Coluna da Bernadete Alves - dia 13/12/2011

Brasília vestida de Luz

Foi com muita alegria que apreciei ontem à noite as luzes multicoloridas da decoração de Natal dos prédios da Esplanada. As copas das árvores iluminadas com refletores verdes. Até os troncos tem micro lâmpadas coloridas. Os prédios dos ministérios ganharam iluminação vermelha. É o clima de Natal tomando conta da Capital da Esperança. E a iluminação com seus efeitos especiais ilumina também o nosso coração.

 

Na quinta-feira às 19h30 será feita a inauguração oficial de toda a decoração, com cerimônia na fonte luminosa da Torre de TV, com apresentação do Coral Lírico de Brasília e dos Canarinhos do Distrito Federal. A Torre ganha iluminação que vai surpreender assim como a Torre Digital. Todas as cidades satélites vão ter uma belíssima Árvore de Natal

Este clima natalino proporciona momento de paz e esperança. É a Brasília que renasce para ficar melhor. Entre neste clima e deixe aflorar a luz que existe dentro de você. Pegue esta luz e ilumine quem está perdido pelos caminhos da vida. (Crédito das fotos: Agência Brasil)

 

Mulheres debatem suas Políticas no Centro de Convenções

A presidenta Dilma Rousseff garantiu no discurso de abertura da 3ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres que a SPM será fortalecida. “Nós vamos avançar com esta secretaria que defende o direito da mulher, que defende a igualdade de gênero. Essa secretaria é fundamental como é fundamental o movimento de vocês”, disse a presidenta às participantes do encontro no Centro de Convenções.

Além das ministras também prestigiaram o evento os ministros: José Eduardo, da Justiça; Gilberto Carvalho, da Casa Civil; Alexandre Padilha, da Saúde e Afonso Florense do Desenvolvimento Agrário.

O evento foi apresentado pela atriz Dira Paz, que faz o papel de celeste na novela “Fina Estampa” . “É um privilégio, por meio da Celeste, dar visibilidade à dor de todas as mulheres que sofrem violência doméstica”, disse.

O evento vai até o dia 15, quinta-feira. Ao fim da conferência a SPM vai definir as prioridades dentro do 2º Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, elaborado em 2007. 

 

Na foto: a presidenta Dilma com as ministras Gleisi Hoffman e Iriny Lopes. 

 

Agricultores familiares recebem sementes e adubos

A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural e a Emater-DF estão entregando sementes e adubos para 700 famílias das áreas rurais. A primeira comunidade beneficiada foi a Cidade Estrutural. Hoje é a vez de São Sebastião, Recanto das Emas, Planaltina, Sobradinho, Brazlândia, Gama e Ceilândia. Amanhã, dia 14, os técnicos vão estar em Planaltina de Goiás e dia 15 na Cidade Ocidental, Tabatinga, Paranoá e Taquara.

Para receber o benefício os agricultores devem estar organizados em associações e cooperativas. Os produtores rurais familiares contam com um segmento de comercialização de seus produtos, o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome. É um programa do governo federal em parceria com a Emater-DF e consiste na compra direta de alimentos de produtores familiares para favorecer entidades filantrópicas.

É o governo garantindo a produção de alimentos com qualidade, beneficiando quem está em situação de insegurança alimentar e a inclusão social no campo. O responsável por tudo isso é o Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Lúcio Taveira Valadão (foto) é engenheiro agrônomo, mestre em Irrigação e Drenagem pela UNESP, pesquisador da Emater e por isso tem condições de realizar uma gestão harmoniosa, fortalecendo a agricultura familiar e estimulando a geração de renda no campo. É muito bom ver o Secretário Taveira qualificando os agricultores familiares do DF.

 

Viagem aérea: a cilada!

Com a chegada das férias muita gente aproveita para viajar. Um dos meios de transporte mais usado é o avião. Embora rápida e segura, a viagem aérea trás alguns incômodos rotineiros. São tão comuns que o humorista Bruno Mazzeo, filho do renomado Chico Anysio, resolveu retratar em seu programa “Cilada”. Confira:

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 12/12/2011

Autonomia e Igualdade para as Mulheres

Com a presença da presidenta Dilma será aberta hoje às 18 horas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a 3ª Conferência Nacional de Políticas para as mulheres. Cerca de 3 mil mulheres brasileiras vão discutir até o dia 15 os desafios de um país com igualdade entre mulheres e homens.

A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes vai coordenar todos os trabalhos ao lado de ministras, senadoras, deputadas federais e gestoras públicas. E no dia 14 recebe a diretora Executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet, ex-presidenta do Chile que fará conferência às 17 horas.

De hoje até sexta vão estar na pauta de discussão: a participação política da mulher, as políticas públicas e as diferenças de geração; o enfrentamento do racismo , lesbofobia, desigualdades e a autonomia das mulheres; desigualdades geracionais; igualdade no mercado de trabalho; autonomia econômica e social e o desenvolvimento sustentável no meio rural e na cidade dentre tantos assuntos de suma importância.

 

GDF convoca comunidade para pensar Brasília

Foi isso que aconteceu na etapa final da Conferência das Cidades que começou dia 9 e terminou ontem. O Governo quer a participação da sociedade para formular as políticas públicas que gerem crescimento de forma sustentável e proporcionem qualidade de vida. O governador Agnelo quer um Distrito Federal com menos desigualdades e mais oportunidades de trabalho.

A Conferência foi organizada pela Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano. O Secretário Gerado Magela coordenou 32 encontros com cerca de 11 mil pessoas. Todas as propostas e sugestões sobre política habitacional, ocupação do solo, acessibilidade, planejamento urbano, plano de preservação e definir os limites das administrações regionais serão votadas pelos delegados. 

O secretário Magela quer que a população propõe melhorias, exija e cobre o que a cidade, que é do povo, precisa para ser exemplo de administração pública no país. A partir de fevereiro a Sedhab vai até as administrações regionais apresentar o balanço final das propostas e sugestões.

Esta conferência representa uma conquista popular. O GDF está dando a oportunidade para os moradores dizerem o que querem em suas cidades. É a voz do povo tendo eco. 

 

As 4 décadas da Sonda Engenharia

O empresário João Mathias conta para Bernadete Alves, no programa Brasília na TV, como é manter por 40 anos uma empresa de fundações, com a mesma qualidade e responsabilidade. E como ele valoriza o trabalho aproveitou a festa para homenagear os primeiros engenheiros da sua empresa: Luciano Pimenta Gnone, Brasil Fleury Pinho, Mauro Lins Faustino, Paulo Sérgio Abreu e Lúcia Helena Gnone, a primeira mulher a se formar em engenharia na UnB.

 

 

 

Nível de Excelência na Internet ganha prêmio

A ClicLab fundada em 2002 por Máximo Migliani e pelo dinamarquês Jean Schriver ganhou o prêmio “Interactive Media Awards” um dos mais respeitados na internet pela elaboração do site do Taguatinga Shopping (foto)

Para receber o prêmio a agência tem que cumprir normas, ter inovação técnica, conteúdo, usabilidade, designer e desenvolvimento. Além do site do Taguatinga Shopping também vão receber o prêmio: Nestlé, Samsung, Universidade de Harvard, Toyota entre outras importantes empresas e instituições.

Esta premiação está colocando a ClicLab no topo e também o Taguatinga Shopping pela repercussão internacional. Parabéns Máximo e Jean e também a PaulOOctávio e JC Gontijo Construtora proprietários do empreendimento que por sinal é muito bem comandado por Elisa Ferreira. Prova disso é a ocupação de 100% das lojas. 

