Coluna Bernadete Alves - dia 22/04/2018

“Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília”

O Canal History Channel, em coprodução com o Cine Group, lança “Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília”, sua primeira série feita inteiramente no Brasil, com 80% da equipe formada por brasilienses e dirigida por Fernando Honesko. A produção mescla dramaturgia e entrevistas para falar sobre os que trabalharam na obra da construção de Brasília, criada para ser um símbolo da integração nacional.

Anna Christina Kubitschek, presidente do Memorial JK, promoveu no dia 20 a pré-estreia da minissérie que relata a história da construção da cidade pela ótica das pessoas que trabalharam para erguer a nova capital de todos os brasileiros. Os seletos convidados conheceram parte do elenco e os responsáveis pela produção e acompanharam a história da construção da cidade pela ótica das pessoas que trabalharam para erguer a nova capital de todos os brasileiros.

André Octávio, bisneto de JK, saudou os convidados. Ele falou que a história da construção de Brasília trouxe “confiança aos brasileiros, crença no país e projetou a nação internacionalmente, revelando a grande capacidade realizadora do povo e o talento dos arquitetos e engenheiros”. O filho de Anna Christina e do empresário Paulo Octávio, falou que é importante os brasileiros conhecerem “o fato histórico que nos ensina que a vontade política é transformadora e trás prosperidade e felicidade”.

No Memorial JK, a diretora de conteúdo do History, Krishna Mahon, disse a Anna Christina, neta de JK, que esta é a primeira série do canal produzida inteiramente no Brasil, por brasileiros. Krishna falou que topar o desafio de contar essa saga faraônica foi quase automático. “Não tinha nem o que pensar. As pessoas tinham muita esperança no Juscelino Kubitschek e estamos em um momento em que precisamos desse sentimento. Eu vejo uma identificação muito fácil do público com os personagens, o foco da série é no trabalhador”.

Mônica Monteiro, produtora executiva da série, disse que sempre quis contar a história de Brasília. “Muita gente diz que não gosta daqui, mas é porque não conhecem. É uma loucura uma capital ser construída em mil dias”.“Tem que ser fiel à história. Por isso a pesquisa é nossa base. Todos os objetos cênicos foram recriados a partir do trabalho de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)”, informou a produtora executiva.

A atriz Renata Calmon, que vive a arquiteta Gilda na história, contou que se apaixonou pela cidade durante as gravações, quando descobriu que suas concepções sobre a capital estavam equivocadas. “A gente veio para Brasília com esse olhar demonizado sobre a política. Saímos com a visão de quem conhece a história e ama essa cidade”. Locais como o Catetinho, Superquadra 308 Sul, Museu Vivo da Memória Candanga e Congresso Nacional são alguns dos lugares representados na série.

Para recriar a construção faraônica, a produtora Cinegroup simulou cenários em 3D para replicar diferentes etapas das obras. “Pesquisamos material fotográfico e buscamos referências da época, o que nos deu uma orientação de ângulos e de que forma os atores ficariam dispostos para o melhor resultado”, explicou a produtora-executiva Luciana Pires.

O empresário Paulo Octávio Pereira, recordou a sua chegada à nova capital em 1962, aos 12 anos. Disse que cresceu vendo as obras e acompanhando o crescimento da cidade. “Percebi que o trabalho e o sonho caminham juntos na construção dos grandes ideais”. O ex-governador de Brasília falou do seu amor pela cidade. “Aqui cresci confiante nos legados de coragem e vontade de realizar, herdados dos pioneiros. Um legado que o Brasil deveria receber de braços abertos e com ele ajudar a construir um país do qual possamos nos orgulhar , assim como fizeram JK e os brasileiros”, declarou o ex-senador.

“Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília” será apresentada em quatro episódios. A produção explora a vida de quatro personagens fictícios: um topógrafo, um engenheiro, uma arquiteta e um operário. Eram figuras comuns no grande canteiro de obras que era o Planalto Central no fim da década de 1950, quando a cidade foi erguida em apenas mil dias. Depoimentos de historiadores, arquitetos e urbanistas são intercalados com a ficção.“Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília” poderá ser conferida hoje às 23h35, no History Channel, Canal 83 da NET. Os demais episódios inéditos irão ao ar sempre aos domingos, também às 23h35, no mesmo canal.

Maria Estela Kubitschek, filha do ex-presidente Juscelino, que acompanhou a construção da cidade ao lado da mãe Sara e da irmã, Márcia, disse em entrevista à Agência Brasil que todos os anônimos contribuíram para fazer de Brasília o que ela é hoje. “Cada um teve e muitos ainda têm uma contribuição na construção de Brasília.” “O sonho de Juscelino Kubitschek de criar uma comunhão entre os brasileiros de várias regiões, raças, sotaques, neste país continental, numa verdadeira integração nacional, foi realizado”, afirmou Maria Estela.

Maria Estela disse que JK resistiu à ideia de Brasília ter uma pedra fundamental. No lugar da pedra, plantou uma cruz e chamou o arcebispo Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, de São Paulo, para celebrar um ato ecumênico. O arcebispo trouxe uma imagem de Nossa Senhora Aparecida que hoje está na Catedral de Brasília. “Foi com a primeira missa, assim como no descobrimento, que nasceu Brasília”, relatou.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 21/04/2018

Parabéns, Brasília! 58 Anos de história e conquistas!

A capital do país nasceu de um sonho e da coragem de JK. É fruto do trabalho dos brasileiros que vieram com a cara e a coragem para fazer a diferença e fizeram. Transformaram a terra vermelha em espetaculares monumentos. E por isso temos que reverenciar os 58 anos de história e conquistas e agradecer.

