Coluna Bernadete Alves - dia 31/12/2017

Valeu 2017, que venha 2018 com paz e prosperidade!

Amadureci mais em 2017 que nos anos anteriores. E não foi só na idade. Me revirei do avesso, do avesso mesmo. Que ano! Aprendi, mais uma vez, que a vida não segue os nossos planos. Ela não lê nossos projetos, não sabe a hora de parar as nossas angústias e incertezas e nem tampouco evitar os abismos das mágoas e da incompreensão.

Passei por provações, lutei, corri riscos, errei tentando, me entristeci, chorei, me decepcionei. Tive que desafiar os meus limites, sair da zona de conforto e seguir em frente, tropeçando e levantando.Deixar para traz um trabalho de mais de 30 anos não foi fácil, doeu muito. Ninguém passa pela dor e sai ileso. Em algum momento, todos passam por uma experiência transformadora. Depois do vendaval é preciso recolher os destroços e recomeçar. Ressurgir com mais força, fé e esperança.

Não é fácil, pois sabemos que viver e trabalhar é um desafio constante. Inevitavelmente vamos nos deparar com pessoas que não simpatizam com a gente e não agem como nós. Pessoas que nos atacam subitamente e sugam nossa energia. Esse desamor muitas vezes nos afeta e entristece nosso coração. Como fechar os olhos e ouvidos para o mal quando encontramos pelo caminho gente que só procura quando não está bem, depois de receber ajuda vira as costas e vai embora. Se as pessoas soubessem o quanto a lei do retorno é implacável, talvez não pisariam tanto na bola de quem lhes quer bem. Se a gente pode resistir à dor e sorrir podemos enfrentar as adversidades da vida de cabeça erguida.

E assim vamos encerrando mais um ano com a graça de Deus. 2017 vai se despedindo e a mudança do calendário chama para a travessia dentro de nós mesmos. Quando a gente respeita o outro e sabe agradecer por tudo que recebe encontra um amigo que nos dá a mão quando a vida nos deixa sem chão. Isso nos agiganta para deixar para traz os desencantamentos e as coisas ruins e abraçar o futuro com otimismo.

Vamos fazer desta virada de ano um recomeço de tudo que é bom. Gratidão por mais um ano vivido, pelo que somos, pelo que temos, pelos dias vividos, pelas lutas vencidas, pelas tristezas superadas, pelas dificuldades dolorosas que passamos, pelos momentos felizes, pela família, pelas pessoas que nos amam e respeitam, pelas conquistas e bênçãos, pela paz, saúde e pela esperança de uma nova jornada. Vai dar tudo certo se a gente colocar Deus na frente e sermos construtores ativos de um novo tempo.

Pertenço a uma geração que não desiste. Luta pelo que quer. Que faz da disciplina um lema, da dedicação uma bandeira. Deixa para traz o que não acrescenta e é supérfluo. Acredita que vale a pena ser honesto e trabalhar dignamente. Que sabe que não existe o tudo perfeito. Que é preciso amar mais, perdoar mais, viver intensamente e confiar no Senhor do Universo. Uma geração que acredita em dias melhores, porque sabe que milagres acontecem.

É tempo de despertar a semente da realização, comemorar a vida, espalhar amor, semear esperança e andar em direção a história que estamos dispostos a criar. E lembrar que o tempo presente é a única dádiva que nos pertence; o passado já se foi, e o futuro a Deus pertence. Vamos então viver intensamente cada momento. Vamos sonhar porque sem sonhos a vida não tem brilho. Está em nossas mãos a vida, a Brasília e o Brasil que queremos e merecemos.

Que venha 2018 com todas as oportunidades para que todos possamos fazer dele um ano de transformação, esperança e prosperidade. Um brinde a você e obrigada por acompanhar o nosso trabalho na imprensa de Brasília. Desejo uma virada de ano maravilhosa para todos.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 30/12/2017

Tradições de Ano-Novo

Estamos a poucas horas para o fim do ano, que foi cheio de altos e baixos, com máscaras caindo, perdas horríveis, momentos ruins, muita instabilidade e mesmo assim não perdemos a esperança em nós e no país. Fim de ano não tem jeito. A gente fica nostálgico, sentimental, faz aquele balanço do ano que passou e as promessas para o novo ciclo que vai começar.

Antes de qualquer celebração é preciso ser grato ao ano que está terminando. Vamos sorrir apesar das angústias e sonhar apesar das desilusões. Vivemos em tempos que precisam de criatividade e imaginação. Vamos recuperar a energia para nos refazer e se recompor quantas vezes forem necessárias porque o Ano Novo começa dentro da gente.

Em todo mundo muitos apostam em simpatias para começar bem o ano novo. As expectativas para 2018 estão altíssimas, até porque precisamos renovar as nossas esperanças e junto delas vêm as resoluções de ano novo, as simpatias, superstições e celebrações. Cada cultura celebrará a chegada do novo ano de uma maneira especial e cada um tem suas crenças.

O numerólogo e especialista em engenharia dimensional, Gilson Chveid Oen,vem há anos divulgando no seu site e entrevistas em programas de rádio e televisão,combinações de letras, símbolos e sons que, segundo ele, quando pronunciados repetidas vezes criam uma energia e fazem com que o universo conspire a seu favor. O objetivo é promover em seu interior as transformações que irão ajudá-lo a atingir um estado de poder repleto de tranquilidade, harmonia e de realizações bem-sucedidas.

Os mantras de Gilson Chveid Oen para 2018 são: Muito Amor, Muita Saúde e Muita Prosperidade 2018 e Felicidade Sem Fim 2018 (os dois podem ser usados na virada e também ao longo do ano). Os dois temans (mantras mais longos) para ajudá-lo a caminhar com maior segurança por 2018:

1: “Louco de paixão eu renasço em você e mergulho nessa luz que o seu amor me faz viver. Estou pronto e encantado para um salto maravilhoso. Numa vida bela e bem feita com um futuro esplendoroso” 2: “As luzes iluminaram as montanhas da felicidade e os amigos de mãos dadas percorreram nossa cidade. Lanternas poderosas com sua luz indicaram o caminho Eu sou poderoso, conquisto o que eu quero, não estou mais sozinho.”

Para que um mantra possa atingir o seu objetivo, é fundamental que ele seja vivenciado regularmente por seu cérebro. Isso significa que ele precisa “entrar em você” algumas vezes por dia através de seus órgãos sensoriais. Para mais informações, acesse: www.gilsonchveidoen.com.br.

Para ajudá-lo a criar um novo e excelente caminho para sua vida: Jiemozir Lubengizomo

Para ajudá-lo a romper regras que o escravizam: Gridor Zudimanbi

Para ganhar dinheiro com facilidade: Gimdozelinobis

Para fechar negócios importantes: Contrato Feito

Para fazê-lo ter uma excelente eficiência em todos os tipos de concurso que participar: Gitondi Brangimandi Zundilondibi

Para arranjar financiadores para novos projetos: Siplodaze

Para ser livre para amar: Sou Doido Mesmo e Daí?

Para uma mulher conquistar uma relação estável: Lorangandazo

Para um homem conquistar uma relação estável: Zolenbrivagola

Para ser bem sucedido numa entrevista de emprego: Zonbevilagi

Para eliminar problemas e obstáculos com facilidade: Mercobluve Zangido

Para adquirir poder para reverter os prejuízos causados por situações que não deviam ter ocorrido: Findibalgiziz

Para ajudá-lo a fechar um negócio muito bom: Ter Sucesso Virou Moda

Para construir uma nova sociedade brasileira (este precisa ser usado por um número grande de pessoas): Caramuru

Para criar em volta de você uma bolha de proteção contra ações e interferências negativas em sua vida: Zangolbireve

A virada de um ano para outro, já é por si só, um acontecimento mágico. Em uma fração de segundos terminamos um ano e começamos o outro. Além da fé e do pensamento positivo uma ajudinha extra não faz mal. No réveillon brasileiro é costume tomar sopa de lentilhas, guardar sete sementes de romã na carteira, usar calcinha ou cueca da cor associada ao desejo para o ano novo. E aguardar o sol nascer no primeiro dia de janeiro. Muitos brasileiros, vestidos de branco, pulam sete ondinhas, lançam flores brancas nas águas como uma oferenda à deusa do mar, Iemanjá, para que ela cumpra seus desejos no próximo ano.