 

Trelerê do Ronald

Para festejar 20 anos de atividade cultural em Brasília só com uma festa ao estilo do produtor. E é isto que vai acontecer sábado, dia 17 às 22 horas no Ilha do Parque, estacionamento 10 com a Banda Tribos, DJs Lúcio Bala, Dahram e Groover. Muitos ritmos marcantes ao estilo de cada casa que Ronald comandou.

Ronald de Carvalho é um produtor imbatível. Sua marca está na Zoona Z, Underground, Frei Caneca Draft, Lakes Steak Bar, Show Bar, Macadânia, Bench e Pixy. A confraternização de todos os amigos, colaboradores e fãs do trabalho de Ronald promete ser inesquecível,

Os ingressos ao preço de 40 reais podem ser adquiridos na Free Corner da 304 Sul e Conjunto Nacional ou pelo telefone 3532-4575.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 10/12/2011

Brasília na TV

Convido você para assistir o programa Brasília na TV, domingo, às 12h30 na TV Brasília/Rede TV e conhecer o perfil empreendedor do engenheiro João Mathias de Souza Filho, no comando da Sonda Engenharia que foi fundada em 1971 e que é referência no Brasil em Estacas e Hélices Contínuas Monitoradas. 

João Mathias também como foi o seu trabalho como Ministro Substituto do Tribunal Superior do Trabalho.

O programa vai mostrar, também, a requintada festa no Iate Clube e o talentoso pianista mineiro Carlos Alberto de Deus e muitas outras personalidades. Imperdível.

Na foto ao lado: João Mathias com o Professor Luciano Décourt, doutor em Engenharia Geotécnica e autoridade nacional nesta área.

 

Biblioteca Nacional de Brasília comemora 3 anos

O Secretário de Cultura Hamilton Pereira preparou uma semana de festa para comemorar os três anos da Biblioteca Nacional. De segunda até sexta 16 de dezembro, várias atividades culturais e educativas serão apresentadas ao público. De coral a lançamento de livros digitais produzidos por alunos das escolas públicas do Distrito Federal. Zeca Baleiro, Manassés, Georgia e Chico Simões farão shows das 12 às 19 horas. 

A abertura oficial será na segunda-feira às 17 horas pelo secretário Hamilton e seus ilustres convidados. Mas antes disso às 9 horas da manhã os usuários e visitantes serão recebidos pelo Coro Sinfônico do Sindicato dos Professores do Distrito Federal.

A programação é um presente do GDF à população. Usufrua e curta todo este acervo cultural e educativo.

 

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”

Esta garantia está na Declaração Universal dos Direitos Humanos que comemora hoje 61 anos de conquistas em prol da cidadania, dignidade, democracia e paz. Os 30 artigos trazem medidas a serem desenvolvidas de forma permanente para a efetivação dos direitos como um ideal comum que todos os povos têm que usufruir. 

Todos nós somos responsáveis em promover estes direitos e exigir que as autoridades não apenas proclamem mas avancem na promoção da conquista de todos os direitos e de liberdades básicas.

E hoje foi entregue em Oslo na Noruega o Prêmio Nobel da Paz 2011 para três personalidades internacionais que representam a força feminina na luta pela garantia dos direitos humanos e pela construção da paz. Elas são exemplos de perseverança e coragem para as mulheres vítimas de agressões.

A presidente da Libéria Ellen Johnson Sirleaf, que foi reeleita para mais um mandato; a liberiana Leymah Gbowee, responsável pela reconciliação nacional da Libéria e a iemenita Tawakkol Karman que é jornalista se destacaram na resolução dos conflitos. Elas receberam uma medalha de ouro, certificado e vão dividir 10 milhões de coroas suecas, o equivalente a um milhão de euros. Esta escolha é a prova de que as mulheres podem estar na liderança e na direção de suas casas, municípios, estados e até países.

Na foto: Tawakkol Karman, Leymah Gbowee e Ellen Johnson, presidente da Libéria. 

 

Mulher é preferida em cargos de liderança

A participação feminina em cargos de diretoria e gerencia aumentou segundo pesquisa divulgada pela Michel Page. E mais: as mulheres estão também liderando na área financeira.

A pesquisa mostra a realidade atual. Em todos os setores o trabalho feminino está sendo mais aproveitado. Na área de relacionamento a mulher é a preferida devido a sua sensibilidade e perfeccionismo. E também nos setores onde há maior necessidade de diálogo e conciliação. Isto porque além da competência e dedicação a mulher é organizada e tem habilidade para “colocar ordem na casa”.

Com o aumento do número de mulheres nos cargos de chefia e, como em geral as mulheres são mais exigentes e responsáveis em proporcionar resultado com qualidade , algumas estão ficando mais duronas do que gostariam. Pelo acúmulo de responsabilidade e pela baixa remuneração.

Mesmo com tantas transformações infelizmente tem quem ache a mulher frágil, insegura e muito emotiva. E mesmo em cargo de destaque a mulher ainda ganha menos que o homem que exerce a mesma função. A sociedade precisa dar mais valor ao mérito e não ao sexo.  

 

UFC 140 

A noite de hoje será especial para os amantes de MMA espalhados pelo mundo. Direto do Canadá, o UFC 140 é daqueles que entrará pra história. Na luta principal da noite haverá o esperado confronto entre o jovem campeão da categoria meio-pesado, Jon Jones, e o brasileiro ex-campeão, Lyoto Machida. A experiência e a juventude entrarão em cena nessa luta. Machida perdeu o cinturão para o também brasileiro Maurício “Shogun” Rua. Após a derrota, Lyoto mudou sua rotina de treinos e fortaleceu sua equipe de trabalho. Essa mudança logo deu resultado e o ex-campeão nocauteou a lenda Randy Couture. A vitória lhe deu a condição de desafiante ao título. Confiante, Machida se diz preparado para conquistar mais uma vez o cinturão do maior evento mundial de MMA (sigla em inglês para artes marciais mistas).

 O evento conta com um card de primeira linha. Os ex-campeões da categoria peso-pesado Antônio Rodrigo Nogueira, o Minotauro, e Frank Mir farão a esperada revanche. No primeiro encontro entre os dois lutadores o estadunidense levou a melhor e nocauteou o brasileiro. A outra grande luta desse UFC 140 será entre o irmão de Minotauro, Antônio Rogério Nogueira, o Minotouro, e o estadunidense ex-campeão mundial e lenda do UFC Tito Ortiz.

Desejo sorte aos brasileiros, que completada com muita força de vontade e inteligência renderá bons frutos nessa noite. Torço e acredito na conquista do cinturão por parte do Lyoto Machida. Força, Brasil! (Por Gilbert Di Angellis) 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 09/12/2011

Carlos Malta no Espaço Cultural do Choro

O saxofonista, flautista e compositor carioca deu um show ontem à noite no Clube do choro. A platéia vibrou com Rainha do Mar, Cachimbo da Paz, Sou Sim e Tudo Azul. Malta também interpretou compositores paulistanos. Fez releituras de Pixinguinha e Dorival Caymmi.

Carlos estava acompanhado de Henrique Neto no violão Sete Cordas, Márcio Marinho no Cavaquinho, Hamilton Pinheiro no Baixo e Rafael dos Santos na Bateria. Malta mostrou os sucessos que apresentou na China em setembro e em outubro na turnê em várias cidades americanas. Ele está arrasando na carreira solo.

