Gilbert Di Angellis


TEDx UnB é realizado com sucesso

  

O evento TEDx UnB – “Brasília, um lugar de possibilidades” – atendeu as mais altas expectativas dos participantes. Com talks de grande relevância, muita interatividade e um ambiente propício para debater ideias, o dia 21 de março de 2015 ficará marcado na história da Universidade de Brasília. Organizado pelos próprios estudantes e com grande apoio de patrocinadores, os responsáveis obtiveram êxito.  

O TED é uma plataforma para compartilhar ideias. Surgiu na Califórnia, em 1984, e tomou o mundo. Hoje tem abrangência universal, abordando os mais diversos temas em mais de 100 idiomas. O TEDx foi criado com o mesmo objetivo de compartilhar conhecimento, mas também com o intuito de apoiar organizadores independentes que desejam criar eventos como o TED em sua comunidade. 

Os trabalhos foram divididos em 4 blocos, com 4 talks em cada, além de performances culturais e 2 excelentes coffee breaks. O bloco 1, intitulado Possibilidades Brilhantes, contou com as apresentações de Maria Paula, Jéssica Paula, Ricardo Fragelli, Chico e a atuação da Perestroika. O segundo bloco - Possibilidades Criativas – teve a apresentação da banda O Tarot e as palestras de Fabio Pedroza, Apolinário, Tiago Barros e Valeska Zanello.

   

O terceiro bloco – Possibilidades Inovadoras – teve a performance do mestre Woo e os talks da Renata Florentino, Tiago e Bruno, Márcio Buson e Lucas Zaiden. O bloco final – Possibilidades Inesperadas – foi construído com as participações de Marcos Gomes, Gina Vieira, Alexandre Medeiros, Alex Carbon e o  show da batalha de neurônios, com os MCs Meleca, Biro Biro, Nenzin e Marinho.

   

Após o evento a organização do TEDx UnB divulgou nota agradecendo o apoio dos parceiros que tornaram esse grande evento possível:

“Não é de ontem que queríamos organizar esse evento. Desde 2013 já pensávamos na viabilidade de trazer um TEDx para a Universidade de Brasília. Várias papeladas, milhões de regras, muitos empecilhos atrapalhando nosso caminho mas, finalmente, em 2014 conseguimos a licença. Hoje, dia 21 de março, nós concluímos a primeira etapa desse projeto.

Sim, apenas a primeira etapa mesmo. Organizar o evento é só a primeira etapa da mudança que queremos causar em Brasília. É só a semente. Nós acreditamos no poder da mudança, acreditamos que com esse TEDx começamos a espalhar ideias, provocar mudança de mentalidade e comportamento e, assim, continuarmos juntos a construção da nossa universidade, como Darcy Ribeiro gostaria que acontecesse.

Obrigada a todos vocês que encararam essa com a gente. Esperamos que todas as pessoas que nos acompanharam, presencialmente ou via transmissão ao vivo, possam ter tido enormes quantidades de ideias, que tenham saído com a cabeça fervilhando e que passem alguns dias diluindo e aproveitando tudo que vivenciaram no TEDx.

O mundo é feito de ideias. As melhores delas devem ser difundidas. Esperamos que o TEDx Universidade de Brasília tenha apresentado alguma dessas ideias. E torcemos para que novas ideias brilhantes, criativas, inovadoras e inesperadas saiam daqui.

Obrigada a todos os que nos acompanharam, obrigado aos parceiros, obrigado aos palestrantes e muito obrigado ao Decanato de Extensão, sem o qual não poderíamos ter realizado esse evento. Obrigado também a todas as críticas. Serão elas que nos farão crescer. Nos desculpem mais uma vez por todas as muitas falhas que tivemos, estamos ouvindo todas as críticas e sugestões de braços abertos para melhorarmos na próxima edição. Obrigado a todos!

Valeu, UnB!”

Fotos: Divulgação oficial TEDx UnB.

 
TEDx UnB acontece hoje em Brasília

Neste sábado (21) acontece o evento TEDx UnB com o tema “Brasília – um lugar de possibilidades”. Ao todo 17 palestrantes subirão ao palco para abordar diferentes temas de relevância social, cultural e profissional. O evento começa às 13 horas no Memorial Darcy Ribeiro, também conhecido como “Beijódromo”, na Universidade de Brasília. 

O TED é uma plataforma para compartilhar ideias. Surgiu na Califórnia, em 1984, e tomou o mundo. Hoje tem abrangência universal, abordando os mais diversos temas em mais de 100 idiomas. O TEDx foi criado com o mesmo objetivo de compartilhar conhecimento, mas também com o intuito de apoiar organizadores independentes que desejam criar eventos como o TED em sua comunidade. 

