Coluna Bernadete Alves - dia 19/05/2018

Os votos matrimoniais do príncipe Harry com a atriz Meghan Markle

O enlace do príncipe Harry, sexto na linha de sucessão ao trono do Reino Unido, com a atriz americana Meghan Markle neste sábado, na capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, nos arredores de Londres, foi mais que uma festa. Foi o assunto mais comentado no mundo todo. Afinal reuniu a realeza britânica com o mundo da sétima arte.

A Banda da guarda real fez uma linda apresentação antes do casamento de Harry e Meghan Markle, no exterior do castelo de Windsor. O príncipe Harry chegou à capela usando o uniforme do regimento de cavalaria Blues & Royals, do exército britânico e acompanhado do seu irmão príncipe William.

Meghan chegou à capela em um Rolls-Royce Phantom IV, que a buscou no Hotel Clividen, perto da cidade de Windsor, e onde passou a noite com sua mãe, Doria Loyce Ragland. John e Brian Mulroney ajudam Meghan Markle com seu véu. Meghan, de 36 anos, usou um elegante e sóbrio vestido branco da estilista britânica Clare Waight Keller, da casa francesa Givenchy. O véu é fixado por uma tiara de diamantes emprestada pela rainha Elizabeth II. A aliança da noiva foi projetada com ouro de Gales pela joalheria Cleve & Company, e a de Harry é de platina.

Marcada por quebras de tradições, a cerimônia chamou a atenção pela modernidade que trouxe para a família real britânica. Em gesto feminista e sem precedente, a noiva caminhou sozinha pela capela até o último percurso quando o príncipe Charles, herdeiro do trono e pai do noivo, a conduziu até o altar.

O príncipe George e a princesa Charlotte estavam entre as damas de honra e pajens. Os filhos de William e Kate Middleton, roubam a cena no casamento de Meghan Markle e do príncipe Harry. A rainha Elizabeth II e o príncipe Philip ficaram orgulhosos dos bisnetos. Kate Middleton, duquesa de Cambridge e Jessica Mulroney, amiga de Megan Markle, estilista de moda canadense com as damas de honra.

Os noivos trocaram os votos matrimoniais e as alianças diante de cerca de 600 pessoas, entre elas membros da família real britânica. A cerimônia religiosa foi oficiada pelo deão de Windsor, o referendo David Conner. O arcebispo da Cantuária e primaz da Igreja da Inglaterra, Justin Welby, foi o responsável por celebrar a união.

O arcebispo da Cantuária casou os agora duques de Sussex depois que o primaz da Igreja Episcopal dos Estados Unidos, Bispo Michael Curry, pronunciou um apaixonado discurso sobre o poder do amor para "ajudar e curar". "Há poder no amor. O amor pode ajudar e curar quando nada mais pode fazê-lo", disse o reverendíssimo afro-americano.

Em seguida, a música "Stand by me" foi cantada por um coro formado principalmente por cantores negros.Os noivos assinaram o registro matrimonial ao som de peças tocadas pelo violoncelista Sheku Kanneh-Mason, de 19 anos. Kanneh-Mason venceu o prêmio de Jovem Músico da BBC de 2016 e estava acompanhado da orquestra Nacional de Wales da BBC.

Após a cerimônia na Capela de São Jorge,Príncipe Harry e Meghan Markle, agora duque e duquesa de Sussex, fizeram um passeio de carruagem Ascot Landau por Windsor onde 100.000 fãs da monarquia estavam. O modelo é usado pela rainha em sua visita à corrida de cavalos. O percurso durou aproximadamente 25 minutos.

Por não ter sangue real, Meghan não será conhecida como princesa Meghan e, assim, segue a tradição de Kate Middleton que, após se casar com príncipe William, ganhou o título de Duquesa de Cambridge. Além de duque e duquesa de Sussex, Harry e Meghan também receberam os títulos de conde e condessa de Dumbarton e barão e baronesa de Kilkeel, atribuídos pela rainha Isabel II.

Elegância, discrição, leveza e muita emoção com homenagem a princesa Diana, marcaram a cerimônia do casamento do príncipe Harry com Meghan Markle. O chapéu foi o item obrigatório para todas as mulheres que comparecem ao casamento da realeza britânica. A Rainha Elizabeth II ao lado do príncipe Philip e do neto príncipe William e demais membros da família real, acenam para público após casamento de Príncipe Harry e Meghan Markle. O príncipe Charles e a duquesa da Cornualha, Camila Parker Bowles, acompanharam Doria Ragland, mãe de Meghan Markle, nas escadarias da Capela de São Jorge.

Além da família real, também marcaram presença na celebração do casamento do príncipe Harry e de Meghan Markle na capela de São Jorge, celebridades, socialites e outros membros da realeza como os filhos de Elizabeth II: a princesa Ana e o príncipe Edward, conde de Wessex, acompanhado da sua esposa Sofia, a prima de Harry Kitty Spancer, conde Spencer, irmão da princesa Diana, acompanhado de sua terceira esposa, Karen Spencer. O duque de Iorque acompanhado de suas filhas Eugenia e Beatriz e Sarah Ferguson, ex-mulher do duque de York e mãe das princesas.

Carole Middleton e Michael Middleton, pais da duquesa de Cambridge, Kate Middleton, Pippa Matthews acompanhada de seu marido, James Matthews. Também participaram da cerimônia as ex-namoradas do príncipe: a advogada Chelsy Davy com um vestido azul marinho e chapéu. Ele namorou Harry de 2003 e 2010. E a atriz, dançarina e modelo Cressida Bonas, com quem ele namorou entre 2012 e 2014. Harry e Meghan começaram a namorar em outubro de 2016 e o noivado foi oficialmente anunciado em novembro do ano passado.

O melhor amigo do príncipe Harry, Tom Inskip, e sua esposa Lara; o atleta britânico Dave Henson; a atriz britânica Carey Mulligan acompanhada do músico Marcus Mumford, seu namorado; a cantora e compositora inglesa Joss Stone, amiga de Harry; o ex-treinador e ex-jogador britânico de rugby, Clive Woodward, e Jayne Williams; o jogador de futebol inglês James Haskell e Chloe Madeley; o ex-primeiro-ministro britânico John Major acompanhado de sua esposa Norma; a apresentadora britânica Chloe Madeley e James Haskell; e o jogador argentino de polo Nacho Figueras e sua esposa Delfina Blaquier.

