Coluna Bernadete Alves - dia 09/07/2018

Coral de Brasília ganha medalhas de ouro em concurso mundial

O Cantus Firmus, coral brasiliense, foi o único representante da América do Sul nos Jogos Mundiais de Coral, em Tsuane, na África do Sul. A disputa ocorrida neste final de semana é considerada a mais expressiva de canto coral do mundo. O grupo brasiliense ganhou duas medalhas de ouro na competição. As conquistas vieram nas categorias coro misto e coro folclórico.

Os Jogos Mundiais de Coral ocorrem de dois em dois anos e em 2018 reuniram cerca de 300 grupos de mais de 50 países e o Cantus Firmus foi o grande vencedor da disputa na garganta, na postura e no figurino.

Isabela Sekeff, regente do Cantus Firmus, disse ao G1 da emoção de receber duas medalhas de ouro em um único concurso mundial. "Foi um ano e meio de trabalho, de ralação, de muito estudo e muito ensaio de todos os 45 cantores. A gente não consegue se conter. Estamos muito felizes de ter representado Brasília, Brasil e a América do Sul”.

A maestrina faz música a capella há 25 anos, informou que o nome do coral significa "canto fixo" e faz referência ao uso de uma melodia já existente para a criação de um novo arranjo polifônico, modelo de produção musical usado a partir do século 13.“Aqui em Brasília o significado do termo foi ampliado e se aproximou da história contemporânea com o grupo de coro independente “, disse Isabela.

O coral foi criado em Brasília há 26 anos pela maestrina Isabela Sekeff. Desde a fundação , o grupo de Brasília esteve em países como Alemanha, Áustria, Argentina, Canadá, Equador, Estados Unidos, Eslováquia, Espanha, Hungria, Itália, México e Peru.

Parabéns a maestrina Isabela e aos talentosos cantores. É um orgulho para Brasília ter um coral que é referência mundial.

Príncipe Louis é batizado no Palácio de St. James

A tarde de hoje foi de muita emoção para a família real com o batizado do príncipe Louis Arthur Charles, dois meses de idade, na capela real do Palácio de St. James, em Londres. A duquesa de Cambridge Kate Middleton e o príncipe William chegaram ao local com os filhos príncipe George e a princesa Charlotte e familiares.

O príncipe Louis, o quinto na linha de sucessão ao trono britânico,nasceu no dia 23 de abril, em Londres, e foi batizado com água benta de Jordão, pelo Arcebispo de Canterbury, Justin Welby, que também foi responsável pelos batismos de seus irmãos, príncipe George e princesa Charlotte. Kate e William escolheram amigos pessoais como padrinhos do bebê: Nicholas van Cutsem, Harry Aubrey- Fletche e Guy Pelly e como madrinhas Lady Laura Meade, Hannah Gillingham Carter e Lucy Middleton.

Para a ocasião, Kate escolheu um vestido branco do estilista Alexander McQueen, finalizando com um chapéu Jane Taylor. A princesa Charlotte usou um vestido branco e azul com estampa de flores, e um laço no cabelo. Os sapatos azuis e as meias brancas combinaram com o modelo.

Louis, assim como seus irmãos, usou uma réplica do vestido de rendas e cetim criado para o batizado da princesa Victoria, em 1841, filha da rainha Victoria e do Príncipe Albert. A roupa original foi feita por Janet Sutherland, com seda Spitalfields e renda de Honiton, mesmos materiais usados para confeccionar o vestido de noiva da Rainha Victoria, um ano antes. A roupa foi usada por mais de 60 bebês reais, incluindo o príncipe William em 1984, o pai de Louis.

Em 2004 foi pedido à designer oficial da rainha, Angela Kelly,que criasse uma réplica exata da roupa original e o primeiro bebê a usar foi James Viscount Severn, o filho mais novo do príncipe Eduardo, filho mais novo de Isabel II. A roupa foi usada em outubro de 2013 pelo príncipe George e em julho de 2015 pela princesa Charlotte. Louis Arthur Charles é o sexto bebê real a usar a obra de arte.

O batizado de Louis foi realizado numa cerimônia pequena, com os familiares e padrinhos. Dentre os presentes os tios da criança príncipe Harry e Meghan Markle, os avós, pais de Kate Middleton,Michael e Carole Middleton, a irmã de Kate, Pippa, grávida de seu primeiro filho, o pai de William, príncipe Charles e a esposa Camilla.

A princesa Charlotte encantou a todos pela simpatia. Num vídeo compartilhado pelo Palácio de Kensington, ao ser recebida por alguns membros da igreja Anglicana, a garotinha mostra que é muito madura e dá um aperto de mão a cada um deles. E, na saída da missa, Charlotte ainda fez questão de acenar para as pessoas que estavam do lado de fora da capela.

Assim como todos os outros bebês reais, Príncipe Louis foi batizado na igreja Anglicana, da qual a rainha Elizabeth II é governadora suprema. Na manhã desta segunda, a monarca anunciou que ela e o marido, o príncipe Philip, não iriam ao batizado do bisneto por causa de conflitos de agenda. É que na terça-feira (10) ela participará das comemorações do centenário da Força Aérea do Reino Unido (RAF), no palácio de Buckingham, e na sexta-feira (13) tem uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, além de outras audiências ao longo da semana. A decisão de não comparecer ao batizado de Louis foi tomada “há algum tempo e de mútuo acordo” com os pais do bebê. Louis é o sétimo bisneto de Elizabeth II.

Após a missa, o duque e a duquesa de Cambridge receberam os convidados para um chá na Clarence House.

 
RocketTheme Joomla Templates