do Mundo na Rússia Lucas Figueiredo/CBF.

Em pé: Marquinhos, Filipe Luis, Danilo, Marcelo, Ederson, Alisson, Cássio, Renato Augusto, Casemiro, Paulinho, Fernandinho e Geromel.

No meio a comissão técnica: Ricardo Rosa (preparador físico), Fábio Mahseredjian (preparador físico), Rodrigo Lasmar (médico), Taffarel (treinador de goleiros), Edu Gaspar (coordenador de Seleções), Tite (técnico), Cléber Xavier (auxiliar técnico), Sylvinho (auxiliar técnico), Fernando Lázaro (analista de desempenho) e Matheus Bachi (auxiliar técnico e tecnológico).

Sentados: Roberto Firmino, Taison, Philippe Coutinho, Thiago Silva, Gabriel Jesus, Miranda, Neymar, Fágner, Fred, Willian e Douglas Costa.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 07/06/2018

Governo lança “Guia Consular do Torcedor Brasileiro”

Com o intuito de orientar e prevenir que imprevistos prejudiquem a viagem dos milhares de brasileiros ao principal evento de futebol do planeta, o governo brasileiro preparou, em versões impressa e digital, o Guia Consular do Torcedor Brasileiro. Segundo o Itamaraty cerca de 60 mil brasileiros já compraram ingressos para assistir aos jogos da Copa do Mundo na Rússia.

O Guia Consular do Torcedor Brasileiro, além de trazer informações úteis para o viajante desfrutar da experiência de acompanhar uma Copa do Mundo, o guia pode ajudar o brasileiro a evitar situações indesejadas em um país com tradições culturais diversas do Brasil como, por exemplo, pagar multa e ser deportado por “demonstrações homoafetivas em ambientes públicos”, que pode ser enquadrado como “propaganda de relações sexuais não tradicionais feita a menores”, segundo a legislação local.

O guia também aborda questões relativas ao clima, fuso horários, idioma, transporte, voltagem (que na Rússia é de 220/240v, com frequência de 50hz), segurança, transportes, câmbio e serviços bancários e comerciais. Além disso, apresenta telefones úteis e endereços importantes, com indicação no Google Maps, como de hospitais, estádios, hotéis, embaixada e postos consulares nas cidades de Sochi, Rostov, Samara, Kazan e São Petersburgo. Para facilitar a comunicação com os russos, a publicação apresenta uma série de frases úteis, bem como os fonemas correspondentes das letras do alfabeto cirílico russo e o português, o que pode facilitar o deslocamento do turista com a leitura do nome das estações de metrô, por exemplo.

A embaixadora Luíza Ribeiro Lopes da Silva, diretora do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior do Itamaraty,falou que a expectativa é de que regras como essas não sejam aplicadas a todos os turistas de forma absoluta. “No entanto, nosso papel [por meio desta cartilha] é preventivo, no sentido de evitar problemas para os brasileiros que participarão do evento”, disse ela durante o lançamento da publicação.O guia pode ser acessado nos sites do Ministério da Justiça e do Ministério do Esporte ou ser baixado em versão PDF, ele poderá ser acessado por todos os sistemas operacionais dos celulares. Leandro Cruz, ministro do Esporte, falou que a cartilha representa uma segurança maior para as dezenas de milhares de torcedores brasileiros que participarão da Copa do Mundo.

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira,disse que o guia orientará os visitantes brasileiros desde normas, até comportamento e requisitos para a entrada. “Para atender a todos, estamos reforçando o serviço de assistência consular, já que é possível, após uma vitória estrondosa do Brasil, que alguns torcedores percam seus passaportes”, acrescentou.

Aloysio Nunes informou que em São Petersburgo, o posto consular funcionará tanto para brasileiros como para argentinos, a iniciativa é mais um fruto das colaborações entre os dois países. “Colaboramos em tantos campos que a amizade com eles já faz parte de nosso patrimônio”, declarou o ministro.