No Japão, os templos budistas tocam seus sinos 108 vezes para receber Toshigami, o deus do ano-novo. Os japoneses também limpam suas casas e enviam cartões de agradecimento conhecidos como nengajo. Os alemães comem maçãs em forma de porco, animais considerados um símbolo de boa sorte.

Na Espanha, muitos comem 12 uvas à medida que os sinos tocam à meia-noite na véspera de ano-novo, pois acredita-se que o ritual trará prosperidade para o próximo ano. Frutas redondas são colocadas na mesa de jantar na véspera de ano-novo: sua forma representa o dinheiro e a prosperidade para o ano que vem.

Na Grécia eles penduram cebolas na porta de suas casas no ano-novo, pois representam renascimento. Como símbolo de prosperidade e boa sorte, as pessoas também quebram romãs à sua porta antes de entrar em suas casas no primeiro dia do ano.

Na Romênia os ursos são considerados sagrados. Os ciganos romenos usam pele de urso real e dançam através do vale central de Trotus na véspera de Ano Novo para evitar o espírito do mal.

De acordo com a tradição, na Estônia, se você comer 12 refeições na ceia, terá a força de 12 pessoas no ano que está começando. Moedas são cozidas na massa de doces na Bolívia, e quem encontra-las terá boa sorte no próximo ano

O ano-novo gira em torno de comida e amigos para os dinamarqueses e noruegueses. Eles celebram com um prato tradicional de bacalhau cozido e uma sobremesa especial chamada Kransekage, um enorme bolo decorado com fogos de artifício e bandeiras.

Os peruanos resolvem suas desavenças da maneira mais difícil. Eles se envolvem em uma grande luta para celebrar o ano-novo.

Os argentinos comem feijão antes do relógio atingir a meia-noite como uma superstição para ter êxito na carreira

Os canadenses recebem o ano-novo mergulhando nas águas geladas da baía inglesa. O costume é popularmente conhecido como o "nado do urso polar"

Um popular jogo de Ano Novo da Bielorrússia envolve reunir um grupo de mulheres solteiras em um círculo. Cada mulher recebe uma pilha de milho, que deve ser colocada na frente dela, então um galo é colocado no meio do círculo. Seja qual for a pilha de milho que o galo opte por comer primeiro, essa mulher será a primeira a se casar.

Os mexicanos pintam suas casas em vermelho, amarelo e verde, com cada cor significando um desejo que deverá ser realizado no ano seguinte. O vermelho pede amor, o amarelo é para o trabalho, enquanto o verde representa o dinheiro.

Os equatorianos criam efígies de pessoas para representar os infortúnios do ano passado. Estas são então queimadas nas ruas para "limpar" a má sorte e receber o ano-novo.

Em Portugal a tradição é comer doze uvas passas, fazendo doze pedidos ao soarem as doze badaladas. Bater tampas de panelas à janela para espantar os males do ano que termina. Claro que vestindo “roupa interior” azul. A comilança é a mesma. Leitão, bacalhau, peru e outras iguarias igualmente “leves”, que comprometem qualquer dieta.

Comemorar a chegada de um novo ano é unanimidade em todas as culturas. Não importa o jeito, se você está em uma festa, em casa com a família e amigos, ou até mesmo sozinha, vamos comemorar, acreditar no novo ciclo e em nosso poder de transformação. A nossa atitude é a mais importante. Vamos cultivar o otimismo, desejar o bem para todos, perdoar quem nos magoa, evitar excessos e direcionar a nossa energia para melhorar a nossa vida.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 29/12/2017

2017 foi um ano incrível para a ciência

O ano de 2017 foi marcado por descobertas incríveis no mundo da ciência. Algumas consagrando técnicas revolucionárias para salvar vidas ou observar fenômenos no espaço para entender melhor o Universo.Foi o ano do "sacrifício" da Cassini, a sonda que desvendou segredos de Saturno, mas também o ano da descoberta de um sistema planetário com sete planetas semelhantes à Terra orbitando um mesmo sol.

Além disso, foi em 2017 que cientistas conseguiram desativar genes defeituosos no embrião abrindo uma importante frente na luta contra doenças hereditárias fatais.Técnicas de edição do genoma humano são um feito há muito tempo almejado por cientistas, já que, teoricamente, isso indica que condições genéticas não mais serão uma "sentença" para toda a vida.

Para a comunidade científica, 2017 entrará para a história como o ano das ondas gravitacionais. Em agosto, astrônomos dos observatórios Ligo, nos Estados Unidos, e Virgo, na Itália, conseguiram observar pela primeira vez a colisão entre duas estrelas mortas, ou estrelas de nêutrons, graças à detecção de ondas gravitacionais - flutuações no espaço-tempo previstas por Einstein há mais de um século.

A primeira detecção das ondas gravitacionais fora anunciada em 2016, quando o observatório Ligo descreveu o fenômeno após analisar a fusão de dois buracos negros distantes. Na época, o evento foi considerado o início de um novo ramo da astronomia, que usa as ondas gravitacionais para coletar dados sobre fenômenos que ocorrem a grandes distâncias.

A de agosto de 2017 foi a quarta vez na história em que eram detectadas ondas gravitacionais, e a primeira observação, por observatórios do mundo todo, de uma colisão de estrelas de nêutrons, o que levou a revista Sience a escolher o evento como a descoberta do ano.

"A explosão confirmou vários modelos-chave da astrofísica, revelou como surgiram vários elementos pesados e testou a Teoria da Relatividade (de Einstein) como nunca antes", justifica a Science. A colisão ocorreu em uma galáxia na constelação de Hidra.

Alguns dos fatos ligados ao evento são impressionantes. Por exemplo, as estrelas de nêutron são tão densas que uma colher de chá de uma delas pesaria um bilhão de toneladas. Os pesquisadores também confirmaram que este tipo de colisão estelar é a origem do ouro e da platina no universo. "Essas estrelas são um laboratório de física extrema: é um material exótico, rico em nêutrons; e, quando são desmembradas, gera-se radiação exótica (...) que produz elementos como o ouro. É algo muito empolgante", explicou o astrônomo inglês Martin Rees na ocasião da descoberta.

A sonda Cassini, nos 13 anos em que esteve ativa, nas proximidades de Saturno,coletou dados que transformaram nossa compreensão do planeta e de suas luas.O veículo descobriu gêiseres espirrando água de um oceano subterrâneo no satélite gelado Encélado, observou de perto os mares e lagos de metano na maior lua de Saturno, Titã, e testemunhou uma tempestade gigantesca que circundou o planeta dos anéis.

Mas a Cassini começou a ficar sem combustível, e a Nasa decidiu que era melhor destruir o satélite na atmosfera de Saturno, para que ele não colidisse com uma das luas, por exemplo, e a contaminasse com micróbios terrestres. No dia 15 de setembro, a Cassini mergulhou nas nuvens do planeta e se rompeu por completo - e ainda conseguiu mandar dados durante seus últimos momentos. Enquanto isso, cientistas da Nasa acompanhavam, emocionados, o fim da missão de mais de uma década.

Além disso, foi em 2017 que cientistas conseguiram desativar genes defeituosos no embrião abrindo uma importante frente na luta contra doenças hereditárias fatais. Pela primeira vez na história, uma equipe de cientistas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul conseguiu corrigir, em embriões humanos, um gene defeituoso responsável por uma doença cardíaca mortal hereditária que afeta uma a cada 500 pessoas. Eles usaram a técnica da edição genética.

A doença, chamada de miocardiopatia hipertrófica - pode fazer com que o coração pare de bater, provocando uma morte súbita.Ela é causa por um erro em um só gene (uma instrução no DNA) e qualquer pessoa que o tenha tem 50% de chances de transmiti-lo a seus filhos.A nova técnica de edição do gene, realizada durante a concepção do embrião na fertilização in vitro, foi desenvolvida no ano passado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e é descrita como uma "cirurgia química" de precisão.O procedimento abre a porta para a prevenção de cerca de 10 mil distúrbios que são transmitidos de geração a geração, segundo os pesquisadores.

Em setembro, outra equipe - desta vez da China - disse ter conseguido corrigir embriões humanos que continham o gene recessivo de uma doença hereditária do sangue conhecida como talassemia. Neste caso, as duas cópias do gene (a que vem do pai e a que vem da mãe) contêm a mutação. Antes, cientistas chineses já reportaram a edição do DNA humano com sucesso e outros times de pesquisadores também pesquisam a utilização da técnica para correção do DNA em embriões.