O TEDx UnB contará com a participação de 17 palestrantes. São eles: Marco Gomes, Thiago, Bruno, Maria Paula, Ricardo Fragelli, Renata Florentino, Lucas Zaiden, Chiquinho, Márcio Buson, Fabio Pedroza, Jéssica Paula, Gina Viera, Apolinário Passos, Alex Cabon, Tiago Barros, Alexandre Medeiros e Valeska Zanello. 

A participação no evento já está com as inscrições encerradas, mas o público que não terá acesso ao local poderá acompanhar o TEDx UnB ao vivo pelo site: http://www.tedxuniversidadedebrasilia.com. 

 
Irlanda legalizou diversas drogas por equívoco

Ecstasy, metanfetamina, ketamina e cogumelos alucinógenos, entre outros, foram legalizados no país por mais de 24 horas.  

Um perigoso vazio jurídico legalizou uma série de drogas na Irlanda. O fato ocorreu no último dia 10, terça-feira, e só teve fim nas primeiras horas de quinta (12). Tudo aconteceu quando a Corte irlandesa considerou inconstitucional a Lei contra o Abuso de Drogas (“1977 Misuse of Drugs Act”). Quase cem drogas sintéticas e psicotrópicas foram acidentalmente liberadas por pouco mais de um dia. 

Mesmo com a liberação para consumo, tais drogas não tiveram qualquer tipo de comercialização permitida. O tráfico continuou sendo criminalizado, bem como o consumo de drogas não inseridas na referida lei, como maconha, heroína e cocaína. 

A Corte irlandesa deu sentença favorável a uma pessoa considerada culpada por posse de "methylmethcathinone 4", declarando a inconstitucionalidade da lei que a proibia. O argumento se baseia no fato da metilmetcatinona (também conhecida como 4-Mec) ter sido incluída na Lei contra o Abuso de Drogas sem consulta ao Parlamento Irlandês. Com a decisão, conforme explicado, houve um vácuo legislativo que permitiu o consumo até a entrada em vigor da nova lei (12), sancionada pelo presidente da Irlanda, Michael D. Higgins, na quarta-feira (11), que proibiu novamente tais drogas.

O ministro da Saúde, Leo Varadkar, advertiu que pessoas tentadas a tirar vantagem da descriminalização temporária devem considerar os efeitos à saúde. De acordo com o ministro "As drogas trazem riscos significativos, que superam qualquer benefício recreativo". 

 
UniCeub começa ano acadêmico com pé direito

Com menos de um mês de aulas neste primeiro semestre de 2015, o Centro Universitário de Brasília UniCeub já organizou uma série de palestras com grandes nomes do Direito, entre outras personalidades acadêmicas. Destaque para a presença dos ministros do STF Luís Roberto Barroso e Carlos Ayres Britto; do embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, e do Advogado-Geral da União Luís Inácio Adams.  

No dia 10 deste mês o embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, proferiu palestra acerca da crise vivida por seu país, iniciada em novembro de 2013, com queda do presidente Viktor Yanukovych, resistência pró-Rússia, anexação da Criméia e atual Guerra civil e confronto armada com os russos. 

Dois dias depois ocorreu o evento “Ser mulher no século XXI: múltiplos olhares” (foto 2). Na ocasião, a professora Maruska Tatiana falou sobre a mulher e o mercado de trabalho; a professora Camilla Magalhães sobre gênero; Alessandra de La Vega Miranda levantou questões sobre o feminismo e a professora Laura Frade falou sobre violência doméstica contra a mulher.  

O Ministro Luís Roberto Barroso, do STF, proferiu aula magna no nesta quinta (19) sobre interpretação constitucional e casos difíceis para alunos e professores do UniCeub (foto 1). A palestra contou com a presença do ministro Carlos Ayres Britto e do Advogado-Geral da União Luís Inácio Adams. 

Além dos referidos eventos acadêmicos, o UniCeub segue com calendário cheio para o resto do mês de março. No dia 23, a palestra de Francisco Rezek, ex-ministro do STF, terá como tema "Pena Capital e Prisão Perpétua Ante o Direito Internacional de Nosso Tempo". Dia 25 duas importantes palestras disputarão as atenções dos alunos. O ex-ministro Carlos Ayres Britto sobre um tema palpitante, em aula intitulada “O cupim da corrupção sistêmica na sociedade e no Estado - Do custo Brasil ao casto Brasil”. No mesmo dia “Conflitos Armados, Terrorismo e Meio Ambiente” será o tema das palestras a serem proferidas pelos doutores Renato Zerbini Ribeiro Leão e Claudio Tadeu Fernandes.  

