Coluna da Bernadete Alves - dia 16/03/2012

Looks sofisticados para pisar firme e com elegância 

Nas quatro principais semanas da moda no mundo o que se viu foi a máxima “é hora de subir no salto”. Em Paris, Londres, Milão e Nova York os sapatos de saltos altos reinarão absolutos no inverno 2012.

Neutros clássicos ou trabalhados, os sapatos femininos chegam estilosos e com elementos que fazem deles os destaques dos mais variados looks. Sofisticados ou tradicionais, finos ou grossos não importa pois os detalhes aplicados nos calcanhares e nas laterais, garantem destaque para os pés.

O que vimos nos lançamentos e nas passarelas internacionais são calçados que prometem conquistar às mulheres pela beleza e ousadia. E claro tem de ter conforto. Alguns modelos para você curtir e se apaixonar.

 

Um brinde à amizade

A empresária Patrícia Viçosa e o renomado advogado Pedro Calmon abrem as portas da mansão no Lago Sul para receber seletos amigos hoje à noite. O jantar será especial com iguarias que Patrícia costuma sempre surpreender os convidados. Dentre eles, Paleta de Cordeiro com ervas finas e vinho. Para acompanhar, os melhores rótulos de vinho tinto. O cordeiro é uma iguaria típica da região serrana do sul do Brasil e apreciado pelos mais exigentes paladares.

Patrícia administra a fábrica de pastéis Viçosa, marca registrada na cidade, uma forneria e o Bar Combinado Viçosa. Ela sabe que a competência, a ética e a dignidade são ingredientes imprescindíveis para o sucesso, por isso oferece excelência nos seus produtos e serviços.

O prazer dos banquetes não está nos pratos, mas nos amigos que nos acompanham à mesa, por isso é que estes encontros são importantes para estreitar os laços de amizade e respeito ao semelhante.  

 

Mulheres estudam mais que os homens

Isto foi o que concluiu uma pesquisa feita pela Codeplan sobre a situação das mulheres nas regiões administrativas do DF. Foram avaliadas, até agora, 24 cidades. Falta o Sia, Octogonal, Sudoeste, Park Way, Plano Piloto, Lago Norte e Lago Sul. Este trabalho tem como objetivo avaliar a situação das famílias, como vivem e o que precisam para ter melhores condições de vida.

Nas 24 regiões existem 2,3 milhões de pessoas, destas 1,2 milhões são mulheres o que equivale a 52,49% . Nas regiões de renda média alta como Cruzeiro, Águas Claras e Jardim Botânico 40% das 100 mil mulheres que formam a população feminina são servidoras públicas. Mas a renda mensal das mulheres é pelo menos 50% inferior a dos homens. Isto foi comprovado no Jardim Botânico onde a renda média da mulher é de 2 mil mensais e a dos homens é de 4 mil reais mensais.

O levantamento também concluiu que a força de trabalho está voltada para as funções de comércio, educação,administração pública e serviços domésticos. Esta pesquisa é um salto de qualidade nas políticas públicas que o GDF executa.

 

O pioneiro Cléo Octávio recebe homenagem da JG Gontijo

O empresário Paulo Octávio vem, há muitos anos, por meio de sua Construtora PaulOOctávio Empreendimentos Imobiliários, homenageando várias personalidades com seus nomes eternizados nas fachadas dos edifícios que constrói na cidade. A empresa reconhece, com este gesto, o valor daqueles que consolidaram Brasília com suor, trabalho, coragem, dedicação e competência.

Dentre os valorosos desbravadores estão: Newton Rossi, Geraldo Vasconcellos, Evaristo de Oliveira e tantos outros ilustres desbravadores.

Para minha surpresa, quando fui entrevistar o empresário Marconi de Souza, presidente da Vale Shop, passei pelo Setor Médico Hospitalar Norte e vi um grande canteiro de obras, onde será construído um edifício todo em bronze, ao lado do prédio de Clínicas, e em frente ao Hran.

A construção é da JG Gontijo e o prédio é uma homenagem ao saudoso dentista Cléo Octávio (maquete ao lado). É muito bom ver um nome tão digno sendo eternizado em bronze pelo empresário José Celso Gontijo.

Paulo Octávio, filho do homenageado, deve estar emocionado. Ele que tanto homenageia os pioneiros viu agora o seu pai sendo homenageado com o Centro Clínico Cléo Octávio por uma construtora de respeito como esta. 

 

Qualificar quem vive no campo

Esta é uma das prioridades do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, que quer, também, melhorar as condições nos assentamentos e aumentar a renda da agricultura familiar. Inclusive a presidenta Dilma deve lançar, nos próximos dias um programa de educação para os moradores do campo.

Vem em boa hora a decisão da presidenta pois o clima de insatisfação das organizações que lutam pelas melhorias no campo é grande. Inclusive as mulheres campesinas, que defendem os interesses das camponesas, de pequenos e médios agricultores e trabalhadores agrícolas, comemoraram o Dia Internacional da Mulher com manifestações em rodovias, ocupações de fazendas e de órgãos públicos em todo o país. Esta atitude deve-se à insatisfação com as linhas de crédito destinadas à agricultura familiar.

 Dentre as organizações que lutam pelas melhorias no campo estão a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – Contag, Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar –Fetraf, o MST e a Via Campesia. Elas prometem um abril Vermelho em todo o Brasil.

 

Agricultores amargam prejuízos devido variação do tempo

As hortaliças são fontes de vitaminas, fibras e sais minerais essenciais para a alimentação humana. Como são pobres em gorduras são mais saudáveis. E devido seu valor medicinal contribuem para a prevenção de inúmeras doenças. Por isso a recomendação de comermos todos os dias.

Neste período estão em falta nos supermercados e verdureiros tudo porque o tempo no DF tem variado muito. Primeiro foi a seca, baixa de umidade e calor intenso. O calor excessivo combinado com a alta umidade que vem da Amazônia provou várias tempestades. No mês de fevereiro tivemos gelo, de até 15 cm que cobriu plantações e uma chuva de granizo que durou cerca de 20 minutos atingindo o Cinturão Verde de Brasília e destruindo várias plantações. Isto afetou o fornecimento, pois eles abastecem a cidade e até exportam alimentos para outras localidades.

Plantações de hortaliças, milho e maracujá foram perdidas. Os agricultores estão arcando com os prejuízos. As folhagens como alface, rúcula, almeirão, chicória, brócolis, couve e também pimentão, repolho e alho poro são os produtos que mais perderam qualidade devido ao excesso de chuva e isto reduz a oferta e conseqüentemente faz o preço subir. O jeito é esperar este período chuvoso passar para podermos consumir sem gastar muito.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 15/03/2012

Carlos Ayres Britto é o novo presidente do STF

Cumprindo tradição, o Plenário elegeu o ministro Carlos Ayres Britto como presidente da Suprema Corte. O vice é o ministro Joaquim Barbosa. A posse será dia 19 de abril. O mandato da presidência do Supremo Tribunal Federal é de 2 anos mas o ministro Ayres Britto ficará só até novembro quando se aposenta por completar 70 anos. Aí o ministro Barbosa assumirá a presidência e terá como vice o ministro Ricardo Lewandowski.

O advogado Ayres Britto é de Sergipe e foi nomeado ministro pelo presidente Lula em 2003. Presidiu o Tribunal Superior Eleitoral de maio de 2008 a abril de 2010. Ele defendeu, antes mesmo da aprovação da Lei da Ficha Limpa, a dos candidatos condenados por improbidade administrativa e por corrupção.

O ministro Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto é mestre e doutor pela Universidade de São Paulo. É autor de diversas obras jurídicas e de poesia e membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas e da Academia Sergipana de Letras. 

Ontem após a eleição ele disse que terá o ministro Cezar Peluzo como “um espelho”. Em setembro o ministro Peluzo completa 70 anos e também se aposenta. Com isso a presidenta Dilma terá duas novas vagas para preencher. Como o século 21 é o das mulheres, segundo as palavras da presidenta, vamos torcer para que a escolha seja feminina.

 

Bienal Brasil do Livro e da Leitura

As secretarias de Cultura e Educação reuniram os jornalistas para apresentar a programação da 1ª Bienal do Livro e da Leitura que acontece de 14 a 23 de abril na Esplanada dos Ministérios. Com atrações nacionais e internacionais o GDF quer discutir a cultura como direito do cidadão. A expectativa é que 500 mil pessoas circulem pelo local que também terá como atrativo o aniversário de Brasília.

O homenageado desta Bienal é o nigeriano Wole Soyink de 77 anos (foto) vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1986. Seu trabalho será mostrado pela primeira vez no Brasil. Wole é escritor, poeta, o dramaturgo mais notável da África e homem de letras na Nigéria. Entre tantas atrações os coordenadores informaram a jornada Literária da América Hispânica, que trará destaques da literatura contemporânea do Chile, Argentina e Nicarágua.

O secretário de Cultura, Hamilton Pereira, disse que “estamos recuperando o diálogo do DF com o governo federal, entrando em sintonia com o que está sendo feito no país”. O secretário de Educação, Denilson Bento da Costa, falou que é a oportunidade dos educadores e estudantes fazerem a união da teoria e a prática, e isto vai melhorar o aprendizado. “Estamos abrindo espaços públicos para a cultura e possibilitando o acesso do povo ao conhecimento.