Em julho deste ano pesquisadores descobriram que os humanos são mais antigos do que se imaginava. A versão tradicional da origem humana dizia que surgimos há 200 mil anos, no leste da África, região conhecida como “berço da humanidade”. Mas pesquisas de 2017 provam que não foi tão simples assim. Foram encontrados ossos e ferramentas de um Homo sapiens de 300 mil anos, 100 mil a mais que a versão mais aceita. E não foi no leste da África – foi no Marrocos, na região norte do continente, a mais de 5,5 mil km da Etiópia, indicando que não dá para atribuir um berço à origem da espécie.

As conclusões se baseiam em ferramentas, pedaços de crânio, uma mandíbula, dentes e membros pertencentes a três adultos, um adolescente e uma criança. A família de fósseis tinha anatomia similar à nossa – especialmente no rosto. O crânio era mais longo, um indício surpreendente: é possível que, para humanos primitivos, os traços faciais tenham evoluído antes do cérebro. A descoberta indica que nossa espécie não teria se desenvolvido em um único "berço" no leste da África. Na verdade, os humanos modernos poderiam estar evoluindo na mesma direção em todo o continente.

Símbolo de transformação no futebol vai governar a Libéria

O ex-jogador de futebol George Weah, 51 anos, senador em seu país desde 2015, faz história ao ser eleito presidente da Libéria, país do oeste da África. Segundo a comissão eleitoral o político ganhou o segundo turno do pleito contra o atual vice-presidente, Joseph Boakai, com mais de 61,5% das urnas. Mais de dois milhões de eleitores foram convocados às urnas para concluir a primeira transferência de poder entre dois presidentes escolhidos democraticamente na Libéria em 73 anos.

O senador Weah substituirá,Ellen Johnson-Sirleaf, a primeira mulher africana a ser eleita chefe de Estado, em 2005. Weah venceu o duelo com Joseph Boakai, o vice-presidente do país nos últimos 12 anos. "É com profunda emoção que quero agradecer a vocês, povo da Libéria, por me honrar com seu voto hoje. Meço a importância dos resultados e a responsabilidade da imensa tarefa que abraço hoje. A mudança está a caminho. É uma grande esperança", afirmou Weah, por meio de sua conta pessoal no Twitter. A posse vai acontecer no dia 22 de janeiro de 2018.

“Rei George”, como é chamado por seus apoiadores, é amplamente popular entre os jovens, especialmente nas áreas mais pobres às margens da capital, Monróvia. Como jogador, Weah foi o único africano a vencer o prêmio da Fifa de melhor do mundo em 1995 e a Bola de Ouro, tendo atuado por clubes como o Monaco, o Paris Saint Germain e o Milan - no qual viveu o auge de sua carreira, entre 1995 e 2000.

George Weah nasceu e cresceu na favela de Clara Town em Monrovia, numa das zonas mais pobres da Libéria. Trabalhava muito depois das aulas, mas foi no futebol que, com o tempo, começou a ver uma luz ao fundo do túnel entre as dificuldades de uma família muito humilde e de um país muito sofrido. A Libéria foi atingida pela Ebola que matou milhares de pessoas entre 2014 a 2016. O país foi fundado por ex-escravos fugidos dos EUA em 1847.

Governo cria SUS Legal

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou hoje o novo modelo de financiamento do SUS para 2018. Uma nova forma de transferência de recursos para estados, municípios e Distrito Federal. A partir de 31 de janeiro de 2018, os repasses serão feitos por meio de dois blocos, sendo um de custeio e outro de investimento. A expectativa do Ministério da Saúde é que a mudança favoreça o uso dos recursos por parte dos gestores, que terão mais liberdade para definir para quais políticas serão destinados os investimentos.

Segundo Barros atualmente, os repasses ocorrem em seis blocos: atenção básica, atenção especializada, vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, produtos profiláticos e terapêuticos e alimentação e nutrição.“ Esse modelo tem feito com que recursos fiquem parados, pois não há a possibilidade de remanejamento de recursos entre áreas”, declarou. Em 2017, a previsão é de que cerca de R$ 7 bilhões que foram destinados para políticas de saúde fiquem em contas dos diversos entes da federação

O ministro Ricardo Barros disse que a mudança “é uma verdadeira revolução”, por garantir autonomia, flexibilidade e valorização do planejamento local das ações. Para Barros, “a realidade está acima das regras que estão estabelecidas nacionalmente”. Segundo ele a mudança vai ao encontro da Lei Complementar 141/2012, que trata do orçamento da Saúde e da cooperação entre as esferas, bem como de acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) n° 61, de 2016, que apontou a importância da integração dos ativos financeiros.

A novidade anunciada pelo ministério vai dar a gestores estaduais e municipais maior flexibilidade financeira e orçamentária. Questionado sobre a fiscalização da aplicabilidade dos recursos, o ministro disse que o Ministério da Saúde vai ampliar a possibilidade de monitoramento das ações, possibilitando mais fiscalização, por meio da digitalização das informações. Os gestores serão obrigados a apresentar a programação das ações e previsão orçamentária pelo DigiSUS. Além disso, pelo Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops) será possível acompanhar, a cada dois meses, como está ocorrendo a aplicação dos recursos repassados.

Acidente com Schumacher completa 4 anos

No dia 29 de dezembro de 2013 um acidente chocou o mundo. O piloto Michael Schumacher, sofreu uma grave lesão cerebral ao bater a cabeça contra uma pedra enquanto esquiava em Méribel, nos Alpes Franceses. Desde então, o estado de saúde do maior vencedor da história da F1é um completo mistério.

Schumacher, de 48 anos, segue em tratamento em sua casa, na Suíça, e sua família não permite a divulgação de fotos nem novos boletins sobre seu estado de saúde. Após o acidente, Schumacher passou seis meses internado em Grenoble e, depois de sair do estado de coma, passou três meses na cidade suíça de Lausanne, até ir para casa, em 2014.

A família do piloto alemão manteve máximo sigilo sobre o assunto em 2017, até mais do que em anos anteriores. Enquanto tabloides europeus especulam sobre estado de saúde e gastos com o tratamento, os fãs aguardam novidades sobre o heptacampeão de F1.Com 91 vitórias em Grandes Prêmios em uma carreira de 19 anos na Fórmula 1, Michael Schumacher o heptacampeão da categoria é atualmente o piloto mais vencedor da história.

Enquanto o estado de saúde de Michael Schumacher tem cada vez menos espaço na mídia, seu filho, Mick, vem ganhando cada vez mais destaque. O jovem de 18 anos corre atualmente na F3 Europeia e em agosto homenageou o pai antes do início do Grande Prêmio da Bélgica.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 28/12/2017

Anitta supera Beyoncé e Gaga no Billboard

A cantora, chamada de “sensação do pop” pela imprensa internacional ao lançar o clipe do ultimo hit do projeto "CheckMate", “Vai Malandra”, está mais poderosa. Anitta assumiu a 10ª posição no ranking Social 50 da "Billboard", em que são listados os artistas mais influentes da internet ao redor do mundo. Desbancando as divas pop Beyoncé e Lady Gaga e na frente também de cantores como Justin Bieber, Maluma, Drake e Shawn Mendes.

A carioca subiu 30 colocações desde a última semana, em que exibe o “corpo real” em biquíni feito de fita isolante ao som de funk de raiz. A funqueira chegou a 64 milhões de visualizações no You Tube. A Billboard americana é uma das revistas de música e entretenimento mais conceituada do mundo. E não é só no ranking da "Billboard" que Anitta tem batidos seus recordes.

A cantora casada com o empresário Thiago Magalhães, a quem perguntou se era malandra ou princesa em vídeo publicado no Instagram Stories, também superou todas suas estatísticas no Spotify, aplicativo de streaming musical: ela conseguiu ocupar o 18º lugar no Top 50 do Spotify global com a obra gravada em parceria com Tropkillaz, Dj Yuri Martins, Maejor e MC Zaac. Somente no dia em que a canção foi lançada, mais de 1 milhão de pessoas a executaram no serviço online. Ela também é a única brasileira a ficar com duas músicas no Top 25 do Spotify, já que "Downtown", gravada junto do colombiano J Balvin, ficou em 23º lugar.

