Coluna da Bernadete Alves - dia 26/04/2012

Redução de Juros será contínua na Caixa

A Caixa Econômica Federal deu uma demonstração do quanto se preocupa com os clientes. “A Caixa é o único banco que baixou mesmo os juros e para todos os clientes”, disse o presidente da Instituição Jorge Hereda. Ele informou que a queda de juros poderá resultar em aumento dos lucros porque com este atrativo o número de clientes aumenta. Hereda espera que em 2012 a Caixa mantenha o lucro recorde do ano passado e ainda aumente em mais de 2 milhões o número de clientes.

Esta meta será cumprida, pois Jorge Hereda é considerado como um dos principais formuladores do programa Minha Casa, Minha Vida, que torna realidade o sonho de milhares de brasileiros. Inclusive, quem conhece e trabalha com Hereda sabe que ele permanentemente avalia todos os procedimentos e processos para simplificar e agilizar o trabalho, respeitando sempre a qualidade e a segurança.

Como cliente da Caixa percebo que esta gestão proporciona melhor atendimento e mais agilidade na aprovação e execução dos projetos. Isso tudo com a colaboração do vice-presidente de Pessoa Física, Fábio Lenza, que assegurou ontem, por ocasião do lançamento do 8º Feirão da Casa Própria, que a redução dos juros é permanente. “É uma ação contínua. Não é uma promoção”. De acordo com Lenza “a Caixa decidiu se antecipar e dividir parte do lucro líquido com os nossos clientes. E que a redução dos juros é uma questão mercadológica”, concluiu Fábio Lenza.

O 8º Feirão da Casa Própria vai de 4 de maio à 10 de junho, em 13 cidades brasileiras. Imperdível.

 

Lapso da Memória

A perda da capacidade de lembrar fatos recentes e formar novas lembranças é uma das doenças mais temidas por todos nós. E esta preocupação tem sentido porque um estudo feito pela University College de Londres indica que o cérebro começa a se deteriorar já aos 45 anos. Como isso acontece?

Pesquisadores americanos da Clinica Mayo estudaram a dieta de pessoas com demência para saber até que ponto a alimentação tinha influência nos lapsos de memória. Notaram que aqueles diagnosticados com deterioração cognitiva leve - DCL, consumiam 4 vezes mais calorias. Em função disso os pesquisadores recomendam que “cortar calorias e comer de maneira mais saudável pode ser a forma mais simples de prevenir a perda da memória apartir dessa idade.

Neurologistas americanos demonstraram que é possível aumentar a memória por meio da estimulação do córtex entorrinal, uma zona do cérebro que faz passagem para o hipocampo. Este estudo foi publicado na revista científica New England Journal Of Medicine. O professor de neurocirurgia da Universidade da Califórnia, Itzhak Fried, disse que “toda a experiência visual ou sensorial passa por esta porta até chegar ao hipocampo”. Os cientistas recomendam que a prática regular de exercícios físicos moderados, pode aumentar o tamanho do hipocampo em adultos com mais de 55 anos. O hipocampo é a parte do cérebro responsável pela formação de todos os tipos de memória.

Em função disso é importante identificar os riscos desde cedo. Embora não temos uma maneira de prevenir a demência, podemos com mudanças simples de hábitos, como adotar dieta saudável, não fumar, controlar o colesterol e a pressão sanguínea, combater a depressão e aumentar o nível educacional, podemos reduzir os riscos.

Para lembrar é preciso prestar atenção e dar importância ao fato. Nossa memória funciona por associação. A área frontal do cérebro, dizem os neurologistas, guarda o juízo crítico e quando esquecemos, com freqüência, coisas importantes, é hora de procurar ajuda médica.

 

Filme sobre transição de Lula e Dilma teve lançamento prestigiado

O Museu da República ficou lotado para a estreia do filme Pela Primeira Vez, do fotógrafo Ricardo Stuckert sobre a transição do governo Lula para a gestão Dilma, a primeira mulher a chegar ao comando do País.

A presidenta Dilma chegou ao local acompanhada do ex-presidente Lula, do vice-presidente Michel Temer, do governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz e do pré-candidato à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. Na platéia muitas ministras e ministros, amigos e fãs. Antes da exibição do filme, todos os convidados foram recepcionados com um delicioso coquetel e claro com pipoca que não poderia faltar.