Quem quiser conferir o talento de Carlos Malta é só ir hoje no Espaço Cultural do Choro, ao lado do Centro de Convenções, às 21 horas. O Local é bonito, confortável que é um monumento símbolo da música brasileira.

 

Transporte Pirata

O DFTrans tem intensificado a vigilância em várias regiões administrativas para coibir o transporte pirata. Até agora 380 veículos já foram flagrados nesta atividade. Só nesta semana de dezembro 27 motoristas foram autuados. Uma das áreas de maior incidência é o Plano Piloto.

Até parece que quem anda irregular não teme as conseqüências. E tem até motorista abusado que chega a ameaçar os policiais. O condutor flagrado é encaminhado à Delegacia de Repressão a Pequenas Infrações. O veículo é apreendido e levado ao depósito do Detran. A multa varia de 2 mil a 5 mil reais.

Este trabalho do DFTrans é muito importante e tem o apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito e do Detran. Eles, com eficiência, estão combatendo o transporte irregular que coloca em risco a vida das pessoas.

 

Todos contra a corrupção

Por ocasião do Dia Mundial contra a Corrupção foi bom ouvir o Ministro Luis Inácio Adams da Advocacia-Geral da União informar que já recuperou R$ 600 milhões dos recursos públicos desviados. Mas o ministro quer mais. A meta até 2016 é recuperar pelo menos 25% do total desviado. A AGU já ingressou com 2.343 ações só neste ano para recuperar cerca de 2 bilhões que foram desviados em esquema de corrupção. Este trabalho criterioso e responsável da AGU vai fazer com que políticas públicas sejam efetivas e eficientes. 

 

Na foto: Os ministros Luis Inácio Adams, Jorge Hage e a ministra Gleisi Hoffmann da Casa Civil.   

No Brasil, a prevenção e o combate à corrupção estão a cargo da Controladoria-Geral da União. O ministro Jorge Hage informou que nos últimos anos 3.500 agentes públicos já foram excluídos devido a envolvimento em ilícitos ligados à corrupção e destes, mais de 300 ocupavam altos cargos. Que todas as sanções cabíveis na esfera administrativa estão sendo feitas. Hage disse que “a falta de melhores leis penais facilita a propagação da corrupção no país”.

Para o procurador-geral da República, Roberto Gurgel “é difícil imaginar crime mais grave que a corrupção” e que se houver aumento na fiscalização, garantia de autonomia aos órgãos fiscalizadores e o Ministério Público com poder investigatório a corrupção vai diminuir.

A partir deste encontro todo o dinheiro passado para as ONGs, prefeituras e convênios terão transparências automáticas. Isto tudo é devido a postura firme e decidida da presidenta Dilma. A população brasileira vai poder acompanhar tudo no Portal da Transparência.

 

Benício Tavares fica inelegível por 8 anos

O Diário Oficial de hoje, 09 de dezembro de 2011, põe fim à carreira política de Benício Tavares. A página 34 traz a decisão do Tribunal Superior Eleitoral. Benício foi condenado por abuso econômico e captação ilícita na Campanha de 2010. Além da perda do mandato parlamentar ele ainda fica inelegível por 8 anos.

Benício nasceu no Rio de Janeiro e veio para Brasília no inicio da fundação da capital. Sua vida política começou quando foi chefe de gabinete do então senador Maurício Correia na década de 80. Em 1986 concorreu à Deputado Federal. Em 1990 conquista uma das 24 cadeiras da Câmara Legislativa. Em 1993/94 presidiu a Câmara e a segunda gestão foi em 2003/04. Vítima de acidente de trânsito ficou paraplégico e em função lutou pela dignidade da pessoa portadora de deficiência. Está no quinto mandato consecutivo.

Com a decisão definitiva do TSE quem assume o mandato é Robério Negreiros do PMDB/DF (foto). Robério estudou o 2º grau no Sigma e fez Direito no UniCeub. Um jovem trabalhador e bem relacionado.

 

Dia Internacional contra a Corrupção

Em uma cerimônia muito prestigiada o governador Agnelo lança um Novo Portal de Transparência e Ouvidoria de Combate à Corrupção. Toda a população vai poder denunciar atos ilícitos que tenha conhecimento por meio da Ouvidoria ou pelo telefone 156 . As ligações podem ser feitas por qualquer telefone e não terão custo. A ouvidoria vai atender de segunda à sexta das 7 às 19 horas Ou a pessoa pode ir até o 14º andar do anexo do Buriti das 9 às 12 e das 14 às 18 horas e fazer a sua denúncia. A identidade da fonte será preservada.

Legenda da foto: governador Agnelo e o vice governador Tadeu Filippelli com a Ouvidora-Geral Vera Lúcia e o Secretário de Transparência Carlos Higino. Foto de Roberto Barroso.

A partir de agora o GDF passa a ter 99 ouvidorias especializadas para receber denúncias de envolvimento em licitações e contratos. Depois de feita a denúncia será investigada pela Secretaria de Transparência e Controle e se for consistente, com autoria e prova da materialidade será encaminhada imediatamente para a Polícia Civil. 

 A Ouvidoria de Combate à Corrupção está a cargo de Vera Lúcia Coelho e de uma equipe que quer ver os abusos com o dinheiro público cada vez mais inibidos. Um governo transparente e eficaz é o que todos nós queremos.

 

Nelson Breve no comando da EBC

O profissionalismo e a seriedade à serviço da Empresa Brasil de Comunicação. Foi isso que aconteceu hoje quando a ministra Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República deu posse ao jornalista Nelson Breve para presidir a EBC pelo período de 4 anos. O jornalista Eduardo Castro é o Diretor-Geral. A posse foi prestigiada por representantes de diversos meios de comunicação. 

A ministra Helena que já fez parte das transformações da EBC disse que é um momento importante de consolidação da democracia no Brasil. Breve quer que a EBC adquira independência financeira. Levar o melhor conteúdo, com o melhor sinal ao maior público é o que quer o novo presidente.

A Empresa Brasil de Comunicação está em 22 estados e no DF e faz parte de uma rede de mais de 700 emissoras e é retransmitida em 69 países. É uma instituição do Estado à serviço da sociedade. E também pode ser um mercado para a produção independente, um espaço para a cidadania. É a liberdade de expressão sendo colocada em prática. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 08/12/2011

Feliz Aniversário, Beauty!

O empresário, maquiador, hair stylist, ator e modelo Carlinhos Beauty festeja hoje mais um aniversário da sua rica trajetória de vida. Beauty merece todos os abraços no dia de hoje, pois ele é o exemplo de que quando a gente quer a gente faz. É um vitorioso pela qualidade do seu trabalho. Além do mais é amigo, solidário e muito respeitador. Um dos maiores profissionais da beleza em Brasília que tem respeitabilidade em todo o Brasil.

Obrigada, Beauty, por sua amizade e companheirismo. É um prazer tê-lo como parceiro no meu programa Brasília na TV por tantos anos.

Carlinhos, que a sua sabedoria e sensibilidade continuem sempre lhe proporcionando uma vida repleta de amor, paz e realizações. Você prosperou por méritos próprios, portanto comemore seu êxito e não esqueça: quem se apaixona por si mesmo não tem rivais.

 

Casal de Êxito

Ana Paula e Paulo Eduardo Ávilla e Silva representam a força do trabalho construtivo, dinamismo, energia e  dedicação. Os dois cumprem seus deveres com esmero e firmam em si os princípios de um caráter elevado. Ela, na Confraria; ele, na presidência do Sindiveste. Ana e Eduardo representam a união do coração e do espírito na busca de um mesmo ideal. Eles construíram uma família muito bonita. (Crédito da foto: Pedro Ladeira)

 

Ana e Eduardo com os filhos: Luca, Eduarda, Alice e Júlia. 