 

Brasília participa do Fórum Mundial das Águas

Delegação de Brasília, liderada pelo vice-governador, Tadeu Filippelli, participa na França da 6ª edição do Fórum Mundial das Águas para confirmar o interesse de Brasília em sediar o evento em 2018. Foi isso que declarou Filippelli em Marselha. Mesmo com interesse em sediar o Fórum, as cidades só poderão lançar suas candidaturas, oficialmente , em 2013. Como Brasília vai receber a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo em 2014, vai estar apta para receber todo tipo de evento internacional. É por isso que a comitiva está na França.

Este Fórum debate o uso inteligente dos recursos hídricos e o direito de todos os seres vivos de terem acesso à água potável. Mais de 140 países vão discutir até o dia 17 a importância desse líquido precioso. 

O Brasil é destaque nacional em águas potáveis. E por isso está representado em um pavilhão exclusivo, abrigando mais de 70 entidades públicas e privadas. O local foi inaugurado pelo presidente do Conselho Mundial da Água, Loic Fauchon e pelo vice-presidente, o brasileiro Benedito Braga, pelo presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu e de inúmeras autoridades francesas e brasileiras.

 

Ministério da Justiça lança Portal do Cidadão

Hoje é o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor e também a data em que o Código de Defesa do Consumidor completa 20 anos de vigência. Embora grande parte da população sabe da existência do Código muitos desconhecem os seus direitos.

Para marcar a data o Ministério da Justiça lança o primeiro sistema de alerta rápido de recall da América Latina porque só nos 2 primeiros meses do ano de 2012, foram registrados pelo DPDC oito campanhas de recall, todas de veículos. Em 2011, foram feitos chamamentos de 75 produtos. Veículos e motocicletas lideram a lista. Isto significa que devemos ser mais criteriosos ao comprar um carro.

A Legislação Brasileira determina que, sempre que um produto apresentar algum defeito e colocar em risco a saúde e a segurança, a empresa deverá fazer uma campanha de chamamento para corrigir o defeito, sem nenhum custo para o consumidor.

 O ministro José Eduardo Cardozo disse: “neste momento em que o Brasil vive uma nova realidade econômica as pessoas consomem mais e com isso surgem mais conflitos. Precisamos ter mais mecanismos para resolvê-los. Hoje com o recall, estamos inaugurando um novo sistema de defesa com mais agilidade, mais eficiência e mais respeito no direito do consumidor”.

A partir de agora os consumidores, antes de comprarem um veículo, devem acessar o portal www.mj.gov.br/recall

 

Hebe Camargo se recupera bem

Hebe Camargo, ícone da televisão brasileira, deve deixar a UTI do Hospital Albert Einstein nesta semana e ir para o quarto. Isto foi o que disseram seus médicos. Para quem tem mais de 80 anos e passou pela segunda cirurgia em menos de dois anos a sua condição é estável e a evolução satisfatória.

O seu filho, Marcelo Camargo, é muito dedicado e está otimista com a recuperação da mãe assim como o sobrinho, Cláudio Pessutti, que informou aos jornalistas que “o tumor no intestino foi removido completamente e Hebe apresenta boas condições de saúde”. Seus amigos Tom Cavalcanti, Jô Soares e Faustão, que estiveram com ela quando comemorou no dia 8 de março os seus 83 anos, estão otimistas quanto a sua recuperação.

Como Hebe está internada o seu programa semanal na Rede TV será reprisado até que ela se recupere. Isto foi o que informou a direção da emissora paulista. E por falar em Rede TV, quem saiu da emissora foi Milene Domingues, que atuava no programa “Belas na Rede”, segundo informação do colunista Flávio Ricco a Rede TV está cortando 30% da sua folha de pagamento. Por outro lado o Tribunal de Justiça de SP, liberou as verbas publicitárias que tinham sido bloqueadas por processo movido por representantes de Clodovil Hernandes. 

 

Violência desenfreada ou egoísmo perverso?

A era da tecnologia avançada é uma grande conquista da sociedade, mas é também uma preocupação para as famílias. O diálogo do dia-a-dia foi trocado pelo mundo virtual e pela televisão. É cada um por si dentro de um egoísmo perverso onde o respeito entre pais e filhos está cada vez mais comprometido. Estas transformações fazem com que os jovens vivam no imediatismo. Quando não conseguem o que querem, alguns desestruturados pegam à força.

Esta é a prova de que a família está perdendo seus valores básicos e isto leva à depressão, insatisfação, fragilidade e violência. E daí abrem-se as portas para o mundo do álcool, drogas e criminalidade.

E um exemplo desta violência desenfreada aconteceu ontem em um restaurante no Sudoeste quando por volta das 18 horas adolescentes entre 16 e 17 anos entraram no Restaurante Capital Steak House pela porta da frente com dois revolveres calibre 38 e 32, gritando e ameaçando de morte os funcionários. Ameaçaram, atingiram com um soco o gerente Antônio Leite Izidro e com a arma engatilhada em sua cabeça pegaram o cofre, 5 celulares, 509 reais e correram para o Parque da Cidade.

Os policiais da 3ª Delegacia do Cruzeiro agiram rápido e conseguiram recuperar o cofre que estava escondido atrás de uma árvore e os suspeitos correram e pegaram um ônibus. Os policiais se adiantaram e esperaram o coletivo na próxima parada e prenderam os adolescentes. Segundo o Sargento Marques “eles estavam com um forte poder de fogo, possuíam até munições extras”.

Até quando vamos ter de conviver com tamanha violência? Este episódio é um dentre centenas que acontecem todos os dias no DF. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 14/03/2012

Cidadania aos moradores de rua

Preocupado com o desrespeito que a população de rua vem sofrendo o governador Agnelo declarou: “essa população é vulnerável e merece a proteção do Estado. Vamos cobrar punição rigorosa desses casos e punir os criminosos”. Ontem ele esteve com a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário para definir políticas públicas voltadas para as pessoas que vivem em situação de risco.

Serão realizadas ações conjuntas do GDF com os ministérios da Saúde, Desenvolvimento Social e Justiça para atender as crianças em situação de vulnerabilidade. Elas serão encaminhadas para as novas creches que funcionarão em horário integral. As 2 mil pessoas que vivem nas ruas serão cadastradas para facilitar o encaminhamento de cada caso.

O triste, disse o governador, “é que 85% dessa população é dependente química. Vamos encaminhar essas pessoas para os Centros de Atenção Psicossocial – Cap”. Agnelo garantiu que vai construir 3 novos abrigos e duas unidades de referência uma na 903 sul e outra na Ceilândia. Ele quer mostrar para o Brasil que Brasília se importa com quem está perdido pelos caminhos da vida. O próximo passo é realizar campanhas educativas e de incentivo à solidariedade.

 

Prepare o bolso

Segundo o Sindicato dos Condomínios Residenciais e Comerciais do DF, quem mora em apartamento ou tem sala comercial em prédio pode preparar o bolso porque o condomínio vai subir 10% . Este reajuste, acima da inflação de 2011 que foi de 6,5, é porque a água subiu 11,2% e também devido a data-base dos funcionários que atuam na área de limpeza e segurança dos condomínios.

O presidente do Sindicondomínio, José Geraldo Pimentel, observa que o condomínio que ultrapassar este reajuste deve rever as despesas financeiras porque alguma coisa está fora de controle. Os gastos excessivos prejudicam a gestão e impossibilitam que o condomínio tenha um fundo de reserva para eventuais necessidades.

Os síndicos também tem a tarefa de diminuir o crescente índice de inadimplência. Segundo levantamento feito pelo sindicato os atrasos de mais de 30 dias já somam mais de 12%. É preciso ainda tomar medidas de contenção de gastos como por exemplo gastar água de forma consciente, isto vale não só para os moradores como também para os funcionários.

Uma gestão responsável proporciona economia para todos e bem estar para os moradores.

 

Recursos públicos vão bancar carro de luxo

Menos para o deputado Chico Vigilante que garantiu que vai continuar usando o seu carro, um Santana 2003. O deputado continua simples, acessível e não deixou o poder subir à cabeça como alguns outros deputados. Chico não ostenta e nem esnoba ninguém.

Eu conheço o deputado desde 1989 quando o entrevistava no meu programa na Rádio Nacional. Um digno morador e representante da Ceilândia que defende os trabalhadores e não tira benefícios do mandato.

Falo isso porque a população está indignada com o fato dos deputados distritais poderem comprar carro de luxo com recursos públicos. O deputado Chico Vigilante recusou. Disse que o seu Santana ainda está bom. Inclusive com o que ganha um deputado distrital ele pode trocar de carro quando quiser assim como nós trabalhadores fazemos. Honramos nossos compromissos. Porque o trabalhador tem de bancar o conforto do outro se ele anda de ônibus?