 
Conheça uma das escolas mais perigosas dos EUA

Localizada no estado da Filadélfia, nos Estados Unidos, a Strawberry Mansion High School é uma das escolas mais violentas do país. A série Hidden America (o lado oculto dos EUA, em tradução livre), produzida pela ABC News, foi atrás das pessoas e lugares mais abandonados para investigar o que acontece com eles. A matéria é de maio de 2013. 

A escola Strawberry Mansion High School é situada em um bairro pobre e violento da Filadélfia. De acordo com a reportagem, 40% da população local vive na pobreza e a região conta com um dos mais elevados índices de homicídios não solucionados. É frequentada por estudantes de baixa renda, tem altas taxas de desistência e pouca participação dos pais na formação dos alunos.

A mencionada escola pública conta com um forte aparato de segurança. Policiais, detectores, revistas e 94 câmeras fazem parte deste esquema que mais parece o de uma penitenciária. Mesmo assim se mostra incapaz de controlar os adolescentes, em uma escola onde brigas diárias fazem parte da rotina dos estudantes. Veja a reportagem completa:

Todos os alunos passam por revistas obrigatórias, com o material sendo verificado em detector de metais. Noventa e quatro câmeras vigiam os estudantes, mas, de acordo com a diretora, não são suficientes para conter as ações violentas dos alunos. 

A situação mostra que os fatores sociais e culturais são muito mais relevantes na conjuntura da violência do que a vigilância policial. Vários são os fatores que influenciam na insegurança desse colégio. Como tudo leva a crer, não será por meio de policiamento ainda mais ostensivo que se resolverá o problema.  É preciso dar mais motivação aos estudantes, melhorar a condição de vida de suas famílias, implantar programas sociais comunitários e envolver os pais na educação dos filhos. 

 
Ataque terrorista na Tunísia deixa pelo menos 19 mortos

Nesta quarta (18) foi registrado grave ataque terrorista ao Museu Nacional do Bardo, na capital Túnis, resultando em pelo menos 19 mortes, a maioria corresponde a turistas europeus. Esse é o episódio mais sangrento após a Revolução do país.

Não se conhece a autoria do atentado, mas as suspeitas recaem sobre grupos muçulmanos salafistas ligados à Al-Qaeda ou ao grupo "Estado Islâmico". 

De acordo com as autoridades, aproximadamente três mil tunisianos viajaram ao exterior para combater com grupos extremistas ─ incluindo à Síria e ao Iraque ─ tornando-se o grupo mais numeroso de combatentes estrangeiros a se juntar às fileiras do Estado Islâmico.

Naturalmente o retorno desses militantes à Tunísia pode representar uma ameaça à segurança nacional. A Tunísia possui uma das menores Forças Armadas na região, com pouca experiência antiterrorista, embora tenham recebido treinamento e equipamento da Europa e dos Estados Unidos.

Fonte: BBC

 
Rafael dos Anjos é o novo campeão dos leves do UFC

O brasileiro derrotou Anthony Pettis e conquistou cinturão inédito para o Brasil  

 

O UFC desta madrugada (14) terminou com vitória brasileira na luta principal. O carioca Rafael dos Anjos dominou o combate contra o americano Anthony Pettis, até então campeão dos leves (até 70 kg), e conquistou o sonhado título da categoria. Após cinco rounds de supremacia brazuca, Rafael venceu por decisão unânime (triplo 50-45). 

Na entrevista após a luta, com o Joe Rogan, o brasileiro disse que "é uma bênção tão incrível chegar à luta pelo cinturão e vencer! Meu salvador, Jesus, é incrível, e eu sabia que venceria a luta, ele me disse isso. Eu sou um lutador de MMA. Agora sou o melhor do mundo. Vim lá de baixo e esperei minha vida inteira para isso". Showtime Pettis disse que "naquele primeiro round, depois que ele acertou meu olho, não consegui ver mais nada. Sem desculpas, tenho que melhorar muito e treinar muito. Não tenho desculpas para dar hoje". 

