Coluna da Bernadete Alves - dia 08/05/2012

Cidadão respeitado

Fazer televisão é gratificante, pois a gente conhece cidadãos honrados que dignificam a cidade e que abrem caminhos para as futuras gerações. O cirurgião-dentista Hosana Garcez é um deles. Na década de 90 tive a oportunidade de mostrar na TV Nacional o quanto ele fazia pela Associação Brasileira de Odontologia, pelo Conselho Regional e pelos colegas. Hosana também era um militante político defensor da cidadania e dos direitos do consumidor. Um profissional preparado e agradável de entrevistar. Garantia audiência e era pauta para outras emissoras.

Ele fundou o Instituto Hosana Garcez de Reabilitação Oral e tem a alegria de dividir seus conhecimentos com seu filho Dr. Luiz Gustavo e com sua esposa Dra. Raquel Ferraz, muito bem frequentado no Conjunto Nacional. Dr. Hosana adora reunir a família e os amigos.

  

Na esquerda: Dr. Hosana com os filhos Luiz Gustavo, Isabela e Rebeca. Na direita: Janaína com a Dra. Raquel Ferraz.

 

Genéricos detêm 25% das vendas

Os medicamentos genéricos atingiram um patamar muito bom no mercado. De 2007 a 2011 as vendas cresceram 170% e de janeiro a março deste ano foram comercializados 152,8 milhões de unidades. Esta é a prova de que o Projeto de Lei 2.022 de autoria do deputado federal Eduardo Jorge em 1991 está cumprindo seu objetivo.

Em 1999, no governo FHC os genéricos passaram a ser regulamentados pela Lei 9.787/99 que determinou que o preço fosse 30% mais barato que o original. O medicamento passou a ser conhecido pelo princípio ativo.

O medicamento genérico tem o mesmo princípio ativo e qualidade do original. É mais barato porque não precisa investir em pesquisas e nem refazer os estudos clínicos. A exigência é que tenha na embalagem venha escrito “Medicamento Genérico”.

 

Amigo da memória

Se você está esquecendo até do que almoçou no dia anterior é hora de comer um ovo por dia. Pesquisas recentes comprovam que o ovo é amigo da memória e isto acontece porque ele é fonte de colina, uma proteína que melhora a memória e a cognição. O ovo tem também as vitaminas B2, B12, D, E, K, ácido fólico, zinco, cálcio, selênio, fósforo e ferro.

Além do mais o ovo faz perder gordura e ganhar músculos. Contém albumina, que aumenta a massa magra e leucina, um aminoácido que ajuda a manter a massa muscular e diminuir a gordura. É, portanto, uma alternativa saudável para repor os aminoácidos essenciais ao funcionamento do organismo.

A gema tem ômega 3, gordura excelente para o cérebro e que estimula o equilíbrio da insulina com a glicose e também combate a anemia. O ideal é comer um por dia. Nunca coma ovos crus para evitar infecção intestinal.

A cor da casca indica a cor da galinha. Não há diferença nutricional entre os ovos brancos e vermelhos.

 

HPV é pauta de seminário na Câmara

Por iniciativa da deputada federal Sandra Rosado do PSB/RN, a Câmara dos Deputados promove amanhã, no Auditório Freitas Nobre, no Anexo IV, o seminário HPV: Prevenção, Sintoma, Diagnóstico e Tratamento. Participam do seminário o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a coordenadora do Instituto do HPV, da Santa Casa de Misericórdia, Dra. Luisa Lina Villa, especialistas no assunto e parlamentares.

Para a deputada Sandra, que é líder de seu partido, “é inadimissível que, ainda hoje, tantas mulheres sejam vítimas deste mal, apesar do diagnóstico ser simples”. Ela quer que a vacina faça parte do calendário de imunização da rede pública de saúde.

A parlamentar tem razão porque o exame papanicolau, identifica a doença em estágio precoce e aumenta a eficácia do tratamento. Mais de 100 diferentes tipos de HPV já foram identificados. Ele é responsável por 90 % dos casos de câncer de colo de útero. O HPV também causa tumores na vagina, vulva, ânus e pênis. 

 
RocketTheme Joomla Templates