Coluna da Bernadete Alves - dia 21/04/2012

Brasília na TV, domingo às 13 horas

  

Convido você para assistir, amanhã, domingo, na TV Brasília/Rede TV, o programa Brasília na TV às 13 horas e conferir a entrega da 100ª Biblioteca Casa do Saber da Rede Gasol. A empresa beneficiou com esta marca importante a comunidade de Vargem Bonita. Além de proporcionar conhecimento, a Gasol entregou um consultório dentário, revitalizou o posto de saúde e construiu um parquinho para as crianças daquela localidade.

Depois você vai conferir o que as jornalistas Marcia Barr, Marisa Junqueira, Eliane Ulhôa, Marlene Galeazzi, Cris Cavalli, Luisa Peters, Kátia Maranhão e Carla Alcântara pensam sobre Brasília. Nós também ouvimos o general Clóvis Jacy Burmann e o empresário Marconi de Souza, presidente da Vale Shop. Eu espero você.

 

Brasília, a Obra do Século XX

  

Brasília surgiu do Sonho e Visão de Dom Bosco, da garra e persistência do visionário, cumpridor de promessas e desenvolvimentista Juscelino Kubitschek e do talento do urbanista Lúcio Costa e do gênio de Oscar Niemeyer. Foi construída por valorosos pioneiros de todos os cantos do país que acreditaram em uma idéia e construíram em tempo recorde de pouco mais três anos e que impressionou o mundo.

  

O desenho de um avião foi o ponto de partida para Brasília entrar na história, pois em nenhuma cidade do mundo, de qualquer ponto vê-se a linha do horizonte. Tem um céu inigualável e um pôr-do-sol fascinante. É cercada de misticismo e de uma região ecumênica.

  

Brasília é hoje a melhor cidade para se viver e trabalhar. E por isso é bom reverenciar primeiro Hipólito José da Costa, que em 1813 reivindicava, em seus inúmeros artigos no então Correio Braziliense, “a interiorização da Capital do Brasil”. Em 1892 foi nomeada uma Comissão para explorar o Planalto Central, a Missão Cruls, que delimitou o “Quadrilátero Cruls “. Em 07 de setembro de 1922, foi lançada a pedra fundamental da futura “Capital Federal dos Estados Unidos do Brasil”. Em um local próximo da cidade de Planaltina de Goiás.

  

A Constituição de 1934 determina providências necessárias à mudança. Em 1953 foi criada uma Comissão de Localização da Nova Capital entre os rios Preto e Descoberto abrangendo 3 municípios goianos: Planaltina, Luziânia e Formosa. Em 1955 o candidato à presidência da República, Juscelino Kibitschek assumiu o compromisso de construir Brasília. Em 22 de outubro de 1956, começaram as obras da residência provisória, o hoje Catetinho.

  

Em 21 de abril de 1960 o presidente JK entrega a maior obra do século XX. O presidente pensou nas futuras gerações e criou as bases para o desenvolvimento sócio-econômico do Brasil. Desenvolveu o Sudeste e fez a região Centro-Oeste crescer. Graças à ele o interior do Brasil passa a ser visto como espaço de possibilidades para a integração e civilização do País. Obrigada, JK!

 

TV Digital, a nova atração dos brasilienses

O governador Agnelo entregou hoje a Torre de TV Digital, projetada por Oscar Niemeyer, que fica em um dos pontos mais altos do Distrito Federal, na região do Colorado. Batizada como Flor do Cerrado, tem 185 metros de altura. A 120 metros dá para ver todos os pontos da Capital. A 80 metros vai funcionar um restaurante, a 60 metros haverá uma sala de exposição e um café. Para levar os visitantes aos três pavimentos foram construídos três elevadores com capacidade para 12 pessoas.

As emissoras de tevê vão poder instalar equipamentos para a transmissão do sinal digital. A estrutura está pronta assim como o estacionamento com 746 vagas. O local tem 10 lojas para cafés, lanchonetes e para lembrancinhas, presentes e artesanato. A Terracap está encarregada pela comercialização dos espaços. O local vai funcionar aos sábados, domingos e feriados das 9 horas às 17 horas.

O governador Agnelo, que estava acompanhado pela primeira-dama, Dra. Ilza, e pelo vice Filippelli, disse que “a obra é símbolo do futuro, da esperança e da modernidade. É uma homenagem à cidade e um presente para os moradores”. Realmente a Flor do Cerrado é mais um monumento a embelezar a cidade e atrair turistas e também vai garantir a transmissão do sinal digital que é fundamental para a transmissão da Copa do Mundo.

O arquiteto Jair Valera, representou Oscar Niemeyer e disse que quando ele recebeu a incumbência de fazer a torre ficou tão entusiasmado que começou a trabalhar no mesmo dia. (Crédito da foto: Roberto Barroso)

 

 

 
RocketTheme Joomla Templates