Todo este episódio com a compra de carro de luxo mostra que é preciso mais atenção e mudança na forma de apresentar as emendas. Ninguém percebeu durante a votação no plenário que o texto elaborado pela Segunda eliminava a alínea da LOA 2012 que proibia a compra de carros de luxo a não ser para substituir aqueles com mais de 5 anos de uso do primeiro escalão do Executivo, do presidente do Legislativo e dos Conselheiros do TCDF. Isto foi camuflado pelo Projeto de Lei nº 745/2012 que trata de crédito suplementar. E com isso os deputados estão legalmente liberados para comprar carro de luxo com recurso público. Enquanto isso a maioria da população, que elegeu os senhores parlamentares, continua andando de ônibus sucateado.

 

Acabou a atração do cigarro

As indústrias de cigarro sempre fizeram de tudo para atrair cada vez mais consumidores. Os aromatizantes foram usados para este fim. E isto deu tão certo que de 2007 até 2010 subiu de 21 para 40 o número de marcas de cigarro com aditivos, como mentol, cravo, canela, frutas, corantes e açúcares. A indústria deixou o cigarro com sabor e aroma e isso caiu na preferência dos jovens entre 13 e 15 anos. 

 Em função disso, a Fundação Oswaldo Cruz realizou uma pesquisa em 13 capitais brasileiras e concluiu que o cigarro com sabor é o preferido para os iniciantes deste vício. E que os aromatizantes significam armadilhas para o adolescente começar a fumar.

Isso levou a Anvisa aprovar, ontem, por unanimidade resolução que proíbe o uso destes aditivos que dão sabor aos produtos derivados do tabaco. A indústria terá 18 meses para se adequar às novas regras e retirar do mercado todos os cigarros com sabor No caso de fumos para cachimbos, charutos e cigarrilhas, o prazo é de 24 meses. Substâncias que dão sabor doce e que potencializam a ação da nicotina no organismo também estão proibidas.

Esta medida é um avanço para a saúde pública, pois todos sabem dos efeitos nocivos do cigarro. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o estilo de vida e o tabagismo estão muito ligados ao câncer, principalmente o de pâncreas, que dá pouca sobrevida. 95% morrem no período de até 5 anos após o diagnóstico.

A Anvisa ao determinar que se tire o sabor do cigarro vai deixá-lo menos atrativo e com isso vai diminuir a iniciação de novos fumantes. Parar de fumar é a melhor maneira de reduzir as doenças. Saúde vale mais que dinheiro. Só os representantes da indústria do tabaco não gostaram da resolução da Anvisa.

 

A concorrida posse do gaúcho Pepe Vargas

A manhã de hoje foi movimentada no Palácio do Planalto devido à posse do médico gaúcho Pepe Vargas no Ministério do Desenvolvimento Agrário. Governadores, parlamentares, ministros e amigos estavam lá para desejar boa sorte a quem desde 1981 participa do PT.

A presidenta Dilma disse que o país precisa da agricultura familiar para se transformar em uma grande nação. “É um dos elementos estratégicos para que o Brasil seja, de fato, uma nação desenvolvida, sustentável. E que o desenvolvimento do setor passa pela superação da pobreza”, concluiu a presidenta.

Pepe Vargas disse que o desafio de sua gestão é dar continuidade e aprimorar os instrumentos para consolidar a agricultura familiar. Segundo o ministro eles representam o desenvolvimento econômico e social do país. A agricultura familiar produz 70 % dos alimentos consumidos pelos brasileiros. O Ministério do Desenvolvimento Agrário é o ministério do desenvolvimento econômico, com profunda vocação para o social.

Para ele está surgindo um novo Brasil rural, com novas oportunidades para quem quer trabalhar na terra. “Sonhamos com um Brasil rural plenamente desenvolvido, constituído por uma enorme classe média rural. Para que isto se concretize é preciso elevar a renda das famílias que ainda vivem na extrema pobreza”, afirmou o ministro.

  

Cuidado com a carne vermelha

Estudo realizado por especialistas da Universidade de Harvard, em Massachussetts concluiu que comer carne vermelha aumenta o risco de câncer, doenças do coração e diabetes. Comer uma porção diária de carne vermelha processada contribui para uma morte prematura, informou Frank Hu responsável pelo estudo.

Os cientistas trabalharam com base em estudos feitos em 83.644 mulheres durante 28 anos e com 37.698 homens em 22 anos. Aqueles que comiam carne vermelha todos os dias demonstraram risco de 13% maior do que aqueles que comiam só uma vez por semana. Salames, salsichas, bacon, mortadela, presunto e carne em conserva o risco aumenta em 20%. É que a carne processada tem gorduras saturadas, sódio e nitrito. Quem substituiu estes produtos por nozes, espinafre, feijão e lentilha reduziu o risco de mortalidade em 19%.

Adotar uma dieta balanceada, não exagerar nas bebidas alcoólicas e não fumar são medidas que previnem o câncer e as doenças do coração. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 13/03/2012

O século das mulheres

Durante sessão solene ocorrida hoje no plenário do Senado Federal, a presidenta Dilma Rousseff recebeu o Prêmio Bertha Lutz 2012 pela sua contribuição aos direitos femininos. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Senado, José Sarney, e da Câmara, Marco Maia.

Além da presidenta Dilma também receberam o prêmio: Maria do Carmo Ribeiro, ex-mulher de Carlos Prestes, a primeira Senadora da República Eunice Michilles, Rosali Scalabrin, da Pastoral da Terra e Ana Alice Alcântara da Costa, da Universidade Federal da Bahia. As homenageadas foram escolhidas por entidades de âmbito nacional que indicaram 30 e destas um conselho selecionou 5. O prêmio foi criado em 2001 e leva o nome de quem lutou pelo direito de voto das mulheres.

A presidenta Dilma disse que estava honrada por estar ao lado de valorosas mulheres e que “é muito importante que sejam um homem e uma mulher no exercício da presidência desta casa”.

O senador Jose Sarney disse que a presidenta Dilma rompe um paradigma ao ser a primeira mulher a ocupar a presidência da República e que “a visão política e administrativa a faz credora de todo o respeito do povo brasileiro”.

 

O presidente da Câmara, Marco Maia falou que o Brasil só será verdadeiramente um país democrático quando as decisões forem tomadas com a participação igualitária de homens e mulheres. “As mulheres estão ocupando cada vez mais espaço nas instâncias de poder e essa é uma conquista do povo brasileiro”. Maia ainda concluiu dizendo que o povo confia na sabedoria e no equilíbrio do olhar feminino.

 

Exercer a democracia e aumentar a renda

2012 é um ano importante para os 5.564 municípios brasileiros. Eles vão escolher seus prefeitos e vereadores num clima democrático e saudável. Os partidos políticos já estão costurando parcerias e convocando as mulheres para preencher os 30% das vagas. 

Mas não é só os partidos que vão lucrar neste ano. As eleições municipais vão aquecer a economia, gerar milhares de empregos e renda. Em função disso o comércio e os serviços já estão se preparando para faturar com o material de propaganda. Assim como os veículos de comunicação e as produtoras.

Brasília tem recebido muitas pessoas interessadas em conhecer a legislação eleitoral. Elas visitam o Tribunal Superior Eleitoral e o Congresso Nacional. Como o caso do Diretor da Arte Video do município de Pirapora, Wantuir Machado (foto). Ele está preparando cinegrafistas, fotógrafos e editores para fazer a campanha eleitoral do candidato a prefeito da sua cidade.

Conversei com ele e percebi que é exigente com a qualidade final do produto e com o profissionalismo da equipe, assim como exijo para a produção dos vídeos que exibo no meu programa “Brasília na TV”. Wantuir convidou-me para fazer reportagens na sua cidade e mostrar aqui em Brasília o quanto Pirapora colabora para a economia de MG. Pirapora é uma cidade de porte médio que fica à margem direita do Rio São Francisco e com isso atrai visitantes para o Balneário das Duchas e para um dos mais populares torneios de pesca do País. O município é o segundo maior pólo de industrialização do Norte de Minas. Quero ter o prazer de registrar tudo para o meu programa. Já que estamos falando em municípios registro aqui algumas particularidades:

- Minas Gerais é o estado que tem mais municípios são 853. São Paulo 645, Rio Grande do Sul 496 e Paraná 399. O estado com menor número de municípios é Roraíma com 15.

- Goiânia/GO é a cidade com área urbana mais verde. Tem 94m² por habitante. A campeã mundial, Edmonton-Canadá tem 100 m2 por habitante.

- Passo Fundo/RS tem a média anual de 6,5 livros por habitante. Os moradores aproximam-se aos franceses em leitura.

- São Caetano do Sul/SP tem o maior índice de desenvolvimento humano.

- Pindamonhangaba/SP é a cidade que mais recicla alumínio no mundo.

- Santa Cruz do Sul/RS tem o melhor sistema de saúde do país por outro lado é a capital do fumo.

- Orindiúva/SP desde 2006 não há evasão escolar e ostenta o primeiro lugar no ranking nacional e internacionalmente está ao lado da Finlândia. 

 

Você está perdido no deserto da vida?

“O Pensador do Deserto”, de autoria do advogado e escritor, Agnelo das Chagas Fernandes mostra o caminho. O livro é uma contribuição àqueles que não conseguem encontrar o próprio eu.