Governo da Espanha tem maioria feminina

Pela primeira vez na história da Espanha, o país terá um governo com maioria feminina. O novo primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez escolheu 11 mulheres e seis homens para compor o ministério. Carmen Calvo Poyato, a nova vice-primeira-ministra da Espanha será responsável pela pasta de Igualdade no governo.

As principais pastas, como o Ministério da Fazenda e da Defesa, são comandadas por mulheres. Dentre as escolhidas estão Isabel Celaà como porta-voz do governo e ministra da Educação, María Jesús Montero Cuadrado para o Ministério da Fazenda, Margarita Robles Fernández para o da Defesa, e Dolores Delgado no Ministério da Justiça.

As dar posse ao novo gabinete ministerial, de maioria feminina, Pedro Sánchez disse: “Este governo está comprometido com a igualdade de maneira inequívoca”.

O sétimo presidente da monarquia parlamentar promove a competência, lealdade e perfeccionismo das mulheres. Palmas para o líder do Partido Socialista dos Trabalhadores da Espanha Pedro Sánchez.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 06/06/2018

Embaixada do Reino Unido festeja aniversário da rainha Elizabeth II

O embaixador Vijav Rangarajan e a ministra-conselheiraLiz Davidson, receberam convidados na noite de ontem na sede da Embaixada do Reino Unido, em Brasília, para celebrar os 92 anos da rainha Elizabeth II e as conquistas das mulheres e os 100 anos do voto feminino.

O embaixador Vijav Rangarajan lembrou da viagem da monarca ao Brasil há 50 anos, a importância da sufragista Millicent Fawcett para a história da libertação feminina e a liderança e importância do reinado de Elizabeth II,a Chefe de Estado mulher com mais tempo de trono do mundo e cujo reinado é o mais longo da história do Reino Unido. O anfitrião agradeceu os diplomatas, políticos, representantes dos governos federal e de Brasília.

A ministra Liz brindou as relações bilaterais em várias áreas, o respeito entre as duas nações e a liderança da monarca. “Em 2018 celebra-se os 100 anos do voto feminino no Reino Unido. No dia 06 de fevereiro de 1918, uma lei importante mudou a história do país. A chamada ‘Representation of the People Act 1918’ permitiu que algumas mulheres votassem pela primeira vez”.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, foi a convidada de honra da noite. Dodge destacou a importância da amizade entre o Brasil e o Reino Unido e agradeceu o embaixador e a ministra-conselheira pelo importante trabalho estreitando os laços jurídicos, políticos, econômicos e culturais entre os países. A procuradora-geral disse que a rainha Elizabeth II tem sido uma fonte de inspiração na preservação de tradições e da estabilidade do Reino Unido.

“A rainha Elizabeth II venceu desafios e provações comuns a muitas de nós mulheres, que experimentamos desafios na vida privada e pública. Seu exemplo de solidariedade e de coragem nos inspira nos dias atuais quando defendemos Direitos Humanos e enfrentamos corrupção”, declarou Raquel Dodge.

O embaixador Vijav Rangarajan e Rosemary, a ministra Liz e David Hall-Matthews, brindaram a Rainha e os convidados com elegância e música britânica tocada pela banda Groove a Rigor. Uma noite agradável e descontraída. Parabéns Vijav Rangarajan @vijavR_HMG.

Plano Agrícola Pecuário recebe R$ 194 bilhões de Temer

O presidente Michel Temer anunciou hoje o Plano Agrícola Pecuário 2018/2019 que define mais R$ 194 bilhões de crédito, juros reduzidos e amplia o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural para R$ 2 milhões. Uma das novidades do plano é a integração da psicultura nos financiamentos de custeio com juros de 7% ao ano. Participam da cerimônia no Palácio do Planalto, os ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil, Blairo Maggi, da Agricultura e Eduardo Guardia, da Fazenda, e João Martins, presidente da Confederação Nacional da Agricultura, empresários e políticos.

