Coluna Bernadete Alves - dia 24/06/2018

Mulheres Sauditas ganham direito de dirigir e de competir

O circuito de Le Castellet foi o local escolhido para a comemoração da suspensão da proibição que impedia mulheres de dirigirem no país saudita. A escolhida para representar as mulheres foi Aseel Al Hamad,a primeira membro mulher da Federação de Esporte a Motor da Arábia Saudita e da Comissão Mundial de Esporte a Motor (WMC, na sigla em inglês), um órgão da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Antes do GP da França, neste domingo, Aseel dirigiu um carro de Fórmula 1 em todo o circuito de Le Castellet. Aseel dirigiu um Renault 2012 como parte de um desfile de veículos da montadora francesa, em comemoração à volta da organização da corrida. Com esse carro, Kimi Raikonen ganhou o GP de Abu Dhabi de 2012.

“Eu sempre gostei de automobilismo e dirigir um Formula 1 vai muito além das minhas expectativas", disse ela. “Eu espero que o fato de eu ter pilotado no dia em que a proibição de mulheres dirigirem na Arábia Saudita foi revogada mostre a elas o que é possível fazer quando se tem paixão e espírito sonhador.”

A primeira vez que ela dirigiu o carro foi em uma sessão de treinos, no mesmo circuito, em 5 de junho. “Hoje não é só uma celebração de uma era de mulheres ao volante, mas também o nascimento de uma era de mulheres no esporte a motor na Arábia Saudita", disse Hamad.“O que mais espero é ver uma próxima geração de jovens garotas experimentando os esportes a motor. Eu gostaria de vê-las treinando e levando o esporte a sério como carreira. Essa vai ser, de verdade, a minha maior conquista.”

As mulheres sauditas puderam começar a dirigir à meia-noite de sábado, encerrando a única sanção mundial pela proibição de mulheres ao volante, vista por muito tempo como um símbolo da repressão às mulheres no reino no país muçulmano. A suspensão da proibição, ordenada em setembro último pelo Rei Salman, é parte da pressão de seu filho, o príncipe Mohammed bin Salman, em uma tentativa de transformar a economia do maior exportador de mundial de petróleo, além de abrir um pouco sua fechada sociedade.

Antes da data de hoje, as mulheres do ultraconservador reino muçulmano, não podiam dirigir e precisavam contar com um motorista particular ou um familiar homem que as ajudasse em seus deslocamentos. Ativistas dos direitos das mulheres fizeram campanhas desde 1990 para acabar com a proibição e dezenas de sauditas foram presas por se atreverem a dirigir como forma de protesto.

Várias mulheres do Bahrein viajaram neste domingo para a Arábia Saudita ao volante dos seus carros para participar do dia histórico do país vizinho. Dezenas de mulheres cruzaram a ponte Rei Fahd, que liga os países, nas primeiras horas do dia, algumas acompanhadas de homens e outras, só de mulheres, segundo informaram fontes oficiais bareinitas. O Bahrein é um pequeno reino insulano que tem cerca de 50 quilômetros de extensão e que é ligado à Arábia Saudita por meio da ponte Rei Fahd.

Brasília sedia o Aloha Spirit 2018

O maior festival de esportes aquáticos da América Latina, o Aloha Spirit, está sendo disputado no Lago Paranoá, pelo terceiro dia consecutivo e pela primeira vez em água doce. A etapa Brasília é válida pelo Circuito Brasileiro de SUP Race, de acordo com a Confederação Brasileira de SUP e receberá o status de três estrelas. A programação gratuita encantou os brasilienses.

As modalidades disputadas na capital são: apneia, canoa havaiana, natação em águas abertas, paddleboard (em que o competidor fica de joelhos ou deitado na prancha e se impulsiona usando os braços), slackline, stand up paddle (SUP), surfski (caiaque aberto, longo e estreito) e Triathlon Waterman (triatlo aquático).

A Secretaria Adjunta de Turismo tem um espaço no evento para divulgação turística, com distribuição, por exemplo, de mapas e livretos com informações sobre pontos de visitação na capital. Há, ainda, a participação de artesãos cadastrados e selecionados por meio de edital da pasta, que expõem criações em um estande específico. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, esteve no local e parabenizou os organizadores pela qualidade do festival de esportes aquáticos.

O evento também oferece aos visitantes festival de cinema, aulas de ioga, espaço infantil, praça de alimentação e shows musicais, entre outras atrações. O Aloha Spirit pode ser apreciado no Pontão, no Parque Asa Delta e no Parque da Península Sul, graças a desobstrução da orla.

Ontem o Aloha Spirit celebrou uma década com vários shows musicais. Dos clássicos do rock internacional, como Beatles, U2, Elvis Presley, The Police, Led Zeppelin, entre outros, no show da banda O Gabba.

 
RocketTheme Joomla Templates