As celebridades que estiveram no casamento de Meghan e Harry: a empresária, produtora e apresentadora Oprah Winfrey; o ator e amigo de Meghan, Patrick J. Adams, e sua esposa Troian Bellisario; Amal e George Clooney; atriz, produtora e cantora Priyanka Chopra, estrela de séries como Quantico, Miss Mundo 2000 e embaixadora da Boa Vontade do UNICEF; Gabriel Macht, amigo de Meghan, e sua esposa Jacinda Barrett; Sabrina Dhowre e o ator Idris Elba Jonny Wilkinson e Shelley Jenkins.

A atriz Sarah Rafferty, que foi companheira de Meghan na série Suits, e seu marido Santtu Seppala; a tenista Serena Williams, grande amiga de Meghan Markle, e seu marido Alexis Ohanian; Vitória e David Beckham; o cantor James Blunt e sua esposa Sofia Wellesley, dentre as tantas celebridades. Harry e Meghan juntam Hollywood e aristocracia europeia em um só dia.

Este foi um dia muito especial para Harry e Meghan mas, também, para muitos negócios no Reino Unido. E ainda mais para a economia do país. O casamento real fez os britânicos celebrar com efusividade. À semelhança do que aconteceu em 2011 com o príncipe William e Kate Middleton e, em 1981, com o príncipe Charles e Diana.

O país e o mundo pararam para assistir à cerimónia que uniu Harry e Meghan e os sinos tocaram para anunciar mais uma união na realeza britânica, uma das doze que ainda se mantêm em território europeu. O eco se alastrou às ruas de Londres, onde milhões de pessoas aplaudiram o novo casal Real. Após o cortejo o casal se dirigiu até o castelo de Windsor, onde a rainha Elizabeth II ofereceu um banquete para cerca de 600 convidados.

Amigo pessoal da princesa Diana, o cantor britânico Elton John cantou durante o almoço de recepção oferecido pela rainha Elizabeth II, após o casamento. No cardápio uma variedade de canapés doces e salgados e pratos para serem degustados em bowls, como fricassé de frango e risoto de ervilha e hortelã. Além disso, será oferecido o champanhe Pol Roger Brut Réserve Non Vintage, vendido por cerca de 40 euros (aproximadamente 176 reais), e uma seleção de vinhos, de acordo com o site do palácio. Serviram-se algodão doce e hambúrgueres, cocktails de rum em homenagem a Harry ao som do DJ Sam Totolee.

No final do dia o casal trocou de roupa para a recepção oferecida pelo príncipe Charles para cerca de 200 convidados. A atriz americana escolheu vestido da estilista Stella McCartney e anel que pertenceu a princesa Diana, Herry trocou o traje militar por um smoking preto com gravata borboleta. Por volta das 19 horas eles foram até o palácio rural Frogmore Hause em um Jaguar E-type zero, azul ano 1968.

A americana Claire Ptak, dona da loja Violet Bakery, em Londres, foi a responsável pelo Bolo. Na receita, o doce leva xarope de flor de sabugueiro feito na própria residência da rainha na região de Sandringham, na Inglaterra. Já o recheio é feito de limões de Amalfi e creme de manteiga de sabugueiro. Para decorar, a sobremesa recebeu uma cobertura de creme de manteiga de merengue suíço e cerca de 150 flores frescas, incluindo peônias e rosas.

Harry ganhou da Rainha Elizabeth II o Palácio de York Cottage, em Sandringham, a cerca de 180 quilômetros do Palácio de Kensigton, onde o casal vive agora. A propriedade de cerca de 8.000 hectares, está sob a posse da família real britânica desde 1862.

 
 
Coluna Bernadete Alves - dia 18/05/2018

Valeska Tonet recebe amigas entre flores e palmeiras imperiais

A gaúcha Valeska Tonet Camargo recebeu 60 amigas de Brasília e Porto Alegre para festejar sua vida. O requintado almoço assinado pela Sweet Cake, foi nos jardins de sua bela casa no Lago Sul, especialmente decorado por Maria Tereza Cavalcanti. O cenário para a comemoração foi entre palmeiras imperiais.

Dentre as convidadas de Valeska a ministra Maria Cristina Peduzzi,as embaixatrizes Marina Jardim, Maria Rita, Ornella Bernardini e Anette Hjelmborn, as empresárias Cleuza Ferreira, Ana Maria Gontijo, Stela Guerra, Mônica Oliveira, Isaura Lara Resende, Mara e Bernadette Amaral e Vânia Carvalho.

Também brindaram com a aniversariante: Maria Elaine Tonet Camargo, Marlova Noleto,Ingrid Kroés, Aydee Sperandio, Geiza Alckmin, Vandinha Riccioppo, Mônica Fonseca, Úrsula Costa, Izabel Fruet, Ana Saenger, Roberta Kolling e Bettina Becker.

Na requintada e elegante tarde, Valeska Tonet e as amigas da ponte Porte Alegre - Brasília,curtiram sucessos dos anos 1970 ao som do DJ Edy. Foi um momento para renovar os laços de amizade e comprovar que nem o tempo e a distância diminuem o amor e o respeito.

Valeska é casada com o executivo Paulo Tonet Camargo, presidente da ABERT e vice-presidente institucional das Organizações Globo, e mãe de Carmella e Caetano. É uma pessoa muito querida e respeitada tanto em Brasília quanto em Punta del Este, no Uruguai, onde tem residência.

Valeska merece todo o carinho e consideração. Desejo vida longa e muita proteção na sua jornada. Fotos César Rebouças e Vinícius Santa Rosa.


Animais abandonados nas vias públicas são recolhidos pelo governo

Equinos e bovinos soltos ou atropelados em vias públicas do Distrito Federal são recolhidos mensalmente por técnicos da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Os chamados para resgate podem ser feitos à Gerência de Apreensão de Animais, da pasta, pelos telefones (61) 3274-2638 ou (61) 3447-8019. O canal de comunicação funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e nos fins de semana e feriados, em escala de plantão.

Denúncias sobre situações de maus-tratos devem ser repassadas ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram), pelo telefone 162, que aciona a unidade responsável da Secretaria da Agricultura que oferece abrigo temporário. O Ibram pode abrir procedimento para punição administrativa e até mesmo criminal contra o autor do delito.

O gerente de Apreensão de Animais, Ralf Rabethge, diz que as apreensões ocorrem em todo o Distrito Federal, mas regiões administrativas com áreas produtivas consolidadas, como Gama e Planaltina, que concentram os maiores casos. Pôr do Sol e Sol Nascente [em Ceilândia] também são locais de muitas ocorrências, por causa das chácaras da vizinhança.