Dr. Agnelo, piauense de nascimento e brasiliense de coração pois chegou aqui em 1960, mostra que a vida é uma grande olimpíada, da qual, todos somos obrigados a participar. Para ganhar é preciso admitir que Deus é o maior aliado, confiar na capacidade, acreditar na força interior e não perder tempo porque ele é o senhor do nosso destino.

Recebi o livro e agradeço pela linda dedicatória e por saber que o Dr. Agnelo é meu telespectador. O Pensador do Deserto mostra como descobrir o ser que existe dentro de nós e que a honestidade é a pedra angular do alicerce da construção daqueles que querem vencer com dignidade sem puxar o tapete do outro.

São 120 páginas com lições de sabedoria que servem para todas as idades. Li, gostei e recomendo. 

 

Pepe Vargas toma posse amanhã

O médico Gilberto José Spier Vargas, conhecido como Pepe Vargas, toma posse amanhã, dia 14, às 11h30 no Palácio do Planalto como ministro do Desenvolvimento Agrário, no lugar de Afonso Florence, deputado federal pela Bahia.

Florence é o décimo segundo ministro a deixar o governo Dilma. Como tem mandato até 2014, poderá disputar as eleições municipais deste ano ou apoiar a candidatura do prefeito de Salvador.

Pepe tem muita experiência no legislativo, no executivo, e nas questões agrícolas e com certeza vai desempenhar muito bem a nova missão e orgulhar Nova Petrópolis, sua terra natal e Caxias do Sul onde administrou durante 8 anos.

 

DF ganha mais 160 mil árvores nativas

 

Quero parabenizar a Novacap e a Secretaria de Agricultura pela dedicação e por garantir mais qualidade de vida para a população. Eles estão reflorestando todo o DF. De novembro do ano passado até fevereiro deste ano já foram plantadas 160 mil mudas de árvores nativas.

A Novacap cuida dos Parques e jardins da Capital onde cerca de 75% das espécies são nativas do cerrado. Ela poda, em média, 3 mil árvores por mês. E só poda em casos extremos as doze espécies tombadas: copaíba, sucupira-branca, cagaia, pequi, buriti, gomeira, pau-doce, aroeira, embiruçu, perobas, jacarandá e ipês. O telefone para mais informações é 3403-2626.

A Secretaria de Agricultura comanda o Programa de Reabilitação Ambiental na área rural. O trabalho tem como objetivo a conservação do solo, dos recursos hídricos, das reservas ambientais e das áreas de proteção permanente. A coordenação é da bióloga Alba Evangelista (foto). Este importante trabalho tem o apoio da Caesb e da Agência Nacional de Águas. Os produtores rurais que desejarem participar do programa e receber a visita dos técnicos podem ligar para 3051-6363 ou procurar uma das unidades da Emater-DF. O plantio ocorre no período chuvoso. 

 

Terceira idade não é mais minoria

De acordo com o Censo 2011 pelo menos 11,74% das mulheres têm 60 anos ou mais. E elas estão gostando da idade que têm, pois estão envelhecendo com saúde e dignidade. E muito desta aparência se deve ao trabalho uma vez que ele dá vigor e tranqüilidade.

As mulheres são as que mais sentem os efeitos do tempo e se cuidar faz toda a diferença. Quem é feliz e se gosta encara com mais facilidade o passar dos anos. Tudo muda, o pique fica lento, a silueta diferente, a pele resseca e fica mais flácida e o brilho e o viço diminuem. É nessa idade que a pele revela os danos sofridos na juventude.

De acordo com o dermatologista, Francisco Leite, o sol é o inimigo número um da pele principalmente das 10 às 14 horas .Ele causa envelhecimento prematuro e fere às camadas profundas da pele e com isso ela enruga e fica com uma coloração amarelada. É que a radiação solar torna a pele mais fina e sujeita à lesões pré-cancerosas e se não respeitar o horário e nem usar filtro solar pode ter câncer.

Outra dica é usar durante o dia um hidratante com proteção solar, pelo menos FPS 15, mesmo em dias nublados ou chuvosos, depois limpar com água fria para evitar que as impurezas asfixiam os poros e aplicar à noite um creme rico em nutrientes. Dormir bem é importante para o corpo e mente e quem ganha é a pele. E tomar pelo menos 2 litros de água por dia pois hidrata de dentro para fora.

E lembrar sempre que não são os anos que envelhecem e sim os lamentos. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 12/03/2012

Os 45 anos do Hospital do Gama 

O HRG foi inaugurado no dia 12 de março de 1967, pelo presidente da República Marechal Castelo Branco. Tinha 40 consultórios, 386 servidores e atendia mensalmente 1.600 pessoas. 45 anos depois tem 2.500 servidores e atende cerca de 800 pessoas por dia no Pronto Socorro. E ainda atende 32 cidades de Goiás, 6 de Minas e 4 da Bahia e é referência para 1,5 milhão de pessoas.

É o hospital que apresenta o melhor índice de resolutividade em relação às demandas dos usuários. Isto é a prova do empenho dos profissionais e a qualidade da assistência. O HRG é referência no DF no Programa Fila Zero da traumatologia e ortopedia e nos procedimentos de vasectomia, onde triplicou o número de atendimento. O horário de visitas é das 14 às 17 horas para que os pacientes tenham maior contato com sua família.

O Coordenador Geral de Saúde do Gama, Dr. Maurício Cotrim, está feliz com a gestão participativa adotada pelo hospital. Lá os servidores decidem qual o melhor procedimento para agilizar o atendimento, elaboram propostas e criam estratégias para um trabalho com mais qualidade tanto para os servidores de saúde quanto para os pacientes.

No sábado a cidade do Gama foi presenteada com uma ação comunitária onde os mais diversos órgãos de saúde realizaram exames preventivos, orientação sobre os primeiros socorros, trabalho com os idosos e pessoas com necessidades especiais, além de oficinas e trabalho com crianças.

Parabéns a todos que fazem do Hospital do Gama referência em atendimento humanitário e de qualidade. 

 

Vilões do endividamento

O país vive um período de crescimento econômico e isso faz com que as pessoas assumam compromissos na certeza que pagarão com facilidade. Mas nem sempre é isso que acontece. Muitos põem os pés pelas mãos e acabam se endividando. Esquecem que facilidade e dívida não podem conviver no mesmo espaço. Mesmo com cenário positivo para comprar, é preciso prestar atenção no orçamento porque sair de uma dívida é tarefa difícil.

O crédito fácil, amplamente divulgado, o uso crescente do cheque especial e do cartão de crédito representam os vilões do endividamento. Desemprego, separação e gastos excessivos fazem com que a pessoa perca o controle financeiro da sua vida e caia no buraco da dívida. Se isso aconteceu com você se esforce o máximo para sair desta situação crônica cortando gastos.

A dica é se preparar para as incertezas da vida fazendo uma programação de uso. A economia começa nas pequenas coisas, saber gastar e no que pode gastar e sempre viver dentro da realidade. Não se deixe levar pelos apelos publicitários, controle o impulso consumista e só gaste aquilo que se programou para pagar. E use o cartão de forma racional e nunca passe mais de um mês pagando o mínimo senão a dívida com o cartão vira uma bola de neve.

 

A poderosa goiaba

Os engenheiros agrônomos descobriram que a goiaba tem de 4 a 5 vezes mais vitamina C que a laranja e o limão. Mas os benefícios desta fruta gostosa, aromática e saudável não param por aí.

Ela possui alto teor nutritivo, grande qualidade de vitamina A, B1, cálcio, fósforo, ferro e fibras solúveis. Deve, no entanto, ser evitada por quem tem intestino preso e aparelho digestivo delicado. A goiaba tem pouco açúcar, gordura e caloria e segundo os nutricionistas é ideal para quem quer manter o peso.

De acordo com estudo realizado pela Unicamp, a goiaba vermelha tem alto teor de licopeno. Em 100 g da fruta tem 8,5 mg. Isto é importante para prevenir diversos tipos de câncer. A goiaba é uma grande aliada no combate às infecções e hemorragias.

E também melhora a cicatrização, fortifica os ossos, os dentes, o músculo cardíaco e o sistema nervoso. Melhora o aspecto da pele e retarda o envelhecimento.

A melhor forma de consumi-la é comer in natura ou fazer suco. Basta comer a metade da fruta, por dia, para obter os benefícios que não param por aí. 

 

Imposto mais barato

Do montante que o Distrito Federal arrecada de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, 15% vem do Setor Atacadista. Este setor representa cerca de 25 mil empregos diretos e mais 75 mil indiretos.

Devido a sua importância na economia do DF e como fonte arrecadadora de imposto o governador Agnelo reuniu na última sexta, na residência Oficial em Águas Claras o secretário de Fazenda Marcelo Piancastelli, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Abdon Henrique e cerca de 50 representantes das empresas e dos trabalhadores do setor atacadista para comunicar a sua decisão de reduzir o ICMS.

Esta decisão do governador vem em boa hora, pois devido a carga tributária muitas estavam fechando as portas e deixando milhares de desempregados. Agora o DF vai aquecer mais a economia, incentivar a abertura de novos negócios e ativar a competitividade. A redução é uma reivindicação antiga do comércio atacadista.