Para celebrar tão importante data o bispo auxiliar dom Marcony Ferreira celebrou pela manhã a missa de aniversário da cidade, na Catedral Metropolitana, na Esplanada dos Ministérios “Aquilo que para muitos parecia loucura ou objetivo impossível [a construção da capital federal] está agora diante dos olhos de todos de forma magnífica”, disse, ao convidar os fiéis a agradecer e a pedir proteção e luz para Brasília.

O governador Rodrigo Rollemberg participou da cerimônia acompanhado da esposa Márcia Rollemberg e de colaboradores de seu governo. “Brasília foi uma cidade muito generosa com todos nós e só temos uma forma de retribuir: dar o melhor do nosso trabalho para construir uma cidade que respeite as diferenças e as divergências. Uma cidade onde podemos nos unir em torno de um bem comum”, declarou Rollemberg.

Como aniversário é tempo de amadurecimento e reflexão, tanto o governo como os brasilienses apontam os caminhos para a cidade ficar cada vez melhor. A começar pelo orgulho de viver e trabalhar qui. Brasília não é só o centro de decisões políticas do país.. É trabalho, é progresso, é educação, é saúde, é qualidade de vida e solidariedade. Viva o povo que aqui trabalha e faz história nesta cidade inspiradora!

Uma cidade de arquitetura sinuosa, de um céu sem igual que encanta com suas flores que desabrocham em todos nós, sonhos tangíveis. Une povos, raças e culturas. Brasília vive adversidades, acolhe a diversidade e proporciona deslumbramento tanto no amanhecer quanto no entardecer.

É uma cidade linda, ampla. Viver e trabalhar aqui é muito especial. Brasília é meu lar, meu tudo. Uma mãe generosa que ama e abraça os nascidos aqui e também os filhos do coração. Obrigada Brasília!

 
Coluna Bernadete Alves - dia 20/04/2018

Apae-DF promove “Corações Vips” com presença de Miss Mundo

A presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal, Diva da Silva Marinho, recebeu em torno de 800 convidados para a terceira edição da noite solidária Corações Vips, na quarta-feira no Espaço Hípica Hall. A Noite Solidária da Apae-DF teve como madrinha a colunista do Correio Braziliense, Jane Godoy, e foi apresentado pelo comunicador Henrique Chaves, da TV Record, um dos maiores colaboradores da entidade.

O jantar beneficente, assinado pelo chef Dudu Camargo,em apoio à causa da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, teve desfile de joias de Benigna Venâncio e de moda da Zinc Complements e e Sidma Kurtz Atelier em parceria com a estilista Fernanda Ferrugem.

A presidente da Apae-DF, Diva da Silva, agradeceu o apoio dos “corações vips” e disse que a entidade beneficia cerca de 700 pessoas por ano, entre profissionais com deficiência acompanhados no mercado de trabalho e aprendizes em formação nas oficinas. Além de sua sede na Asa Norte, a associação tem outras unidades de atendimento em Ceilândia, Sobradinho e Guará. Todas as atividades promovidas pela Apae são custeadas por meio da contribuição de sócios, doações diretas da comunidade e arrecadações em eventos.

Um dos destaques da noite foi a presença da Miss Mundo, a indiana Manushi Chhillar, que está em viagem ao Brasil em um tour de caridade e boa vontade intitulado Beauty With a Purpose World Tour. Estavam também presentes os brasileiros Carlos Franco, Mister World Brasil 2018; Gabrielle Vilela, Miss Mundo Brasil 2017; Isabela Schott, Miss Brasília 2018; e Jesus de Lima, Mister Brasília 2018. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg e a primeira-dama, Márcia Rollemberg, prestigiaram o evento.

Durante o evento da noite de hoje, Manushi disse estar encantada com o trabalho da Apae. “Eu acredito na diversidade e união e estou honrada de fazer parte de algo tão bonito”. Antes de Brasília, Manushi passou por São Paulo e agora vai para o Tocantins, também para apoiar a Apae. “Gostei muito do Brasil. Tem muitas coisas em comum com a Índia. A culinária é parecida, com muito tempero”, comentou.

A Apae foi criada com a união de pais e familiares de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Os programas da instituição são voltados para a educação profissional, o desenvolvimento acadêmico, a inserção e o acompanhamento no trabalho. O projeto ainda promove atividades de arte, esporte, cultura e lazer. Toda a verba arrecadada com a venda dos convites será revertida para que professores e aprendizes possam ir às Olimpíadas da Federação Nacional das Apaes, em Canoas (RS).

A noite beneficente contou com o apoio de patronos e patronesses e dos colaboradores: Tuy Produções responsável pelas estruturas de passarela, som e iluminação; Dirce Decorações e Table Parfaite pela decoração do espaço;cerimonial de Joelma Brandão; produção do desfile Wan Vieira; modelos da Mega Model Brasília; cabelo e maquiagem Ricardo Maia Hair & Make Up; e o Meliá Brasil 21 hospedou a comitiva da Miss Mundo.

A atual Miss Mundo, Manushi Chhillar, é filha de um cientista e de uma renomada médica. Nasceu na cidade de Rohtak, estado de Haryana, tem 20 anos e é estudante de medicina na Faculdade de Medicina Bhagat Phool Singh, em Sonipat.

Manushi chegou em Brasília no dia 16 para apoiar a Apae. Ela visitou o governador de Brasília e a convite dele e de Márcia Rollemberg conheceu o Hospital da Criança de Brasília José Alencar. “Fiquei maravilhada com hospital e acredito que deve servir de exemplo.”