Para o Plano Agrícola Pecuário, serão reservados R$ 194,37 bilhões de crédito rural. As taxas de juros caíram 1,5 ponto percentual. Os produtores rurais poderão acessar os recursos a partir de 1° de julho. Do total de recursos liberados, R$ 151,1 bilhões serão para crédito de custeio, dos quais R$ 118,8 bilhões com juros controlados a taxas fixadas pelo governo e R$ 32,3 bilhões com juros livres, ou seja, negociados entre a instituição financeira e o produtor. O crédito para investimento ficou em R$ 40 bilhões.

Houve redução das taxas de juros de custeio para 6% ao ano destinada a médios produtores – aqueles com renda bruta anual de até R$ 2 milhões – e para 7% ao ano para os demais. As taxas para os financiamentos de investimento ficaram entre 5,25% e 7,5% ao ano. Parte dos recursos captados em letras de crédito do agronegócio será destinada ao financiamento complementar de custeio e de comercialização com juros de até 8,5% ao ano. Fotos Antonio Cruz/Agência Brasil.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 05/06/2018

Epidemia do Plástico é alerta no Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 2018, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem como tema o impacto do uso e acúmulo do plástico no planeta. A hashtag #AcabeComAPoluiçãoPlástica foi adotada pela ONU para as redes sociais neste dia. O objetivo da campanha neste ano é estimular o consumo consciente para reduzir a produção de produtos plásticos descartáveis.

Anualmente, 500 bilhões de sacolas plásticas são usadas e jogadas fora no mundo, segundo a ONU e até 2050, pode haver mais plásticos que peixes nos oceanos, caso a humanidade não reveja a forma como consome o material. Sensibilizar a população sobre a contaminação marinha é uma das metas dos ambientalistas.

Um dos maiores lixões de plástico a céu aberto fica no nordeste da Índia. Estima-se que cada ser humano produz, em média, um quilo de lixo por dia, sendo que mais da metade dele poderia ser reciclado.

A Comissão Europeia apresentou no dia 28 de maio uma proposta legislativa para reduzir o consumo de plástico que proíbe os produtos de um só uso, como canudinhos, copos e talheres de plástico.

Os resíduos plásticos produzidos em uma semana por família é assustador. Imagina então em um ano. Cuidar do meio ambiente só traz benefícios para a nossa saúde e para o futuro das novas gerações. O ar que respiramos também merece ser cuidado.

Seleção Brasileira de Vôlei vence as chinesas

O Brasil venceu hoje a anfitriã China por 16 a 14 e sai de campo com moral para enfrentar o líder Estados Unidos amanhã. A vitória foi suada e contou com a sabedoria do técnico brasileiro que foi decisivo na melhora do desempenho da equipe e viu desvio no bloqueio com razão. O último ponto da partida se deve a perspicácia de Zé Roberto.

A partida seria decidida no tie-break mas Zé Roberto conseguiu trazer a Seleção Brasileira de volta para o jogo e teve em Amanda, a sua principal arma ofensiva. Tandara, Adenízia e Drussyla também cresceram na partida, enquanto Ting Zhu não ia bem.

A ponteira e destaque do Brasil, Amanda, disse que o fuso horário da China é algo de difícil adaptação mas que o time está em um bom momento. “Nesta semana vamos enfrentar equipes tradicionais da competição que estão brigando pelos primeiros lugares. Temos que manter o foco e seguir trabalhando bastante. As equipes estão buscando a classificação para fase final, por isso cada jogo será extremamente importante. Será uma semana difícil, mas estamos confiantes”.

Com a vitória, o Brasil chega aos 26 pontos, assume a segunda colocação e dá um importante passo na sequência da competição. As cinco melhores seleções se classificam, juntamente com a China (anfitriã), para a próxima fase.

O principal destaque do Brasil ficou por conta de Tandara, que com 19 pontos, ajudou a equipe a quebrar um tabu de três anos sem vencer as chinesas."Foi um jogo emocionante. Cada dia que passa nosso time está ganhando mais forma e a confiança uma na outra só aumenta. Estamos dando o máximo em todos os momentos. No quarto set erramos muito, mas conseguimos voltar para o jogo no quinto quando bloqueamos melhor", declarou Tandara.