O governador enviará à Câmara Legislativa um projeto de lei que reduz de 12% para 7% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. O GDF está, com isto, protegendo a nossa economia.

 

Hebe Camargo passa por mais uma cirurgia

Na tarde de ontem, a apresentadora de televisão Hebe Camargo, foi submetida a uma cirurgia de emergência para retirar um tumor no intestino. Foram 24 horas de procedimento cirúrgico. Einstein. Aos 83 anos Hebe volta a lutar contra o câncer.

Segundo seu filho Marcelo ela se recupera bem. Não há ainda previsão de alta. Em função disso o seu programa de amanhã na Rede TV será reapresentado. Assim como os demais até a recuperação da apresentadora.

Em janeiro de 2010 Hebe descobriu um tumor na membrana que envolve os órgãos digestivos. Fez cirurgia e quimioterapia. Ficou recuperada e voltou a trabalhar. Em dezembro de 2010 deixa o SBT e em meados de 2011  passa a apresentar o seu programa na Rede TV. Na sua última apresentação dava sinais de cansaço e sentia desconforto estomacal o que a levou até o hospital no domingo dia 11 de março.

Hebe precisa ficar boa logo, pois tem uma legião incalculável de fãs. Ela é a porta voz das mulheres na TV. E não é para menos, é uma consagrada apresentadora de TV que estreou na Rede Tupi, na década de 50 a convite de Assis Chateaubriand. Passou por todas as emissoras e é uma ícone da TV brasileira.

Hebe é muito alegre e querida. Foi cantora de rádio, formou dupla caipira com sua irmã Stella até se consagrar no samba e nos boleros apresentados nas boates. Lançou DVD que é sucesso de venda como tudo que ela faz. 

Espero que você, primeira dama da TV, se recupere logo e volte a ser a voz responsável do povo brasileiro.

 

CBF sem Ricardo Teixeira

Depois de 23 anos e 2 meses no poder, Ricardo Teixeira deixa a presidência da Confederação Brasileira de Futebol. Ele enviou carta de renúncia que foi lida pelo presidente em exercício, José Maria Marin. Na quinta, dia 8, Ricardo havia se licenciado por motivos de saúde. 

Teixeira diz na carta que “a injustiça generalizada machuca. O espírito é forte, mas o corpo paga a conta”. E isso dá para entender porque muitos escândalos atingiram sua gestão que é marcada por denúncias. O que deixou a comunidade esportiva muito apreensiva.

Marin tem 79 anos e é o mais velho dos cinco vice-presidentes e segundo o Estatuto da CBF é quem assume o cargo. Só serão convocadas novas eleições depois da Copa de 2014. Marin disse aos jornalistas que vai se empenhar na reaproximação com o Governo Federal e mostrar que a CBF está trabalhando ativamente para que o Brasil tenha uma grande Copa do Mundo.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, ao saber da saída de Ricardo disse “seguiremos trabalhando em harmonia para o sucesso do evento”. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 10/03/2012

Brasília na TV agora às 13 horas

Convido você para estar comigo, amanhã domingo às 13 horas na TV Brasília/Rede TV e acompanhar o programa Brasília na TV. Nós vamos mostrar o Selo da Alimentação criado pelo Sindicato da Indústria da Construção do DF, para dar dignidade ao trabalhador e evitar acidentes nos canteiros de obras. O trabalhador é quem vai atestar a qualidade da alimentação que recebe.

Vamos mostrar, também, quais foram as empresas da construção que receberam o prêmio Construir Brasília. Quem fez a escolha foi o consumidor por meio de pesquisa feita pelo Sinduscon. A PaulOOctávio, Lopes Royal , Antares, Real Engenharia e Caenge receberam 3 troféus nos vários segmentos pela qualidade e satisfação do cliente. A cerimônia foi apresentada por Álvaro Pereira com palestra de Sardemberg.

O presidente do Sinduscon, Julio Cesar Peres conta como está preparando o Sindicato para os próximos anos e também da parceria feita com o BRB para a liberação de crédito com taxas bem atraentes. Tudo isso e muito mais no domingo às 13 horas. Eu espero você.

 

Pepe Vargas vai assumir o Ministério do Desenvolvimento Agrário

O Palácio do Planalto anunciou ontem à noite que o ministro Afonso Florense deixa a pasta para se dedicar a “projetos pessoais”. O governo diz em nota que Florense “conduziu com dedicação e eficiência ações que fortaleceram a agricultura familiar e contribuíram para a redução da pobreza e da inclusão social”. Para o seu lugar a presidenta nomeia o deputado federal Pepe Vargas do PT/RS. O texto oficial também mostra o que Dilma espera de Pepe. A presidenta deseja boa sorte ao deputado Pepe Vargas, certa de que ele exercerá as novas funções com o mesmo empenho e compromisso que têm caracterizado sua vida pública.

Pepe Vargas é médico. Foi militante do movimento estudantil e se filiou no PT em 1981. Foi Vereador de 1989 a 1992, Deputado Estadual de 1995 a 1996 quando venceu as eleições para prefeitura de Caxias do Sul em 1996 e depois foi reeleito em 2000. Como Deputado Federal defende a agricultura familiar, os direitos dos aposentados e as questões previdenciárias. É presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa no Congresso Nacional.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário controla o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, regulariza terras de comunidades quilombolas e administra programas à agricultores familiares e lida com o MST.

 

A importância da Prevenção

O Instituto Nacional do Câncer –INCA, recomenda que toda mulher entre 50 e 60 anos, realize a cada 2 anos, todos os exames necessários para a prevenção do câncer de colo de útero e de mama. Por meio de ecografias, citologia oncólita e mamografia. Isto vai reduzir a mortalidade feminina. O controle e a prevenção do câncer de mama e do colo de útero fazem parte do compromisso que o GDF tem com as mulheres.

A primeira-dama, Dra. Ilza, que é médica ginecologista está empenhada no trabalho de fortalecimento da saúde integral da mulher. Ela salienta a importância dos exames periódicos para evitar as doenças. “É mais simples prevenir do que remediá-las. Mantendo a auto-estime elevada já é possível eliminar doenças oportunistas.

Dentro do mês “Março Mundo Mulher” o GDF está empenhado na reconstrução mamária. Beneficiando centenas de mulheres tanto física quanto emocionalmente.

  

Japão ressurge da dor

Amanhã faz um ano que o Japão foi vítima de um terremoto em grandes proporções e de um Tsumani que matou cerca de 16 mil pessoas. Uma tragédia que comoveu o mundo e que até hoje o povo sofre pois ainda ter 3,3 mil pessoas ainda desaparecidas.Mesmo com chances remotas de encontrá-las com vida as autoridades não medem esforços nas suas buscas incansáveis. O país ainda tenta se livrar de montanhas de entulhos e arca com os custos econômicos, pessoais e políticos.

Às 2h46 da madrugada de hoje, horário de Brasília, será feito no Japão um minuto de silêncio, com o badalar de sinos e orações. Há um ano atrás bairros inteiros foram destruídos. Os setores da pesca e agricultura foram os mais afetados e muitos ainda não conseguiram retomar as atividades, pois o descrédito com a energia nuclear ainda é grande. O povo japonês, que é valente, disciplinado,sereno e resiste às tragédias, aos poucos volta à vida normal.
E disso ninguém duvida, pois eles têm a admiração do mundo por se reerguer das cinzas. O primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, disse que o país desde a Segunda Guerra Mundial e a crise do petróleo vem construindo a economia mais eficiente do mundo.

Nossas homenagens a milhares de pessoas que arriscaram suas vidas para salvar a Nação da contaminação radioativa, da falta de comida, de energia e de comunicação. E às famílias das vítimas nossa solidariedade.

 

Sérgio Malandro em Brasília

O irreverente comediante Sergio Malandro está na cidade para apresentar o Stand Up Comedy Show hoje, às 21 horas, e amanhã às 20 horas no Teatro dos Bancários. Durante uma hora, ele vai encantar o público com sua alegria, descontração e talento contando histórias do general e da sua vida. Os ingressos podem ser adquiridos, antecipadamente na bilheteria do teatro ao custo de 60 reais a inteira, 30 reais a meia e pessoas com mais de 60 anos pagam com um quilo de alimento não perecível.

Sérgio é um dos personagens mais curiosos da TV brasileira. Foi descoberto por Silvio Santos na década de 80 e a partir daí passou a apresentar quadros no programa. Devido ao seu jeito malandro logo fez sucesso e teve reconhecimento por onde passava. Inclusive foi jurado do programa Show de Calouros por 10 anos o que lhe rendeu 5 Troféu Imprensa.

Logo foi descoberto pelo cinema onde participou de 12 filmes. Dentre eles: Menino do Rio, Garota Dourada, O Trapalhão na Arca de Noé, Lua de Cristal, As Aventuras de Sérgio Malandro e Muita Calma Nessa Hora. Passou por várias emissoras de TV , gravou vários Compactos, LPs e CDs. Viaja pelo Brasil com shows e espetáculos. Ele é incrível. Um artista completo.

Vale a pena conferir a sua performance no Teatro dos Bancários hoje e amanhã.