“A quantidade de apreensões vem crescendo nos últimos tempos, mas acredito que esse número alto de recolhimentos se deveu ao fato de que mais pessoas têm conhecido o serviço”, afirma Rabethge. O recolhimento de animais soltos em área pública é uma atribuição da pasta da Agricultura, conforme estabelece a Lei 2.095, de 29 de setembro de 1998. A medida é uma forma de proteger os bichos e controlar zoonoses.

Curtas

Luciana Barreto recebeu o prêmio Sim à Igualdade Racial, concedido pelo Instituto Identidades Brasil às pessoas que estão na linha de frente da luta pela igualdade racial no Brasil. A apresentadora da primeira edição do telejornal Repórter Brasil, da TV Brasil, liderou os votos na frente da Fátima Bernardes, da TV Globo, e do diretor Elísio Lopes, dramaturgo e roteirista de cinema e televisão."A minha militância pessoal, que tem a ver com a minha história de vida e com a minha indignação diante dos números relacionados à população negra, está misturada com a possibilidade de denunciar isso todos os dias no jornalismo público",declarou Luciana.

“Doe Leite Materno, Ajude quem Espera por Você”, foi lançada hoje pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Global de Bancos de Leite Humano e o Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano. A campanha nacional tem por objetivo incentivar mães que amamentam a serem doadoras, ajudando a ampliar o volume de leite humano coletado e distribuído a recém-nascidos prematuros e de baixo peso. Com o leite materno, o bebê fica protegido de infecções e diarreias, além de se desenvolver melhor, diminuindo o tempo de internação. A iniciativa celebra o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, a ser comemorado neste sábado (19).

Maior São João do Cerrado começa hoje no estádio Abadião, em Ceilândia, no Distrito Federal. O festejo chega a sua 12ª edição com muitas atrações. Com o tema “As Rendeiras do Brasil”, o evento fortalece as tradições nordestinas e incentiva a cultura regional.

Entre 2015 e 2017, 166.615 celulares foram roubados, furtados ou extraviados no Distrito Federal, segundo a Polícia Civil. Outros 12,4 mil somaram-se à conta apenas no primeiro trimestre deste ano. As principais vítimas são pedestres distraídos, mas os aparelhos também são levados durante outros crimes, como roubo de veículos e furtos em residências. Para a polícia esta situação representa crime de oportunidade e mercado ilegal que “estende seus tentáculos nas ruas e comércios, até a venda dos produtos, nos comércios irregulares e na internet”.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 17/05/2018

Estudantes de Planaltina conhecem cultura espanhola

O Programa Embaixadas de Portas Abertas levou alunos do Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, de Planaltina, até a Embaixada da Espanha para conhecer a cultura do país ibérico. Os jovens estavam acompanhados da primeira-dama, Márcia Rollemberg, idealizadora deste importante programa que promove intercâmbio de alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal com a cultura de outros países.

A unidade escolar, de Planaltina, participou de atividades pedagógicas na sede do corpo diplomático da Espanha, no Setor de Embaixadas Sul. Os 30 estudantes foram recebidos pelo conselheiro cultural da Embaixada da Espanha no Brasil,Toríbio de Prado.

Na residência oficial, os estudantes aprenderam sobre a formação do território e a influência hispânica no mundo. O oficial consular Ramón Parés explicou a rotina do consulado e a atribuição administrativa aos visitantes.

Eles descobriram os quatro idiomas oficiais do país, as principais cidades e a atuação da Espanha na fundação de cidades brasileiras, como João Pessoa, na Paraíba. Rosa Sanchéz, diretora do Instituto Cervantes, entidade responsável pela difusão da cultura espanhola no Brasil e em Brasília, falou sobre a importância de conhecer o idioma.“O espanhol (ou castelhano) é uma língua relativamente uniforme. É importante lembrar que vocês têm uma zona de língua espanhola bem próxima ao Brasil”.

Os alunos participaram de atividades lúdicas e conheceram o perfil dos principais pintores espanhóis: Pablo Picasso, Salvador Dalí e Joan Miró. A assessora cultural da Embaixada da Espanha no Brasil, Maria de Gado, convidou os estudantes a reproduzir as obras dos artistas espanhóis. A criatividade dos jovens surpreendeu o embaixador Fernando Villalonga. “Sejam muito bem-vindos à Embaixada da Espanha. Parabéns pelas pinturas. Vocês são artistas!”, declarou o anfitrião.

Márcia Rollemberg, colaboradora do governo de Brasília, disse que a construção da identidade é um dos objetivos do programa Embaixadas de Portas Abertas. “O programa amplia os nossos horizontes, a nossa posição no mundo. É importante para sabermos também a importância das cooperações”, declarou a esposa do governador Rollemberg.

No término da visita, os estudantes do CEF Nossa Senhora de Fátima, degustaram uma paella valenciana, à base de legumes e frango, e doces oferecidos pela anfitriã.

Curtas

Operação Luz na Infância 2, de combate a pedofilia, prendeu 132 pessoas em flagrante. O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse que essa é a maior ação integrada de polícias judiciárias civis em todo o Brasil. A Operação Luz na Infância 2 conta com 2,6 mil policiais civis que cumprem mais de 500 mandados de busca e apreensão de arquivos com conteúdos relacionados a crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes. O coordenador do Laboratório de Inteligência Cibernética do Ministério Extraordinário da Segurança Pública, Alessandro Barreto, informou que a operação tem como foco encontrar pessoas que tenham grande quantidade de material. “Só uma pessoa na Região Sudeste foi encontrada com mais de 200 mil arquivos desse tipo”, disse Barreto.

21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) começa amanhã com a participação de cerca de 15 mil escolas em todo o país. O evento é considerado a maior olimpíada científica do Brasil e reúne estudantes do ensino fundamental e médio. As provas são feitas nas próprias escolas onde os alunos estudam. Os melhores classificados na OBA representarão o Brasil em olimpíadas internacionais de astronomia em 2019. A Olimpíada é coordenada pelo astrônomo João Canalle,professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Morre a atriz Eloisa Mafalda, aos 93 anos, em sua casa no Rio de Janeiro. Eloisa trabalhou na Rádio Nacional e na TV Paulista, emissora vendida para a TV Globo. Estreou no cinema em 1950, no longa Somos Dois. No teatro participou do Morro dos Ventos Uivantes, o mais importante deles (1965). Ao longo de seis décadas, acumulou papéis importantes. Eloisa brilhou na televisão por seus vários trabalhos como a Dona Nenê na primeira versão de A Grande Família (1972) e papéis em diversas novelas como Maria Machadão em Gabriela (1975) e Maria Aparadeira na novela Saramandaia (1976). Depois como Dona Mariana Gomes, de Paraíso (1982), Dona Pombinha, de Roque Santeiro (1985), Gioconda Pontes, de Pedra Sobre Pedra (1992) e Manuela, de Mulheres de Areia.