Outras importantes lutas aconteceram nesta madrugada pelo UFC 185, em Dallas (EUA). A disputa de cinturão feminina entre Carla Espaza e Joanna Jedrzejczyk, Johny Hendricks x Matt Brown e Roy Nelson x Alistair Overeem. Veja todos os resultados da noite:

Card Principal

Rafael dos Anjos venceu Anthony Pettis por decisão unânime (triplo 50-45)

Joanna Jedrzejczyk venceu Carla Espaza por nocaute técnico no R2

Johny Hendricks venceu Matt Brown por decisão unânime (triplo 30-27)

Alistair Overeem venceu Roy Nelson por decisão unânime (triplo 30-27)

Henry Cejudo venceu Chris Cariaso por decisão unânime (triplo 30-27)

Card Preliminar

Ross Pearson venceu Sam Stout por nocaute no R2

Elias Theodorou venceu Roger Narvaes por nocaute técnico no R2

Beneil Dariush venceu Daron Cruickshank por finalização no R2

Jared Rosholt venceu Josh Copeland por nocaute técnico no R3

Ryan Benoit venceu Sergio Pettis por nocaute técnico no R2

Joseph Duffy venceu Jake Lindsey por nocaute técnico no R1

Germaine de Randamie venceu Larissa Pacheco por nocaute técnico no R2

Fonte: UFC.

 
Com ajuda brasileira, haitianos têm melhor acesso à saúde

Redução de casos de cólera, mortalidade materna, infantil e doenças representam algumas das vitórias do Haiti nos últimos cinco anos.   

Em janeiro de 2010 um catastrófico terremoto destruiu o Haiti. Pouco menos de duas semanas após o grande sismo, um tsunami atingiu a comunidade costeira do país. Os números impressionam: aproximadamente 350 mil pessoas feridas, 300 mil mortas, 1,5 milhão de flagelados e 4 mil amputações. O Brasil, que já ajudava o Haiti desde 2004, em missão de paz da ONU, tem sido um importante parceiro na reconstrução do país. 

“Agentes de saúde. Essa é a fórmula que várias regiões do Haiti vêm encontrando para mobilizar a comunidade e alcançar ganhos reais no setor. Em associação com Brasil, Cuba e Haiti, o programa de agentes comunitários, coordenado pela Organização Pan-Americana da Saúde da ONU (OPAS/OMS), transforma a informação na maior aliada para prevenir doenças que afetam grande parte da população haitiana.”

“Passamos muito tempo investindo em construção de hospitais, mas não tínhamos nos dado de conta de algumas coisas. A população haitiana tem uma situação muito precária e não pode pagar pela cura das doenças”. 

“Essas foram lições aprendidas de forma dolorosa com um dramático surto de cólera que o país passou a vivenciar em 2010 e que causou mais de 700 mil suspeitas de casos da doença e mais de 8 mil mortes. Só no primeiro ano da epidemia, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), apenas no Haiti aconteceram mais casos da doença do que todo o continente africano. Hoje, os casos de cólera se encontram em declínio e centros de tratamento da doença começam a fechar em todo o país. Os que ainda permanecem abertos, recebem poucos pacientes.”

“Nós sabíamos o que era o cólera, mas apenas na teoria. No entanto, de maneira prática, não sabíamos administrar os casos de cólera. Graças aos parceiros que nos transmitiram esse conhecimento, em 2012, os médicos haitianos começaram a responder à gestão dos casos de cólera”, explicou o coordenador do projeto cólera para a região do Oeste para o Ministério de Saúde, Pierre Julnor Laurent.

“Devemos continuar vigilantes porque o vírus do cólera está aqui. São necessárias ações comunitárias, de prevenção, promoção de higiene, monitoramento epidemiológico e devemos implementar infraestruturas sanitárias, de água potável e transmitir à população mensagens-chave de como devem se comportar para combater às doenças, não apenas o cólera, mas a diarreia, a disenteria e doenças causadas por parasitas intestinais”.

De acordo com o site da ONU no Brasil, a ajuda brasileira foi fundamental para a melhoria na saúde pública haitiana. “O Brasil trouxe outras contribuições importantes para a área da saúde. Além do financiamento do programa de agentes comunitários, o país, junto com Cuba, possibilitou a construção de três hospitais e ajudou a prevenir doenças como o sarampo e a rubéola através de campanhas de vacinação e formação profissional.”

Fonte: ONU Brasil.

 
Egito planeja construir nova capital para o país

O país árabe quer erguer cidade novinha para 5 milhões de pessoas 

O Egito planeja construir uma nova capital econômica e administrativa para o país. Para tanto, precisa de investidores dispostos a participar do audacioso projeto. A proposta foi apresentada hoje (13) pelo ministro da habitação, Mustafa Kamel Madbuli, para grupo de investidores e diplomatas. A cidade ficará entre o Cairo e a cidade do canal do Suez. 