O Brasil vai encarar a Rússia no dia 07 também às 5h, em Jiangmen. O time de Zé Roberto é o maior vencedor do torneio, com doze títulos e atual campeão.

Assembleia Geral da ONU passa a ser presidida por latino-americana

A Assembleia Geral é um dos principais órgãos das Nações Unidas e nela estão presentes os 193 Estados-membros da organização. A Presidência da Assembleia Geral é ocupada, a cada ano, por um representante de uma determinada região do planeta e, desta vez, será a América Latina e o Caribe. Como os representantes dos países da região não conseguiram consenso na escolha de uma candidatura única, como ocorre habitualmente, a decisão teve de ser levada para plenário.

A chanceler do Equador, María Fernanda Espinosa, foi eleita hoje nova presidente da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, cargo que ocupará durante um ano a partir de setembro. A chefe da diplomacia equatoriana recebeu apoio de 128 países, contra 62 obtidos pela hondurenha Flores Flack, embaixadora de seu país na ONU.

Espinosa venceu a hondurenha María Elizabeth Flores Flack, nas eleições realizadas no plenário da Assembleia Geral. Ela é a quarta mulher escolhida presidente da Assembleia Geral da ONU e a primeira latino-americana e ocupará a presidência durante o 73° período de sessões e substituirá o eslovaco Miroslav Lajcak.

"Agradeço profundamente o voto de confiança que hoje depositaram no Equador para presidir esta Assembleia", disse a ministra equatoriana em seu discurso depois de ser eleita. Espinosa dedicou sua vitória a todas as mulheres do mundo que hoje participam da política e que enfrentam "ataques, machismo e discriminação".

 
Coluna Bernadete Alves - dia 04/06/2018

Dia Mundial Contra Agressão Infantil

O dia de hoje nos remete a pensar mais nas crianças maltratadas e violentadas. A data foi instituída pela ONU em 1982 e nossa vigília deve ser constante. Devemos ficar atentos e vigilantes a quaisquer sinais de mudança de comportamento, tristeza ou abatimento.

Quando uma criança é agredida, as marcas que ficam não são só físicas, mas também emocional. Vergonha e medo são os principais sentimentos das crianças vítima de violência.

Sabemos que combater a agressão infantil não é nada fácil, considerando que muitas vezes a criança ou o jovem não tem coragem de contar que está sendo violentada por razões associadas ao medo, à vergonha ou à dúvida.

Ao menor sinal de violência contra uma criança ou adolescente devemos denunciar para o Conselho Tutelar o mais rápido possível. Se ficar provado que a criança é vítima de maus tratos, o agressor será punido e a guarda da criança passará a ser do parente mais próximo. Disque 100 para acabar com as violações de direitos humanos.

Correio vence o VI Prêmio República

O Correio Braziliense ganhou hoje da Associação Nacional dos Procuradores da República o prêmio pela série “Césio 137:30 anos de um inimigo invisível”. O repórter Guilherme Goulart, da editoria de Cidades, recebeu o prêmio. Ao todo 125 iniciativas concorreram nas categorias Ministério Público, Responsabilidade Social, Jornalismo e Advocacia de Direitos Coletivos.

A escolha foi feita por 12 jurados convidados pela ANPR que analisaram a eficiência, o alcance social, a criatividade, o potencial de multiplicação e complexidade. A Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge; o presidente da ANPR, José Robalinho Cavalcanti;os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamin e Rogério Schietti Machado Cruz;

 e a diretora da ONU Mulher, Nadine Gasman, estavam entre os convidados que julgaram os trabalhos.

Esta é a segunda vez que o Correio Braziliense vence o prêmio da ANPR.A série investigativa foi publicada entre os dias 3 e 8 de setembro de 2017, e aprofundou as causas e as consequências do acidente que completou 30 anos e resultou na morte de, pelo menos, 66 pessoas, deixando outras 1,4 mil contaminadas.