Em meio a todos os recordes e elogios, Anitta também tem enfrentado críticas com seu novo trabalho. Muitos espectadores alegaram que a artista objetificou o corpo da mulher no clipe de "Vai Malandra", mas a carioca fez questão de se posicionar frente a acusação. Anitta disse que colocou seu corpo sem retoques no novo trabalho. “A malandra do clipe não é objetificada, ela é a dona da história. E ela não é representada somente por mim, mas por todas as mulheres que participaram do clipe, na cena da laje ou na do baile. O clipe mostra diversos tipos de beleza, com diversas cores, pesos e gêneros. E toda essa beleza também é real, assim como a minha celulite", garantiu Anitta.

Prainha dos Orixás recebe Dia do Samba

Com o objetivo de promover e resgatar manifestações culturais de matriz africana que contribuíram com a formação da identidade brasileira, acontece na Praça dos Orixás, conhecida como Prainha, o Dia do Samba. A festa abre a programação do Réveillon 2018.

O Dia do Samba prestará uma homenagem a este estilo tipicamente brasileiro, no sábado dia 30, a partir das 14h30 com a Bateria Nota Show. Artistas e bandas locais se apresentarão gratuitamente neste tradicional local de promoção da cultura negra. As 16h tem Amor Maior, as 17h30 Coisa Nossa, 18h30 é a vez de Bebeto Cerqueira se apresentar, as 19h30 tem Luciano Ibiapina, as 21h Renata Jambeiro e no encerramento as 22h30 Dhi Ribeiro.

Segundo a Secretaria de Cultura, a festa faz parte do calendário oficial de eventos do DF e foi orçada em R$ 167.220, pagos com recursos próprios da pasta. A Lei Distrital nº 5.721 de 2016 institui a Semana Distrital do Samba. A Praça dos Orixás fica no Setor de Clubes Sul, ao lado da ponte Honestino Guimarães.

Presidente do STF suspende parte do indulto do Natal

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu nesta quinta-feira, 28, parcialmente o decreto de indulto assinado pelo presidente Michel Temer na semana passada. A decisão é uma resposta a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ajuizada pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

“Defiro a medida cautelar (art. 10 da Lei n. 9.868/1999), para suspender os efeitos do inc. I do art. 1º; do inc. I do § 1º do art. 2º, e dos arts. 8º, 10 e 11 do Decreto n. 9.246, de 21.12.2017, até o competente exame a ser levado a efeito pelo Relator, Ministro Roberto Barroso ou pelo Plenário deste Supremo Tribunal, na forma da legislação vigente”, diz Cármen na decisão.

A presidente do Supremo ressaltou que a decisão de dar a liminar foi tomada em razão do caráter de urgência do assunto. Segundo ela, ao final do recesso do Judiciário, em fevereiro, o relator do caso, ministro Luís Roberto Barroso, ou o plenário da Corte irão voltar a analisar o pedido da Procuradoria Geral da República (PGR).

Na avaliação da ministra, os dispositivos do decreto presidencial “parecem substituir a norma penal” que garante a eficácia do processo e, na avaliação dela, geram uma invasão, pelo Poder Executivo, de competências dos poderes Legislativo e Judiciário. Segundo Cármen Lúcia, as regras estabelecidas pelo presidente da República para conceder o indulto geram sensação de impunidade, em especial aos denominados "crimes de colarinho branco".

Os pontos suspensos pela magistrada foram: Diminuição do tempo exigido de cumprimento da pena para o condenado receber o indulto (de 1/4 para 1/5 da pena); Perdão do pagamento de multas relacionadas aos crimes pelos quais os presos foram condenados; Concessão do benefício mesmo quando ainda há recursos em andamento em instâncias judiciais; e Possibilidade de indulto a pessoas que estejam respondendo a outro processo.

A decisão da presidente do STF tranquiliza a PGR que alegou na ADI violação de vários princípios da Constituição. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou que o decreto de indulto coloca em risco a Operação Lava Jato, “materializa o comportamento de que o crime compensa” e “extrapolou os limites da política criminal a que se destina para favorecer, claramente, a impunidade”.

O indulto, publicado na sexta-feira, 22, consiste em um perdão de pena e costuma ser concedido todos os anos próximo ao Natal. No do ano passado, foram beneficiadas pessoas condenadas a no máximo 12 anos e que tivessem cumprido um quarto da pena, desde que não fossem reincidentes. No indulto deste ano, não foi estabelecido um período máximo de condenação e o tempo de cumprimento da pena foi reduzido de um quarto para um quinto no caso dos não reincidentes.

A procuradora-geral Raquel Dodge salientou que presidentes da República não têm poder ilimitado de conceder indulto. “Na República, nenhum poder é ilimitado. Se o tivesse, aniquilaria as condenações criminais, subordinaria o Poder Judiciário, restabeleceria o arbítrio e extinguiria os mais basilares princípios que constituem a República constitucional brasileira.”

O decreto do indulto assinado por Michel Temer foi criticado por procuradores e representantes da Lava Jato. Em novembro, os integrantes da força-tarefa em Curitiba estimaram que ao menos 37 condenados pelo juiz federal Sérgio Moro poderiam ser beneficiados pelo indulto.

A decisão do Supremo mostra que presidentes da República não têm poder ilimitado de conceder indulto e isso deixa o governo mais desgastado ainda.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 27/12/2017

Débora Diniz da UnB está no Top Cem dos pensadores globais

A Doutora em Antropologia, Débora Diniz, professora de Bioética da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, foi considerada pela revista norte-americana "Foreign Policy" um dos cem pensadores globais. A lista foi publicada na penúltima semana e traz a pesquisadora e antropóloga na categoria "The advocates", ao lado de personalidades engajadas na defesa de temas sociais mundo afora.

No trecho em que explica o papel desempenhado pela pesquisadora brasileira durante o ano, a revista "Foreign Policy" destaca ainda a ação, frente ao Supremo Tribunal Federal, do Anis, instituto de bioética fundado por Débora. A entidade defendeu a expansão do aborto legalizado para mulheres com zika no Brasil. Hoje, a interrupção da gravidez no país só é permitida para casos que envolvam estupro, risco à gestante ou anencefalia.

Para a antropóloga, o reconhecimento internacional evidencia como o debate em torno dos direitos da mulher diz respeito ao mundo inteiro, "não somente ao Nordeste, à UnB, ou a quem se proponha a levantar essa bandeira". Além disso, a escolha demonstra como a epidemia de zika "é um tema de saúde pública que deve estar presente na agenda global".

O livro “Zika: Do sertão nordestino à ameaça global”, de Debora Diniz, lançado em 2016, ganhou neste final de 2017 o Prêmio Jabuti categoria Ciências da Saúde, um dos mais tradicionais e abrangentes prêmios literários. A cerimônia aconteceu no dia 30 de novembro no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. A publicação conta, de maneira inédita, a história da epidemia que ganhou repercussão internacional. Debora fala desde sobre as informações limitadas no momento inicial dos diagnósticos até o posterior envolvimento de pessoas na luta por direitos, construção de redes de solidariedade e superação de adversidades. Para escrever a obra, a pesquisadora passou uma temporada em Campina Grand, onde acompanhou consultas, esteve em salas de espera, visitou pacientes no interior e participou de seminários.

A professora da UnB também participou de um comitê da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS/OMS), que teve como objetivo traçar uma política de enfrentamento à microcefalia nas Américas.

Príncipe Harry entrevista Obama para BBC Radio 4

O herdeiro do trono britânico debateu política com Obama em Toronto, no Canadá, durante o Invictus Games, do qual é patrono, para o programa “Today, da BBC Radio 4. Ao amigo britânico, Obama alertou sobre o uso irresponsável das mídias sociais, uma de suas bandeiras desde que deixou a Casa Branca, em janeiro, e passou o comando do país ao magnata Donald Trump.

O ex-presidente destacou, sem citar o sucessor pelo nome, que a comunicação nas redes tem distorcido o entendimento da população sobre temas complexos e espalhado desinformação. Para o democrata, os detentores de posições de poder devem ser cautelosos ao postar mensagens.

"Um dos perigos da internet é que as pessoas podem ter realidades inteiramente diferentes. A questão é como colocamos um escudo nessa tecnologia de forma a permitir múltiplas vozes, permitir a diversidade de visões e a chegada de um consenso", explicou Obama.

