Coluna Bernadete Alves - dia 06/07/2018

Pés e mãos precisam de cuidados diários

Manter mãos e pés bem cuidados não é apenas uma questão de vaidade, é de saúde. Atenções diárias podem evitar o aparecimento de doenças causadas por fungos e bactérias, que podem causar o mau cheiro nos pés. Para garantir pés e mãos macios e saudáveis, a dermatologista Cleire Paniago diz que medidas simples fazem muita diferença.

Como as mãos revelam a idade, a dica de Cleire é investir em cremes antienvelhecimento e protetor solar para as mãos. Alguns cremes contêm as duas funções na mesma fórmula, tanto para mãos quanto pescoço e colo. A dermatologista diz que há inúmeros procedimentos para combater o antienvelhecimento, como fazer preenchimento nas mãos, melhorando o aspecto enrugado e murcho que aparece com o passar do tempo.

É muito comum aparecerem calos, pele grossa e descamação nas mãos, principalmente em quem pratica musculação e treinos como crossfit. Cremes hidratantes com ativos como a ureia, o lactato de amônio e o ácido hialurônico ajudam a melhorar o aspecto e deixar as mãos mais lisinhas.

Evitar produtos químicos em contato com as mãos, pois eles podem causar irritações e alergias. Nesse caso, a dica é usar luvas para se proteger do surgimento de vermelhidão, coceira, descamação e rachaduras nas mãos. Para tirar o esmalte é bom usar removedores, que são livres de acetona, essa substância resseca e enfraquece as cutículas.

Depois do banho, enxugar bem os pés. “Calçar os sapatos com os pés úmidos, causa mau cheiro e pode dar brecha para o surgimento de micoses. Usar polvilho antisséptico também ajuda a prevenir o problema”, recomenda a dermatologista.

A médica diz que é normal ter a pele dos pés mais grossas que a das mãos, principalmente neste clima de Brasília. “Invista em cremes hidratantes mais potentes e esfoliantes para eliminar o excesso de células mortas e formação de calos. Existem produtos específicos para os pés que ao mesmo tempo que hidratam fazem a renovação celular. As rachaduras nos calcanhares ou nas palmas das mãos podem ser bem dolorosas”.

A dica é aplicar pomadas que previnem doenças de pele, com dexpantenol e vitamina B5, nas rachaduras fundas antes de utilizar o hidratante. Segundo a dermatologista assim evita arder a pele. “Para potencializar o efeito do hidratante, tanto para mãos quanto para os pés, basta envolvê-los com plástico filme ou vestir uma meia de algodão branca. Nesse caso, 20 minutinhos já ajudam bastante”, assegura a Dra. Cleire. Os cuidados com as mãos e os pés devem incluir, além do corte e limpeza, a hidratação de unhas e cutículas. Este procedimento pode ser feito com óleos vegetais naturais ou produtos específicos.

 
RocketTheme Joomla Templates