A organização do Miss Mundo apoia causas sociais em vários países. Manushi Chhillar e sua comitiva já estiveram em diversas regiões da Índia, China, Indonésia, Reino Unido, Ilhas Virgens Britânicas e Estados Unidos, em defesa de ações filantrópicas. “Emprestar minha imagem é de grande valia, pois percebo que, com a minha presença ou de outras misses e misters, há um impacto na vida das pessoas, e isso reflete nos projetos sociais”, declarou em visita à Apae-DF.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 19/04/2018

Secador de mãos espalha partículas de fezes pelo ambiente

Os secadores de mãos, muito comuns em banheiros de shoppings e aeroportos, se tornaram uma opção sustentável e econômica se comparados às toalhas de papel. No entanto, um estudo científico coordenado pela Sociedade Americana de Microbiologia, revelou que o utensílio é responsável por espalhar partículas de fezes no ambiente, principalmente nas mãos das pessoas.

A pesquisa, coordenada pela Sociedade Americana de Microbiologia, foi publicada na revista científica Applied and Environmental Microbiology. Os testes levaram em consideração amostras de ar colhidas em secadores de mão de banheiros públicos da Universidade de Connecticut, nos Estados.

Os resultado do estudo apontaram que o início da contaminação acontece quando as pessoas dão descarga com a tampa do vaso sanitário aberta. A partir daí, partículas fecais são lançadas pelo ambiente. Ao ligar o secador, o objeto suga o ar do banheiro, e o expele nas mãos do usuário, agora já aquecido.

Foram utilizadas três formas de coletar o ar expelido pelo secador. Na primeira, placas de teste foram expostas ao secador por cerca de 30 segundos. Elas chegaram a abrigar até 60 colônias de bactérias. Já as placas que ficaram expostas apenas ao ambiente, sem os secadores ligados, foram contaminadas por, no máximo, uma colônia de bactérias. A terceira amostra coletada ficou em contato, por 20 minutos, com um banheiro onde havia um pequeno ventilador. Esta amostra tinha, em média, de 12 a 15 colônias de bactérias.

Esses resultados indicam que muitos tipos de bactéria, incluindo potenciais patógenos e esporos, estruturas produzidas por bactérias, podem ser lançadas nas mãos das pessoas por secadores de banheiro. Esporos também podem ser espalhados entre prédios e lançados nas mãos das pessoas pelos secadores – diz um trecho do estudo.

Pelo bem da saúde vamos usar toalhas de papel.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 18/04/2018

Brasil combate subtipos do vírus influenza com vacinação

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe terá início no dia 23 de abril e vai até 1° de junho. A informação foi dada hoje aqui em Brasília pelo Ministério da Saúde. Segundo o órgão, a imunização vai assegurar proteção contra os três subtipos do vírus de maior incidência: H1N1, H3N2 e Influenza B.

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, apontou como desafio central “mobilizar a população brasileira para que ela possa comparecer aos postos de saúde para que nós tenhamos o máximo de cobertura possível da vacinação, principalmente daquele público que é alvo”. Occhi informou que o vírus usado na vacina é “inativado”, não podendo gerar uma gripe. De acordo com Occhi, a imunização evita entre 32% e 45% o número de hospitalização por pneumonia e entre 40% e 75% as mortes por complicações resultantes do vírus.

De acordo com o Ministério da Saúde, até o dia 14 de abril foram confirmados 62 mortes e 392 casos decorrentes do vírus Influenza. Destes, 33 óbitos e 190 casos se deveram ao subtipo H1N1, 15 mortes e 93 casos relacionados ao H3N2 e 24 mortes e 81 casos em decorrência do Influenza B. Há poucos meses, uma mutação desse mesmo vírus provocou a morte de centenas de pessoas no Hemisfério Norte, sobretudo nos Estados Unidos.

O infectologista Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, explicou que a principal característica do vírus influenza é sua capacidade de sofrer pequenas mutações e causar epidemias que atingem entre 10% e 15% da população mundial todos os anos. Para o especialista, entretanto, não há motivo para pânico.

Kfouri explica que existem dois grandes tipos de vírus influenza que acometem humanos: A e B que, por sua vez, possuem diversos subtipos. Eles sofrem pequenas variações todos os anos e é essa capacidade de fazer mutações leves que os faz chegar, no ano seguinte, causando uma epidemia, como se a população não reconhecesse aquilo como uma doença que já teve e acabe adoecendo novamente. Por isso o infectologista alerta para a importância da vacinação, sobretudo para os que integram os chamados grupos de risco: idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), trabalhadores da área de saúde, professores, detentos, profissionais do sistema prisional e indígenas compõem o público-alvo.

"As pessoas devem se vacinar e se proteger antes da entrada da estação do vírus", explicou Kfouri. A meta do governo é vacinar 54 milhões de pessoas. Para tanto, foram adquiridas cerca de 60 milhões de vacinas. O Dia D, quando há maior mobilização para vacinação, está marcado para 12 de maio. A projeção do governo federal é que as vacinas estejam disponíveis em 65 mil postos do país. Em 2017, a cobertura foi de 87,7%.

Entre os sintomas da gripe estão febre alta, dor muscular, dores de cabeça e na garganta e coriza. Para evitar a gripe o infectologista diz que além da vacinação, as maneiras importantes de prevenção do vírus da gripe incluem a lavagem frequente de mãos; se estiver doente, evitar ambientes aglomerados e o contágio para outras pessoas; usar sempre lenços descartáveis e desprezar esses lenços; cobrir a boca quando tossir com o antebraço, evitando, com isso, a disseminação do vírus; na impossibilidade da utilização de água e sabão, usar o álcool em gel, que tem uma boa ação para limpeza das mãos; crianças devem ser amamentadas e, se possível, frequentar creches mais tardiamente; não se expor ao cigarro, seja de forma ativa ou como fumante passivo, já que a fumaça é um irritante das vias aéreas e facilita a entrada dos vírus.