Lei 12.802, que prevê reconstrução mamária imediatamente após mastectomia, completou cinco anos em abril. Muitas mulheres ainda desconhecem esse direito de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia. A SBM alerta que em 70% dos casos de câncer de mama diagnosticados no país a mulher passa por uma mastectomia (remoção total da mama). O principal motivo é que a doença é identificada em estágio avançado. O presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Antônio Frasson, diz que é importante fazer exames preventivos. “Quando o tumor é descoberto logo no início – com menos de 2 centímetros – as chances de cura podem chegar a 95%”, declara.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 16/05/2018

Maurício de Souza lança revista em quadrinhos dedicada a militares

Foi lançado hoje em Brasília pelo Ministério da Defesa e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, o Almanaque “A Turma da Mônica e a Indústria de Defesa”, com a presença do cartunista Maurício de Sousa e do Ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna. A revista em quadrinhos será disponibilizada em escolas e ações sociais das Forças Armadas.

A ideia é divulgar a importância para o Brasil de uma indústria da defesa forte, que movimenta mais de R$ 200 bilhões por ano, segundo estudo da Fundação Instituto de Pesquisas econômicas.

Maurício de Sousa cedeu o uso da imagem e os direitos de uso dos personagens infantis para serem utilizados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que é ligada ao Ministério da Defesa.

A Turma da Mônica é uma série de histórias em quadrinhos criada pelo cartunista e empresário Maurício de Sousa. Em março, a Turma da Mônica também anunciou que terá novos filmes nas telas de cinema em breve. Turma da Mônica - Laço, será lançado em julho, enquanto Turma da Mônica Jovem: O filme ainda não tem previsão de estreia.

Governo e Estados firmam pacto contra violência homofóbica

Ministério dos Direitos Humanos publicou ontem no Diário Oficial da União portaria que institui o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica (violência contra lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis). O documento tem como proposta promover e articular ações que combatam à violência, priorizando o respeito à dignidade e diversidade humana.

A coordenação do pacto será realizada pela Secretaria Nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos. Já a adesão de entes federados será feita por meio de suas respectivas secretarias ligadas à promoção e defesa de direitos humanos, mediante preenchimento de termo de adesão. Já aderiram ao pacto 10 estados e o Distrito Federal, entre eles, Goiás, Ceará, Pará, Rondônia, e Mato Grosso do Sul.

O Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) no mundo. Para mudar essa realidade, movimentos sociais reivindicam há anos políticas públicas contra a violência a essa população.

Nesta quarta-feira, antevéspera do Dia Internacional de Combate à Homofobia, aconteceu o lançamento oficial do pacto, em meio a uma série de assembleias, seminários, plenárias e painéis que marcam a semana de luta contra a LGBTfobia. A data foi escolhida em 1990, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a palavra homossexualismo da Classificação Estatística Internacional (CID). A decisão reconheceu que a homossexualidade não pode ser considerada doença, por se tratar de traço da personalidade do indivíduo.

Engels Augusto Muniz, secretário-executivo do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), explicou que, dada a gravidade da situação, o governo entende que o foco de atuação deve ser o enfrentamento da violência contra a população LGBT, o que levou a um acordo com os estados para a realização de políticas públicas. “É inaceitável, em um país como o Brasil, com uma construção democrática, ainda vivenciarmos taxas tão elevadas de violações contra a população LGBT”, disse Muniz. Na semana de luta contra LGBTfobia o Ministério dos Direitos Humanos é iluminado com as cores do movimento.

O Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos, em 2017, recebeu 1.720 denúncias de violações contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Desse total, 70,8% foram por discriminação. Na sequência, aparecem violências psicológicas e físicas, com 53,3% e 31,8%, respectivamente. Ludmila Santiago, integrante da Associação do Núcleo de Apoio e Valorização à Vida de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Distrito Federal e Entorno, lamentou o crescimento da violência. “Nossos direitos nunca são lembrados ou só são lembrados em momentos muito específicos e pontuais. Já as violências são constantes e acontecem diariamente na vida dessas pessoas”, disse Ludmila.

A presidente da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), Keila Simpson, destacou a necessidade de se pensar a questão orçamentária.O secretário-executivo do Ministério dos Direitos Humanos disse que, gradativamente, o governo vem trabalhando para ampliar recursos, mesmo em um cenário de restrição orçamentária. Ele citou o recebimento de R$ 1,7 milhão para políticas voltadas à população LGBT, no último ano, por meio de emendas parlamentares. “Como agentes do Estado, entendemos a importância de firmar estrutura e disponibilidades orçamentárias”, destacou.

Curtas

Senado aprova criação do SUSP. O Sistema Único de Segurança será gerido pelo Ministério Extraordinário de Segurança Pública e abrangerá governo federal, estaduais e municipais. Os Estados e Municípios que deixarem de atualizar o sistema não poderão receber recursos do Fundo Penitenciário Nacional. O ministro Raul Jungmann comemorou a aprovação. “Um passo importante para o combate ao crime e a violência em nível nacional. Doravante, teremos uma segurança, policias e inteligência mais integradas, reunindo todos, União, Estados e Municípios”.

SBT teve um lucro contábil de R$ 38,6 milhões em 2017, após demitir cerca de 200 profissionais. É o que aponta balanço publicado na última semana no Diário Oficial do Estado de São Paulo, divulgado pelo colunista Daniel Castro, do Notícias da TV. De acordo com análise feito por Daniel Castro, sem as demissões, a emissora teria sofrido um prejuízo substancial.

Grêmio, Palmeiras e Flamengo são os clubes mais bem geridos do país, segundo o economista Samy Dana. A conclusão aconteceu depois de analisar as finanças e gestões dos clubes brasileiros. Nos números analisados pela BDO Consultoria, Internacional, Fluminense e Vasco aparecem como os piores. A informação foi dada hoje no Seleção SporTV.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 15/05/2018

Biblioteca Pública de Brasília foi reaberta na manhã de hoje

O espaço, na EQS 312/313, fechado em março de 2017 para reformas nos banheiros, pintura, troca de piso, de forro e das instalações hidráulicas, foi reinaugurado na manhã desta terça-feira pelo governador de Brasília Rodrigo Rollemberg.