"A imprensa tem o papel na democracia e ajuda a destacar soluções para a construção de um país melhor. Por meio da divulgação de matérias e entrevistas, os jornalistas levam à população o conhecimento necessário sobre seus direitos, fazem denúncias e incitam a reação dos órgãos competentes em diversos casos”, declarou o presidente da ANPR José Robalinho Cavalcanti.

O subeditor do caderno de Cidades, Guilherme Goulart, disse que espera que o trabalho realizado atue como instrumento para que as vítimas jamais sejam esquecidas. foto: Minervino Junior/CB/D.A Press.

Frank Aguiar comemora 25 anos de carreira com turnê no DF

Depois do tour “25 anos de carreira” nos EUA em setembro de 2017, passando por Pensilvânia, New York, New Jersey e Massachusetts, o cantor Frank Aguiar volta a Brasília para comemorar as Bodas de Prata com a carreira. O cantor, compositor e instrumentista, traz show baseado em seu recente CD e DVD Frank Aguiar 25 anos. Serão 4 shows no Distrito Federal nos dias 8 e 9 de junho.

No repertório sucessos que consagraram o cantor como; “Casado também Namora”, “Mulher Madura”, “Prenda Minha”, “Vem dançar Forró″, “Morango do Nordeste”, “Alaquitanga”, “Esperando Na Janela”, dentre outros. Frank Aguiar vai brindar os fãs com uma apresentação pra matar a saudade do Forró das antigas e celebrar com os brasilienses esse importante momento comemorativo.

Na sexta-feira, dia 08 o cantor se apresenta às 19 horas na Festa Junina Arraiá Legis 2018, no Clube Ascade – Sede Náutica (Setor de Clubes Esportivos Sul); e às 21 horas no Forró do Chapéu – Coliseu Beer (Setor D Sul Lote 7, Loja 2 e 3 – Taguatinga). No sábado,dia 09 Frank faz show na Roda Show Bar no Núcleo Bandeirante e em Ceilândia, no São João da Casa Nova na QNM 9 Conjunto A Lote 04.

Frank Aguiar é um dos artistas mais populares do Brasil e vem colecionando números expressivos ao longo dos 25 anos de carreira, mais de 15 milhões de discos vendidos, tour nos Estados Unidos, Japão, China e Europa.

O novo álbum mantém a essência, mas com uma roupagem moderna. Frank reproduziu na gravação do DVD, o mesmo formato de palco do inicio da carreira, na década de 90; ao lado de seus teclados e também com a mesma formação de palco envolvendo as duas backing-vocals, sanfona e sax. Frank Aguiar foi quem revelou as irmãs Simone e Simaria que eram suas backing vocals.

Frank está comemorando também seu novo relacionamento. Depois de se divorciar de Aline Rocha, com quem foi casado por quase 18 anos, vai se casar com a jovem estudante universitária Caroline Santos no dia 06 de julho em São Bernardo do Campo, em cerimônia intimista na sua residência. Frank é pai de 4 filhos.

Sobre os 25 anos de carreira o artista diz que está mais sábio e maduro. “Tenho coisas para aprender, mas são nos desencontros que tiro proveito pra acertar”, diz Frank Aguiar. “Sempre busquei o sucesso. Quem falar que não curte a fama,é bobeira. É muito legal. Curto cada autógrafo, cada abraço, cada fotografia, reconhecimento no aeroporto, gritinho das fãs mesmo que não lembrem meu nome. Como não curtir isso? Seria ingratidão da minha parte”, declara o artista.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 03/06/2018

Moscou recebe a Taça da Copa com muita festa

Depois de uma turnê pelo planeta, a taça do Mundial, o objeto mais cobiçado do planeta até o dia 15 de julho, chegou à capital Moscou neste domingo e foi apresentada ao público pelo prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, pelo diretor-executivo do Comitê Organizador da Copa, Alexei Sorokin, e pelo alemão Lothar Matthäus, campeão mundial em 1990 pela Alemanha.