Esses cuidados são muito importantes também para a prevenção da gripe. Prevenção não tem idade. Vamos nos vacinar!

 
Coluna Bernadete Alves - dia 17/04/2018

Governo de Brasília inaugura o "Ilumina Mais Brasília"

O governador Rodrigo Rollemberg inaugurou na noite de ontem, junto com odiretor-presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Lener Silva Jayme, a primeira etapa do programa Ilumina Mais Brasília tem por meta modernizar o sistema de iluminação pública do Distrito Federal. O ato aconteceu na Praça Zumbi dos Palmares, em frente ao Setor de Diversões Sul, o Conic, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto.

Os Eixos Rodoviários Norte e Sul e do Buraco do Tatu ganharam iluminação de LED. Nos Eixos Sul e Norte, foram substituídas, respectivamente, 359 e 330 lâmpadas convencionais de 600 watts pelas de LED de 355 watts. Essas são mais econômicas e eficientes. Já no Buraco do Tatu, 130 refletores de vapor de sódio de 400 watts deram lugar a modelos LED de 200 watts. “É a cidade ficando cada vez mais iluminada, mais bonita e mais segura”, declarou o governador.

O programa estabelece a ampliação da rede elétrica e a substituição, em vias públicas, de lâmpadas convencionais (do tipo vapor de sódio) por equipamentos de LED (diodo emissor de luz, em português). Ao optar pelo novo equipamento, o governo levou em consideração a diminuição dos gastos com energia — estima-se que a economia será, em média, de 40%. As lâmpadas de LED têm maior tempo de vida útil, cerca de doze anos, além de maior luminosidade.

Rollemberg assegurou que o programa levará luz de LED a praticamente todas as cidades do Distrito Federal, além da Avenida Hélio Prates, em Taguatinga e o Parque dos Pioneiros Cláudio Sant’Anna , no Deck Sul, que já receberam os novos equipamentos de LED. Os investimentos totais do programa somam R$ 29.309.313,17, provenientes da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), taxa paga por todas as unidades consumidoras de energia elétrica.

A nova iluminação aumenta a visibilidade e dá mais segurança para trafegar nas vias. Além do mais a iluminação a LED é mais econômica.

Seleção Feminina do Brasil está na final da Copa América

O Brasil fez bonito na noite de ontem ao vencer as donas da casa, as chilenas, por 3 a 1, na abertura da fase final da Copa América de futebol feminino que está sendo realizada no Chile. O público no Estádio La Portada, em La Serena, vibrou com os gols das brasileiras Mônica, Bia Zaneratto e Thaisinha.

A seleção feminina do Brasil já havia vencido os quatro jogos da primeira fase. Com a vitória, o Brasil divide a liderança do quadrangular final junto com a Argentina, que venceu a Colômbia por 3 a 1. A Argentina será a próxima adversária das brasileiras. O jogo está marcado para a próxima quinta-feira, dia 19, às 16h45, no Estádio La Portada, na cidade de La Serena.

O Brasil já está garantido para os Jogos Pan-Americanos de Lima em 2019. Se vencer na próxima partida garante vaga no Mundial da França em 2019. Se vencer a Copa América garante vaga nas Olimpíadas de 2020. Boa sorte Brasil!

Jornalismo perde Valéria de Velasco

É com pesar que registro o falecimento da jornalista Valéria de Velasco, ocorrido na madrugada desta terça-feira, vítima de um aneurisma na aorta abdominal sofrido há 12 dias.Sua morte prematura aos 73 anos deixa uma lacuna na forma humanizada de dar a notícia. Valéria deixa três filhas, cinco netos e um bisneto e um grande legado como uma importante voz da justiça e da não violência.

Valéria de Velasco deu um exemplo para todas as mães quando perdeu de forma cruel o seu filho Marco Antônio Velasco, o Marquinhos, espancado até a morte por uma gangue que se denominava Falange Satânica, formada por jovens de classe média, um crime que abalou a cidade em 1993. Ela buscou forças e com determinação e coragem criou o Comitê Nacional de Vítimas de Violência. Valéria vestiu a camisa das causas sociais e se tornou um ícone de busca pela justiça nos casos de violência urbana. “Em um momento como este você se sente desamparado. Prosseguir é preciso”.

Um exemplo de superação que ajudou a minimizar a dor das famílias vítimas de violência por meio do projeto Pró-Vida da Secretaria de Justiça. A jornalista trabalhou no Correio Braziliense na década de 1980. Respeitada e premiada editora de revistas e jornais dividia os seus conhecimentos com os novos profissionais. Nunca levantava a voz, ensinava a ser exigente, respeitável e consciente de seus direitos e obrigações. Quando alguém estava triste, sofrendo, ela dizia: “vai passar”. Valéria era a prova de que é possível sobreviver a dores insuportáveis.

Meus sentimentos a família, amigos e colegas. Descanse em paz ao lado de seu amado Marquinhos.

Curtas

Senado aprova projeto que obriga escolas a combaterem o bullying. O projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para incluir, entre as competências dos estabelecimentos de ensino, a promoção de medidas de prevenção e combate a todos os tipos de violência, como agressão verbal, discriminação, práticas de furto e roubo, ameaças e agressão física. E coloca como atribuição das escolas o estabelecimento de ações destinadas à promoção da “cultura da paz” nas escolas. Segue agora para sanção presidencial.