De acordo com o ministro, "a ideia de construir a nova cidade surge da nossa consciência de que a população do Cairo dobrará nos próximos 40 anos". A população atual é de 18 milhões de habitantes. "O Parlamento, o palácio presidencial, os ministérios e as embaixadas estrangeiras serão transferidos do Cairo para essa nova cidade". 

A nova capital tem custo estimado de 45 bilhões de dólares e ficará em uma área de 700 quilômetros quadrados, na instância turística do Sharm el-Sheikh, com extensão "12 vezes maior do que Manhattan, três vezes maior do que Washington", de acordo com o ministro.

Não só o crescimento populacional de Cairo motiva a criação da nova capital. O projeto tem como um dos pilares permitir o maior crescimento da região e do país, por meio de uma cidade moderna e preparada para atender as demandas do Egito. "A ideia é criar uma cidade internacional que ofereça múltiplas oportunidades econômicas e qualidade de vida". 

Fonte: TVI

 
Rússia e Coréia do Norte anunciaram 2015 como “ano de amizade” entre os países

Os dois países possuem arsenal nuclear e demonstram agressividade em suas políticas internacionais. Parceria entre eles é motivo de preocupação. 

Nesta quarta-feira (11), Rússia e Coréia do Norte declararam que 2015 será o “ano de amizade” entre os dois países. Ao que tudo indica, a aproximação entre eles é uma resposta às pressões externas que têm sofrido. O fato gera preocupação por se tratar de países com forte arsenal militar, incluindo armamentos nucleares, e uma política externa que preocupa o Conselho de Segurança da ONU.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, fará, em maio, viagem a Moscou, sua primeira visita a um país estrangeiro. De acordo com o Ministério de Relações Exteriores da Rússia os dois países, que foram aliados na Guerra Fria, planejam estreitar as relações através de um programa de intercâmbio cultural e científico. 

Vladimir Putin, presidente russo, é amplamente criticado pela guerra não declarada contra a Ucrânia, bem como a anexação da Crimeia. Diante de inúmeras sanções internacionais, a Rússia aproximou-se de países como Venezuela, China e, agora, Coréia do Norte. Kim Jong-un, líder supremo norte-coreano desde 2011, segue a mesma linha de Putin ao desafiar a paz mundial. A Coréia do Norte, nos últimos 9 anos, realizou três testes nucleares em território norte-coreano. O país teve a ameaça de ser julgado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), mas os poderes de veto chinês e russo foram mais que suficientes para proteger o regime ditatorial.

A parceria entre Moscou e Pyongyang prevê que a Rússia arque com a renovação da linha ferroviária norte-coreana, ao custo/investimento de 20 bilhões de euros, em troca do acesso aos recursos minerais da Coréia do Norte. Ambos têm desafiado a ordem mundial e tido inúmeros atritos com a Casa Branca, a ONU e diversos países pelo mundo. Essa aproximação merece ser observada com todo o cuidado. 

Fonte: The Guardian

 
TRF-RJ nega pedido de prisão preventiva para ex-juiz do processo contra Eike Batista

O pedido feito pelo MPF foi negado. O magistrado Flávio Roberto de Souza é investigado pela conduta no caso Eike e pelo sumiço de R$ 716 mil. O juiz federal está afastado do cargo.

O Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro (2ª Região) negou o pedido de prisão preventiva do magistrado Flávio Roberto de Souza feito na quarta-feira (11) pelo Ministério Público Federal. O juiz está afastado do cargo deste o início do mês, quando foi flagrado dirigindo o carro de Eike Batista, apreendido no processo em que atuava. O passaporte dele foi entregue à Justiça nesta segunda (9). 

Diante das irregularidades envolvendo o juiz, o MPF abriu investigação para apurar sua conduta profissional. De acordo com a Veja, a corregedoria do TRF do Rio fez varredura na repartição do magistrado e notou a falta de R$ 716 mil. Desse valor, 116 mil reais foram apreendidos do empresário e R$ 600 mil do traficante Oliver Ortiz de Zarate Martin, preso em junho de 2013.  

O caso de Eike Batista continuará tramitando na 3ª Vara Criminal Federal, por determinação da Corregedoria Nacional de Justiça feita nesta quarta-feira (11). As ações serão conduzidas pelo juiz substituto da vara, Dr. Vitor Barbosa Valpuesta. Com o afastamento do magistrado Flávio Roberto de Souza, as decisões ficam suspensas, exceto a apreensão de bens, mantida pela Justiça Federal.