A Praça Manege ficou lotada e a Rússia já vive o clima da Copa do Mundo que começa no dia 14 de junho, com a partida entre a Rússia, anfitriã e a Arábia Saudita. A festa de hoje marcou o encerramento do Tour da Taça, que visitou mais de 50 países desde setembro do ano passado.

No evento, Matthäus foi perguntado sobre as expectativas para a Copa do Mundo. O ex-jogador colocou a Alemanha, Brasil e Espanha entre os grandes favoritos ao título.

Ítalo Ferreira é campeão do Corona Bali Protected

Com duas notas acima de nove, o capixaba Ítalo Ferreira, ultrapassou o polinésio Michel Bourez e agora é líder do ranking internacional, depois de cinco etapas.

Ítalo, aos 24 anos, é o campeão do Corona Bali Protected, do Circuito Mundial de Surfe.Ele finalizou com 18,87 do total de 20. O brasileiro foi coroado e carregado em uma espécie de trono dourado após deixar o mar. O presidente da Confederação Brasileira de Surf, Adalvo Argolo,comemorou muito. “O Ítalo arrebentou. Foi muito bem. Ele desbancou o Michel”.

Com o resultado, Ítalo assume a liderança do ranking mundial, com 24.995 pontos. O vice-líder do ranking é outro brasileiro, Filipe Toledo. Gabriel Medina aparece na quinta posição. A próxima etapa do circuito acontece em Jeffreys Bay, na África do Sul, a partir do dia 2 de julho.

Anitta recebe prêmio no México

A cantora brasileira recebeu ontem no México o prêmio “Hit do Ano” com ‘Dowtown’, música em parceria com o colombiano J. Balvin. Anitta ainda fez uma apresentação na premiação MTV MIAW 2018, cantando a música vencedora e "Paradinha", com duas dançarinas plus size acompanhando.

A brasileira que concorreu em duas categorias, levantou o público com "Paradinha" e "Downtown”."Gente eu acabei de ganhar o prêmio MTV aqui no México. Muito feliz, nós ganhamos o hit do ano com 'Downtown'. Ainda cantamos 'Paradinha' com todo mundo cantando junto e estamos levando o prêmio para o Brasil”, declarou a artista.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 02/06/2018

Pedro Sánchez toma posse no governo da Espanha

O Doutor em Economia, Pedro Sánchez, do Partido Socialista Operário Espanhol, tomou posse nesse sábado no governo da Espanha, após a primeira moção de censura que prosperou na democracia espanhola e que derrubou Mariano Rajoy.

A cerimônia foi presidida pelo rei Felipe VI. O novo presidente é ateu e defende que a Espanha seja um estado laico. O juramento ocorreu sem a presença de símbolos religiosos católicos, rompendo uma tradição seguida por todos os presidentes da Espanha democrática.

“Prometo, pela minha consciência e honra, cumprir fielmente com as obrigações do cargo de presidente do governo, com lealdade ao rei, e fazer cumprir a Constituição como norma fundamental do Estado”, afirmou Sánchez. Após a cerimônia, o novo presidente foi para o Palácio de la Moncloa, residência oficial dos presidentes de governo.

Pedro Sanchéz está na política desde o ano 2000.O primeiro cargo público do novo primeiro-ministro foi o de vereador em Madrid, que assumiu em 2004 com a renúncia da mulher que ocupava o posto. Da mesma forma tornou-se deputado no Congresso duas vezes, em 2009 e em 2011: porque aqueles que o ocupavam o posto saíram. É casado e tem duas filhas. Foi jogador de basquete até os 21 anos e devido ao gosto pelo esporte, leva uma vida saudável e familiar.