Morre Dona Ivone Lara, a Dama do Samba. A cantora faleceu na noite de ontem no Rio de Janeiro, aos 97 anos, por conta de um quadro de insuficiência cardiorrespiratória. O corpo da compositora foi velado na quadra da escola de samba Império Serrano.Uma das tantas canções imortalizadas na voz de Dona Ivone Lara é: “Sonho meu, sonho meu. Vai buscar quem mora longe. Sonho meu!!! O neto André Lara falou do orgulho da avó. “Ao mesmo tempo que é um dia de muita tristeza, temos que celebrar essa carreira maravilhosa. Minha avó foi um ser de luz. Ela era muito humilde, às vezes não tinha noção dessa representatividade dela para a música e para o país”, disse André Lara.

Senador Aécio Neves vira réu no STF. A primeira turma do tribunal aceitou a denúncia da PGR contra o senador do PSDB, por unanimidade, por corrupção passiva e obstrução de Justiça. Em nota à imprensa, o senador mineiro disse que a “verdade há de prevalecer” e que a atividade parlamentar não pode ser criminalizada. Aécio disse que provará que agiu de forma correta e que a operação financeira da qual é acusado não envolveu o uso de dinheiro público.

Rafael Nadal é homenageado com suíte em resort de Mônaco. O tenista tem uma suíte que leva seu nome no Monte-Carlo Bay Hotel @ Resort, em Mônaco, na França. A inauguração aconteceu durante a 112ª edição do Rolex Monte-Carlo Masters e no 90º aniversário do Monte-Carlo Country Club e contou com a presença do Príncipe Albert II. Na suíte de frente para o mar o hóspede pode apreciar a raquete, camiseta, tênis e fotos imortalizando as 10 vitórias do astro nas quadras de saibro em Mônaco. A diária custa R$ 3.915 mil. Frédéric Darnet, gerente geral do resort, disse que Nadal engloba valores como buscar a superação de si próprio, humildade e simplicidade. “Nós, portanto, queremos mostrar nosso respeito e homenageá-lo dando seu nome à essa suíte”.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 16/04/2018

OAB/DF repudia decisão que coloca em risco Hospital da Criança de Brasília

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal manifesta publicamente seu total repúdio diante do provável fechamento do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), tendo em vista decisão judicial proferida pela 7ª Vara da Fazenda Pública do DF. A decisão judicial pela transferência de gestão do hospital é do juiz titular da 7ª Vara da Fazenda Pública, Paulo Afonso Cavichioli Carmona. Ela proíbe o Icipe de ter contratos com o poder público durante três anos. Para o magistrado, a entidade não cumpriu requisitos necessários para ter qualificação como organização social.

O governo de Brasília já declarou que não possui condições para gerir o Hospital da Criança, sendo fundamental a manutenção da gestão pelo ICIPE. O HCB é referência em pediatria no país, reconhecido pela mídia local e nacional, e por autoridades mundiais de saúde, como o Diretor Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, que declarou que o hospital é um modelo para o mundo.

O presidente Juliano Costa Couto, declara que a preocupação da Ordem com a população e, principalmente, com as crianças do Distrito Federal “que contam com os excelentes serviços prestados pelo Hospital da Criança de Brasília, sendo certo que o fechamento do hospital não é uma opção admissível. Se existem problemas, devem ser resolvidos, não fechando o hospital.”

No comunicado, a OAB apoia o atual modelo de gestão do HCB e afirma que a entrega da gestão à Secretaria de Saúde do Distrito Federal inviabilizaria seu funcionamento. A entidade reforçou também que é a favor da investigação de quaisquer irregularidades, porém, alegou que a decisão judicial da 7ª Vara da Fazenda Pública do DF, que proíbe o Icipe, atual gestor, de ter contratos com o poder público durante três anos, não deve punir os pacientes.

Costa Couto informa que a Seccional ingressará com pedido de amicus curiae na ação em andamento, a fim de garantir o funcionamento do HCB, requerendo a realização de audiência de conciliação entre as partes envolvidas, na busca de uma composição amigável para a questão, priorizando as crianças do Distrito Federal.

Desde 2011, a gestão do Hospital da Criança de Brasília (HCB) é feita pelo ICIPE, organização sem fins econômicos ou lucrativos, criado em maio de 2009 pela Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadores de Câncer e Hemopatias (ABRACE), com o objetivo de promover assistência à saúde, mediante a prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais, com ênfase também no desenvolvimento de ensino e pesquisa em saúde.

A OAB/DF convoca a advocacia e a população do DF para participar do ato em defesa do Hospital da Criança de Brasília, na quarta-feira (18), às 9h30, no estacionamento do hospital (SAIN Lote4-B, Asa Norte – próximo à entrada do Setor Militar), ocasião em que será dado um abraço simbólico na unidade de saúde.

Chá de Bebê movimentou família Gontijo no Lago Sul

A empresária Anna Maria Gontijo, ao lado das filhas Melissa e Tamara reuniu cerca de cem mulheres, no sábado à tarde, para o animado Chá de Bebê em torno da empresária Isabela Baeta Valadares Gontijo, também sua filha, que está na doce espera de Otávio, fruto de seu casamento com Alexandre Garcia de Souza.

A decoração foi inspirada na região de Toscana, na Itália, com os famosos limões sicilianos. A ambientação ficou a cargo de Maria Tereza Cavalcanti. O “Jardim de Otávio” teve vegetação e bonecos com looks assinados pela Dot Paper , bolo e doces personalizados de Maria Amélia e Buffet Umami, brinde com champanhe Taittinger e show da cantora Babi Ceresa. Ana Gontijo presenteou as convidadas com mini fruteiras de cristal com doces em formato de limão siciliano.