Esta foi a maior reforma que a Biblioteca Pública de Brasília passou desde a sua inauguração em 1990.O local conta agora também com espaço infantil dentro dos seus 600 metros quadrados de área total. “Gastamos cerca de R$ 250 mil e conseguimos entregar uma biblioteca completamente renovada”, disse Rollemberg.

A Biblioteca tem um acervo de cerca de 60 mil exemplares divididos em: geral, de referência, infanto-juvenil, gibiteca, estante de concursos, escritor brasiliense, periódicos e diários de notícias locais e nacionais. E disponibiliza espaço coberto para estudo e pesquisa e um belo jardim para leitura.

Os frequentadores têm também à disposição o Telecentro, sala de informática com computadores e acesso à internet. O acesso é gratuito para as pessoas cadastradas, resultado de convênio celebrado entre a Secretaria de Cultura e o Ministério de Ciência e Tecnologia. Para se cadastrar é necessário levar uma foto 3x4recente, comprovante de residência, documento de identidade, duas referências pessoais e assinar Termo de Compromisso. Menor precisa de autorização dos país ou responsáveis.

A obra integra o Lugar de Cultura. O programa, da Secretaria de Cultura, propõe significativos avanços para a valorização, recuperação e fortalecimento dos espaços culturais. Os trabalhos englobam desde a execução de obras fundamentais a um pensamento mais moderno de gestão e sustentabilidade.

A Biblioteca Pública de Brasília funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 horas e aos sábados das 7h30 às 13h30. Mais informações pelo telefone 3245-5022.

Cientistas explicam porque a Torre de Pisa nunca caiu

Um trabalho científico da Universidade de Bristol, Reino Unido, desvenda mistério de 500 anos da Torre de Pisa, um dos pontos turísticos mais visitados da Itália.

Segundo eles a posição inclinada protegeu a construção após terremotos na região. A Torre nunca caiu por causa de um fenômeno chamado interação dinâmica entre solo e estrutura. Por ser uma construção bastante sólida, alta e ficar sobre terra fofa, ela não transmite a ressonância gerada por um terremoto como um prédio comum.

Os cientistas explicam que quando acontece um terremoto, o que derruba prédios é a transmissão dessa vibração e não simplesmente a movimentação do solo, como muitos acreditam. Em outras palavras, a Torre de Pisa não cai justamente porque é torta e por ter sido erguida em solo maleável, fatores que permitem modificação de suas características vibracionais, evitando assim sua ressonância com movimentações de terremotos.

A Torre de Pisa demorou quase 200 anos para ser construída e antes de mesmo de sua conclusão, na Idade Média, ela já apresentava a característica torta. Tanto que os últimos andares superiores já foram erguidos com irregularidades de níveis, para tentar compensar a inclinação.

Curtas

Dia Internacional da Família, uma data para reflexão e homenagem a um núcleo essencial para a formação moral de todos os indivíduos. A família é o início de tudo, é a base de todas as demais coisas. Que possamos dar o melhor de nós mesmos para sermos felizes no lar e suportarmos as intempéries da vida.

Cuidado com a saúde bucal na rede pública foi fortalecido com a reorganização da assistência por meio da Portaria n° 341, de 12 de abril de 2018. O documento da Secretaria de Saúde do Distrito Federal determina que o serviço na atenção primária ocorra exclusivamente por meio da Estratégia Saúde da Família.

Corte Interamericana de Direitos Humanos confirmou hoje o afastamento do magistrado brasileiro Roberto Caldas, que renunciou ao cargo de juiz da instituição, após denúncias de violência, ameaça e constrangimento contra a ex-mulher, Michella Marys. O Presidente da Corte Interamericana, Juiz Eduardo Ferrer Mac-Gregor Poisot, ressaltou a importância que se investiguem os fatos de maneira diligente, rápida e oportuna no âmbito do devido processo. Não obstante o acima exposto, condena todos os tipos de violência contra as mulheres, diz a nota.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 14/05/2018

A Seleção de Tite para a Copa da Rússia 2018

Na data limite estabelecida pela Fifa, o técnico Tite divulgou a lista final de jogadores selecionados para defender o Brasil na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, em busca do hexa, durante coletiva na sede da Confederação Brasileira de Futebol, hoje à tarde

O técnico da seleção brasileira de futebol começou dizendo que Brasil é um dos favoritos a ganhar a Copa da Rússia.“O Brasil é um dos favoritos, sim. Pelo futebol que tem apresentado e pela consistência da equipe”, afirmou Tite. O técnico revelou que, entre os principais pontos que levou em consideração ao convocar um jogador, está o retrospecto de sua carreira, além do que ele classificou de intuição, ao conversar diretamente com o atleta.

“Consistência de carreira, de trabalho, dentro da seleção e da própria carreira credenciam a este momento máximo que é a seleção brasileira, principalmente em copa do mundo. Mundial, pressão psicológica, necessidade de desempenho, aspectos táticos, técnicos, físicos e emocionais são fundamentais para esta avaliação.”

Tite também falou que o aspecto psicológico e emocional são fundamentais. “São de três a sete jogos nesta copa, as tensões são muito fortes e tem que aguentar as pressões. Todos aqueles que passaram [por outras copas] vão me ajudar e ajudar a comissão técnica. Eles vivenciaram uma experiência única, que se aprende ganhando, empatando e perdendo. Depende da nossa capacidade de absorver isso”, disse.

Quanto à situação física do atacante Neymar, o médico da seleção, Rodrigo Lasmar, que também participou da coletiva, garantiu que o jogador estará pronto para participar do primeiro amistoso, contra a Croácia. “A nossa ideia é que ele se apresente na Granja Comary em condições de trabalhar com bola e, gradativamente, com o grupo. Ele terá condições físicas de participar do primeiro amistoso e terá condições de recuperar esta condição de jogo”, disse Lasmar.

Goleiros: Alisson (Roma), Ederson (Manchester City) e Cássio (Corinthians)

Laterais: Fagner (Corinthians), Danilo (Manchester City), Marcelo (Real Madrid) e Filipe Luís (Atlético de Madrid)

Zagueiros: Miranda (Internazionale),Marquinhos (PSG), Thiago Silva (PSG) e Pedro Geromel (Grêmio)

Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Fernandinho (Manchester City), Paulinho (Barcelona), Fred (Shakhtar Donestk), Renato Augusto (Beijing Guoan), Philippe Coutinho (Barcelona) e Willian (Chelsea)

Atacantes: Douglas Costa (Juventus),Taison (Shakhtar Donetsk), Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City), e Neymar (PSG)

Tite disse que a boa fase vivida dentro do campo pelo defensor do Grêmio, que levou a melhor na disputa sobre Rodrigo Caio (São Paulo) e Gil (Shandong Luneng), garantiu o nome do jogador, de 32 anos, na sua primeira Copa do Mundo.