Fontes: G1, Zero Hora, Veja e Folha. 

 
Brasileiros marcam na classificação heroica do PSG

David Luiz e Thiago Silva usaram a cabeça para classificar o PSG para as quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, contra o Chelsea, com um jogador a menos em campo.

  

O Paris Saint-Germain conseguiu classificação heroica para as quartas de final da Liga dos Campeões na tarde de hoje (11/03), jogando com um a menos desde os 30 minutos do primeiro tempo. A partida terminou 2 x 2, com gols dos brasileiros David e Thiago para o PSG e Cahil e Hazard para o Chelsea, após 120 minutos de confronto. A vaga na próxima fase ficou com a equipe francesa pelo maior número de gols feitos fora de casa.  

O jogo de hoje tinha tudo para ser de grande felicidade para a torcida do Chelsea. O time inglês jogou em casa, após empate por 1 x 1 no jogo de ida, e tinha a vantagem do gol marcado como visitante. Qualquer empate classificaria o time mandante da partida. A vantagem ficou ainda maior aos 30 minutos da primeira etapa, quando Ibrahimovic, craque do PSG, foi expulso de campo após falta em Oscar. Assim, Chelsea, em casa, precisava de um empate jogando com um jogador a mais em campo.  

A vida dos ingleses ficou ainda mais fácil quando Cahil, aos 35 do 2º tempo, abriu o placar para o Chelsea. Mas a felicidade não durou muito, mal dando tempo para comemorar, pois 5 minutos depois David Luiz empatou de cabeça. Com 1 x 1 no placar, mesmo resultado do jogo de ida, a partida foi para a prorrogação.  

Mais uma vez a equipe mandante colocou a vantagem no placar. Hazard, aos 6 minutos do 1º tempo da prorrogação, cobrou pênalti com categoria e fez o segundo do Chelsea. O pênalti estranho foi marcado pelo brasileiro Thiago Silva, capitão da equipe. De vilão a herói, Thiago Silva, aos 8 minutos do 2º tempo da prorrogação, fez o segundo do PSG, também de cabeça, e empatou a partida. Com o placar final 2 x 2, a vaga ficou com a equipe de Paris.  

“Estou muito feliz. É difícil perder Zlatan Ibrahimovic, um dos nossos melhores jogadores, tão cedo. Mas mantivemos nosso estado de espírito e caráter. Eles marcaram primeiro, mas nós sempre acreditamos em nós mesmos. Estou muito feliz de estar classificado, pois é muito difícil ir longe na Liga dos Campeões”, disse David Luiz após a partida. Já o treinador do PSG, Laurent Blanc, ressaltou que “mesmo dez contra onze, fomos muito eficazes. Foi uma noite maravilhosa para minha equipe e todos os fãs franceses, eu acho. Agora, nós fizemos algo grande, mas ainda não ganhamos nada”. Já o Thiago Silva disse que “não é uma vingança pessoal, mesmo havendo pessoas que falaram muito, dizendo que foram felizes em enfrentar o Paris. Acho que Mourinho não teve respeito suficiente por nós”. 

Se classificar fora de casa, com um a menos, sem o craque do time, após resultado ruim no jogo de ida e tendo que correr sempre atrás do placar não é para qualquer equipe. O Paris Saint-Germain mostrou ter garra, união, qualidade e organização tática. O time avançou para as quartas de final e espera o término da fase de oitavas para saber quem será o próximo adversário. Parabéns ao PSG e, em especial, aos brasileiros David Luiz e Thiago Silva por essa classificação incrível. 

 
Mulheres no Congresso Nacional

As mulheres representam, no Brasil, pouco mais da metade da população (51,5%). Porém, a presença feminina ainda é muito pequena no parlamento. No Senado Federal, doze cadeiras são ocupadas por mulheres (14,81%). Já na Câmara dos Deputados, 51 mulheres atuam como representantes do povo (9,94%). São, portanto, 63 mulheres dentre as 594 cadeiras do Congresso Nacional (10,6%). 

A bancada feminina na Câmara cresceu pouco em relação à legislatura passada, foi de 45 para 51 deputadas. Já no Senado houve um aumento proporcional importante. No pleito de 2010, 7 mulheres foram eleitas das 54 vagas em disputa (12,96%); em 2014, das 27 cadeiras 5 foram ocupadas por senadoras (18,51%).   

O aumento de seis cadeiras na Câmara não animou a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG). “É um resultado decepcionante. Ele mostra que a política de inclusão das mulheres nas instâncias de poder está falida”, lamentou a parlamentar no dia seguinte às eleições.

