Coluna da Bernadete Alves - dia 16/05/2012

A verdade é filha do tempo, não da autoridade

Foi com essas palavras de Galileu Galiléu que a presidenta Dilma instalou a Comissão da Verdade e empossou os sete integrantes da Comissão, ao lado de quatro ex-presidentes da República, José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Lula e de muitas autoridades e convidados especiais.

  

A presidenta, muito emocionada, disse: “a força pode esconder a verdade, a tirania, pode impedi-la de circular livremente, o medo pode adiá-la, mas o tempo acaba por trazer a luz. Hoje este tempo chegou”. Dilma chorou ao se referir aos mortos e desaparecidos durante o regime militar. “O Brasil merece a verdade, as novas gerações merecem a verdade assim como aqueles que perderam amigos e parentes e continuam sofrendo como se eles morressem sempre a cada dia”. E disse que a Comissão da Verdade não será movida pelo revanchismo e nem pelo ódio, mas pela necessidade de conhecê-la em sua plenitude, sem camuflagem, vetos ou proibições.

A Comissão da Verdade foi criada pela Presidência para esclarecer violações de direitos humanos durante a ditadura militar e não tem caráter punitivo. É composta pelo ministro Gilson Dipp do STJ, pelo ex-ministro da Justiça, José Carlos Dias; pelo ex-procurador geral da República, Cláudio Fonteles; pela psicanalista Maria Rita Kehl; pela advogada, professora e escritora, Rosa Maria Cardoso da Cunha; pelo professor, consultor e escritor, Paulo Sérgio Pinheiro; e pelo advogado e escritor, João Paulo Cavalcanti Filho. Eles vão trabalhar com o apoio da Casa Civil, por 2 anos e vão receber salário. O primeiro coordenador é o ministro Gilson Dipp e todos os membros assumirão, pelo menos uma vez a coordenação dos trabalhos.

 

Agnelo regulariza Feira dos Goianos

O governador do DF, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Dra. Ilza, do administrador de Taguatinga, Carlos Jales, do deputado distrital, Chico Vigilante, entregou 3 mil Alvarás de Funcionamento para os comerciantes do Pólo de Confecções de Taguatinga, conhecido como a Feira dos Goianos.

A Feira funciona há 14 anos no setor de Indústrias e tem cerca de 3,2 mil comerciantes e 4 mil boxes. Por mês circulam cerca de um milhão de pessoas. A meta do governador é que todos os trabalhadores estejam com a licença de funcionamento em dia. Agnelo quer regularizar até o final deste ano todas as feiras do Distrito Federal. O GDF calcula que há 75 feiras e 40 mil feirantes.

“A legalização significa trabalhar com estabilidade jurídica, melhorar o próprio negócio, crescer e deixar a informalidade. Eles passam a ser micro empreendedores individuais. Isso gera renda, emprego e prosperidade e é o que queremos para o DF”, disse o governador.

O trabalho dá dignidade e colabora para o crescimento da cidade. As micro e pequenas empresas tem papel fundamental na redução das desigualdades sociais. Com essa atitude do governador os feirantes vão poder andar de cabeça erguida por estarem exercendo sua cidadania.

 

Cohab’s discutem habitação de interesse social

Começa hoje às 20 horas no Hotel Nacional o 59º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social. O evento vai até o dia 18 e na oportunidade serão discutidos temas como habitação popular, reconstrução de áreas afetadas por desastres naturais, regularização fundiária e o impacto do programa Minha Casa, Minha Vida no desenvolvimento de políticas habitacionais dos Estados e Municípios.

Mounir Chaowiche, presidente da Associação Brasileira de Cohab’s e Agentes Públicos de Habitação, quer que todas as pessoas tenham acesso à casa própria com toda a infra estrutura e o mínimo de dignidade como água encanada, esgoto e luz elétrica. Durante o Fórum serão apresentados os vencedores do Selo de Mérito 2012. 

 

Mulheres de Fibra

Hoje é dia de abraçar a odontopediatra Cecília Abrahão (E) e a jornalista Consuêlo Badra (D). Duas profissionais que orgulham a cidade em suas atividades.

  

Dra. Cecília promove a saúde da criança e o equilíbrio facial adequado. Ela dá tranqüilidade às mães pela forma profissional e carinhosa com que atende as crianças e jovens. Dra. Cecília é tão habilidosa que meus filhos sentiam-se seguros em freqüentar o seu consultório. Ela é mais que uma profissional de saúde, cria laços. É uma fonte que não retém a água para si, doa espontaneamente. Tem na credibilidade a moeda de real valor da sua profissão.

A jornalista Consuêlo Badra tem perseverança, vontade e amor pela sua profissão. Prova disso é o sucesso da sua Revista Foco. Desempenha sua tarefa dentro dos princípios éticos e não se contamina por influências políticas ou interesses pessoais. É criativa e objetiva na sua missão de bem informar. Estabelece vínculo entre os fatos, estimula o raciocínio do leitor e extrai expectativa que sinalize o futuro. É uma agente da independência editorial.

Desejo que Deus continue a iluminar o caminho de vocês queridas e leais amigas. Parabéns, saúde, e sucesso sempre. Desejo de coração que vocês contem seu jardim pelas flores, nunca pelas folhas caídas.

 

Plano de Saúde tem que cobrir quimioterapia oral

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou o relatório do senador Waldemir Moka do PMDB/MS ao Projeto de Lei que prevê a inclusão da quimioterapia oral entre as coberturas obrigatórias de planos e seguros privados de assistência à saúde. De autoria da senadora Ana Amélia do PP/RS o projeto altera dispositivos sobre as coberturas e tratamentos e obriga os planos a incluir tratamentos antineoplásicos de uso oral. Agora só falta a Câmara aprovar este to de cidadania.

A notícia do câncer deixa a pessoa em estado de choque, sem rumo. Imagina saber que o plano não cobre o tratamento. Esta aprovação dá sobrevida aos pacientes de câncer. A quimioterapia, segundo a oncologista Dra. Luci Ishii, é um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam o tumor. Como cada medicamento age de forma diferente cada paciente é tratado de maneira distinta. Este é um tratamento caso e nem todos conseguem fazer sem comprometer o orçamento doméstico.

Vamos agora aguardar que os deputados sejam sensíveis a esta causa e aprovem o projeto. 

 

 
RocketTheme Joomla Templates