“O Geromel mantém uma consistência e regularidade, em alto nível, há dois anos no Grêmio. Conosco, ocorreu a mesma coisa: a conduta e a linguagem corporal do jogador contaram para essa convocação", declarou Tite, técnico da Seleção Brasileira.

O zagueiro do Grêmio, Pedro Geromel, comemorou muito a convocação de Tite para defender a Seleção brasileira na Copa da Rússia. O jogador, que está com a delegação do Grêmio em Maturín, na Venezuela, entra em campo nesta terça-feira, às 21h30, no Estádio Monumental de Maturín para encarar o Monagas, pela 5ª rodada da Libertadores.

O zagueiro concedeu entrevista com um largo sorriso em seu rosto. Afinal o jogador disputará sua primeira Copa do Mundo. A convocação foi comemorada pelo técnico Renato, jogadores e comissão técnica. Geromel merece esta oportunidade. Teve atuações soberanas nas últimas três temporadas vitoriosas pelo Grêmio, foi eleito melhor zagueiro em atividade no futebol brasileiro.

Chamado de “Geromito” pela torcida do Grêmio, Pedro Geromel chegou ao Grêmio em 2014. É o pilar da defesa do time campeão da Libertadores do ano passado e do campeonato Gaúcho de 2018. Geromel era nome pedido pelos torcedores para defender o Brasil na Copa do Mundo.

“Com certeza é o momento mais alto da carreira, o sonho de criança de todos jogadores de futebol. Estou muito feliz com essa convocação. Sensação de que tudo vale a pena. Ser a pessoa correta, trabalhar, as coisas funcionam a seu favor. Tive a oportunidade de agradecer aos companheiros por todo esse tempo. Sem eles, não teria essa chance”, disse Geromel.

Com o passaporte carimbado para a Rússia, Geromel falou emocionado: "Momento mais alto da carreira, é o sonho de criança, de todos jogadores de futebol. Estou muito feliz com essa oportunidade. Sem o Grêmio, nada disso seria possível.O Grêmio me projetou a nível mundial. Tentou fazer o meu melhor aqui para continuar buscando mais títulos pelo Grêmio".

O zagueiro se apresenta à Seleção em 21 de maio para iniciar o período de preparação para a Copa, com viagem para Londres prevista para o dia 27. O Brasil tem dois amistosos em vista antes do Mundial: enfrenta a Croácia em 3 de junho, em Liverpool, e a Áustria, em 10 de junho, em Viena. A estreia ocorre em 17 de junho, contra a Suíça, em Rostov-on-Don.

A Seleção Brasileira iniciará a sua preparação para a estreia na Copa do Mundo com uma semana de treinos em Teresópolis, entre os dias 21 e 27 de maio. De lá, a delegação seguirá para a Inglaterra, onde fará amistoso contra a Croácia em 3 de junho. O último teste antes do Mundial será diante da Áustria, em Viena, no dia 10. No grupo E da principal competição do planeta, o Brasil de Tite enfrentará Suíça, Costa Rica e Sérvia.

Na Rússia, a Seleção fará sua preparação final na cidade de Sochi, onde realizará os treinamentos e retornará após as partidas. No local, ficará toda a estrutura para os jogadores e a comissão técnica. A primeira partida do Brasil será dia 17, contra a Suíça; o segundo confronto será dia 22, contra a Costa Rica; e o último jogo da primeira fase, dia 27, será contra a Sérvia.

Caso o Brasil fique em primeiro lugar no Grupo E, enfrentará, nas oitavas de final, dia 2 de julho, o segundo lugar do Grupo F, que tem Alemanha, Coréia do Sul, México e Suécia. A Copa do Mundo começará dia 14 de junho com o jogo da Rússia contra a Arábia Saudita, pelo Grupo A, e a final será dia 15 de julho.

Festival das Lanternas de Lótus na Coreia do Sul

Celebrado ontem em Seul, o festival é caracterizado como uma manifestação religiosa de origem budista. A comemoração acontece sempre na semana do oitavo dia do quarto mês do calendário lunar, data do nascimento de Buda. O Festival das Lanternas de Lótus dura uma semana e é realizado anualmente em maio para marcar o aniversário do Buda.O festival apresenta cerimônias budistas, espetáculos de música tradicional e dança ritual, bem como jogos populares, comida de templo e meditação.

O festival é chamado Yeondeunghoe em coreano, que significa literalmente “acender lanterna”. O acendimento ou iluminação de lanternas para comemorar o aniversário do Buda tem sido observado na Coreia desde a Dinastia Goryeo há mais de mil anos. As lanternas simbolizam a luz da sabedoria.

Milhares de budistas sul-coreanos carregaram lanternas de papel de todos os tipos e tamanhos pelas ruas do centro de Seul. A Parada das Lanternas de Lótus celebra a cultura e as tradições budistas coreanas e é um dos eventos anuais mais populares do país.

Vários templos da cidade, a exemplo de Jogye e Bongeun, ficam enfeitados com lanternas. Além disso, mais de 100 mil pessoas, entre desconhecidos, monges e budistas, carregam lanternas que simbolizam a iluminação da mente de todos os seres e do mundo. Devotos e visitantes se reúnem em torno da imagem principal do Buda no Templo Jogye no centro de Seul. O templo foi originalmente fundado em 1935 e é o núcleo principal da Escola Jogye do Budismo.

Curtas

Não fumar, fazer esporte, cuidar da alimentação, não exagerar no álcool e evitar o sobrepeso são hábitos que prolongam a vida em uma década. Para chegar a esta conclusão, pesquisadores da Escola de Saúde Pública Harvard T.H. Chan estudam 123.000 pessoas. O estudo que mostra os benefícios de um estilo de vida saudável foi publicado na revista Circulation.

Lei de combate ao bullying nas escolas foi sancionada hoje presidente Michel Temer. A lei amplia as obrigações das escolas previstas na lei que criou o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying), sancionada em 2015 pela então presidente Dilma Rousseff. A atualização na lei inclui a responsabilidade das escolas em promover medidas de combate ao bullying, além de pensar em ações de promoção da cultura de paz.

Olhar Druso — Religiosidade em Israel está em cartaz no Salão Branco do Palácio do Buriti. A exposição reúne 39 imagens de sete integrantes do Clube de Fotógrafos Drusos: Amir Zaian, Effo Backria, Eyal Amer, Fares Saaida, Jamal Ali, Rabia Basha e Zohar Ferro. A mostra com imagens de demonstrações de fé é promovida pela Embaixada de Israel com o apoio do governo de Brasília e poderá ser conferida de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, até o dia 30 deste mês.