 

Crack: é possível vencê-lo

A presidenta Dilma quer vencer a luta contra o crack embora saiba que o percurso da dependência à cura é longo. Especialistas dizem que as mulheres levam um ano para se recuperar deste terrível vício. O resgate é mais demorado, delicado e problemático devido a natureza da mulher. Elas tem problemas como a maternidade, TPM, gravidez e variação de humor. Lidar com uma dependente exige paciência e perseverança.

A presidenta Dilma sabe que o governo precisa da ajuda da sociedade para vencer esta guerra. Somando-se a esta luta estão as Comunidades Terapêuticas que têm um trabalho importantíssimo na recuperação da vida. Eles não só tratam e cuidam dos viciados como também mudam o estilo de vida do dependente.

Aqui existem três comunidades terapêuticas que acolhem as viciadas. É na Ceilândia que fica a maior comunidade terapêutica, Mulheres de Deus. Lá a recuperação só é possível devido a dedicação de profissionais engajados em salvar os estragos provocados pela pedra devastadora.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 09/03/2012

Pôr-do-Sol ganha a primeira Unidade Móvel

Numa cerimônia emocionante as moradoras do Condomínio Pôr-do Sol, de Ceilândia receberam a primeira Unidade Móvel de Saúde da Mulher. O caminhão está apto para realizar todos os exames necessários para prevenir o câncer de colo de útero, fazer mamografias e ecografias.

  

O atendimento vai ser ágil, prático e eficiente pois vai estar perto de quem precisa e também porque agentes comunitários do Programa Saúde da família vão identificar as pessoas que precisam de atendimento preventivo. As consultas serão realizadas de segunda à sexta das 8 às 12 e das 13 às 17 horas.

A Unidade de Saúde da Mulher percorrerá as cidades durante 6 meses e o custo estimado é de R$ 150 mil por mês. O GDF quer adquirir 6 unidades para poder atender todo o DF com mais tranquilidade.

Esta é a garantia do acesso à saúde que o governador Agnelo e a primeira-dama, Dra. Ilza estão proporcionando. É só o começo de uma grande caminhada. A saúde é o bem mais precioso que temos.

 

Ficha Limpa na Administração Pública

O governador Agnelo Queiroz assinou, nesta sexta, durante a abertura da Conferência Distrital de Controle Social e Transparência, o Decreto que institui medida de combate à corrupção. O DF passa a ser a primeira Unidade da Federação a colocar em prática a Ficha Limpa. Esta Lei é uma conquista extraordinária, inovadora e que atende os anseios da comunidade em acabar com a corrupção e os desmandos na administração pública.

O governador disse que “o ficha limpa é um avanço muito grande para os eleitores de todo o Brasil e que agora podemos estender para a administração pública”.

O Ficha Limpa determina quais as irregularidades, impedimentos para posse e exercício na administração pública direta e indireta do poder executivo.

A Lei da Ficha Limpa, é um antigo anseio popular que impede que o político condenado por órgãos colegiados de disputar cargos eletivos. Foi aprovada no Congresso e sancionada pelo presidente Lula em 2010. A aplicação, dividiu opiniões e só agora em 2012 passou a valer.

 

Tatu-Bola, mascote da Copa do Mundo 2014

        

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, queria o Saci, mas o Comitê Organizador Local da Copa escolheu o tatu-bola. Também estavam na disputa a onça e a arara. O anúncio oficial será em outubro, mas como a marca ainda não foi registrada poderá haver mudança. Nos desenhos feitos, o verde é a cor predominante.

O tatu foi escolhido porque tem habilidade para se fechar e fugir dos predadores naturais e dos humanos. Caracteriza-se por ter uma armadura que cobre o corpo. Ele é nativo do continente americano, habita savanas, cerrados, matas ciliares e até florestas secas. O tatu-bola é o menor tatu brasileiro mede 50 cm e vive na caatinga do Nordeste e se alimenta de insetos como formigas, cupins e escorpiões, contribuindo para o equilíbrio da natureza. Uma pesquisa feita pela Universidade de Alegrete comprovou que um tatu é capaz de comer em uma única noite 8.855 invertebrados. Ele também aprecia frutas e ovos.

Os tatus são os únicos que podem contrair lepra, por isso são usados em estudos para tratar esta enfermidade. Para salvar, esta espécie que está quase em extinção, onde a caça já o fez desaparecer em vários estados, os cientistas estão propondo estudos para criação em cativeiro.
 

 

Mulher é mais cuidadosa no trânsito

Esta é a comprovação de pesquisa realizada pelo Detran e divulgada ontem. Em cada 10 acidentes com morte nas vias da Capital do país, em apenas um há mulher na direção dos veículos envolvidos.

O diretor-geral do Detran, José Alves Bezerra, disse que as mulheres respeitam mais as leis de trânsito e têm compromisso com a vida. Mesmo com a quantidade de mulheres que dirigem nas vias do DF, elas são mais cuidadosas e prestam mais atenção no outro veículo e não pisam no acelerador. O DF tem mais de 503 mil condutores.

Observando o trânsito hoje, perguntei ao Dr. Hely como era no início de Brasília e ele disse que até o fim dos anos 70 não havia congestionamento. Era gostoso dirigir pela cidade, tudo fluía bem. A W3, importante centro comercial da época, não tinha semáforo. Os guardas controlavam tudo.

Depois o trânsito foi ficando difícil até que em 23 de setembro de 1997, pela Lei 9.503 foi instituído o Código de Trânsito Brasileiro. Daquele tempo até hoje as coisas só pioram dada a quantidade de veículos que circulam todos os dias na Capital Federal.

O trânsito está agressivo, com acidentes alarmantes. Todos os dias somos testemunhas das atitudes irresponsáveis e criminosas de alguns condutores que fazem do carro uma arma. Tiram vidas e deixam sequelas graves e irreversíveis.

 

A marca feminina no Estádio Nacional

A mulher do século 21 é ousada e não teme obstáculos. Tanto é a presença feminina em tarefas que antes eram só executadas pelos homens. Com botas, capacetes, óculos especiais, luvas ou com planilhas nas mãos elas trabalham com orgulho na obra que já é premiada pela responsabilidade social e que vai ser a única no mundo com o selo de sustentabilidade.

  

Com base nisso a primeira-dama, Dra. Ilza Queiroz (foto da esquerda), reuniu ontem as 105 trabalhadoras do Estádio Nacional para um dia especial. Ela falou que as mulheres tem condições de trabalhar em todos os setores. E que o trabalho não interfere no papel de dona-de-casa pois a mulher dá conta das três jornadas.

A primeira-dama conscientizou as trabalhadoras a respeito da prevenção dos acidentes e da responsabilidade de cada uma na saúde da sua família. “Se cuidarmos da nossa alimentação, poderemos garantir uma vida mais saudável para todos. Conseguiremos ter mais qualidade de vida quando estamos felizes, fazendo o que realmente gostamos e dando tempo para o lazer e descanso”.

O Estádio está com as obras bem adiantadas e imagina o orgulho destas mulheres quando o Estádio estiver pronto? 

 

Diga sim à vida excluindo as “pedras” do caminho 

O primo pobre da cocaína surgiu em meados de 80 devido ao seu baixo custo e em seguida ganhou popularidade nas periferias das grandes metrópoles levando crianças e adolescentes de rua e também de famílias pobres ao vicio fácil e a morte rápida.Depois migrou para a classe média e rica deixando um rastro de destruição ao causar graves problemas físicos e emocionais não apenas nos usuários mas em comunidades inteiras.

O crack passou a ser um problema de saúde pública por isso o GDF e o Governo Federal estão unidos nesta cruzada porque o crack, segundo os toxicologistas, é uma droga cinco vezes mais potente que a cocaína e muito mais devastadora pois provoca dependência desde a primeira pedra.Ao ser distribuído pela corrente sanguínea, por meio dos alvéolos, leva 10 segundos para gerar euforia, excitação e desinibição. Um momento de ilusão para o usuário pois ao mesmo tempo que cria uma sensação de alegria causa efeitos perigosos no corpo.

A transformação que a droga faz é imensa. O coração fica acelerado, a respiração ofegante, com transpiração intensa, pupila dilatada, aumento da pressão arterial, agitação , agressividade e irritabilidade. Que consome crack corre risco de ter problemas respiratórios, mentais, derrame e infarto. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 08/03/2012

Mulheres poderosas

As mulheres estão cada vez mais ocupando espaço no cotidiano da vida brasileira. Acordam cedo para dar conta de tantas funções. Suportam a carga de trabalho, da casa e toda responsabilidade com amor e dedicação. Encontram energia e coragem para dividir e superar a dor e ainda cuidar dos outros. 

Muitas ainda amargam o preconceito, a discriminação e a violência de todas as formas e vivem marginalizadas. Pagando o preço de ser mulher.

Neste dia dedicado as mulheres nossa homenagem  a todas as valentes que mesmo diante do árduo trabalho não perdem o charme e nem a vaidade. Parabéns mulheres admiráveis, talentosas,  influentes e inspiradoras que temperam a vida combinando razão e emoção.