 

Confraternização com a sabedoria

A presidente do Correio Solidário, Nazareth Teixeira da Costa proporcionou uma tarde especial no Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes em Sobradinho. Há 3 anos o Correio Solidário cuida da infra-estrutura da Casa que abriga 60 idosos. Graças a esta ajuda eles tem mais conforto.

Ontem eles passaram uma tarde inesquecível com a presença da primeira-dama Dra. Ilza Queiroz que conversou com cada um, ajudou a servir o lanche e distribuiu presentes ao lado de Nazareth e da equipe do Correio Solidário. Foi o Natal antecipado com muito carinho e alegria.

Este programa de responsabilidade social foi lançado por Nazareth e Álvaro Teixeira da Costa, presidente dos Diários Associados, em 2003. Já atendeu milhares de crianças e idosos no DF e espelha o espírito solidário dos integrantes de um veículo de comunicação que nasceu com Brasília e que tem respeitabilidade em todo o Brasil.

  

Na esquerda: Dra. Ilza Queiroz com Nazareth Teixeira da Costa, foto de Mary Leal.

Na direita: O carinho da primeira-dama com os idosos do Lar Bezerra de Menezes foto Mary Leal.

 

Brasília na TV apóia talentos musicais

Gilbert Di Angellis, apresentador do programa “Brasília na TV”, que vai ao ar todo domingo na TV Brasília/Rede TV às 12h30, conversou com o tecladista Wanderley Dourado sobre sua carreira artística, como foi sair do Espírito Santo e começar na música em Brasília e como foi ver seu filho ingressar na música sertaneja. Wanderley canta os principais sucessos internacionais, MPB e Pop Rock. E tem cantado e encantado nas festas e nas casas de shows em Brasília. Dia 17 ele vai estar na festa de confraternização da Vale Shop a convite do empresário Marconi de Souza, grande apoiador da cultura na Capital Federal. 

 

 

Portabilidade de Conta

Com o objetivo de motivar e ampliar a concorrência o Banco Central libera o funcionário público para escolher a partir de 2012 onde quer receber o seu salário. Basta o cliente comunicar à instituição financeira onde quer receber que o banco, no mesmo dia, terá que transferir sem custo o salário informado previamente.

Esta portabilidade faz parte de um pacote elaborado em 2006 pelo BC. Além da conta-salário as medidas incluem, também, o cadastro dos clientes e operações de créditos. Isto significa que na prática a pessoa pode transferir um empréstimo de um banco para outro que oferecer melhores condições de pagamento.

Esta é uma ótima decisão do Presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. Vai facilitar a vida dos correntistas pois a partir de 2012 a conta-salário, crédito e cadastro terão portabilidade. Isto vai dar mais transparência e poder de convencimento dos bancos em manter os clientes.

 

A bancada do JN é um prêmio

Patrícia Poeta é gaúcha e está na Globo há 11 anos. Em 2000 era a garota do tempo, depois passou a apresentar o SP/TV e aos sábados apresentava o Jornal Hoje. Em julho de 2001 casa com Amauri Soares, diretor da Globo Internacional. Passa a ser correspondente da Globo em Nova York. Fez excelentes reportagens com celebridades, entrevistas muito interessantes mostrando que estava ali por mérito.

A repórter e entrevistadora volta ao Brasil e passa a apresentar o Fantástico. Foi capa de várias revistas e ditou moda e comportamento devido a sua beleza e elegância. E agora assume a bancada do Jornal Nacional, local onde esteve por 27 anos o consagrado Cid Moreira. Estar ali significa o coroamento de uma carreira.

Substituir Fátima Bernardes, a rainha das apresentadoras, não é tarefa fácil mas com simpatia, profissionalismo e simplicidade vai cativar os telespectadores do JN. Boa sorte Patrícia e parabéns pela vitória. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 07/12/2011

Prêmio Jovem Cientista

Aconteceu ontem a entrega do XXV Prêmio Jovem Cientista a estudantes do RJ, SP, Paraíba, MG, Tocantins e DF. O Jovem Cientista é um estímulo para o surgimento de soluções inovadoras e criativas . Foram 2.321 trabalhos para análise o que significa um recorde de inscrições desde que o prêmio foi instituído.

 

A presidenta Dilma recebeu os vencedores do tema “Cidades Sustentáveis”, ao lado da ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante; do presidente da Câmara, Marco Maia; do presidente do CNPq, Glaucius Oliva; do presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto; da vice-presidente do Instituto Gerdau, Beatriz Johannpeter e do presidente da GE na América Latina, Reinaldo Garcia.

Dez pessoas foram premiadas. Na categoria Graduado: 1º lugar recebeu 30 mil, o 2º 20 mil e o 3º 15 mil reais.  Estudantes: 1º lugar recebeu 15 mil, o 2º 12 mil e o 3º 10 mil reais.  Os do Ensino Médio do 1º ao 3º lugares receberam um computador e uma impressora multifuncional.

A engenheira Civil, Alejandra Gómez, mestra em Geotécnica pela UnB, onde cursa doutorado, comprovou que restos da construção civil podem ser usados para deixar as estradas mais resistentes e com custo mais barato. O entulho das obras pode substituir a brita. Foram os entulhos do Estádio Nacional de Brasília que despertaram o interesse pela pesquisa e garantiram o 3º lugar.

Mérito Institucional foi para o Colégio Stella Maris (RS) e  para a Universidade Federal de MG. Cada uma recebeu 35 mil reais. E a Menção Honrosa premiou com 20 mil o pesquisador Dr. Lázaro Valentin Zuquette da Universidade de SP.

 

Confraternização do Clube Internacional

A médica Maria Luiza Mathias, ao lado da diretora Marlene da Souza (foto), recebe, em grande estilo hoje às 12h30 no Clube do Exército as integrantes do Clube Internacional e a imprensa para confraternização.

Como é de costume, sempre em dezembro as associadas brasileiras e as estrangeiras se reúnem para celebrar a amizade e a fé. A diretoria do Clube aproveita para agradecer todo o trabalho realizado em prol da cidadania e desejar que 2012 seja maravilhoso para todos.

O Clube do Exército ficará repleto de mulheres bonitas, elegantes e dedicadas à causa social e a promoção dos valores básicos da vida.

 

 

Disque Corrupção

0800-644-9060 é o número para todos os brasilienses denunciarem as irregularidades nos contratos das empresas com o governo. As pessoas podem fazer as denúncias pelo telefone ou ir pessoalmente à Ouvidoria Geral do Governo. Tudo é apurado e divulgado no Portal da Transparência.

O lançamento de mais este canal de ligação entre o GDF e a população será amanhã. Este é o primeiro passo para combater a corrupção com a ajuda do povo que ao denunciar de forma eficiente e responsável está mostrando a repulsa do consciente coletivo.

Todos somos iguais perante a lei e, portanto, merecedores do mesmo tratamento. Todo o cidadão lesado deve denunciar e cobrar uma solução por parte das autoridades constituídas. Só a mudança de atitude vai dar um basta a tudo isso. 

 

 

Bolsa Atleta

Termina no dia 16 deste mês o prazo para as Federações indicarem seus atletas para receber a Bolsa da Secretaria de Esporte em 2012. As inscrições deverão ser feitas na Ala Sul, térreo do Centro de Convenções Ulysses Guimarães das 9 às 12 e das 14 às 18 horas.