Ministro Ricardo Lewandowski remeteu inquérito contra o deputado federal Rogério Rosso (PSD/DF) e a deputada distrital Liliane Roriz (Pros) à primeira instância. O inquérito, que até então tramitava no Supremo, apura a participação de Rosso em suposto esquema de compra de votos para beneficiar Liliane Roriz. À época, o parlamentar era governador-tampão do Distrito Federal. As acusações são de compra de votos e peculato.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 13/05/2018

Nossa Senhora de Fátima é celebrada neste domingo

O dia 13 de maio é uma data muito importante para os católicos, pois é o dia em que a Virgem Santíssima apareceu para três crianças de famílias pobres. Em maio de 1917 o mundo tentava se restaurar da Primeira Guerra Mundial e o Papa Bento XV convocou as pessoas para orarem juntos em busca de uma ‘paz mundial’ com a mão de Virgem Maria. Oito dias após o início das orações ocorreu a primeira aparição de Nossa Senhora, em Portugal.

Nossa Senhora do Rosário de Fátima é uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria e que surgiu com base nos relatos das aparições vistas pelos três pastorinho, no lugar da Cova da Iría, na freguesia de Fátima, em Portugal. Segundo os testemunhos das três crianças videntes de Nossa Senhora, Lúcia dos Santos, 10 anos, e os seus primos Francisco, de 9 anos e Jacinta Marto,de 7 anos, ambos analfabetos, a primeira aparição da Virgem Maria teria ocorrido no dia 13 de maio de 1917 e o fenômeno repetiu-se durante seis meses seguidos, sempre no dia 13, até 13 de outubro de 1917, com exceção de agosto que foi no dia 19.

No ano anterior, em 1916, no lugar dos Valinhos, as três crianças afirmaram ter recebido três aparições de um anjo, o qual se apresentou como sendo o Anjo da Paz, ou Anjo de Portugal. Duas das aparições do anjo ocorreram na Loca do Cabeço nos Valinhos, e outra decorreu junto do Poço do Arneiro, na Casa de Lúcia, em Aljustrel.

Segundo os testemunhos recolhidos na época, a Senhora disse às três crianças que era necessário que rezassem o terço por completo e que aprendessem a ler. As crianças então começaram a rezar melhor e rezar diariamente. Elas contaram aos pais o que tinha acontecido e estes informaram as autoridades religiosas. As pessoas da região começaram a seguir as crianças e a rezar com elas. Nossa Senhora só aparecia para os três pastorinhos.

Naquela época a dúvida sobre as versões era muito grande. As aparições foram reconhecidas oficialmente no dia 13 de outubro quando alguns sinais impressionantes foram vistos por todos no Céu. A Virgem Maria pediu a Lúcia que fizesse uma capela em Sua honra no local das aparições. A partir dali as aparições foram oficialmente aceitas pela Igreja Católica.

Em 1919 foi erigida uma capela no local exato onde os pastorinhos afirmaram ter visto a Virgem Maria. Em 1928 foi benzida a primeira pedra para a construção de um templo de maiores dimensões nas proximidades da capela, ficando pronto em 1953 e m 1954 batizaram como Basílica menor pelo Papa Pio XII. Alguns anos depois Francisco e Jacinta morreram, Lúcia virou Lucia de Jesus, tornando-se uma famosa religiosa que permaneceu por muitos anos em contato com o mundo.

Com o passar dos anos, vários outros edifícios e monumentos religiosos foram sendo construídos em torno da capela e da basílica, e ao complexo foi dado o nome de Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. O local recebe milhões de peregrinos anualmente e é considerado um dos maiores santuários marianos do mundo. Dada a sua grandiosidade é conhecido como “O Altar do Mundo”.

No Brasil, a maior imagem de Nossa Senhora de Fátima foi inaugurada no dia 13 de maio de 2008, em Fortaleza, Ceará.Ela tem 15 metros de altura e foi feita pelo artista plástico Franciner Macário Diniz. No Rio de Janeiro, foi inaugurado o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Recreio dos Bandeirantes,no dia 28 de maio de 2011al. No local existe uma réplica da famosa Capelinha das Aparições original da Cova da Iría, de Portugal.

Todos os anos os católicos comemoram Nossa Senhora do Rosário de Fátima, desde o início de maio, com novenas, procissões e festa. O tema deste ano é “Maria e Superação da Violência” e o lema “Com Maria Rainha da Paz e Nossa Mãe somos todos irmãos!”.

Nossa Senhora de Fátima é a padroeira do Município de Lucas do Rio Verde, e também do Sport Club do Recife.

Curtas

Morre o deputado Rômulo Gouveia de infarto fulminante, hoje, na cidade de Campina Grande. É com pesar que registro a morte prematura do deputado federal Rômulo Gouveia, presidente do PSD. Administrador, bacharel em Direito e funcionário público, Rômulo Gouveia era casado com Eva Gouveia e deixa quatro filhos. Gouveia tinha 53 anos de idade, foi vereador de Campina Grande, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, vice-governador do estado e deputado federal. Com a morte do deputado, assume em seu lugar na Câmara Federal, o suplente da coligação Marcondes Gadelha (PSC). Já a presidência do partido na Paraíba ficará com o deputado estadual Manoel Ludgério.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 12/05/2018

Personalidades de Brasília recebem o Mérito Senac-DF 2018

O Serviço Nacional do Comércio do Distrito Federal homenageou, com a entrega de diploma e troféu, sete personalidades que se destacaram por relevantes serviços à instituição na área de educação profissional. A cerimônia aconteceu no salão Athos Bulcão, do Brasília Palace Hotel, de várias autoridades, dentre elas o governador Rodrigo Rollemberg.

Os agraciados de 2018 foram: A médica oncologista Luci Ishii, oncologista,diretora do Instituto Luci Ishii; Paulo César Marques, publicitário e diretor de comercialização e marketing do jornal Correio Braziliense; Janete Vaz, bioquímica e cofundadora do Laboratório Sabin; Marcelo Baracat, empresário e sócio da Multiconstrutora, empresa proprietária do shopping Pátio Brasil; Daise Lourenço Moisés, economista e especialista em comércio exterior; Avaldir da Silva Oliveira, empresário e fundador da CTIS, empresa do segmento de tecnologia da informação; e Gerson Carvalho, um dos servidores mais antigos do Senac-DF, homenageado in memorian.

