Coluna Bernadete Alves - dia 12/08/2018

Ciência aponta melhor posição para dormir

Descobertas da ciência apontam que a falta de sono é muito prejudicial para nosso corpo e cérebro. Para chegar à velhice de maneira saudável é preciso investir em boas noites de sono. O conselho é do professor de neurociência e psicologia da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos. “É que durante o sono, ocorre uma espécie de ‘revisão’ de todos os sistemas fisiológicos importantes do nosso corpo e de cada rede ou operação da mente. Se você não dorme o suficiente, de sete a nove horas por dia, essa revisão é prejudicada e seu corpo será afetado. Seu sistema imunológico e seu desempenho cognitivo começarão a ser afetados”, garante o cientista.

A vida moderna nos faz usar mais do tempo durante o dia para realizar todas as atividades e com isso sobra pouco tempo para o sono. Muitos acabam se acostumando com isso sem perceber os prejuízos a longo prazo. Como é difícil ter uma boa noite de sono a ciência nos ajuda apontando qual a melhor posição para garantir nossa saúde e bem-estar.

Estudo realizado na Universidade de Stony Brook e na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica The Journal of Neuroscience, aponta que dormir de lado proporciona um descanso maior e facilita o funcionamento do nosso organismo. Entre as duas posições laterais, a do lado esquerdo taz inúmeras vantagens: é bom para o cérebro,melhora a circulação sanguínea,facilita a digestão, alivia o peso sobre a coluna vertebral e é a melhor posição para as grávidas.

Dormir sobre o lado esquerdo é bom para o cérebro pois beneficia a drenagem linfática do sistema nervoso central, uma vez que esta posição favorece a eliminação do excesso de proteínas, vitaminas, gorduras e resíduos, como os depósitos de proteínas beta-amilóides, altamente nocivos à saúde. O sistema linfático é responsável por eliminar as toxinas do organismo e opera melhor do lado esquerdo do corpo. Segundo o médico do HUB Edmo “uma drenagem linfática deficiente pode levar a transtornos neurológicos, como a esclerose múltipla.

O médico William Christopher Winter, do Hospital Martha Jefferson, nos Estados Unidos, explicou à CNN, que o coração está do lado esquerdo do corpo, e dormir dessa forma impede a obstrução da artéria aorta, que bombeia sangue para o resto do sistema sanguíneo. “Ao mesmo tempo, a veia cava inferior permanece livre, sem ser pressionada por nenhum órgão. Então, o sangue retorna mais facilmente de outras partes do corpo até o coração”, assegura Winter.

O médico diz que como o baço, o pâncreas, o estômago e o cólon se encontram do lado esquerdo do corpo, deitar-se sobre este lado do corpo faz com que os alimentos passem por esses órgãos mais facilmente facilitando a digestão. O estudo comprova que quando deitamos de lado a coluna fica mais alinhada do que quando nos deitamos de costas ou de bruços. Portanto, dormir do lado esquerdo evita pressão sobre importantes vias sanguíneas.

O lado esquerdo é a posição mais recomendada para as grávidas. Este lado faz com que o bebê não precione a veia cava, e o sangue circula melhor, fazendo chegar à placenta os nutrientes necessários para o desenvolvimento da criança.

Dormir de bruços pode dificultar a respiração e de barriga para cima, o joga o peso do corpo sobre as costas. Agora que a ciência comprovou as vantagens de dormir do lado esquerdo vamos parar de nos revirar na cama e usufruir destes benefícios.

Estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Columbia, de Nova York, e publicado recentemente pela revista PLOS Biology, conclui que dormir tem um efeito antioxidante no organismo. Para chegar aos resultados, os cientistas utilizaram uma variedade mutante da drosófila, inseto mais conhecido como mosca-da-fruta, adaptada justamente para ter sono mais curto do que o normal - mantendo de modo intacto seus ritmos circadianos, no entanto. E encontraram novas evidências de como a falta de sono traz efeitos negativos para a saúde.

A pesquisadora Vanessa Hill, do Departamento de Genética da Universidade de Columbia, uma das autoras do estudo, diz que o entendimento da relação entre dormir e o estresse oxidativo pode ser um passo importante na compreensão de doenças humanas modernas - de distúrbios do sono a doenças neurodegenerativas. Segundo a pesquisadora o estresse oxidativo é uma condição de quando o organismo apresenta um desequilíbrio entre a produção de reativos de oxigênio e sua remoção - por meio de sistemas enzimáticos ou não enzimáticos.

De acordo com os pesquisadores de Columbia, perturbações desse sistema podem provocar a produção de peróxidos e radicais livres, o que acaba danificando os componentes celulares.O estresse oxidativo desencandeia o sono, que então age como antioxidante tanto para o corpo como para o cérebro. “Esse estresse oxidativo, resultado do excesso de radicais livres, pode levar a uma disfunção orgânica. Se a função do sono é defender-se do estresse oxidativo, o aumento do sono deve aumentar a resistência ao estresse oxidativo", afirma Hill.

Levantamento realizado pela empresa Philips no início deste ano, aponta que 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionados ao sono. A mesma pesquisa foi realizados em outros 12 países - a média da América Latina é de 75%, com os mexicanos em pior situação (88%) e os argentinos, em melhor (64%).Os principais problemas relatados são insônia, ronco, apneia (respiração que para e volta durante o sono) e a narcolepsia (sono súbito e inconsolável). Segundo a pesquisa, as causas apontadas para a dificuldade de dormir são preocupações financeiras, uso de tecnologias como o celular na cama e estresse decorrente de questões de trabalho.

De acordo com o Instituto do Sono, de São Paulo, ter horários regulares para dormir é um primeiro passo para conseguir ter uma boa noite de sono.Os médicos especialistas da instituição também aconselham que as pessoas se deitem somente na hora de dormir, justamente para não levar distrações para a cama. Álcool e café próximo ao horário de dormir são desaconselhados. Também é recomendável jantar moderadamente, e sempre no mesmo horário.

 
RocketTheme Joomla Templates