Coluna Bernadete Alves - dia 25/07/2018

Karla Osório apresenta obras de Dirceu Maués e Oziel Primo

A galeria Karla Osório apresenta obras dos artistas plásticos Dirceu Maués e Oziel Primo Araújo até o dia 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30; sábado das 10h às 14h, mediante agendamento pelos telefones 3367-6303 e 981142100. A Galeria fica no Setor de Mansões Dom Bosco, Conjunto 31, Lote 1 B, Lago Sul. Dirceu apresenta obras da exposição Olhares: Dispositivos | Paisagem, e Oziel a Eterna Série: ator, mecânico e melancolia. A curadoria é de Malu Serafim.

Dispositivos | Paisagem, de Dirceu Maués, conta com trabalhos inéditos e antigos de três séries que estudam processos primitivos da fotografia, partindo do conceito das câmeras escuras, pinhole e da manipulação química em superfícies fotossensíveis. São elas: Extremos horizontes, Inversões na paisagens e (In)certa paisagem: imaginário de luz e prata.

Oziel Primo Araújo apresenta Em Eterna série: ator, mecânica e melancolia, obras concebidas e produzidas na última década, incluindo objetos, instalação, vídeo e escultura performática. A curadoria é de Malu Serafim.

O artista plástico Dirceu Maués nasceu e Belém e foi fotógrafo dos principais jornais daquela capital.  e sempre gostou de brincar com suas pin-holes. Numa dessas brincadeiras, Dirceu fez um vídeo registrando o Mercado Ver-o-peso em Belém. O vídeo lhe rendeu o prêmio Rumos do Itaú Cultural e uma bolsa de estudos em Berlim. Foi fotógrafo dos principais jornais em Belém. Maués é vencedor em 2015 do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia com a instalação “Horizonte Reverso”.

Realizou exposições em Berlim, Montevideu, em Katowice na Polônia,dentre outros países.Maués é artista residente na Künstlerhaus Bethanien/Berlim.No Brasil já expos em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Belém. Recebeu importantes prêmios de fotografia no Brasil e no exterior. Desde 2003 o artista desenvolve um trabalho autoral que mescla as áreas da fotografia, do cinema e do vídeo. A base da pesquisa é a construção de câmeras artesanais e utilização de aparelhos precários. Dirceu Maués é graduado e mestre em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília e doutorando da UFMG.

Na Galeria Karla Osório os visitantes podem conhecer os trabalhos inéditos de Dirceu Maués de três séries distantes que estudam os processos primitivos da fotografia, partindo do conceito das câmeras escuras, pinhole e da manipulação química em superfícies fotossensíveis. O apaixonado fotógrafo colocou na entrada da galeria tonéis, ferro e caixas de madeira que dialogam com a natureza do local. As obras projetam imagens em tempo real, por meio de lupas. O resultado é um conjunto de imagens efêmeras que mudam com a incidência do sol.

Oziel Primo Araújo nasceu em Imperatriz/Maranhão. É licenciado em Artes Visuais na Universidade de Brasília e professor da rede pública de ensino no Distrito Federal. Participou de várias exposições individuais e coletivas e esta é a primeira vez que expõe na Galeria Karla Osório.

A mostra de Oziel Araújo é composta por obras produzidas na última década e apresentam o interesse do artista pelas artes visuais com objetos, instalação, vídeo e escultura performática. Na noite de abertura, o artista produziu três trabalhos aos olhos dos convidados. Oziel desenvolve seu trabalho unindo música, vídeo e artes visuais. “Sempre quis misturar vídeo e escultura. Às vezes, a imagem é de vídeo, com registros de performances, às vezes, elas surgem a partir da luz”, explica o artista professor.

 
RocketTheme Joomla Templates