O “Bolsa Atleta” foi criado para custear os treinamentos dos atletas e atende em 16 modalidades esportivas. A exigência é que o beneficiado tenha 3 anos de residência no Distrito Federal e mais de 12 anos de idade. Os atletas indicados devem comparecer à Secretaria de Esporte de 2 a 6 de janeiro de 2012 para assinar o Termo de Adesão. Mais informações pelo telefone 3342-1203.

O Secretário Célio René Trindade (foto), ex-atleta de Karatê, onde foi 6 vezes campeão brasileiro e com 4 títulos pan-americanos sabe o quanto essa ajuda é fundamental no inicio da carreira. E também porque o secretário René , como professor da Fundação Educacional desde 1997 e presidente da Federação de Karatê do DF até assumir a pasta, sempre foi um porta voz dos esportistas de Brasília junto ao governo local e federal e agora, com poder de decisão ,está ajudando na construção dos talentos esportivos da cidade.

 

Sociedade Esportiva do Gama

O alviverde, no auge dos seus 36 anos, será comandado por Oldemar Bezerra, que terá como vice-presidentes Antônio Cândido e Miguel Perez. O conselho deliberativo ficou à cargo de Antônio Alves, o “Tonhão”. Paulo Goyaz, que já presidiu o clube responderá pelo conselho fiscal ao lado de Flávio Raupp e Alfredo Braga. O responsável pelas contratações é Floylan Pinto. nova diretoria terá a missão de deixar o Gama preparado para o Campeonato Brasiliense que começa no dia 22 de janeiro de 2012 quando o time enfrenta o Sobradinho.

O Boteco do Zé, no centro da cidade do Gama, foi o palco da criação da Sociedade Esportiva do Gama, fundado em 15 de novembro de 1975 com as cores verde e branco. Viveu no inicio tempos áureos depois amargou derrotas nos anos 80. Em 1990 renasceu nas mãos do presidente Carlos Antônio Macedo, Wagner Marques e Agricio Braga quando conquistou o campeonato brasileiro da Série B em 1998. Em 2008 cai par a 3ª divisão. Em 2010 foi rebaixado para a quarta divisão.

Como é sempre tempo de recomeçar vamos torcer para que o Gama encontre seu caminho de glória. Que 2012 seja diferente e que o guerreiro verdão alegre sua torcida no Bezerrão. Aliás o estádio, com capacidade para 20 mil torcedores é o primeiro do Brasil a atender todas as exigências da Fifa para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. 

O Bezerrão pertence ao Governo do Distrito Federal foi inaugurado em 1977 e reinaugurado em 19 de novembro de 2008 para o amistoso entre as seleções do Brasil e de Portugal.  

 

Quatro rodas contra duas é covardia

Brasília é uma cidade planejada com largas avenidas e isto possibilita muitos motoristas a andar em alta velocidade. Resultado: acidentes e mais acidentes. A maioria poderia ter sido evitado se o motorista tivesse atenção redobrada.

O triste é a gente ver ciclistas correndo risco de vida porque alguns motoristas de ônibus e de caminhões se consideram superiores a que anda de bicicleta e moto. Claro que não podemos esquecer que tem motoqueiro imprudente. Que pensa que as ruas de Brasília são só suas.

A imprudência e o excesso de velocidade dos motoristas são facilmente observados. Há carros que até andam pelo acostamento, motoqueiros que fazem malabarismos entre os carros e há também ciclista que pedala em sentido contrário ao tráfego. A falta de atenção de um motorista de ônibus fez mais uma vítima no último dia 5 em frente o Memorial JK.

O desrespeito ao ciclista parece estar generalizado nas ruas de Brasília. Mesmo em pelotão e com equipamentos de segurança e respeitando as regras de trânsito eles continuam correndo risco. E não é só no Eixo Monumental até na Estrada Península Norte, Lago Norte, Eixão e Rodoviária a gente vê cenas lamentáveis. Todos nós temos o dever de seguir as regras e manter a paz no trânsito. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 06/12/2011

Competência Exemplar

Fátima Bernardes e Willian Bonner me conquistaram pelo profissionalismo, carisma e credibilidade. Um casal 10 no comando do Jornal Nacional. Sou sua fã de carteirinha e também da mãe dedicada dos filhos Vinícius, Laura e Beatriz.

Fátima iniciou na Globo há 24 anos como apresentadora do telejornal RJ/TV. Dali em diante começou a escrever sua história de sucesso. Apresentou o Jornal da Globo, Fantástico, fez reportagens inscríveis , editora chefe do Jornal Hoje quando em março de 1998 vai para a bancada do JN ao lado de Bonner. 

Fátima é uma mulher digna que tem o dom da palavra. E é também muito corajosa pois deixar o Jornal Nacional, que há 42 anos lidera a audiência, para um novo desafio é típico de quem faz seu próprio caminho. Tenho certeza que a partir de 2012 as manhãs da Globo vão ser bem mais especiais. Boa sorte, Fátima. Obrigada por dignificar o telejornalismo brasileiro.

 

A colônia comanda a cidade

Foi com alegria que recebi do jornalista Miguel Monte, Assessor de Comunicação do Gabinete do Prefeito João Mário Cristofori, de Jaguari-RS que o presidente da Câmara de Vereadores, Ézio Jocelito Silva, que é também presidente do PMDB em Jaguari, foi empossado no cargo de Prefeito em Exercício daquele município.

Jaguari é uma terra muito especial, pois foi lá que nasci, na área rural, no quarto distrito, e depois fui para a cidade estudar no Colégio São José. A base de toda a minha educação. Jaguari é a cidade das belezas naturais, terra que valoriza as raízes culturais e históricas, é onde tem o Grito do Nativismo e a querida Rádio Jaguari, que ouvia desde criança, pois era o único meio de informação para os moradores do campo. Um veículo que leva informação e alegria para toda a região e que foi fundada em 15 de abril de 1953 e que se mantém firme e forte na missão de bem informar. É constituída de pessoas de espírito cívico que agem tendo em vista os superiores interesses da coletividade.

Uma dessas pessoas é o prefeito João Mário, que nasceu no terceiro distrito de Jaguari, e o outro é o prefeito em exercício Ézio Jocelito que mora no quarto distrito. Professor atuante, que dirigiu a escola da localidade por muito tempo, agricultor e líder comunitário que exerce a sua responsabilidade social com alegria. São dois homens de caráter firme, colunas mestras da sociedade a que pertencem. Ânimo resoluto próprio dos filhos da área rural. É o campo no comando da cidade.

O município, todos sabemos, é o esteio fundamental do país. Colabora para uma Nação rica e respeitada. Jaguari não é só orgulho do Rio Grande do Sul mas também do Brasil pois tem gente honrada, trabalhadora e solidária. 

Na foto: O prefeito interino Ezio Jocelito com o prefeito João Mário. 

 

Vale Shop, o cartão que dá dignidade ao trabalhador

O empresário Marconi de Souza é pioneiro na distribuição de cartões benefícios. A Vale Shop também está em Goiânia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e a meta é estar em todo o território nacional . Se depender da garra e determinação Marconi vai conseguir pois trabalha desde os 9 anos de idade. Ensinamentos que está passando para o seu filho Marconinho que está estudando no Reino Unido.

 

Zoológico está de luto

A girafa Leo (foto ao lado), que tinha 17 anos, depois de passar 14 anos proporcionando alegria para as crianças foi encontrado morto na manhã de ontem. Leo veio da África do Sul no dia 4 de dezembro de 1997. A primeira companheira foi Bia, que com ele teve dois filhotes e que morreu em 2003. A segunda companheira foi Yaza que chegou em 2004 e é mãe da pequena Ivelise. Dócil, meigo e de fácil trato era uma das atrações principais do Zoo. Uma perda lamentável.