A presidenta Dilma estava visivelmente emocionada e disse que o assédio do público “faz bem para a alma”. O ex-presidente Lula disse para a imprensa que “a companheira Dilma superou às suas expectativas”. Foi comovente assistir as cenas do ex-vice-presidente José Alencar.

Ricardo Stuckert e toda equipe está de parabéns pela captação e edição das imagens. O fotógrafo chega com categoria a cineasta. 

 

Reduzir sal pela metade diminui AVC e Infarto

Para marcar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial a Sociedade Brasileira de Cardiologia lança a campanha “Menos sal, menos pressão, mais saúde”. Assegura que reduzir pela metade o consumo de sal diminui em 15% os casos de AVC e em 10% os de infarto.

Este alerta está sendo feito porque 315 mil pessoas morrem a cada ano por doenças cardiovascilares  e que seria evitado se fosse feito o diagnóstico precoce e o tratamento da hipertensão.  Pesquisa comprova que o brasileiro come em média 15 g de sal por dia. Se comer três pães de sal já consumiu a metade do que pode ingerir de sódio por dia.

Segundo a SBC a hipertensão atinge 30% da população adulta e a maioria não sabe que tem a doença e por isso não controla. A única forma de identificar  a pressão alta, dizem os cardiologistas, é fazer a medição da pressão pelo menos a cada três meses. Medidas como mudança no estilo de vida, na alimentação e fazer regularmente a prevenção é um importante passo para ter saúde.

Além de reduzir o sal, o professor de medicina da Harvard, Frank B. Hu recomenda o consumo de potássio encontrado nas frutas, especialmente na banana e verduras. É que o potássio, segundo ele, reduz os efeitos do sal e com isso controla a pressão. “Frutas e verduras são a melhor fonte natural de potássio e ao mesmo tempo esses alimentos têm baixo teor de sódio”, conclui o Dr. Frank.

Vamos seguir a orientação dos especialistas. Uma alimentação rica em frutas e verduras está associada a um coração mais saudável.

 

Travestidos de mestres

A ocupação do 6º andar do anexo do Palácio do Buriti, onde funciona a Secretaria de Administração, por um grupo de professores foi além do limite. Professor que se preza não dá mal exemplo. O que os alunos vão pensar de alguém que eles tanto ouvem e recebem ensinamentos, invadindo sede de governo para fazer valer a sua vontade? Estão mostrando com esta ocupação que para conseguir os objetivos vale tudo. Com esta atitude os servidores da secretaria tiveram que se retirar. Um prejuízo para a máquina administrativa.

Os professores grevistas já estão há bastante tempo tumultuando o trânsito em frente ao Palácio do Buriti, tumultuaram a cerimônia de abertura da Bienal, o que constrangeu até os convidados estrangeiros. Lugar de professor é na sala de aula e não fazendo baderna, como a que estamos presenciando neste momento no Buriti.

Eu tenho maior respeito pelos professores. Meus três filhos foram alfabetizados em escola pública, mas não posso concordar com a maneira que um “grupo” vem se comportando para conseguir o que quer. O Sinpro existe para lutar pelos direitos da categoria. E isto deve ser feito com base em que “o direito de um vai até aonde começa o do outro”. O consenso é sempre melhor que o litígio. 

 

Revista Taguatinga Shopping

Para brindar os centenas de lojistas, a imprensa e os milhares de clientes, os proprietários do Taguatinga Shopping, Paulo Octávio e Melissa Gontijo, promovem hoje um show de estilo e ousadia, por ocasião do lançamento da Revista, às 20 horas na Praça de Vidro.

Além de um requintado coquetel haverá degustação de vinhos e o lançamento da campanha do Dia das Mães. A superintendente Eliza Ferreira vai recepcionar os seletos convidados e mostrar que além dos três andares com mix variado de lojas de moda feminina e masculina, cosméticos e acessórios, o shopping tem banco, lotérica, cinemas, uma ótima praça de alimentação e agência de viagem. Além de ser um centro de compras é também o ponto de encontro da juventude da cidade. 

 
RocketTheme Joomla Templates