Coluna Bernadete Alves - dia 04/08/2018

Barack Obama e Meghan Markle festejam a vida

O dia 4 de agosto é especial para os dois ilustres americanos. Barack Obama nasceu em 4 de agosto de 1961 e a atriz norte-americana Meghan Markle no dia 4 de agosto de 1981. Vinte anos é a diferença entre o ex-presidente dos EUA e a Duquesa de Sussex, casada com o príncipe Harry. Vida longa aos dois aniversariantes que conquistaram os americanos pela competência profissional e carisma.

O nome Barack significa "benção" ou "abençoado" em Swahili. E nesta data em que ex-presidente dos EUA completa 57 anos é importante lembrar um pouco da trajetória deste grande homem que foi considerado como o oitavo maior presidente dos EUA, após uma pesquisa de historiadores conduzida em 2018, pela Associação de Ciência Política Americana.

Obama estudou na Universidade de Columbia entre 1981 e 1983 e trabalhou como administrador comunitário depois de graduar-se. Ele matriculou-se na Escola de Advocacia de Harvard em 1988 e foi o primeiro afro-americano a ser presidente da revista Harvard Law Review. Durante seu tempo na faculdade, ele tentou aparecer em um calendário pin-up, mas foi rejeitado pelo comitê. Em 1996 chega ao Senado pelo estado de Illinois. Durante seu mandato, ele aprovou uma lei que tornou obrigatória a gravação de interrogatórios em vídeo em caso de crimes capitais - algo inédito para os EUA.

Sua atuação foi tão marcante que em 2004 foi eleito novamente para o senado dos EUA em Illinois. Na mesa de seu escritório no Senado, que pertenceu a Robert Kennedy, ele tinha uma escultura de madeira de uma mão segurando um ovo, uma representação queniana da fragilidade da vida.

O destino, no entanto, mostrou o quanto Obama era um lider forte e determinado. Em 4 de novembro de 2008 foi eleito presidente dos EUA com mais de 66 milhões de votos em 365 distritos eleitorais.

Ele foi nomeado "Personalidade do Ano" da revista Time em 17 de dezembro de 2008 e recebeu essa honra pela segunda vez em 2012. E para coroar sua trajetória como líder americano, ele recebeu o prêmio Nobel da Paz em 2009 por seus "esforços extraordinários para fortalecer a diplomacia internacional e coordenação entre povos".

Obama é pai de Malia, 17 anos e Sasha, que segundo Michelle, sua esposa, “As duas são confiantes, divertidas, trabalham duro e, o mais importante, são respeitosas e amáveis”. Obama conheceu Michelle Robinson enquanto trabalhava para um escritório de advocacia em Chicago. Em seu primeiro encontro, ele a levou para ver o filme “Faça a Coisa Certa" (1989). Depois de dois anos de namoro, eles casaram-se em 3 de outubro de 1992. Sua comida preferida é espaguete com camarão, feito por Michelle Obama.

Obama adora ouvir música e alguns de seus artistas favoritos incluem Miles Davis, Bob Dylan, Johann Sebastian Bach e Fugees. Os objetos da sorte de Obama são uma estátua de Madonna, uma moeda da sorte, uma pequena estatueta de Hanuman e um bracelete que pertencia a um soldado americano em missão no Iraque. O ex-presidente dos EUA disse uma vez que três homens que ele mais admira são Abraham Lincoln, Martin Luther King Jr. e Mahatma Gandhi.

Meghan Markle festeja seus 37 anos, neste sábado, seu primeiro aniversário como duquesa de Sussex . Além das comemorações organizas pelo príncipe Harry e por outros integrantes da família real britânica, a atriz deve ser surpreendida por muitos presentes enviados por fãs e admiradores.

Nos últimos meses a mulher de Harry tem se preocupado com sua apresentação visual. Desde seu casamento com o herdeiro do trono britânico, quando apostou em looks exclusivos e minimalistas, a ex-atriz e feminista desde os 11 anos, conta com a ajuda de conselheiros da realeza, da concunhada, Kate Middleton, e até mesmo do marido, a quem pede opiniões sobre as roupas, para não fazer feio nos eventos oficiais.Meghan Markle tem mesclado os estilos clássicos e formais opções mais descontraídas e pouco usadas por mulheres da monarquia.

O closet de Meghan Markle também tem espaço para itens não tão informais, mas menos clássicos do que as produções que as mulheres da realeza costumam usar. Para o jogo de tênis Wimbledon, em Londres, na Inglaterra, que foi acompanhada de Kate Middleton usando pantalona e camisa listrada nas cores azul e branca. Já no jogo de Polo que o marido participou recentemente, a duquesa apostou em um vestido rodado feito de jeans. Terninho também já foi uma aposta da ex-atriz norte americana.

O primeiro presente recebido por Meghan Markle como duquesa foi da ONG PETA. A organização escolheu presentear a mulher do príncipe Harry com uma bolsa da designer Alexandra K. no valor de 290 libras (cerca de 1 500 reais). O acessório combina com os valores defendidos por Meghan, que apoia causas ligadas aos direitos dos animais. A bolsa conta ainda com uma insígnia dourada, onde está escrito “esta bolsa é vegana e livre de crueldade animal”.

Os membros da família real estão sujeitos a inúmeras regras quando o assunto são lembranças: presentes enviados por pessoas que eles não conhecem não podem ser aceitos, por exemplo. Empresas também não podem presentear os membros da monarquia britânica. “Presentes oferecidos por empresas britânicas são prontamente recusados, com a exceção de souvenirs para marcar a presença da realeza em uma visita à sede da empresa, marcar um casamento ou real ou numa ocasião pessoal e especial“, diz o site da monarquia. Meghan Markle poderá receber de bom grado o presente da ONG PETA.

 
RocketTheme Joomla Templates