Coluna da Bernadete Alves - dia 30/04/2012

Balonismo deu cor ao céu de Brasília

Foi um sucesso o 2º Festival Nacional de Balonismo, na Esplanada dos Ministérios, como parte das comemorações dos 52 anos de Brasília. Um espetáculo de profissionalismo, beleza, criatividade e ousadia. Confira na reportagem de Gilbert Di Angellis do programa Brasília na TV.

 

Brizola Neto é o ministro do Trabalho

Os brizolistas estão comemorando a decisão da presidenta Dilma em escolher o deputado federal Brizola Neto para comandar o Ministério do Trabalho. Ele é o mais jovem a integrar o governo. Aos 33 anos está no seu segundo mandato de deputado federal pelo Rio de Janeiro. Em 2009 ele foi líder do PDT na Câmara e integrou a lista do DIAP como um dos parlamentares mais atuantes do Brasil.

Carlos Daudt Brizola nasceu em Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1982 quando da eleição do avô ao governo fluminense onde começou sua vida política aos 16 anos ao lado do avô Brizola. Em 2004 foi vereador pelo município do Rio de Janeiro. Comandou a Secretaria de Trabalho e Renda do Rio e presidente nacional da juventude socialista do PDT. 

“O nome que carrego é uma bandeira. É um símbolo para milhões de pessoas que sonham com um Brasil diferente, com um Brasil com justiça, com trabalho, com progresso para nosso povo. Defender este país é ser nacionalista; defender este povo é ser trabalhista. E lutar por isso a vida inteira, sem jamais esmorecer é ser Brizola”, assim é como Brizola Neto se define.

Brizola Neto, por parte de pai é sobrinho-neto do ex-presidente da República João Goulart e por parte de mãe é neto do capitão da Aeronáutica, Alfredo Daudt, um dos que impediram a decolagem dos jatos da FAB que bombardeariam o Palácio do Governo do RS, na Campanha da Legalidade. O novo ministro do Trabalho é irmão do vereador Leonel Brizola Neto, vereador do RJ e de Juliana Brizola, vereadora de Porto Alegre. A posse está marcada para amanhã.

 

Ovo frito melhora o HDL

Esta notícia foi dada durante o Congresso de Biologia Experimental 2012, realizado em San Diego, Califórnia. Foi apresentado estudo feito pela Universidade de Connecticut, dos EUA, comprovando que o ovo melhora os níveis do HDL, colesterol bom. Se o ovo for consumido frito e no café-da-manhã, ajuda a controlar a fome durante o dia.

Por outro lado pesquisadores da Universidade de Missouri, nos EUA, informam que o consumo do ovo é saudável. Tem 14% menos colesterol do que estimavam os pesquisadores e que o ovo mantém pouca gordura saturada. Com estas duas comprovações podemos consumir ovos sem culpa.

Para manter a saúde em boas condições, os médicos recomendam  controlar o colesterol, LDL. Mas o que cada um faz no organismo? O HDL, colesterol bom, é importante para o organismo sintetizar vitaminas e hormônios. Impede que a LDL forme placas de gordura nas artérias que dão origem à aterosclerose, diminuindo ou obstruindo o fluxo sanguíneo, provocando infartos ou derrames. Para aumentar os níveis de HDL é preciso manter o peso, consumir frutas, verduras, fibras, tomar bastante água, abandonar o cigarro e refrigerantes e praticar exercícios.

 

Dilma quer estimular a honestidade

No pronunciamento em cadeia nacional de Rádio e TV para comemorar o Dia do Trabalho, a presidenta assegurou que vai combater os “malfeitos e malfeitores” e que cada vez mais vai estimular “as coisas bem feitas e as pessoas honestas “, garantiu a presidenta às trabalhadoras e trabalhadores brasileiros.

Dilma cobrou dos bancos privados juros mais baixos. “É inadmissível que o Brasil, que tem um dos sistemas financeiros mais sólidos e lucrativos, continue com um dos juros mais altos do mundo. O Brasil de hoje não justifica isso”. E para pressionar os bancos a presidenta disse “é bom, também que você consumidor, faça prevalecer os seus direitos escolhendo as empresas que lhe ofereçam melhores condições”.

A presidenta  concluiu dizendo “somente quando os juros nacionais chegarem ao patamar das taxas internacionais, a economia brasileira será plenamente competitiva, saudável e moderna”.

Foi muito bom ouvir a presidenta na véspera do Dia do Trabalhador. Ela está mostrando que este país cuida dos pequenos, dos excluídos e dos discriminados. Que o capital não pode fazer pouco caso do trabalho.  Só com a força do povo trabalhador e digno este País se manterá na potência que é hoje.

 

Marco Maia destaca avanços para o trabalhador

Depois do pronunciamento da presidenta Dilma foi a vez do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, do PT/RS, em rede nacional destacar as aprovações que beneficiam o trabalhador. “Como presidente, mantenho o compromisso de defender os interesses e os direitos dos trabalhadores com a mesma firmeza dos tempos de sindicalista”.  

Maia disse também que não vai tolerar o trabalho escravo. Ele ressalta a criação de 70 novas varas trabalhistas e de penas mais rigorosas para o trabalho escravo. Outra meta é lutar pela aposentadoria por invalidez com salário integral a servidores públicos.

Marco Maia é um jovem político com grandes e consistentes defesas em prol do povo trabalhador. Um orgulho para o Rio Grande do Sul. 

 
RocketTheme Joomla Templates