Girafa é a designação dada a mamíferos ruminantes. Na África acreditava-se que resultava da mistura de uma fêmea camelo e de um macho leopardo. O macho chega a 6 metros de altura com uma língua que alcança até 50 cm. Com isso a girafa pode limpar a própria orelha. Para fugir dos predadores pode atingir velocidade de 47 km/h. As girafas dormem 2 horas por dia e em pé. Se estiverem completamente seguras se deitam no chão para descansar. A cria nasce com 2 metros e leva 15 meses para nascer. 

 

Na foto acima: A ex-governadora Ivelise Longh, atual presidente da Codeplan, com Yaza e a girafinha que foi homenageada com o seu nome. 

 

Cirurgia Bariátrica na pauta de hoje

O renomado cirurgião do aparelho digestivo, Dr. Luiz Fernando Córdova, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica fará hoje às 19h30 no auditório do Hospital Brasília, no Lago Sul, uma palestra sobre este método eficaz no tratamento da obesidade mórbida o controle do peso em longo prazo e os outros benefícios advindos da cirurgia.

Dr. Córdova participou, em setembro, em Hamburgo na Alemanha do Congresso Internacional de Cirurgia Bariátrica e trouxe na bagagem novas técnicas para que a pessoa emagreça com saúde e evite a reengorda futura. Em novembro esteve em Gramado-RS participando do XII Congresso da SBCBM , com o tema: como evitar complicações após a operação. A palestra é mais uma contribuição deste profissional que admiro e respeito para a saúde do Distrito Federal.

 

Sempre é hora de combater a Dengue

O ministro da Saúde Alexandre Padilha, fez ontem pela manhã um alerta para o surto de dengue no Distrito Federal, Centro Oeste e mais 48 municípios em todo o Brasil. O ministro disse que o mosquito Aedes Aegypti está se reproduzindo em 1,1% das residências do Distrito Federal, segundo o Levantamento de Índice Rápido de Infestação, feito durante os meses de outubro e novembro deste ano.

Em 2012 o estudo será feito três vezes ao ano. O ministro Padilha está convocando a população para se juntar a esta causa. Hábitos simples como limpar e tampar a caixa d’água, não deixar água parada, limpar o quintal, não deixar pneus velhos e garrafas com água, trocar a água das plantas aquáticas, são procedimentos que ajudam a combater os focos do mosquito transmissor da doença. Colaborar com esta campanha é um ato de cidadania. O GDF está fazendo a sua parte para reduzir os criadouros. Monitorar a dengue é um método utilizado em todo o mundo. Colaborar é obrigação de todos nós.

 

Confraternização do STJ

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Ari Pargendler recebe hoje para jantar de confraternização todos os ministros do STJ, os que já se aposentarem e os desembargadores que foram ministros substitutos para agradecer pelos serviços prestados à Casa. Esta atitude representa a unidade do tribunal.

O ministro Ari também comanda o Conselho da Justiça Federal, que supervisiona a Justiça Federal de primeira e segunda instâncias. Ele é um jurista notável, um magistrado muito experiente que sempre privilegiou a qualidade nos julgamentos.

Antes de ser ministro foi procurador da República, Juiz Federal, Juiz do Trabalho Regional Federal. Ministro do TSE, Corregedor-Geral da Justiça Eleitoral e Diretor da Escola Judiciária Eleitoral. Ari Pargendler nasceu em Hamburgo na Alemanha mas naturalizou-se brasileiro. Tem orgulho de ser gaúcho de Passo Fundo. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 05/12/2011

Anjos do Sigma

É um projeto de ação voluntária que estimula os alunos do ensino médio a ter um olhar cuidadoso sobre o outro. É um puro exercício de cidadania que estimula a solidariedade, o respeito e o amor ao semelhante. Eles proporcionam momentos inesquecíveis para as crianças de creches públicas do DF. A última ação de 2011 aconteceu no Sigma da Asa Sul onde centenas de crianças receberam dos alunos carinho, diversão e brinquedos. Confira na reportagem de Gilbert Di Angellis

 

Nas ondas do Rádio

O comunicador Carlos Campbell, que ancorou o Jornal Nacional, Jornal Hoje, Fantástico, o precursor do DF/TV , o primeiro apresentador do Bom Dia DF e chefe da Sucursal da Globo em Brasília, comanda todas as terças-feiras o programa de rádio “Conversa com o Governador”.

Amanhã, na Rádio Cultura FM (100,9) às 7 h com reapresentação às 9 h, 12 h e 18h30 o governador Agnelo Queiroz vai falar dos investimentos que fará no esporte universitário, as obras no Centro Olímpico da UnB e o que está fazendo para colocar Brasília em destaque no esporte nacional e internacional.

O programa “Conversa com o Governador” significa a transparência nas ações públicas e a prestação de contas de todas as ações executadas. Este programa de rádio foi idealizado pela Secretaria de Comunicação para estreitar o diálogo com a população, e renovar o compromisso em melhorar a saúde, a educação, a segurança e o transporte. A Secretária Samanta Sallum, jornalista das mais respeitadas na cidade, sabe que a trasparência, a ética e o comprometimento com a palavra assumida  garantem uma gestão pública de qualidade. E um novo caminho se faz assim. 

Crédito da foto: Roberto Barroso

 

O mais influente de 2011

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar concluiu o resultado da pesquisa que faz anualmente entre os “100 Cabeças” do Congresso. A consulta dos parlamentares aconteceu de 26 de outubro a 1º de dezembro. O resultado foi equilibrado devido ao peso político entre situação e oposição. Ao todo 128 parlamentares foram votados sob a coordenação-geral de Antonio Augusto de Queiroz. O PT foi o partido com maior número de participação.

O campeão dentre os 100 mais influentes do Congresso Nacional é o Deputado Marco Maia (foto) do PT/RS que está no 3º mandato, com 42 votos; em 2º lugar o Deputado Candido Vaccarezza do PT/SP, 2º mandato, com 37 votos; em 3º lugar o Senador José Sarney do PMDB/AP, no 5º mandato, com 35 votos; em 4º lugar o Deputado Henrique Alves do PMDB/RN, no 11º mandato com 30 votos; em 5º lugar Senador Romero Jucá do PMDB/RR, no 3º mandato com 23 votos; em 6º lugar deputado ACM Neto do DEM/BA, no 3º mandato com 22 votos; em 7º lugar o Senador Renan Calheiros do PMDB/AL, no 3º mandato com 22 votos; em 8º lugar Senador Demóstenes Torres do DEM/GO, no segundo mandato com 21 votos; em 9º lugar o Deputado Duarte Nogueira do PSDB/SP, no 2º mandato com 20 votos e em 10º lugar o Deputado Paulo Teixeira do PT/SP, no 2º mandato com 20 votos.

O Diap foi idealizado pelo advogado trabalhista Ulisses Riedel de Resende e fundado em dezembro de 1983. Congrega centrais, confederações, sindicatos e associações em todo o país. O objetivo principal é atuar junto aos Poderes da República para transformar em normas legais as reivindicações da classe trabalhadora. 