O encontro reuniu a nova geração com as mulheres tradicionais da capital como Lilian Gurgulino, Mara Amaral, Silvinha Adriano, Elizabeth Amorim, Neuza Baeta, Eliana Starling, Ivanilde Almeida, Cleuza Ferreira, Larissa Benevides, Karina Lima, Isabela Guerra, Duda Portela Amorim, Fernanda Osório e Bernadette Amaral.

Curtas

Caixa reduz juros para financiar a casa própria. Em 17 meses este é o primeiro corte anunciado pelo banco. A Caixa também vai financiar até 70% do valor de imóveis usados. As novas taxas começam a valer a partir desta segunda-feira. “O objetivo da redução é oferecer as melhores condições para os nossos clientes, além de contribuir para o aquecimento do mercado imobiliário e suas cadeias produtivas”, diz Nelson Antônio de Souza, presidente do banco, em nota.

Câncer é principal causa de morte em 10% dos municípios desenvolvidos. A conclusão é do Observatório de Oncologia do movimento Todos Juntos Contra o Câncer, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O estudo alerta que a doença avança no Brasil ano após ano e, caso a trajetória seja mantida, em pouco mais de uma década as chamadas neoplasias serão responsáveis pela maioria dos óbitos em todo o país. Dos 516 municípios onde os tumores mais matam, 80% ficam no Sul (275) e Sudeste (140). O Nordeste concentra 9%, o Centro-Oeste, 7% e o Norte, 4%.

Brasil perde Paul Singer, doutor em sociologia e um dos precursores da economia solidária no Brasil, baseada na produção com autogestão, sem patrões e empregados. O escritor e professor de Economia da USP formou gerações comprometidas com os mais nobres ideais de civilidade e ajudou o Brasil a ser mais justo. Nascido na Áustria, Singer chegou ao Brasil em 1940 e dedicou sua vida a solidariedade com o povo pobre deste país.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 15/04/2018

Catar recebe Tom Brady e Gisele Bündchen com honras de chefes de estado

O astro Tom Brady está com a mulher Gisele Bündchen e os dois filhos, Vivian e Benjamin, no Catar. Moradores de Boston, eles viajaram na quinta-feira para o país árabe em voo privado da Qatar Executive (subsidiária da Qatar Airways) a convite das autoridades de lá e em razão da parceria do astro do futebol americano com a Best Buddies International, ONG que atua em mais de 50 países no auxílio a pessoas com deficiência intelectual.

O jogador e a família ganharam um tour privée por Doha, a capital do emirado, cuja “guia” foi a sheikha Al-Mayassa bint Hamad bin Khalifa Al-Thani, que geralmente só reserva esse tipo de tratamento vip para chefes de estado. Com apenas 35 anos, ela é irmã do Emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani, e é considerada por experts do ocidente como uma das mulheres mais influentes do Oriente Médio.

Neste domingo, Brady participou de um evento no Khalifa International Stadium, também conhecido como Estádio Nacional no Catar, que será usado na Copa do Mundo de 2022 da FIFA. Na ocasião, ele lançou um programa de inclusão com oportunidades para trabalhar na organização do mundial voltado para pessoas que sofrem com o problema.

Daniel Ricciardo vence GP da China

O australiano Daniel Ricciardo acerta estratégia e venceu na madrugada deste domingo, o Grande Prêmio da China de Fórmula 1. O piloto da Red Bull surpreendeu a Ferrari, que largou na pole position com Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen em primeiro e segundo lugar, respectivamente. Ricciardo largou na sexta posição e com duas paradas para troca de pneus, uma a mais que os rivais da Ferrari, conquistou em Xangai, a primeira vitória da temporada 2018 e a sexta da carreira.

"Foi uma prova agitada. Eu vi que o Safety Car foi chamado. Foi tudo muito rápido. Isso permitiu que eu me aproximasse na relargada. Nós não esperávamos que fosse durar tanto assim, mas os pneus corresponderam bem e nós tivemos um bom ajuste. Quando vi que podíamos, eu não poderia deixar escapar. Toda vitória que eu tive foi em circunstâncias parecidas. Sempre foi doido, muito divertido”, disse o australiano da Red Bull sobre o Grande Prêmio da China.

O finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes, garantiu o segundo lugar no pódio , seguido de seu compatriota Kimi Raikkonen, da Ferrari. O atual campeão da competição, o britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, terminou na quarta colocação. Já Sebastian Vettel, da Ferrari, que havia garantido a pole do circuito, terminou em oitavo lugar depois de sofrer um choque com o carro de Max Verstappen, da Red Bull.

A próxima temporada será no dia 29 em Baku, Azerbaijão. No dia 13 de maio os pilotos se encontram em Barcelona e no dia 27 de maio em Monte Carlo, Mônaco. O GP do Brasil está marcado para 11 de novembro.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 14/04/2018

Noite de Gala da amfAr 2018 em São Paulo

O empresário Dinho Diniz abriu as portas da sua mansão, no bairro dos Jardins, na noite de ontem para receber convidados e celebridades para o Baile de Gala da The Foundation for AIDS Research, oitava edição do evento solidário no Brasil que tem por finalidade apoiar iniciativas dedicadas ao combate a AIDS. Os anfitriões do galã Felipe e Alcides “Dinho” Diniz, filhos de Alcides Diniz e netos Valentim dos Santos Diniz,fundador do Pão de Açúcar. Os irmãos são divulgadores brasileiros da ONG americana American Foundation for Aids Research, a amfAR, desde 1985. Eles levam adiante o legado de um dos sobrenomes mais famosos e poderosos do país.