  

   

Através da presidenta Dilma Rousseff, da primeira-dama do DF, Dra. Ilza Queiroz, da ministra Ellen Gracie, a primeira mulher a presidir a Suprema Corte, da vice-presidente do Senado, Marta Suplicy, da presidenta da Argentina Cristina Kirchner e a supermodel Gisele Bundchen, que atingiu o posto mais alto do mundo da moda a homenagem da coluna a todas as geradoras de vida. 

 

Relíquias da natureza

Cores, sabores e texturas deliciosas. As frutas são relíquias que a natureza nos oferece gratuitamente. Suas propriedades vitamínicas deixam a vida mais saborosa e saudável. E muitas são incorporadas à paisagem como o caso das frutas nativas  que alimentam, pássaros,  animais e as pessoas. Outras requerem mais atenção por serem sensíveis as mudanças climáticas. Sofrem com o frio, geadas, ventos, calor e umidade. Neste caso contam com o fabuloso trabalho da Embrapa.

        

Dentre toda a variedade de frutas que temos, as laranjas e tangerinas estão entre as mais produzidas e consumidas no país. O Brasil é o maior produtor mundial de citros com uma população de mais de 250 milhões de plantas. O estado de São Paulo é o maior produtor. De acordo com a Embrapa o consumo de suco é de 2,1 milhões de toneladas.

A banana é o segundo fruto mais produzido e consumido no Brasil. A maior parte está no sudeste do país, depois vem a região norte, sul e centro-oeste. É uma fruta deliciosa e indispensável na nossa alimentação.

De acordo com pesquisadores da Alemanha a banana é completa e por isso é um santo remédio, pois fortalece o corpo, combate e previne enfermidades. Ela é rica em minerais, ferro, magnésio e cálcio. Além do mais é fonte de energia sendo o alimento ideal para os desportistas.

 

Comitê Executivo do Ano de Valorização de Brasília toma posse

Com concerto do bandolinista Hamilton Holanda, o governador Agnelo Queiroz deu posse ao Comitê responsável por todas as coes de preservação e valorização do Patrimônio Cultural da Humanidade, ontem à noite em cerimônia, aberta ao público, no Teatro Nacional.

O Comitê Executivo é formado pela Secretária de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, que será responsável pela coordenação; pela Secretária de Cultura, de Turismo, de Governo, de Comunicação Social, de Publicidade Institucional, de Educação e de Obras; Arquivo Público, Novacap e Terracap.

Para que a população saiba e possa acompanhar tudo que será feito foi lançado o portal do Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio da Humanidade. O secretário Magela disse que a população vai poder interagir nas ações e que o site é uma ferramenta de prestação de contas para a população.

Para o secretário de Cultura, Hamilton Pereira, o reconhecimento de Brasília como patrimônio é uma conquista da população. O governador Agnelo disse que uma das principais medidas da sua gestão foi elaborar o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília e que a Missão da Unesco vai comprovar a nossa preocupação com o tombamento.

Para encerrar com chave de ouro, Hamilton  apresentou a Sinfonia Monumental onde mostrou pela música a grandiosidade da Capital do país.

 

Flores que garantem cidadania

      

Em 2006, a Apae do Distrito Federal resolveu valorizar as potencialidades individuais de pessoas com deficiência intelectual e familiares carentes e criou a cooperativa Maria Flor. As mães se uniram não só na educação dos filhos especiais como também para o sustento da família. E o resultado superou as expectativas, pois o trabalho é muito bonito, tem qualidade e é bem variado. E mais: ajudou a eliminar o preconceito. O grupo que era de vulnerabilidade social serve de referência na área da inclusão.

É difícil escolher qual o flor mais bonita. Lá existe uma variedade muito grande que podem ser utilizadas para decoração de mesas, caixas de doces, bombons, lembrancinhas, batizados, aniversário de 15 anos e casamento. E o preço é bem menor do que o praticado no mercado. A cooperativa já recebe pedidos de várias partes do Brasil devido a qualidade e a beleza.

A coordenação de tudo isso está a cargo de Linda dos Santos e quem quiser conferir é só ligar (61) 3447-5669 ou acessar www.mariaflor.coop.br

 

Um presente para as chefes de família

O Banco Central, surpreendeu o mercado financeiro ao anunciar a redução da taxa básica de juros –Selic, em 0,75 ponto percentual. A taxa baixou de 10,5% para 9,75 ao ano. Esta decisão foi possível porque o Produto Interno Bruto cresceu 2,7% em 2011. 

Esta redução é para dar seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias. A Selic é usada pelo Banco Central para controlar o consumo e a inflação. Quando a taxa caí estimula a economia. E é isso que o Governo Federal quer.

Esta dedução beneficia o consumidor que depende de financiamentos. Para a comemoração ser maior só falta os bancos reduzirem as taxas dos cartões de crédito e do cheque especial que chega a 9,53% ao mês. As taxas são tão altas que pesam no bolso e na consciência de quem gasta. 

Mesmo com esta decisão do Comitê de Política Monetária, o Brasil continua com os maiores juros do mundo. Para sair do topo o corte, dizem os economistas, deveria ser de 1,75 ponto percentual.

 

Alimento completo

Depois do leite materno os ovos são considerados o alimento mais completo. É a fonte de proteína mais barata que existe no mercado.Possui vários nutrientes e também a vitamina B12. A casca é rica em cálcio e pode ser triturada, no liquidificador, para misturar à comida. Isso melhora a densidade mineral óssea. O ovo também é rico em zinco auxiliando no combate de alergias.

A clara é fonte de proteína por isso é indicada para atletas, já a gema é fonte de ferro, ácido fólico , biotina, antioxidantes e vitaminas B e E. O ovo eleva o bom colesterol devido a grande quantidade de lectina. É, também, ideal para controlar o peso uma vez que colabora para a redução da ingestão de gordura.

O ovo só faz mal se for ingerido em grande quantidade e cru ou mal cozido. Como minha avó dizia”tudo demais é veneno. Até água”. Então prefira comer cozido e não frito. Aliás nenhum alimento frito é saudável.

Inclusive para preservar a saúde da população, a Anvisa determinou que os produtores coloquem nas embalagens dos ovos com letras grandes o aviso “O consumo deste alimento cru ou mal cozido pode causar danos à saúde”. É que o produto precisa  ser mantido na geladeira. Todos estes cuidados são para evitar a infecção pela bactéria Salmonela. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 07/03/2012

Governador Agnelo anuncia retorno da Casa Civil

O GDF vai passar por novas mudanças administrativas. A principal delas é a recriação da Casa Civil, anunciada hoje à tarde. Quem ocupará o cargo é Swedenberger do Nascimento Barbosa, o Berger, que ocupou, entre outros cargos, o de secretário adjunto da Secretaria Geral da Presidência.

O novo secretário chegará com a missão de cuidar da gestão, tarefa que estava acumulada na Secretaria de Governo, comandada por Paulo Tadeu (PT). O deputado federal ficará, com a mudança, responsável apenas pela articulação política.

Também foi tomada a decisão de extinguir a Secretaria da Juventude, que passará a ser uma coordenadoria, subordinada à Secretaria de Governo.

Segundo o governo, a mudança não acarretará na criação de novos cargos nem em acréscimo na despesa com pessoal.  

 

Mulher agredida em festa ganha indenização de 112 mil reais

Uma mulher agredida em uma festa no Lago Norte ganhou na Justiça uma indenização de R$ 112 mil por danos morais e materiais. Ainda cabe recurso da decisão.

Segundo a autora do processo, no dia 8 de janeiro de 2005, em uma festa no Lago Norte, o agressor se desentendeu com outro convidado e arremessou uma garrafa no ar. O objeto atingiu o rosto da mulher, que ficou inconsciente e teve sérias lesões na face, passando por várias cirurgias reparadoras, que lhe custaram mais de 90 mil reais, e sendo obrigada a ficar seis meses se alimentando apenas de líquidos.

A sentença final condenou o agressor a pagar R$ 91.906 por danos materiais e R$ 20 mil por danos morais. Justa a indenização, mas uma pena que tenha levado mais de 7 anos para que acontecesse. Vale lembrar que o agressor ainda pode recorrer da decisão, o que postergaria mais uns bons anos a indenização pelas perdas sofridas.


Contra celulite, café e laranja

O café pode se tornar um aliado natural para o tratamento contra a celulite, problema que afeta grande parte da população feminina. Para remover ou atenuá-la muitas não basta dietas e exercícios. Como a celulite é gordura localizada, existem muitas opções que são oferecidas em locais especializados e dão resultados muito bons.

Para quem não quer gastar tanto dinheiro, existem algumas técnicas que podem ser executadas em casa com resultados igualmente eficazes.
Ao aplicarmos na área do corpo afetada pela celulite café moído com cascas de laranja, a combinação libera propriedades que ajudam o corpo a combater e se livrar do excesso de gordura corporal, eliminando as desnecessárias celulites.
 


Arrecadação de impostos chega a R$ 300 bilhões só em 2012

O Impostômetro, medidor criado pela Associação Comercial de São Paulo para representar o resultado da arrecadação de impostos federais, estaduais e municipais, vai atingir até o fim do dia a marca de R$ 300 bilhões em 2012.