O presidente americano Donald Trump escolheu o Twitter como sua princiapl forma de emitir opiniões e comentários sobre vários assuntos e acontecimentos.

O príncipe Harry, da Inglaterra, ficou próximo do ex-presidente Barack Obama durante a última edição dos jogos Invictus Games, do qual é embaixador,e que reúne centenas de soldados de vários países que foram feridos ou ficaram debilitados durante o cumprimento do serviço militar. Na edição deste ano, que se realizou em setembro, em Toronto, Canadá, o ex-presidente norte-americano foi o convidado de honra de Harry. Os dois estiveram juntos durante a competição e assistiram uma partida de basquete de cadeiras de roda. Obama e o príncipe Harry demonstraram bastante sintonia em frente às câmaras. A entrevista gravada em setembro foi veiculada nesta quarta-feira, dia 27, no programa BBC Radio 4’s Today.

Já há algum tempo que Barack Obama e o príncipe Harry da Inglaterra mantêm uma relação de proximidade. Por isso, não seria de admirar se o neto da rainha Elizabet II, convidasse o ex-presidente dos Estados Unidos para o seu casamento com a atriz americana Meghan Markle, que irá acontecer a 19 de maio de 2018.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 26/12/2017

China inaugura ponte de vidro mais longa do mundo

A televisão estatal CCTV informou que foi inaugurada no domingo, dia 24, na província chinesa de Hebei, a ponte de vidro mais longa do mundo, de 488 metros de comprimento e suspensa a 218 metros sobre um vale. A estrutura foi reforçada com 12 cabos de aço capazes de aguentar mais de duas mil pessoas. No entanto, para garantir a segurança dos visitantes, só podem entrar na ponte 500 de cada vez.

A ponte é composta por 1.077 placas de vidro com apenas quatro centímetros de espessura e está situada no parque natural de Hongyagu, no leste do território chinês. A ponte foi desenhada para suportar terramotos de magnitude 6 na escala de Richter e tufões de até sinal 12, o nível máximo na escala de Beaufort.

Construída pela empresa Bailu Group, ela foi aberta numa cerimônia com a presença de, aproximadamente, 3 mil turistas, que puderam experimentar a vertiginosa sensação de andar por uma ponte de piso transparente entre dois penhascos no Parque Hongya.

Yang Shaobo, diretor da Bailu Group, empresa responsável pela obra, informou a CCTV que vários operários irão inspecionar diariamente o estado da ponte e guardas vão ajudar os visitantes que possam ter medo de passar pela estrutura, que, conforme garante, é "completamente segura".

Esta não é a única ponte de vidro construída na China. Até agora, a ponte de vidro mais longa do mundo era uma de 430 metros no Parque Natural de Zhangjiajie, também na China. Apesar de perder em distância, o lugar que inspirou as Montanhas Aleluia do filme "Avatar", continuará ostentando o recorde de mais alta, já que está suspensa a 300 metros.

A Ponte de Vidro de Zhangjiajie é uma ponte composta por grande parte por vidro, situada em Zhangjiajie, na China, acima da área de Wulingyuan. A ponte, construída como uma atração para os turistas,tem um piso de vidro e é transparente. A ponte, aberta ao público no dia 20 de Agosto de 2016, mede 430 metros de comprimento e 6 metros de largura, e é suspensa a cerca de 300 metros acima do solo. Projetada pelo arquiteto israelita Haim Dotan, atravessa o vale cavado entre dois penhascos de montanha no Parque Nacional da Floresta de Zhangjiajlie. A ponte foi projetada pelo arquiteto israelita Haim Dotan.

Existe também a ponte suspensa de Shiniuzhai Geopark, inaugurada no dia 24 de setembro deste ano,fica na província de Hunan entre dois canyons. O projeto foi concebido por 11 engenheiros e tem 300 metros de altura e percorre uma distância de 180 metros.

Governo promove policiais militares do DF

A Academia da Polícia Militar foi palco da solenidade de promoção de 1.997 policiais militares do Distrito Militar. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, efetivou a graduação para subtenentes, primeiros, segundos e terceiros-sargentos e cabos. O governador foi recebido pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira, e destacou o trabalho dos policiais.

“É um reconhecimento à dedicação desses policiais. Vai permitir que eles estejam mais motivados nas ruas, levando segurança à população de Brasília”, disse o chefe do Executivo. Na ocasião, Rollemberg também oficializou o retorno de alguns policiais da reserva que terminaram o curso de formação. O regresso desse contingente, de acordo com o governador, vai reforçar a segurança nas ruas, principalmente nas áreas com maior incidência de crimes.

Rodrigo Rollemberg destacou o trabalho integrado das forças de segurança, como a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros, para a redução do número de homicídios e de outras ocorrências.“Esse é em um momento em que, no Brasil todo, os índices de homicídios crescem de forma assustadora. Aqui em Brasília, no entanto, estamos com a menor taxa dos últimos anos”, declarou Rollemberg. O governador ressaltou melhorias para a categoria, como a compra de 145 veículos novos, além da aquisição de coletes à prova de bala, de rádios de comunicação e de coletes para os condutores do moto patrulhamento.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 25/12/2017

Natal é todo dia!

Natal somos nós quando decidimos nascer de novo a cada dia, nos transformando. Quando resistimos vigorosamente dos tropeços da caminhada, quando damos o que temos de melhor, não importando a quem. Somos o presente de Natal quando somos verdadeiros amigos para todos e quando a bondade está escrita em nossas mãos e não em um papel.

Somos sim a felicidade de Natal quando humildemente, mesmo sem fartura e ostentação, sorrimos com confiança e ternura na contemplação do verdadeiro significado do Natal e vivenciamos o nascimento do Salvador todos os dias da nossa vida.

Neste Natal vamos vivenciar os aspectos mais ricos da vivência humana como a generosidade, a fraternidade, o respeito e reconhecer a nossa fragilidade. É uma oportunidade de reflexão sobre o nosso lado espiritual e a relação com as outras pessoas. É tempo de amor pois todo mundo é igual. É momento de gratidão, de reunir a família mesmo que a mesa não seja farta. Se não puder dar presente não se preocupe, o melhor presente é sempre o amor. O lado comercial de troca de presentes vai na contramão do verdadeiro espírito de natal. O maior presente que podemos desejar neste Natal é mais um ano para viver com a benção de Deus-Menino e Maria Santíssima!

A gente é capaz de espalhar alegria e por isso podemos fazer com que o Natal seja todo dia. Que o Natal permaneça nos nossos corações todos os dias.Que a paz e a união preencham nossos corações e fortaleçam os laços de harmonia e respeito na jornada de toda vida. E mesmo que estejamos distantes da nossa família e amigos podemos reuni-los na nossa lembrança e dentro do nosso coração.

Aos leitores e seguidores do nosso trabalho desejo um Natal de paz, tranquilidade, reconciliação, perdão e renovação. Que o maior presente seja a presença de Jesus em seu lar, fazendo festa no coração de cada um e retribuindo tudo aquilo que a tristeza roubou através das dificuldades. Afinal, Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência.

Que Deus-Menino nos abençoe!

Missa de Natal da família real britânica atraiu multidão

A família real britânica, seguindo a tradição, comemorou o Natal na residência da rainha Elizabeth II, em Sandringham, a 175 quilômetros ao Norte de Londres. E a novidade deste ano foi a presença da atriz americana Meghan Markle,noiva do príncipe Harry, neto da rainha. Meghan Markle participou da missa de Natal com a família de seu noivo na Igreja de Santa Maria Madalena.

A rainha Elizabeth II chegou de carro junto com o seu marido, o duque de Edimburgo, de 96 anos, e seu primogênito e herdeiro do trono britânico, o príncipe Charles. Também estiveram no evento os duques de Cambridge, William e Kate, que está grávida do seu terceiro filho. O príncipe e a duqueza Kate pararam para conversar com residentes do local que haviam esperado no frio por uma oportunidade de dar flores à realeza.

Uma multidão maior do que a vista nos últimos anos esteve em Sandringham, para ver a família real britânica assistir à tradicional missa de Natal. Segundo a imprensa local o aumento do interesse deve-se à recém apresentada noiva norte-americana do príncipe Harry, Meghan Markle, que apareceu hoje pela primeira vez ao lado da Rainha Elizabeth II e demais membros da família real.