A badalada festa reuniu convidados estreladíssimos, como o ator de cinema Adrien Brody e Pauline Ducruet, neta de Grace Kelly, que desembarcaram no Brasil especialmente para prestigiar a ocasião. Neymar e Sabrina Sato receberam homenagens pelos trabalhos com causas sociais. O craque da seleção brasileira chegou de bengala assim como Sabrina.

A noite de gala da amfAR busca arrecadar fundos para pesquisas ao combate do vírus HIV. Os ingressos a partir de 2 mil dólares até 100 mil por uma mesa de 12 lugares foram disputadíssimos. No local haviam 398 lugares divididos em 38 mesas. Dentre os estrelados estavam Jarbas Homem de Mello, Claudia Raia, Neymar, Bruna Marquezine, Sabrina Sato e Duda Nagle.

O evento começou com um coquetel seguido de jantar de gala Black-tie assinado pela banqueteira Maria Alice Solimeni, leilão ao vivo e performance do cantor Seu Jorge que encantou a plateia com sucessos de David Bowie. Muito aplaudido por Pedro Bial e Maria Prata, Di Ferreiro e a top Isabeli Fontana, Nadine Gonçalves, Luiza Brunet e Renata Kuerten.

O time feminino caprichou nos looks com vestidos e joias espetaculares. As famosas do tapete vermelho foram Thaila Ayala, Aline Moraes e Mônica Martelli, Paulina Ducruet, Patricia Bonaldi, Claudia Raia, Cleo Pires, Mirela Santos,Bruna Marquezine, Laura Neiva, Juliana Santos, Marina Morena, Patrícia Bonaldi, Barbara Fialho, Adriana Motta, Carol Ribeiro e a cantora Iza.

Os leilões foram muito animados. Uma noite de pôquer com Neymar e seus amigos, foi arrematado por R$ 136 mil; Uma aula de samba em pleno Carnaval com Sabrina foi adquirida por cerca de R$ 116 mil; Uma fantasia da rainha de bateria da Vila Isabel foi arrematada por 35 mil dólares; Um par de brincos atatement do designer Ara Vartanian foi arrematado por Neymar por 30 mil dólares, aproximadamente R$ 102 mil. O craque da seleção brasileira usou um anel exclusivo com diamantes 5 quilates, criado por Ara Vartanian.

O gala paulistano da amfAR 2018 reuniu as celebridades e ícones do mundo fashion em torno da solidariedade. Fazer o bem é doar amor, doar um pouco de si para melhorar a vida das pessoas. Essas ações de bondade fazem muito bem!

Curtas

Dia Mundial do Café, a bebida que sempre nos dá uma energia extra pela manhã e nos conforta no final da tarde. A data homenageia o saboroso cafezinho, seja ele carioca, pingado, cappuchino, americano ou expresso. Aceitar uma xícara de café, além de cordial, também pode ser considerado um ato saudável. O café, além de ser uma paixão mundial, quando consumido nas doses corretas, aumenta a capacidade de concentração, evita a depressão e o mau humor, além de tantos outros benefícios para a saúde e estética.

Taguatinga Norte ganha campo de futebol com grama sintética. O equipamento esportivo fica na EQNM 36/38, tem 2,7 mil metros quadrados e poderá ser usado por toda a comunidade. Investimento é de R$ 539 mil e abrange ainda um Ponto de Encontro Comunitário.Esse foi o terceiro campo de grama sintética entregue pelo governador Rollemberg nos últimos dois meses. Os outros dois ficam no Engenho das Lajes, no Gama, e em Sobradinho II.

Morre Milos Forman, famoso cineasta. O diretor de filmes como Amadeus e Um Estranho no Ninho, faleceu em sua casa em Hartford, Connecticut, após uma breve doença, aos 86 anos. O cineasta que nunca se importou em filmar roteiros de outros, deixou obras primas à história, como Hair e Pedro, o Negro. Ele deixa a viúva Martina e um grande legado cultural. Sobre seu exílio o diretor tcheco dizia: “Prefiro um país livre e abarrotado de mau gosto a um país refinado, mas sem liberdade. A censura é o pior dos males”.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 13/04/2018

Cármen Lúcia assume a presidência da República

O presidente Michel Temer transmitiu o cargo para a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia Antunes, hoje pela manhã, na Base Aérea de Brasília. Temer embarcou para Lima, capital do Peru, onde participará, entre hoje e amanhã da 8ª Cúpula das Américas. O encontro vai reunir chefes de Estado e de governo e tem como tema central Governabilidade Democrática Frente à Corrupção.

A presidente do Supremo Tribunal Federal é a quarta na linha sucessória da presidência, após o vice-presidente da República e os presidentes da Câmara e do Senado. Como desde a posse de Temer, após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o Brasil não tem vice, caberia ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assumir o cargo. Mas tanto Maia quanto o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), se tornariam inelegíveis para as próximas eleições caso assumissem. Diante disso, eles optaram por sair do país até o retorno de Temer. Maia viaja para o Panamá e Eunício para o Japão.

Temer chegou a Lima no início desta tarde. Os primeiros compromissos no Peru foram as reuniões com o presidente da Câmara de Comércio dos Estados Unidos, Thomas J. Donohue, e com o presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández Alvarado. Depois ele concedeu entrevista à rede de televisão CNN. A cerimônia de abertura da Cúpula das Américas, acontece às 20 horas seguida de jantar em homenagem aos chefes de Estado e governo. Amanhã, o presidente participa da sessão plenária da Cúpula e retorna ao Brasil à tarde.