Em 2011, esse valor só foi alcançado no dia 21 de março, ou seja, 13 dias mais tarde na comparação entre os dois períodos. O valor total no ano passado foi de R$ 1,51 trilhão.

Para se ter uma ideia do aumento na arrecadação de impostos, quando o impostômetro foi criado, em 2005, ele registrou R$ 773 bilhões em arrecadação.

A medição foi criada pela associação para apontar a cobrança excessiva de impostos por parte do governo. A carga tributária elevadíssima dificulta a contratação de empregos formais e dificulta o crescimento da indústria, além de sobrecarregar o trabalhador.
 


Fuja das varizes

As varizes são veias superficiais dilatadas que estão localizados geralmente nas pernas.

Elas são causadas por uma falha desconhecida nas válvulas do sistema venoso. É um problema de saúde que pode ocorrer em tanto em homens como em mulheres.

Há, no entanto, algumas dicas fáceis de seguir que podem ser de grande ajuda contra as elas:

Descanse de vez em quando com as pernas elevadas a cerca de 15 centímetros acima do coração;
Fazer atividade física regular: caminhar, nadar ou praticar esportes que ativam os músculos das pernas;
Evitar o sol e fontes de calor;
Não use roupas que esconda ou aperte a região da panturrilha;
Siga uma dieta saudável e equilibrada para evitar o sobrepeso e o consumo elevado de sal.
 

Bethânia em Brasília

A cantora baiana Maria Bethânia retorna a Brasília com um belíssimo show em homenagem às mulheres amanhã, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

A apresentação é uma parceria da Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo federal com a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Turismo do DF, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

O melhor de tudo é que o ingresso é grátis. Basta retirá-lo a partir das 9h do dia 8 na bilheteria do Teatro Nacional, no foyer da Sala Villa Lobos. Sem dúvida um belo presente para as brasilienses. A recomendação é para chegar cedo na hora de retirar o ingresso, pois a expectativa é de casa lotada.  Parabéns ao GDF, que também foi responsável por trazer, entre outros, Ney Matogrosso sem custos para a plateia de Brasília, ávida por cultura.

Mais informações: Bilheteria Teatro Nacional (61) 3325-6239

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 06/03/2012

Orgulho de ser bancário  

Quem trabalha com respeito e responsabilidade encontra sempre reconhecimento. E foi isso que vi no Sindicato dos Bancários. Os ex-dirigentes são saudados com orgulho e  os filhados estão satisfeitos com a atual diretoria que está preparando a entidade para os próximos 50 anos sem esquecer as lutas de classe. 

O presidente Rodrigo de Britto fala da emoção de defender a categoria; o ex-presidente Jacy Afonso de Melo fala do orgulho de fazer parte do Conselho dos Notáveis do Governo Dilma e também do governo Agnelo e o presidente do BRB, Jacques Pena da importância de uma gestão ética, transparente e democrática.

Tudo isso ao som do Liga Tripa e da Escola de Samba Acadêmicos da Asa Norte, campeã do Carnaval de Brasília em 2012. 

 Parte 01:

 

Parte 02: 

 

Governos unidos contra a violência

 

Com o intuito de proteger e defender as mulheres, o Governo do Distrito Federal reafirmou pacto de combate à violência com a Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República.

A ministra Eleonora Menicucci recebeu a primeira-dama, Dra. Ilza Queiroz, e o governador Agnelo em cerimônia ocorrida hoje à tarde para a renovação do pacto por mais quatro anos, uma vez que o GDF avançou muito nas políticas de combate à violência contra a mulher. Com isso, o Governo Federal investirá R$ 2,5 milhões para consolidar as ações.

A ministra Eleonora disse que é a primeira repactuação com o GDF e que “é um orgulho imenso na capital do país e na minha gestão realizar o primeiro ato de repactuação”. O governador Agnelo disse que isto representa o esforço comum dos dois governos em prol da cidadania e da dignidade.

O documento foi assinado pelo Governo do Distrito Federal, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública. O presidente do TJDFT, desembargador Otávio Augusto Barbosa, destacou a importância desse pacto e disse que “A Lei Maria da Penha só pode ter um destino, que é da sua efetividade”.

Na prática, uma das ações do Pacto é a instalação de postos de denúncias nos hospitais Regionais do Distrito Federal e a utilização do disque denúncia.

 

Todos somos descendentes de Imigrantes

O Brasil, em praticamente todos os seus cantos, tem influência da colonização portuguesa, italiana, alemã e tantas outras. O imigrante arrumou suas malas, pegou a família e partiu em busca de uma vida melhor e encontrou aqui a concretização do seu sonho.

Outros deixam sua pátria e costumes em busca de uma vida melhor e muitas vezes acabam vítimas de falsas promessas e até exploração. Em função disso, o Brasil está legalizando os estrangeiros por meio da Lei de Anistia. A Secretaria Nacional de Justiça atende os interessados pelo telefone (61) 2025-3232.

O Brasil recebe e acolhe bem o estrangeiro. É exemplo de direitos humanos. Isto é o que se pode ver no Departamento de Estrangeiros do Ministério da Justiça, principalmente com relação ao refugiado, que recebe cuidado especial e proteção de acordo com a Convenção de Genebra de 1951.

Brasil tem a Lei 9.474, de 1997, que é considerada pela Organização das Nações Unidas como uma das mais modernas. E por isso o país é importante para a ONU porque vive em paz e dá abrigo aos que estão em estado de vulnerabilidade.

 

Gestora de políticas públicas

Sensível às desigualdades sociais e com 25 anos de trabalho dedicado à rede pública de saúde, a primeira-dama do DF, Dra. Ilza Queiroz, médica ginecologista, vem dando atenção especial as políticas públicas relativas aos idosos e as mulheres.

Exemplo desta dedicação é que ela resolveu transformar o mês de março em mês da mulher onde pretende beneficiar um expressivo número de mulheres com ações de saúde, lazer, educação e auto-estima. Ela quer que as mulheres sejam valorizadas em todos os setores.

Neste mês muitas ações estão em pauta. Reconstituição mamária, exames preventivos, alfabetização, ingresso da mulher no mercado de trabalho, dentre tantos benefícios. O GDF está levando o sistema de saúde para perto de quem necessita.

A primeira-dama não ficou apenas na assistência social. Ela participa ativamente de todas as ações executadas pelo governo e cobra resultado. Dra. Ilza está se revelando uma grande gestora de políticas públicas ao colocar em prática todas as idéias e planos do governador Agnelo para deixar a saúde pública mais eficiente. 

 

Medicamentos tarja rosa e tarja azul

Durante muito tempo todos os estudos realizados na área cardiológica tinham por base o sexo masculino. E quando a mulher tinha problemas de coração recebia o mesmo tratamento que o homem. Só em 1990 foi criado, nos Estados Unidos, departamento para pesquisar a saúde da mulher. Constatou-se que as doenças se apresentam de forma diferente no sexo feminino assim como determinados medicamentos tinham resposta diferente por causa dos hormônios.

Um exemplo é a aspirina, que nos homens pode colaborar na redução de infarto já na mulher ela é eficaz nos derrames. Isto foi o que comprovou estudo realizado em 2005 pelo Departamento de Saúde da Mulher, nos EUA. Um outro estudo mostra que mulheres com diabetes enfrentam um risco cardiovascular maior que os homens. E a grande imprensa nacional e internacional mostra que ambos os sexos estão tendo infarto do miocárdio.

Mesmo sem uma explicação mais comprovada, sabe-se que a mulher tem que cuidar do coração tanto quanto o homem. Quem sabe num futuro próximo os laboratórios vão selecionar determinados medicamentos com tarja rosa e tarja azul.

 

Brasília sem pedofilia

A pedofilia é um crime que está por toda parte e afeta todas as classes sociais. Não respeita nem os laços familiares e nem de amizade. O abuso contra crianças e adolescentes é grande e vem, infelizmente de pessoas que deveriam respeitar e proteger.

A melhor forma de enfrentar e diminuir o problema é a informação uma vez que a maioria das mães vão trabalhar e deixam seus filhos uma boa parte do dia sozinhos. É neste momento que o pedófilo se aproxima. Em função disso em maio do ano passado teve início o projeto “Brasília sem Pedofilia”, que vai as escolas alertar sobre o problema. Entre alunos, professores e pais, cerca de 40 mil já assistiram as palestras. A Polícia Civil também realizou várias blitzem em diversos lugares.

Os pais devem ficar atentos a qualquer alteração na rotina do filho. É importante saber com quem andam e o que fazem depois da escola. Conhecer os colegas e amigos e dialogar sobre o assunto. Se o filho tiver insônia, falta de apetite, hematomas, aversão a contato físico, baixo rendimento escolar , ficar irritado por qualquer coisa e receber presentes fora das datas importantes, é sinal de abuso.

Em caso de suspeita procure o Conselho Tutelar mais próximo ou Disque 100 ou para a Polícia Civil no 197. A escola ou associação que quiser pode solicitar a palestra pelo 2104-1904. Vamos dar um basta a tanto desrespeito.  

 
<< Início < Anterior 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 Próximo > Fim >>

Página 233 de 252
RocketTheme Joomla Templates