Outro dado relevante é o do aumento da participação feminina nas eleições. No pleito de 2014 houve um crescimento de 88,77% no número de candidatas à Câmara dos Deputados. Foram 935 mulheres em 2010 e 1765 em 2014. Mas, de acordo com a deputada Jô Moraes, os partidos não apoiam suas candidatas. “As cotas são feitas de última hora, para os partidos políticos apenas cumprirem a exigência legal”, falou a deputada sobre a cota de 30% estabelecida pela Lei 12.034/09. 

A bancada feminina do Congresso Nacional não está satisfeita com a Lei 12.034/09. A reivindicação é de que a cota de 30% de candidatas nas eleições é cumprida de forma que não traz resultados práticos. Os partidos colocam mulheres candidatas sem qualquer apoio político, com o único objetivo de cumprir a lei. Para a bancada, a exigência é de 30% de cadeiras efetivas no Congresso Nacional para mulheres, fazendo, assim, que haja uma verdadeira participação feminina na política nacional. 

A importância da mulher na sociedade é algo notório, embora a luta por igualdade de condições ainda seja uma realidade necessária. O país evoluiu ao ponto de eleger uma mulher ao posto de presidente da república, mas, infelizmente, a escolha de Dilma mostra-se como um caso isolado. Dez por cento de mulheres no Congresso Nacional é um número preocupante. Mas não foi apenas para o parlamento brasileiro que as eleições de 2014 abriram pouco espaço às mulheres. Apenas uma candidata ao governo estadual conseguiu ser eleita governadora: Suely Campos (PP), em Roraima, é a única governadora atual no Brasil. 

Fontes: TSE, Câmara dos Deputados, Senado Federal e G1.

 
Um “convite” à pedofilia

Camisetas com conotação sexual foram vendidas para público infantil pela marca de roupas do apresentador Luciano Huck. O site as retirou do sistema de vendas na terça (03) e a empresa desculpou-se pelo ocorrido.

O site UseHuck, que comercializa camisetas pela internet, marca de propriedade do apresentador da Globo Luciano Huck, colocou à venda peças infantis com frases com conotação sexual. Os dizeres “Vem ni mim que eu tô facin" estampam uma das camisetas à venda por R$ 59,90. A expressão – usada em diversas músicas, entre elas em uma composição de Dado Dolabella – destacou a camisa usada por uma modelo infantil, com tamanhos que variam entre 2 e 12. 

A própria descrição do produto, seguindo a linha do próprio, é de um grande mau gosto. “É hora de colocar o bloco na rua, aproveitar cada segundo os dias de folia! Por isso a Huck criou uma coleção especial para você fazer bonito na avenida e receber o carnaval no estilo! Como a camiseta Vem Ni Mim Que Tô Facin. A camiseta estampada com a frase "Vem Ni Mim Que Tô Facin" é a cara do carnaval! Uma camiseta divertida. Uma camiseta personalizada. Uma camiseta exclusiva!”. As peças, como demonstra a descrição do produto, foram elaboradas para o carnaval. 

Além da mencionada camiseta, outras foram comercializadas no site. “Me beija que sou carioca” e “se eu não lembro, eu não fiz” também fazem parte do estoque. A venda destes produtos é uma grande ofensa à toda sociedade. 

Na terça-feira (03) o site divulgou uma nota oficial sobre o caso. Veja:

"Pedimos profundas desculpas sobre a camiseta Vem Ni Mim Que Tô Facinha e sentimos muito por todos que foram ofendidos pela imagem.

Este Comunicado não tem o objetivo de justificar o injustificável; mas apenas de explicar o motivo do erro para que fique claro que não houve qualquer intenção maldosa.

Não nos eximimos do erro, nem de qualquer responsabilidade, mas é importante esclarecer que não houve a intenção de ofensa.

É comum em e-commerce que as artes das estampas sejam aplicadas posteriormente sobre fotos dos modelos com camiseta branca, conforme o exemplo abaixo.

Por erro nosso, todas as artes de Carnaval (inclusive e infelizmente, esta arte) foram aplicadas sobre a coleção infantil e disponibilizadas no site sem a devida revisão.

Assim que percebemos esse lamentável erro, imediatamente retiramos a imagem do ar e decidimos escrever essa carta para explicar tecnicamente o problema conjuntamente com um pedido de desculpa pela falta de bom-senso e pelo descuido.