Diversos súditos são fascinados pelo guarda-roupa da realeza. Os casacos com cores brilhantes da rainha e até mesmo as coroas da duquesa de Cambrigde, Kate Middleton, fazem sucesso no mundo inteiro. Existe um rígido código de vestimenta. A principal regra diz que a soberana deve ser identificada de longe e por isso ela usa peças chamativas.Além disso , as mulheres devem usar chapéu e luvas. O uso das luvas serve para protegê-las de ter contato com bactérias ao apertar as mãos de muitas gentes. O “estilo militar”, usado por William e Henry , é uma forma de representar o Exército, já que ambos serviram as forças britânicas.

Meghan Markle e o príncipe Harry cumprimentam público durante missa de Natal. Após mais de um ano de relação, eles marcaram seu casamento para o próximo dia 19 de maio, na residência real de Windsor. Depois da missa a família real se reuniu para um almoço privado. Tradicionalmente, a troca de presentes é feita na véspera de Natal.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 24/12/2017

Papai Noel: o ícone das crianças há séculos

O Natal está chegando e o Papai Noel espalhando alegria não só para crianças mas para aqueles que gostam de representar a figura típica desta época de Natal. Não é preciso fazer muita coisa para uma criança saber que o Papai Noel existe. Ele é uma figura natural em nossa cultura e está lá, em todos os lugares. Os pais nem precisam explicar que ele é um bom velhinho que observa o comportamento de todos ao longo do ano e traz presentes na noite de 24 de dezembro porque os desenhos animados e os amiguinhos já fizeram isso.

Na opinião de especialistas, acreditar em Papai Noel, assim como no Coelho da Páscoa e na Fada do Dente e em outros personagens, é importante para a formação das crianças. “É por meio da fantasia que elas elaboram suas questões para compreender o mundo, entendem suas forças, potências e fraquezas”, afirma a psicóloga infantil e familiar Carol Braga. “O Papai Noel é um símbolo do que representa o Natal. Já os heróis e vilões, por exemplo, as ajudam a desenvolver os conceitos de bem e mal. Os contrapontos levam à construção e à compreensão da realidade.”

Estudiosos afirmam que a figura do Papai Noel, o simpático velhinho, de roupa vermelha e barba branca que vemos nestes dias com destaque em centros comerciais de todo o mundo, se tornou um ícone cultural da sociedade de consumo do terceiro milênio. Como dizem: Natal sem Papai Noel não é mesma coisa. Papai Noel está presente quer seja remando no Grande Canal em Veneza, Itália, na paisagem nevada perto de Biberach, na Alemanha, dançando em um shopping center em Kuala Lumpur, na Malásia, carregando a bandeira americana ao atravessar o tráfego em Las Vegas, Nevada, EUA, mergulhando cercado por peixes no COEX Aquarium em Seul, Coreia do Sul ou alimentando uma raia durante um show no Shaka Sea World em Durban, África do Sul.Ou simplesmente sentado em sua cadeira nos shoppings centeres alegrando as crianças.

A figura que deu origem ao mito natalino do Papai Noel foi inspirada num bispo chamado Nicolau, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. O bispo nasceu na cidade de Mira, no antigo reino de Lícia, na atual Turquia, de nome Nicolau, célebre pela generosidade mostrada junto a crianças e pobres, mas que, mesmo assim, foi perseguido e preso pelo imperador Diocleciano. Com a chegada de Constantino ao trono de Bizâncio, o bispo Nicolau foi libertado e pôde participar do Concílio de Niceia (325). Após a sua morte, foi canonizado pela Igreja Católica como São Nicolau. Surgiram, então, incontáveis histórias de milagres realizados pelo santo em benefício de pobres e desamparados.

Nos primeiros séculos após sua morte, São Nicolau tornou-se padroeiro da Rússia e Grécia, bem como de inúmeras sociedades beneficentes e das crianças, jovens solteiras, marinheiros, mercadores e prestamistas. No século XI, mercadores italianos que passavam por Mira roubaram relíquias de São Nicolau e as levaram para Bari. A partir daí, essa cidade italiana, onde o santo jamais pôs os pés, tornou-se um centro de devoção e peregrinação. No século XVII, emigrantes holandeses levaram a tradição de Sinterklaas para os Estados Unidos, cujos habitantes adaptaram o nome para Santa Claus, mais fácil de ser pronunciado, e criaram uma nova lenda, consolidada no século XIX, sobre um velhinho alegre e bonachão que percorria o mundo em seu trenó no Natal, distribuindo presentes.

Enquanto nos Estados Unidos ele era conhecido como Santa Claus, do outro lado do Atlântico, no Reino Unido, chamava-se Father Christmas (Papai Noel). Com um nome ou outro, o certo é que o personagem baseado no bispo Nicolau tornou-se rapidamente o símbolo do Natal, estimulando as fantasias infantis e, principalmente, um ícone do comércio de presentes de Natal, que envolve anualmente bilhões de dólares. A tradição não demorou a cruzar novamente o Atlântico, dessa vez renovada, e se estender a vários países europeus, em alguns dos quais Santa Claus mudou de nome. Na França, o Father Christmas dos ingleses virou Père Noël, nome que os espanhóis e os portugueses traduziram para Papá Noel e Pai Noel – e a tradição se estendeu rapidamente à América Latina e aqui no Brasil é chamado de Papai Noe.

Em 2017 a ciência conseguiu provas sobre Papai Noel.O arcebispo e santo da Igreja Católica São Nicolau, homem que inspirou a figura do bom velhinho, teria sido enterrado na Turquia e vivido em 343 d.C. No início de outubro deste ano, arqueólogos descobrem templo subterrâneo de 1.700 anos na Turquia em igreja na cidade onde São Nicolau teria sido sepultado. Por meio de radares de penetração no solo, os pesquisadores descobriram o templo subterrâneo da igreja em Demre.

Segundo documentos descobertos na região pela equipe, o local havia sido destruído e passava por reformas à época que os piratas realizaram o roubo do suposto corpo de São Nicolau. O espaço recém-descoberto foi encontrado praticamente intacto, mas, segundo os arqueólogos, o processo de escavação é complexo devido à presença de esculturas em pedra e mosaicos no templo. Portanto os arqueólogos turcos alegam ter encontrado o provável espaço onde está enterrado São Nicolau, a figura que deu origem ao mito natalino do Papai Noel. As pesquisas apontam um templo intacto de 1.700 anos e várias sepulturas sob o piso da igreja de São Nicolau na província turca de Antalya, onde, acredita-se, seja o local de nascimento do santo reconhecido pelos cristãos.“Temos em mãos ótimos resultados, mas o trabalho de verdade começa agora”, disse Cemil Karabayram, diretor de pesquisa de monumentos de Antalya, ao jornal turco Hurriyet sobre a descoberta, que pode determinar se o arcebispo Nicolau Taumaturgo, morto em 343, está enterrado em território turco. “Vamos chegar ao solo e, talvez, encontrar o corpo intacto de São Nicolau”.

A descoberta de 2017 ocorreu graças a cientistas britânicos. Pesquisadores da Universidade de Oxford confirmam que o fragmento de osso do quadril localizado na Igreja St. Martha of Bethany / Santuário de Todos os Santos, pertence a São Nicolau, santidade que inspirou a figura do Papai Noel, é do ano 343 d.C. Essa foi a primeira vez em que foram realizados experimentos com os ossos atribuídos ao santo, de acordo com a BBC News. Para definir a idade do osso, foram realizados testes de datação por radiocarbono. O fragmento analisado é da região da pélvis e está sob posse do padre Dennis O’Neill, de Illinois, nos Estados Unidos, mas fica guardado em uma igreja na França.

O personagem original foi um bispo da cidade de Mira, no antigo reino de Lícia, na atual Turquia, de nome Nicolau Taumaturgo, célebre pela generosidade mostrada junto a crianças e pobres, mas que, mesmo assim, foi perseguido e preso pelo imperador Diocleciano e morreu no dia 06 de dezembro há 1.700 anos atrás. A figura histórica do religioso está cercada mais de dúvidas do que de respostas, mas arqueólogos acreditam ter encontrado pistas valiosas para desvendar quem foi o homem que, até hoje, permanece como a imagem mais emblemática do Natal: inicialmente, a tumba onde ele teria sido enterrado em uma igreja na Turquia. No fim do ano, um estudo da Universidade de Oxford trouxe novos dados ao determinar o período em que o viveu o ‘bom velhinho’ .