 

Brasiliense se destaca na University of ST ANDREWS

 

Marconi de Souza Filho está cursando Economia e Filosofia na Universidade mais antiga da Escócia, a mesma em que o príncipe William e a princesa Kate Middleton estudaram. Há dois anos morando e estudando no Reino Unido, Marconinho se tornou um líder estudantil e foi convidado para ser membro do Clube de Vela da Universidade. Ele é filho de Lucila e do empresário Marconi de Souza, presidente da Vale Shop.

 

Os 40 Anos da Sonda Engenharia

O empresário João Mathias de Souza Filho comemorou em grande estilo os 40 anos da sua empresa no Iate Clube. A Sonda é referência nacional em sondagem, contenções e fundações das principais obras do DF. Dentre tantos serviços de excelência destaque para o Edifício Sede da ECT, o Colégio Militar de Brasília e toda a quadra residencial da 206 norte.

Dr. João Mathias presenteou os colegas engenheiros e os estudantes universitários com uma palestra do renomado Dr. Luciano Décourt sobre fundações e contenções em solos lateríticos. Depois homenageou os primeiros colaboradores da empresa e os convidados com o pianista mineiro Carlos Alberto de Deus. Tudo perfeito ao estilo de quem foi ministro do TST.

 

João Mathias com a esposa Sonia Fonseca, as filhas Renata Stankovits Mathias Alejandro e Jaqueline Stankovits Mathias e os netos Lucas, Cauê e Rafaela.

 

Na esquerda: O presidente da Sonda Engenharia com o palestrante Luciano Décourt.

Na direita: Dario Clementino, Fernanda e Júlio Cesar Peres, presidente do Sinduscon.

 

Na esquerda: O desembargador André Damasceno com João Mathias.

Na direita: Márcio Machado, Juvenal Batista presidente da Novacap e João Pimenta presidente do Clube de Engenharia. 

 

Na esquerda: Os engenheiros Frederico Carneiro, Edson Ribeiro, João Mathias, Paulo Abreu e Mauro Lins.

Na direita: João Mathias, Sônia Fonseca, os diretores do Santander Almerindo e Wagner e o engenheiro Vargas Jr.

 

Exercícios Físicos aumentam a inteligência 

Com o ano letivo chegando ao fim é bom as mães começarem a planejar diversões para os filhos. Normalmente os adolescentes preferem o computador e as crianças os games. E isto se for o tempo todo causa isolamento e sedentarismo. E uma coisa preocupante é o alto índice da obesidade infantil assim como os problemas de colesterol e de triglicérides.

O ideal é a gente desenvolver nos filhos o prazer pelas atividades ao ar livre desde cedo. Correr, andar, pular corda, nadar, jogar bola, andar de bicicleta e de patins. As opções são inúmeras e cada um pode escolher a que mais se identifica. E como Brasília tem muitos parques e também vários lugares para a prática de exercícios físicos a mente e o corpo ficarão mais saudáveis sem gastar nada.

Além de todos estes benefícios uma pesquisa feita em uma Universidade de Ilinóis  nos Estados Unidos comprova que as crianças que praticam exercícios físicos desde cedo apresentam o hipocampo, aquela parte do cérebro responsável pela memória e pelo aprendizado, 12% maior em comparação com aquelas sedentárias. Agora temos mais um motivo para não abrir mão da atividade física. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 03/12/2011

Brasília na TV

Convido você para assistir o programa Brasília na TV amanhã, domingo às 12h30 na TV Brasília/Rede TV e conferir a solidariedade dos alunos do 2º grau do Sigma na reportagem de Gilbert Di Angellis.

 

Os Anjos do Sigma e professores recebem crianças de creches do DF na unidade da 912 sul para uma manhã cheia de atrações, contam o que é ser cidadão e como escolheram os presentes para as crianças. Depois você vai saber as vantagens de ter um cartão Vale Shop.

 

Reforço no Combate ao Fogo

Mesmo em período de chuva em todo o DF ninguém esquece as queimadas que destruíram o nosso cerrado, florestas, reservas e até os espaços públicos como o Jardim Botânico e a Água Mineral. O fogo colocou em risco a vida dos animais silvestres e comprometeu a qualidade de vida das pessoas que respiravam tanta fumaça.

 

Todos os anos na época de seca o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil trabalham incessantemente para combater os inúmeros focos de incêndio, que muitas vezes é criminoso. Para resolver de vez todas estas tragédias só com muita tecnologia.

E foi isso que aconteceu quando o governador entregou dois aviões Air Tractor, fabricados nos EUA, ao preço de US$ 1,9 milhão cada, para o Corpo de Bombeiros. Este é o reforço que a Corporação precisava. As ações de prevenção e de combate podem agora ser melhor executadas.

Este é o primeiro avião do Brasil e o modelo é usado nos EUA, Nova Zelândia, Israel, Chile, Argentina, Espanha e Austrália. A aeronave tem capacidade de carregar 3 mil litros de água por viagem e substitui o trabalho de 600 homens e leva só 3 minutos para ser reabastecido.

Vai funcionar de forma decisiva no combate ao fogo pois 4 pilotos do Corpo de Bombeiros foram treinados nos Estados Unidos para operar a super máquina. O comandante do CB, coronel Márcio de Souza Matos disse que agora os incêndios terão tolerância zero.

 

O cantor italiano Luciano Bruno canta e encanta

A grande atração da noite solidária do Correio Braziliense foi o talentoso cantor e pianista Luciano. Com uma voz inconfundível relembrou sucessos como champagne, Il Mondo, Lo Che Amo Solo Te, Balliamo e tantas músicas dançantes e envolventes. Ele conta sobre a carreira, os filhos e o DVD Uma notte in paradiso. Confira.

 

 

Carregar tudo nas costa

Além dos estudantes que carregam literalmente o conhecimento na mochila, as mulheres com tantas obrigações pessoais, profissionais e familiares sentem nas costas o peso de todas as atividades do cotidiano.

Mas não é só os afazeres que causam dor nas costas. Os especialistas em ortopedia e traumatologia alertam para o uso continuo do salto alto, a má-postura, o sedentarismo e o estresse como colaboradores deste desconforto.

Quando a gente chega em casa, cansada, senta ou até deita no sofá para relaxar e assistir TV e só depois de um tempo percebe que em vez de descansar está com dor lombar. É a má-postura que causa este desconforto. Então é preciso cuidar da postura até mesmo diante do computador.

A dor é um alerta que o corpo dá de que alguma coisa não vai bem. É preciso investigar a dor e não apenas tratá-la.

 

Hora da verdade

Domingo será um dia especial para os amantes de futebol: chegou a última rodada do Brasileirão. A 38ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol terá todos os jogos realizados às 17 horas. Todos os clássicos possíveis na Série A aconteceram domingo. Destaque para os clássicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. No Pacaembu (SP), o Corinthians depende só de suas forças para se tornar campeão. Precisa apenas de um empate contra o arquirrival Palmeiras. Já o Vasco enfrenta, no Estádio Engenhão, o Flamengo.

O primeiro briga pelo título e precisa de uma vitória somada ao tropeço corinthiano. Já o time rubro-negro com um empate se classifica para a Libertadores. Em Minas, Atlético Mineiro terá a chance rebaixar o Cruzeiro, que briga pra se manter na 1ª divisão. Já no Rio Grande haverá Grenal. O Inter quer uma vaga no G-5; o Grêmio quer atrapalhar os planos do colorado. No Paraná teremos um dos jogos mais tensos do campeonato.