Obviamente, não fosse o erro, nem a USEHUCK, nem qualquer outra marca, teria a intenção de usar uma imgem como essa para vender camisetas ou para qualquer outro fim."

O caso gerou revolta na internet, o que não é para menos. Além da publicidade negativa que a marca obteve, a repercussão do caso ganhou outras proporções. A grife foi notificada pelo Procon do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (5). O órgão quer saber quantas peças foram vendidas, quem foram os consumidores e exige uma “contrapropaganda para apagar os efeitos negativos da publicidade ilícita no comportamento do consumidor”. Caso não preste os devidos esclarecimentos e não tome providências, a companhia pode ser multada e, o site, retirado do ar.

A secretaria municipal de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro afirmou, em nota, que “essa é uma prática abusiva prevista no artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor, que incita a violência, se prevalece de vulnerável para obter lucro e denigre a imagem de crianças e adolescentes”. 

Que o caso sirva de lição para que as empresas tenham mais responsabilidade social, nas mais distintas esferas, bom senso e que atentem-se ao fato de que a sociedade não tolera atuações que fujam destes parâmetros.

 
“Olha como temos dinheiro!”

Uma crítica ao Fantástico exibido no último domingo (01/02/2015).

Matérias com alto custo de produção, mas baixa qualidade jornalística e pífia relevância social marcaram o programa da Rede Globo exibido no último domingo.

Duas reportagens foram mais do que suficientes para demonstrar que o programa faz cada vez menos jus ao nome. Ambas tiveram o mesmo formato: colocar todos os recursos financeiros disponíveis como forma de compensar a falta de qualidade.

Em uma das atrações a equipe do Fantástico acompanhou o jovem africano – que foi parar em Goiânia por uma falha de comunicação, quando queria ir à Guiana Francesa – até o destino final da nova celebridade. Mostrou toda a viagem do rapaz, com riqueza de detalhes, incluindo o que ele comia e o que fez nos primeiros dias na nova casa. Por mais que a história tenha de fato seus pontos interessantes, a cobertura dada pelo programa pouco acrescentou. Parece mesmo que foi elaborada com o intuito de demonstrar que eles podem viajar com qualquer um para qualquer lugar. 

A outra “matéria” do Fantástico mostrou a correspondente da Globo em Londres indo à loja que ficou famosa pelo vestido de diferentes cores, que fez sucesso na internet. O objetivo da visita foi adquirir o produto para que a apresentadora do Fantástico pudesse usá-lo. Resumo em três palavras: caro, esnobe e irrelevante.

Fica a dica para os produtores: não é só com dinheiro que se faz um bom programa. Também é preciso conteúdo.

 
Blogueiro ateu é assassinado em Bangladesh

O blogueiro Avijit Roy foi assassinado nesta quinta-feira (26) com golpes de machado na capital de Bangladesh, Dacca, por dois agressores não identificados. O crime aconteceu em plena rua da cidade após a vítima ter recebido uma série de ameaças. 

De acordo com informações do portal Terra, “Avijit Roy, de nacionalidade americana, era ateu e fundador do blog Mukto-Mona (livre pensamento) e um fervoroso promotor do laicismo no país, onde 90% dos 160 milhões de habitantes são muçulmanos”.

Roy faleceu a caminho do hospital. Sua mulher ficou ferida. Ainda de acordo com o Terra, “ele foi o segundo blogueiro de Bangladesh morto em dois anos e este foi o quarto ataque contra um escritor desde 2004”. Em 2013 o blogueiro ateu Ahmed Rajib Haider foi assassinado em circunstâncias similares.

O pai do blogueiro, Ajoy Roy, afirmou que o filho recebeu uma série de ameaças através de e-mails e redes sociais, sempre como represália aos textos ateus. Para ele, seu filho "era um humanista laico". 

Para as camadas mais conservadoras da sociedade muçulmana, essa atitude é considerada blasfêmia digna do mais alto grau de repúdio. Tamanha é a ofensa que organizações islamitas extremistas exigem a execução pública de blogueiros ateus e a aprovação de leis que proíbam qualquer crítica ao islã.

Roy é mais uma vítima da intolerância religiosa, neste caso causado por uma espécie de inquisição muçulmana popular. 

Fontes:

http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/blogueiro-americano-ateu-e-assassinado-em-bangladesh,fa015c6ca89cb410VgnCLD200000b2bf46d0RCRD.html

http://www.público.pt/mundo/noticia/blogger-mortoamachadada-na-capital-do-bangladesh-1687518 

 
More Articles...
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 6 de 15
RocketTheme Joomla Templates