A premiação do Mérito Senac-DF foi criada em 2002. O reconhecimento é uma forma de agradecimento às pessoas que contribuíram para a construção da história da educação profissional em Brasília. Os homenageados de 2018 passaram a integrar a Ordem do Mérito Senac, grupo composto pelos outorgados de todas as edições. Eu tenho a honra de integrar seleto grupo de personalidades. Fui agraciada em 2010.

O presidente do Senac-DF, Adelmir Santana, que é também presidente da Fecomercio, disse que os agraciados são pessoas importantes para a entidade e o desenvolvimento de Brasília. “Estamos, de maneira singela, agradecendo tudo o que estas pessoas fizeram e ainda fazem pelo Senac e por Brasília”, declarou o ex-senador.

O Mérito Senac é um incentivo para as pessoas e empresas colaborarem mais com a educação profissional. “Além da alegria, esse prêmio nos trás motivação e responsabilidade porque, a cada dia, tentamos fazer mais e melhor. Não para sermos reconhecidos e ganharmos prêmios, mas para evoluirmos no nosso trabalho. Isso é importante para levar adiante a marca do nosso jornal e nos relembrar de que estamos sempre em evolução”, disse o agraciado Paulo César Marques, diretor do Correio Braziliense.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 11/05/2018

Embaixada de Marrocos em Brasília recebe alunos do Gama

O programa Embaixadas de Portas Abertas, que tem como objetivo aproximar os estudantes da rede pública da carreira diplomática e apresentar a eles os costumes de outras partes do mundo, foi hoje na Embaixada de Marrocos.

Estudantes do Centro de Ensino Fundamental 4 do Gama, acompanhados da primeira-dama de Brasília, Márcia Rollemberg, foram recepcionados pela embaixatriz Siham Belaamine e pelo embaixador do Reino do Marrocos no Brasil, Nabil Adghoghi. Esta é 34ª ida de alunos de escolas públicas a representações de outros países na capital federal.

Com a tradicional cerimônia do chá e passaporte simbólico em mãos, os estudantes tiveram na bebida quente e em doces marroquinos o início da imersão na cultura do país norte-africano. Depois conheceram a cultura e a história do país.

O embaixador do Marrocos, Nabil Adghoghi, falou aos jovens sobre o trabalho da sede diplomática e sobre as roupas típicas do país, os monumentos, as grandes cidades, o turismo e a gastronomia. Nabil contou aso estudantes que a embaixada em Brasília foi inaugurada há 26 anos. “Artesãos vieram especialmente do Marrocos para fazer obras de gesso, azulejo e tapeçaria”, contou. Os itens, enriquecidos em detalhes no teto, na parede e no piso, chamaram a atenção dos visitantes.

Nabil também tirou dúvidas dos alunos, que questionaram, por exemplo, sobre a moeda local — o dirham — e o sistema de governo — monarquia parlamentar. O embaixador disse que Marrocos recebe 12 milhões de turistas por ano e, para 2018, são esperados cerca de 60 mil brasileiros.

Márcia Rollemberg, colaborada do governo falou da importância do encontro para o aprendizado dos jovens e lembrou que os alunos terão a oportunidade de receber na escola os integrantes da embaixada e retribuir a hospitalidade.

A primeira-dama e o embaixador trocaram presentes e encerraram a visita provando pratos típicos, como o cuscuz marroquino, que, feito de sêmola de trigo, com verduras, carne e uva-passa, mistura sabores doces e salgados.

Márcia Rollemberg estava acompanhada da chefe da Assessoria Internacional, Renata Zuquim, e da atriz Maria Paula Fidalgo.

Curtas

Ouvir música com filhos estreita laços, diz estudo realizado pela Universidade do Arizona, Estados Unidos. Cantar, dançar e ouvir música é importante para o vínculo familiar à medida que as crianças crescem.Segundo os pesquisadores isso acontece porque quando duas pessoas se movem em sintonia laços são formados entre elas, principalmente entre crianças. Os dados revelam que as experiências musicais familiares em todas as faixas etárias melhoram o relacionamento entre pais e filhos. Estimular a musicalidade, de forma geral, ajuda a aprimorar o conhecimento da criança.

Pedalada em Brasília marca o Dia Mundial de Bike ao Trabalho. Servidores do governo reuniram-se às 8 horas na estação de bicicletas compartilhadas da 205 Norte em direção ao anexo do Palácio do Buriti. No trajeto, ciclistas do Detran-DF alertavam motoristas sobre a importância de compartilhar as vias e de manter uma distância segura de 1,5 metro das bicicletas. A ação também contou com o apoio do Banco de Brasília (BRB).“O objetivo é conscientizar as pessoas em relação à utilização da bicicleta e os motoristas sobre o respeito ao ciclista”, pontuou o secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno.

O truque da Rainha Elizabeth II para a saia não levantar com o vento foi revelado por Stewart Parvin, o alfaiate da monarca. Ele disse que, na barra das saias dela, coloca pequenos pesos de chumbo, que são vendidos originalmente para serem afixados em barras de cortinas, para que elas mantenham o formato e também não voem facilmente. Por isso que a rainha nunca passou constrangimentos e nem rendeu cliques indiscretos durante as aparições públicas. Elizabeth II está sempre impecável, esbanjando simpatia em looks bem coloridos.

"Music Motion" chega à Brasília, dia 12, no Estádio Nacional Mané Garrincha. O melhor da música eletrônica chega a Capital com grandes nomes da cena mundial como os franceses Watermät (Tomorrowland/Bélgica e França) e Dimmi - residente do Réveillon dos Milagres, como as grandes atrações da noite. A festa também traz os brasileiros Zerb (Réveillon Let’s Pipa), Pontifexx (Festa Surreal), Luiz Antony (Festa Paradiso) e Anndrey Mansur (Nosso Camarote-RJ).

“Quer viver mais, abra mão da carne”, diz professor de Harvard. Um dos mais renomados nutricionistas da Universidade de Harvard, Walter Willett, diz que as pessoas deveriam ser vegetarianas se elas querem viver mais e ter qualidade de vida na velhice. O professor de epidemiologia e nutrição da escola de Saúde Pública de Harvard, alertou que um terço das mortes prematuras poderia ser prevenida se as pessoas parassem de comer carne, ou mesmo diminuindo o consumo, e mudassem a dieta para uma baseada em vegetais. A declaração aconteceu na cidade do Vaticano durante o Unite to Cure Fourth International Vatican Conference.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 4 de 246
RocketTheme Joomla Templates