O Atlético Paranaense, que está na zona de rebaixamento, enfrenta o Coritiba. O time rubro-negro precisa de uma vitória e do tropeço de dois times: Ceará e Cruzeiro. Por fim, o Ceará também necessita vencer e ver o Cruzeiro não “sair com os 3 pontos”. Fato é que será uma rodada de muitas emoções, felicidades e sofrimentos. O Campeonato Brasileiro mais equilibrado da história vai chegando ao fim. Boa sorte aos torcedores dos 19 times brasileiros (é claro que não vou desejar sorte ao Inter). Por Gilbert Di Angellis 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 02/12/2011

Tratamento Terapêutico para problemas de saúde

A acupuntura é um milenar tratamento terapêutico da medicina chinesa tradicional que visa à terapia e a cura através de aplicações de agulhas e de moxas. Esta ciência surgiu na China na Idade da Pedra. Apesar da sua antiguidade continua evoluindo.

Ela é tão eficaz que em 1992 foi reconhecida pelo Conselho de Medicina e em 1998 a Associação Brasileira criou a especialidade. A acupuntura é indicada para tratar várias disfunções do organismo. Trata das dores e mal estar, regula hormônios, diminui a tensão pré-menstrual e cuida da origem e causa das doenças.

Aqui no Distrito Federal é muito utilizada  para reumatismo, artrite, depressão, ansiedade, apneia do sono, memória e enxaqueca. Para realizar o tratamento devemos procurar um médico, que seja também especialista em acupuntura pelo no mínimo 2 anos porque para cada problema existe um ponto específico. Os principais são 360 que tratam várias disfunções do organismo. Os resultados devem aparecer entre 5 e 10 sessões. Se não aparecer é porque a pessoa que está aplicando não domina a técnica.

Cuidar da saúde é essencial assim como o cuidado em escolher um profissional adequado para cada patologia.

 

Lei Orçamentária e projetos do Executivo

A Comissão de Economia, Orçamento e Finanças da Câmara Legislativa aprovou, por unanimidade pareceres parciais da Lei Orçamentária de 2012 que prevê recursos de 18,3 bilhões e também os valores do IPTU e IPVA para o próximo ano. Agora só falta a aprovação do plenário.

A saúde vai receber 3,6 bilhões e o transporte 830 milhões. Estas são algumas das previsões de recursos para 2012. A prioridade do GDF é com as políticas públicas. A partir de 2012 o governador pode cumprir as promessas de campanha. O ano de 2011 foi difícil em função do desvio dos recursos ocorridos com a caixa de pandora prejudicando a saúde, a segurança e o transporte que ficaram na UTI.

O reajuste do IPTU e do IPVA não pode ultrapassar a alíquota de 7,3% sobre o valor venal do imóvel ou veículo. Quem pagar antecipado ganha 5% de desconto. Até o dia 15 a Câmara Legislativa deve apreciar cerca de 25 proposições dentre elas o Plano Plurianual.

A aprovação dos projetos do executivo, por unanimidade na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças mostra a estabilidade política do Distrito Federal. 

 

Queijo protege contra as cáries

Queijo é um alimento feito de leite de vaca, cabra, ovelha e búfala. Existem milhares de queijos fabricados no mundo. Só na França há mais de 400 tipos. Os benefícios nutricionais dos queijos depende do leite e da tecnologia utilizados. A maioria destaca-se pelo teor de proteínas, minerais, cálcio, zinco, potássio, lipídios e vitaminas. Inclusive a Organização Mundial de Saúde reconhece o papel protetor dos queijos na prevenção da cárie devido ao teor de cálcio e fósforo.

 

Para conservar este alimento gostoso é preciso verificar as condições do refrigerador porque geladeira em más condições higiênicas ou mesmo o contato com outros alimentos pode transferir micro-organismos contaminando o queijo. A corrente de ar frio pode propiciar o ranço do queijo.

Os queijos fatiados devem ser consumidos em até 2 dias. O ideal é comprar a peça  para evitar a manipulação de terceiros. Os queijos não devem ser congelados pois perdem o sabor e a textura. Os queijos amarelos devem ser embalados em papel filme ou papel alumínio para evitar a entrada de ar. Os queijos frescos podem ser colocados em um pote hermeticamente fechado e colocado no refrigerador. O soro liberado tem de ser retirado para evitar a reprodução de leveduras.   

Com mais de 70 tipos  diferentes de queijos produzidos o Brasil é um dos países mais importantes na produção deste alimento que gera milhares de emprego e renda. 

 

Homenagem ao samba

Hoje é o Dia Nacional do Samba, um estilo musical cativante que possui papel importante na música popular brasileira. Presente no nosso famoso carnaval, o samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira. Para celebrar esse dia deixamos nossa singela homenagem. Selecionamos um vídeo do sambista Arlindo Cruz cantando “O meu lugar” e outro em que a consagrada cantora Dona Ivone Lara divide palco com Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho. Divirta-se!

  

 

Mais uma Avaliação Seriada

A partir de amanhã 56.913 alunos de diversas escolas do Distrito Federal e também do Brasil fazem as provas das 3 etapas do PAS. Este Programa de Avaliação Seriada foi criado em 2008 e é bem disputado pelos estudantes que querem ficar livres do vestibular tradicional.

No domingo 12.294 disputam as 2.092 oportunidades de ingresso no primeiro semestre de 2012 da Universidade de Brasília. O equivalente a metade das vagas da UnB. O restante é para o vestibular tradicional. Os gabaritos da 1ª e 2ª etapas deve sair dia 7 e da 3ª etapa será divulgado na data prevista para 27/01/2012.

No último PAS da UnB os alunos do SIGMA tiveram motivos para comemorar. Mais uma vez a escola foi a que mais aprovou no Programa de Avaliação Seriada. Foram 259 alunos do Sigma contra 140 da outra escola. Os diretores, professores e coordenadores estão torcendo para que seus alunos continuem tendo êxito e alcançando seus objetivos.

Em 2012 o Sigma tem novidades. Vai oferecer ensino infantil e estar na 606 Norte e em Águas Claras e no Lago Sul. E na 912 Sul e 910 Norte vai continuar com o ensino fundamental e médio com a mesma qualidade. É o Sigma mais perto da sua casa. No Sigma você pode sonhar alto.

 

Ronaldo é Membro do Comitê da Copa

Em 2007 o povo brasileiro comemorou a indicação do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014. Agora que entramos no último mês de 2011 estamos apreensivos com relação a infraestrutura e mobilidade pois falta menos de mil dias e muita, muita coisa ainda precisa ser feita e principalmente fiscalizada. Uns criticam, outros atrapalham e tem até quem torce contra. Jogar pedra no telhado do outro é fácil, difícil é apontar solução. Tem até ex-estrelas do futebol brasileiro fazendo marketing.

O rei Pelé foi indicado pela presidenta Dilma como porta-voz do Planalto para o Mundial de 2014. A CBF, por sua vez, nomeia o ex-jogador Ronaldo Nazário para ser seu porta-voz. O Ronaldo tem respeito internacional, é bem relacionado no Brasil e tem se revelado um bom empresário. Sua agência 9ine promove Anderson Silva, Lucas, Leandro Damião e Neymar.

Este é um desafio que ele vai tirar de letra. Precisa, no entanto, entender que Pelé é único. Que só o tempo e a idade vão aproximá-lo do Rei do Futebol. Jogar em time separado é ruim para o Brasil. Neste momento é preciso unir forças. Chega de disputas “políticas”. O povo é maior que todas as autoridades do esporte. É preciso mostrar ao mundo que o brasileiro é forte, determinado, trabalhador e capaz de realizar a copa com êxito. 

 

 
<< Início < Anterior 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 Próximo > Fim >>

Página 233 de 244
RocketTheme Joomla Templates