O principal desafio de Sánchez é a situação política na Catalunha, que também deverá reformar o sistema de financiamento regional, firmar um novo pacto educativo e o orçamento para 2019. No Congresso da Espanha, o líder do PSOE se comprometeu a abrir uma “nova página da democracia” e fixou como prioridades a estabilidade orçamentária e o compromisso com a União Europeia. Entre outras medidas, Sánchez pretende retirar a obrigatoriedade do estudo da religião da educação pública e revisar o Concordato com o Vaticano.

Os especialistas dizem que a resistência e a perseverança e a vontade de ferro de Pedro Sanchéz são duas das características mais relevantes do seu perfil psicológico, que mostrou ao enfrentar situações em que tinha tudo contra ele. É determinado e constante, garantem em seu círculo mais próximo, reflexivo, às vezes pouco empático e hermético. Seus críticos o acusam de ser inconsistente e irregular.

Agora, sua vitória culmina em uma trajetória política marcada pela tenacidade e pela sorte.

Adriana Nunes apresenta ‘Mercedez com Z’

A atriz brasiliense Adriana Nunes sobe aos palcos para encenar, de forma graciosa e divertida o universo feminino. A integrante de Os Melhores do Mundo, está em cartaz hoje às 21 horas e amanhã às 20 horas no Teatro dos Bancários na 314/315 Sul, com o espetáculo “Mercedez com Z. O cenário e figurino são inspirados na obra da artista plástica japonesa Yayoi Kusuma.

O texto original, de 2001, evoluiu e agora o machismo deixou de ser mote de piadas e o sotaque caipira da protagonista foi dispensado. Mercedez é uma personagem que passou por um casamento, foi traída e se separou. Na peça, a personagem numa noite solitária liga para um programa de rádio, para narrar suas venturas e desventuras amorosas que sofreu ao longo da vida.

Mercedez e sua intérprete, a comediante Adriana Nunes, já são bastante íntimas. A dupla passou por uma jornada lado a lado, observando não só o caminho trilhado, mas as mulheres com quem convivem. “O que eu mostro é como a vida dela foi afetada pelo machismo. A sociedade ainda tem essa forte característica, e isso está presente no espetáculo não como piada, mas como reflexão”, argumenta Adriana.

Adriana diz que a mudança do texto tem a ver com a popularização do movimento feminista. “A gente precisa brincar. É uma forma de ver até onde você pode ir. Mas acho muito positivo o que está acontecendo. Muitas piadas contadas há 15 anos não têm mais graça, as pessoas não aceitam mais. Não é regra nova, são mudanças na sociedade. Se você é comediante e faz piadas machistas, seu público não vai rir”.

“A Mercedez é qualquer mulher, ela sou eu. É uma pesquisa que tem a ver com a minha vida e também com a observação daquelas à minha volta. As mudanças na peça têm a ver comigo, com minha mãe e minha avó”, explica Adriana.

Adriana volta ao palco novamente acompanhada por Similião Aurélio — que entra em cena como o locutor de rádio Wanderley Wanderson e ao longo do espetáculo se desdobra em outros papéis. Adriana também não fica só na protagonista Mercedez , dá vez a outras quatro personagens em alguns momentos da peça. Similião interpreta seis personagens durante o espetáculo.

A peça tem trilha sonora própria, composta por Walter Linhos, e um roteiro de vídeo-clipes que contribui para as gargalhadas do público. O texto é de Victor Leal – também comediante de Os Melhores do Mundo. Direção de Adriana Nunes. Figurino e cenário: Adriana Nunes, sob supervisão dos irmãos Fernando e Adriano Guimarães. Censura: 14 anos. Ingressos: bilheteriadigital.com.br, informações (61) 98538-2812.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 01/06/2018

Vacinação contra a gripe é prorrogada em todo o país

O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 15 deste mês a campanha nacional de vacinação contra gripe. A medida foi adotada porque a greve dos caminhoneiros afetou o transporte público e o atendimento dos serviços de saúde.

A campanha iniciada no dia 23 de abril estava prevista para terminar nesta sexta-feira, 1º de junho. Como ainda há vacinas disponíveis a pasta achou por bem estender a imunização. De acordo com a Secretaria de Saúde do DF até agora, 585,8 mil pessoas foram imunizadas. O número corresponde a 82,8% da meta estabelecida.