“Temos em mãos ótimos resultados, mas o trabalho de verdade começa agora. Vamos chegar ao solo e, talvez, encontrar o corpo intacto de São Nicolau”, avaliou Cemil Karabayram, diretor de pesquisa de monumentos da província turca de Antalya, ao jornal Hurriyet enquanto anunciava a descoberta da tumba, em outubro deste ano. O achado foi uma reviravolta no que se acreditava até então, pois a história mais difundida era a de que o corpo do arcebispo havia sido levado por piratas para Bari, cidade italiana onde foi construída a basílica de São Nicolau. Pesquisadores turcos, no entanto, alegam que o corpo que está na Itália é de um antigo padre turco e os restos do verdadeiro santo nunca deixaram seu país natal.

O ofício do bom velhinho passa longe da moleza, mas pode render um bom dinheiro e experiência sem igual. Não basta se vestir de Papai Noel. É preciso entrar no mundo da criança, ter paciência e saber ouvir. A rotina é corrida e intensa. É preciso fôlego para suportar a carga horária, sorrir sem vontade, pegar centenas de crianças no colo e tornar o Natal inesquecível para todos.

Temer defende reforma da Previdência em pronunciamento de Natal

Em cadeia nacional de rádio e televisão, o presidente Michel Temer fez hoje uma retrospectiva do ano e voltou a defender a aprovação da reforma da Previdência.Temer disse acreditar que os parlamentares “não faltarão ao Brasil”.Para Temer, 2017 foi um ano de “grandes desafios” e de “conquistas importantes”.No pronunciamento à nação,o presidente afirmou que seu governo não adotou “modelos populistas” e conseguiu “resgatar” o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e “ampliar” programas sociais, além de recuperar a economia.

"Boa noite,

Antes de tudo, queria agradecer a oportunidade de termos essa rápida conversa e fazermos juntos um pequeno balanço do que vivemos este ano. 2017 foi um ano de grandes desafios para todos nós. Mas também foi um ano de conquistas importantes e, eu diria, essenciais para o país que queremos ser. E vamos ser.

É importante que você saiba que já pode projetar um ano novo melhor para sua família. O sentimento agora deve ser o de esperança, de otimismo. E você é quem mais merece esse reencontro com a confiança. Estamos abrindo as portas para um 2018 de mais estabilidade, de mais empregos, de mais realizações. E agradeço a Deus por permitir que eu divida este momento com vocês.

E que nesta noite de Natal, ao lado de sua família, você tenha toda certeza de que o Brasil que queremos e estamos construindo é o Brasil que abraça e cuida dos seus filhos. E de que vamos seguir em frente, sem jamais desistir.

Meu muito obrigado. Um feliz Natal e Boas Festas a todos”.

Papa pede paz aos que sofrem conflitos

Em sua mensagem após o Angelus no palácio pontifício na praça de São Pedro, o Papa Francisco pediu paz para todo o mundo, especialmente para aqueles povos que sofrem conflitos, e defendeu que sejam libertados os religiosos e fiéis sequestrados. O diálogo foi o cerne do discurso do líder religioso. Ele lamentou "os ventos da guerra" no mundo que se refletem no sofrimento das crianças, fazendo menção a tensões em outras regiões como Venezuela, Península Coreana e África.

Francisco invocou “o dom da paz para todo o mundo”. O pontífice pediu nesta segunda-feira "paz para Jerusalém e toda a Terra Santa" e rezar para alcançar "uma solução negociada" afim de chegar à criação de dois Estados em sua mensagem Urbi et Orbi de Natal.

Francisco já havia feito um forte discurso durante a homilia de Natal, no qual denunciou o drama dos refugiados no planeta. Ele afirmou que muitos inocentes "são expulsos de suas terras" frequentemente por dirigentes dispostos a "derramar sangue inocente". Ele fez um chamado "à caridade" e à "hospitalidade".

O papa também pediu aos fiéis que, nestas horas que precedem o Natal, se recolham em silêncio em oração pelo nascimento para “adorar no coração do mistério o verdadeiro Natal, o de Jesus que se aproxima de nós com amor, humildade e ternura”.

“Lembrai-vos também de rezar por mim”, pediu Francisco. Esta noite, o papa celebrará na basílica de São Pedro a Missa do Galo, a quinta do seu pontificado.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 23/12/2017

Brasília inova na decoração natalina 2017

A capital do país é uma galeria de arte a céu aberto e com a iluminação especial de Natal ficou mais formosa. Luzes, cores e show de imagens e sons se espalham por toda a cidade. É o espírito fraterno que toma conta das pessoas nesta época do ano.

A Esplanada dos Ministérios ganhou dezenas de pinheiros de várias cores que formam uma passarela de árvores vermelhas, amarelas, azuis e verdes, ao som de canções natalinas vindas dos alto-falantes espalhados por toda a Esplanada. O charme da iluminação virou ponto de encontro das famílias e dos turistas.

O Museu Nacional Honestino Guimarães proporciona um show a parte. A decoração criativa é em homenagem ao recente título de Cidade Criativa do Design, que Brasília recebeu da Unesco em outubro deste ano.

Para 2017 o ParkShopping resolveu criar uma decoração onde os clientes possam, além de admirar, interagir de verdade, vivenciando momentos de alegria ao lado das pessoas que mais amam. Por isso mesmo decidiu trazer a casa do Papai Noel lá da Lapônia! A área externa do centro de compras ganhou um jardim iluminado que se transforma em uma praça de luz. A decoração de Natal no ParkShopping tem como tema “Brincando na Lapónia”.

A Árvore de Luz também está de volta no ParkShopping e acompanhada de uma praça igualmente iluminada, criando um ambiente mágico para quem passar pelo local, que também terá Patinação no Gelo, como acontece no JK Shopping e no Águas Claras Shopping.

“Queremos proporcionar para aqueles que escolhem o ParkShopping como seu shopping favorito, experiências significativas, marcantes e especiais, além do que já é oferecido cotidianamente, ou seja, o melhor mix de lojas que tem as melhores opções de presentes que se possa imaginar” destaca o Superintendente do ParkShopping Marcelo Martins.

O público também poderá apreciar a Casa do Papai Noel na sede da Poupex, no Setor Militar Urbano. A decoração surpreende pela riqueza de detalhes e pelo ineditismo dos cenários. O Pontão do Lago Sul está espetacular assim como a Vila de Natal na área verde dos conjuntos 1, 2 e 3 da QI 28 do Lago Sul, repleta de luzes coloridas, árvores de luzes e pontes feitas pelos moradores.

Público não tolera preconceito dos comunicadores

O ano de 2017 mostrou, mais uma vez, que o público está atento aos comunicadores e famosos âncoras de TV e que não tolera mais atitudes preconceituosas, ou deslizes praticados por eles. Da aceitação a rejeição basta declarações polêmicas ou problemas em sua vida pessoal.

O apresentador do Jornal da Globo, William Waack, um dos âncoras de TV mais respeitados do país, não resistiu após um vídeo em que ele aparece falando uma frase racista nos bastidores de uma transmissão do noticiário global vazar na web. Waack foi imediatamente afastado do JG após o vazamento do vídeo e,ontem acertou sua rescisão de contrato com a Globo.

Situação semelhante ocorreu com o jornalista da TV Tambaú, afiliada do SBT na Paraíba, o apresentador Fábio Araújo se “queimou” com a emissora após fazer comentários sobre a drag queen Pabllo Vittar, na última quarta-feira, dia 20. Durante seu programa, Araújo disse que prefere Falcão a Vittar, e fez referência ao cantor em uma música que a letra dizia que “menino é menino, macaco é macaco, e viado é viado”. O apresentador, então, foi suspenso pela TV Tambaú, que, em nota, declarou que ele “não teve um posicionamento que não condiz com os valores defendidos pela emissora”.

Aqui em Brasília em janeiro deste ano o apresentador do Balanço Geral DF, da Record, Marcos Paulo Ribeiro, o Marcão do Povo, foi afastado e posteriormente demitido pela emissora após dizer ao vivo que a cantora Ludmilla era uma “pobre macaca”. Ele até tentou se defender dizendo que era uma expressão regional, mas não colou. A direção da emissora não tolera preconceito."A Record TV vem a público lamentar os transtornos causados à cantora Ludmilla, sua família e seus fãs motivados por um comentário feito pelo apresentador Marcão no Balanço Geral DF. Atualmente o Marcão comanda parte do telejornal Primeiro Impacto, ao lado de Dudu Camargo no SBT.