Zoológico de Brasília tem novos habitantes

Nasceram na Fundação Jardim Zoológico de Brasília dois filhotes de sauim-de-coleira. A espécie é criticamente ameaçada de extinção e os novos primatas ajudarão em plano nacional de conservação dos bichos. Esse pequeno macaco também é chamado de sagui-de-duas-coores. Ele mede 23 cm de corpo e 38 de cauda e seu peso é de aproximadamente 450 gramas. O pequenino de bicolor é um encanto.

Os funcionários do zoológico acompanham a rotina da família, mas sem contato físico.“Tomamos o cuidado de adaptar um recinto específico para os hábitos da espécie, com bastante umidade, enriquecimento ambiental e arborizado”, informa o diretor de Mamíferos da fundação, Filipe Reis.

Os sauins são filhos de Tucupi e Tacacá e chegaram em Brasília em maio de 2017 por meio do Ibama de um resgate em Manaus. Desde então o zoo se esforçava para que se reproduzissem. A manutenção da espécie em zoológicos é de extrema importância para a conservação. O primata é um dos 25 mais ameaçados do mundo. O sauim é um sagui encontrado na Amazônia brasileira, principalmente nos municípios de Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara, no Amazonas.

As principais ameaças ao sauim-de-coleira são incêndios, assentamentos rurais, redução de habitat, poluição e desmatamento. Apenas quatro zoológicos mantêm a espécie. Filipe Reis que no futuro, será feita uma análise para definir o destino dos filhotes nascidos em Brasília para garantir a variabilidade genética do grupo e uma população saudável.

Cerimonialista César Serra é homenageado por Vânia Ladeira

A artista plástica e designer Vânia Ladeira lançou primeira coleção de joias masculina para celebrar os 35 anos de trabalho do produtor de eventos César Serra. As joias César Serra by Vânia Ladeira são confeccionadas em prata e couro e lembram os monumentos arquitetônicos de Brasília. Como a pulseira JK e os anéis Paranoá, Athos Bulcão, Catedral, Estádio Nacional, Catedral, Igreja Dom Bosco, Igreja Nossa Senhora de Fátima, Museu da República e Palácios.

Além da homenagem ao cerimonialista os convidados apreciaram uma exposição fotográfica assinada pelo renomado Bruno Stuckert. Ele clicou 12 homens de diferentes profissões e personalidades com algumas das 40 peças exclusivas da coleção. Dentre eles Guga Camafeu,Ricardo Maia, Alexandre Albanese, Luiz Paulo Machado e Alexandre Carvalho.

Curtas

Licença maternidade começa a contar da alta do hospital. Em decisão unânime, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios considerou que o início da licença-maternidade deve iniciar somente a partir da saída do bebê prematuro da internação. A 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais, decidiu que o período de internação deve ser considerado como licença por motivos de doença em pessoa da família e a “a contagem da licença-maternidade, em razão do princípio do melhor interesse da criança, deve se iniciar somente após a saída dos recém-nascidos da UTI”.

Governadora de RR pede fechamento da fronteira com Venezuela. Suely Campos entrou com ação no STF defendendo que a excepcionalidade da situação exige atitudes mais rígidas. “O desequilíbrio social e econômico que essa forte migração está causando em nosso estado não foi previsto em nenhum tratado internacional”, argumenta Suely Campos. A governadora diz que a responsabilidade sobre a guarda das fronteiras é do governo federal. “Tenho insistido que sejam adotadas ações concretas, mas o que está sendo feito até aqui não atende aos anseios do que o estado precisa”, declarou.

ONU nomeia general brasileiro para Missão de Paz no Congo. O novo comandante da Monusco, general Elias Rodrigues Martins Filho, será o segundo comandante brasileiro na Missão de Paz das Nações Unidas na República Democrática do Congo. O primeiro foi o general Carlos Alberto dos Santos Cruz. Ele sucede o general Derrick Mbuyiselo Mgwebi, da África do Sul, que encerrou sua missão no dia 31 de janeiro. O novo comandante é pós-graduado em Relações Internacionais e formado pela Escola Superior de Guerra. O general Martins, que atualmente ocupa a chefia do Escritório das Organizações Internacionais do Ministério da Defesa, tem mais de 35 anos de experiência nas Forças Armadas brasileiras e já serviu nas Nações Unidas em Nova Iorque. A informação é da ONU News.

Florianópolis é atingida por tremor de 3,6 de magnitude. A secretaria de Defesa Civil de Santa Catarina divulgou nota informando que o tremor na margem continental brasileira, a 100 quilômetros da costa de Florianópolis, foi registrado às 9h28 de hoje."Ressaltamos que eventos dessa natureza são atípicos para a região Sul do território brasileiro, quando, sendo o registro atual (13/04/2018) o de maior magnitude nos últimos dois anos", informou o comunicado. De acordo com os técnicos do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo, parte das ondas do tremor se propagou na costa sendo sentido em cidades como Florianópolis, Blumenau, Itajaí e como maior intensidade na Barra da Lagoa, localidade mais próxima ao oceano.

William Waack estreou nesta sexta como youtuber. O jornalista agora comanda um programa de política e atualidades transmitido ao vivo pela internet. Na primeira edição do “Painel WW” Waack disse que é um programa no qual tem total decisão, controle e autonomia. “Não tem nenhum chefe no ponto eletrônico falando comigo”, disse. O programa discutiu os desdobramentos mais recentes da Lava Jato. O Painel WW irá ao ar todas as sextas-feiras no canal de Waack e também no Facebook e no site da All TV. Depois, será vendido para as plataformas on demand.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 240
RocketTheme Joomla Templates