O Distrito Federal conta com 114 salas de vacinação. Até agora, do público-alvo da campanha o grupo de idosos foi o único que atingiu os 100% da cobertura projetada. Foram vacinados 205.443, quando o público estimado era de 203.639.

Para evitar a gripe e outras doenças respiratórias a secretária de Saúde recomenda as seguintes medidas: Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos; procurar manter os ambientes ventilados; evitar aglomerações e ambientes fechados; Higienização das mãos, principalmente, antes de consumir algum alimento; Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; Evitar sair de casa no período de transmissão da doença; Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe; Higienizar as mãos após tossir ou espirrar; Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; e Utilizar lenço descartável para higiene nasal.

Museu Nacional da República recebe Intervenção Urbana Arte com Descarte

A artista holandesa Maria Koijck inaugura amanhã obra construída em material reciclável e tamanho gigante. A "dinossaura" Dina, ficará exposta no espelho d'água do Museu Nacional da República até o mês de julho. O trabalho de Maria foi feito com garrafas pet, tela de galinheiro, latas e vigas de metal.

A inauguração da Intervenção Urbana Arte com Descarte será às 16h. Em seguida a artista e voluntários darão uma mini-oficina aos presentes que tiverem interesse em conhecer mais sobre os processos de construção de arte com descarte. Tudo isso acontecerá no pátio do Museu da República, junto ao espelho d’água, onde a escultura estará instalada. Ao cair da noite, as luzes se acenderão e a obra brilhará. A obra poderá ser conferida de 2/6 à 1º/7, no Pátio do Museu Nacional da República.

A festa de inauguração contará com a presença do grupo de circo Teatro Udi Grudi, premiada diversas vezes no Brasil e no mundo por tocar instrumentos musicais feitos de diferentes materiais reciclados. Os brasilienses vão conferir o espetáculo chamado Ovo, que promete surpreender os convidados.

A artista plástica utiliza material de reciclagem para produzir suas esculturas. As obras colaborativas estão em diversas partes do mundo, sempre com o intuito de questionar o consumo e a responsabilidade pelos resíduos. A decisão de dedicar sua arte à conscientização ocorreu em 2008 quando visitou Serra Leoa, na África. O primeiro projeto sobre arte comunitária foi Petty the Swan, em 2009. A artista fez um grande cisne com 15 mil garrafas de plástico, e expos em um lago na Holanda, país de origem de Maria. Em 2014 Maria esteve em Curitiba e na ocasião apresentou uma elefanta.

O evento em Brasília tem caráter multidisciplinar para que a sociedade reflita sobre a gestão de seus resíduos e a importância do Lixo Zero. A escultura de dinossauro de lixo alerta sobre danos do plástico ao planeta. Koijck veio a Brasília a convite do Instituto Lixo Zero Brasil. Sua arte faz parte do contexto lúdico do 1º Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, e tem como objetivo dar visibilidade à temática do evento, sensibilizando adultos e crianças para a questão do descarte.

O 1º Congresso Internacional Cidades Lixo Zero acontece entre os dias 5 e 7 de junho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, vai trazer a Brasília prefeitos, legisladores, gestores públicos, organizações não governamentais, acadêmicos, empresários, empreendedores, estudiosos do tema e sociedade civil. Os especialistas do Brasil e do mundo vão falar de suas bem-sucedidas experiências nas cidades onde vivem, em busca de alcançar o marco lixo zero em suas sociedades.

O presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, diz que é importante ‘pensar limpo’. “Hoje, o lixo é o terceiro maior gasto das cidades brasileiras. Sempre que vejo alguém reclamar da falta de recursos para construir um hospital ou uma escola, lembro que tanto um quanto o outro estão sendo jogados no lixo”.

As inscrições para o Congresso podem ser feitas pelo site www.cidadeslixozero.com.br

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 8 de 252
RocketTheme Joomla Templates