A apresentadora titular do Bake Off Brasil, e programa Duelo das Mães, ambos do SBT, Ticiana Villas Boas, foi afastada da emissora devido aos escândalos de corrupção que envolviam o seu marido, Joesley Batista (um dos donos da JBS). Ticiana, do sucesso e da fama, teve seu “filme” queimado quando foi “bombardeada” nas redes sociais e viu sua carreira ir para o ralo.

Em maio deste ano foi afastada do SBT, em setembro o seu marido Joesley foi preso. Depois de um longo período de silêncio a apresentadora de TV, no dia 04 de novembro voltou às redes sociais e disse que acredita na força da justiça divina. “Acredito no poder do tempo, que é o senhor da razão”. Ticiana foi “punida” por tabela.

Roberto Carlos canta “Emoções” e “quebra” a web

O talento de Roberto Carlos ultrapassa gerações e sempre emociona. O especial deste final de ano do cantor teve audiência maior que no anterior, segundo informações divulgadas pela Rede Globo. A atração exibida na sexta-feira, intitulada Esse Cara, marcou 30 pontos em São Paulo (ante 22 em 2016) e 31 no Rio de Janeiro (27 no ano passado), segundo a emissora. O especial Roberto Carlos é exibido desde 1974 pela Rede Globo. A única exceção foi em 1999, ano em que sua esposa Maria Rita morreu.

O rei dividiu o palco com a atriz Ísis Valverde. Junto com a global, o Rei fez um dueto na música Emoções e bate o próprio ibope. O dueto inusitado "quebrou" a web e se tornou um dos assuntos mais comentados no mundo. Em seguida, cantou para ela Sereia, composta por ele para a personagem Ritinha, interpretada por Ísis Valverde em A Força do Querer. A música foi criada especialmente para a novela, atendendo a um pedido da escritora Glória Perez.

Com Simone & Simaria, Roberto Carlos cantou um dos hits da dupla sertaneja, 'Quando o Mel é Bom', e ainda dançou de rosto coladinho com as cantoras! Com Tiago Iorc cantando um dos hits do bonitão, 'Amei Te Ver', empolgou os internautas. Roberto Carlos cantou a música 'Pétala' de Djavan e 'As Curvas da Estrada de Santos', com participação especial de Djavan. O Show de Roberto teve também Erika Ender (compositora do hit Despacito).

Roberto Carlos é dono das próprias emoções. Suas canções tocam corações de várias gerações. Ouvir Roberto cantando Como é Grande o Meu Amor Por Você, Amigo, Cavalgada, Proposta, Detalhes, Como Vai Você, Café da Manhã, Jesus Cristo e Nossa Senhora, embalam as nossas emoções.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 22/12/2017

Passaporte Gastronômico Yolo Club é lançado em Brasília

Os empresários Victor Thomé e Nilvo Salvatori receberam centenas de convidados no Steak Bull para o lançamento do Passaporte de gastronomia e lazer do Yolo Club. Ao lado do colunista Marcelo Chaves eles apresentaram a novidade para Brasília e presentearam cada convidado com um passaporte para usufruir das vantagens do Yolo Club.

Fazem parte do Yolo Club a Steak Bull Churrascaria, Dudu Bar,Sallva Bar e Restaurante, Santé 13, Nebbiolo restaurante, Troppo restaurante, The Vintage, La Bonne Fondue, Cést La Vie, Abbraccio restaurante,Veloce Brasília, Dona Lenha, Manzuá, Ilê Frutos do Mar, Figueira da Villa, Brace Carnes, Marvin & Marieta, Jamm Burgers, Don Durica, Nazo Sushi, Sumô, Koni, Árabe Gourmet, Potência Grill, Casa Mia, Torteria de Lourenza, Forninho Mineiro, Croasonho, dentre outros importantes bares e restaurantes.

Além de contemplar a gastronomia em Brasília, que é muito diversificada, o Yolo Club tem ainda parceria com um roteiro gastronômico em Pirenópolis-GO e outros segmentos como estética, fitness, lazer e bebidas.

O passaporte Yolo com 60 vouchers dá desconto de 100% no segundo prato em bares e restaurantes que fazem parte do Yolo Club. Nos outros segmentos os benefícios variam de casa a casa. No Scotch House, por exemplo, na compra da segunda garrafa o desconto é de 40%. No Di Petti, o desconto é de 100% no segundo banho ou tosa.

Para usufruir dos benefícios do Yolo Club basta adquirir o passaporte ao preço de R$ 80 reais, através do site www.yoloclub.com.br e também nas lojas Biomundo, por R$ 80,00. O valor é promocional e por tempo limitado.

Parabéns aos empreendedores e também a equipe que organizou o lançamento. Tudo estava maravilhoso!

Samantha Ayara vence o The Voice Brasil 2017

Com presença de palco e vocal virtuoso a mineira Samantha Ayara conquistou o público e a plateia e vence o The Voice Brasil 2017 com 41% dos votos. A vitória representa a superação porque em 2016 ela foi rejeitada pelos técnicos Lulu Santos, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown e Michel Teló. Perseverante retornou nesta edição e foi disputada por todos os técnicos e escolheu Ivete Sangalo. Na semifinal foi escolhida por Teló que apostou na jovem e com isso o sertanejo é tricampeão do reality musical.

Tiago Leifert, antes de anunciar o resultado da votação disse que os finalistas Carol Biazin, Day, Vinicius D'Black e Samantha Ayara, representam o grupo mais eclético da história do programa e confirmou que os jurados já estão confirmados na próxima temporada do ‘The Voice Brasil’. Logo depois revelou a vitória de Samantha Ayara. Um ano depois ela retornou ao reality e garantiu uma vitória espetacular.

Emocionada, ela se ajoelhou e começou a chorar. Leifert então revelou que pouco depois da primeira canção da noite, ela passou mal, recebeu atendimento nos bastidores e a produção não sabia se ela conseguiria voltar. Mas conseguiu e venceu. "Eu estou muito feliz. Não merecia tudo isso. Mas é meu e vou agarrar com todas as forças", disse bastante emocionada."Ela merece estar aqui pela luta, por acreditar no nosso. Isso é um exemplo para todos nós", declarou Teló.

Nesta Final da sexta temporada a participante do time de Michel Teló, Samantha Ayala se apresentou cantando “Who You Are”, de Jessie J, e ainda cantou a inédita “Quando Tudo Acabar”. A mineira, de 20 anos, encerrou a noite com a performance de “Pretty Hurts”, música que ela cantou nas Audições às Cegas. Do Time Ivete Sangalo, a paranaense Carol Biazin, de 20 anos, escolheu um hit de Lady Gaga: "Million Reasons". Do Time Lulu Santos, Day apostou em uma canção da dupla Anavitoria: "Agora Eu Quero ir". E do time de Carlinhos Brown, Vinicius D'Black cantou "1 Minuto", hit autoral lançado por ele em 2008.

Os finalistas retornaram ao palco com músicas autorais. Samantha cantou a inédita 'Quando Tudo Acabar', versão de 'Cuando Todo Se Va' de Luiz Fonsi - autor do hit 'Despacito'.Day apresentou a inédita 'Meu Lugar' D'Black também cantou uma música inédita e colocou todo mundo para dançar com "Incondicional". Carol fez a última apresentação antes da votação ser encerrada e mostrou a inédita "Não Vai'. Durante todo o programa e enquanto rolavam as votações, os finalistas se alternaram em apresentações musicais de singles exclusivos.

Em noite de final de reality os jurados sairam de suas cadeiras e fizeram lindas apresentações.Lulu Santos levantou a plateia com uma animação única ao cantar “Alô Alô Marciano” em meio a um DJ e muito gelo seco. Michel Teló tocou o emocional da plateia e do público com a apresentação tripla do clássico “Nuvem de Lágrimas” Com Chitãozinho e Xororó. Carlinhos Brown levou para o palco a bela e talentosa Sandy. Os dois cantaram a música “A Novidade” e conquistaram a web. Ivete Sangalo mostrou uma performance invejável, com barrigona de grávida.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 3 de 231
RocketTheme Joomla Templates