Coluna Bernadete Alves - dia 03/07/2018

Brasília ganha Instalação para Recuperação de Resíduos

Foi inaugurada nesta terça-feira, a primeira unidade de recuperação de materiais recicláveis, com três mil metros quadrados e com capacidade para processar 32 toneladas de materiais recicláveis por dia. A unidade fica na Usina de Tratamento Mecânico Biológico do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), no P Sul, em Ceilândia.

A unidade conta com duas esteiras, que recebem os resíduos e os direcionam para o mezanino, onde ocorre a triagem. Os rejeitos seguem em contêineres para descarte. A instalação tem ainda sala de reunião, refeitório, vestiários e escritórios. No local trabalharão as cooperativas Plasferro e Coopere.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg,disse que a instalação significa uma transformação na vida dessas pessoas. “Esses trabalhadores atuavam no lixão da Estrutural, debaixo de sol e de chuva, ao lado de tratores e de caminhões, correndo risco de acidentes, agora tem segurança e cidadania” Rollemberg disse que a coleta seletiva no Distrito Federal está sendo ampliada, com a participação de cooperativas de catadores. “Agora, o grande desafio é nosso, dos brasilienses, de fazer a separação adequada do lixo para que os resíduos cheguem com boa qualidade aos centros de triagem e possam ser transformados em renda.”

De acordo com o SLU, a operação do local ocorrerá em dois turnos, com 90 catadores em cada um. A inclusão dos trabalhadores, com a melhoria das condições de trabalho, integra as ações que levaram ao encerramento das atividades do lixão da Estrutural, após quase 60 anos de operação. O custo da obra foi de R$ 4,925 milhões.

Erich Endrillo Santos Simas é o novo juiz titular do TRE-DF

O conselheiro Seccional e presidente da Comissão de Assuntos e Reforma Tributária da OAB/DF, Erich Endrillo Santos Simas, foi nomeado pelo presidente da República, Michel Temer, para ocupar o cargo deixado por André Macedo de Oliveira.

Ele vai ocupar vaga do quinto constitucional, destinada a juristas e membros do Ministério Público. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira. A nomeação foi comemorada pelo presidente da OAB-DF, Juliano Costa Couto e pelo secretário-geral, Jacques Veloso, que felicitou o colega de profissão. “A advocacia estará muito bem representada no TRE. O professor Erich é um grande jurista e certamente exercerá o seu mandato com grande competência”.

Erich Endrillo é advogado militante na área de Direito Tributário com atuação em diversos tribunais judiciais e administrativos e atuação no planejamento tributário. O magistrado é graduado em Direito pela Universidade Potiguar.

Jornalista André Duda morre de infarto

É com pesar que registro o falecimento prematuro do querido e competente jornalista Carlos André Duda, ocorrido no inicio da tarde desta terça-feira, vítima de infarto.

Segundo o Corpo de Bombeiros ele sofreu uma parada cardíaca quando entrou na ambulância que o levaria até o hospital de Base. O trabalho de reanimação, segundo os bombeiros, durou cerca de 50 minutos, mas ele não resistiu e morreu. O corpo do jornalista será velado às 12h desta quarta-feira (4), no Cemitério e Crematório Jardim Metropolitano de Valparaíso (GO). Haverá uma celebração às 13h e, às 14h, a cremação.

André Duda nasceu em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, tinha 56 anos, era casado e pai de dois filhos. O jornalista trabalhou como repórter da RBS, filiada do grupo Globo no Rio Grande do Sul e na Globo Brasília onde, na década de 1990, foi repórter, apresentador e ocupou cargos de chefia na redação. Ele também foi secretário de comunicação dos governos de Joaquim Roriz e Agnelo Queiroz (PT), no Distrito Federal. Duda atualmente trabalhava no gabinete do deputado Rodrigo Delmasso (PR-DF).

Minha solidariedade à família neste momento de dor.

 
RocketTheme Joomla Templates