Coluna Bernadete Alves - dia 08/06/2018

Embaixada da Suíça recebe alunos do Recanto das Emas

Alunos do Ensino Fundamental 405 do Recanto das Emas, estiveram na Embaixada da Suíça em Brasília para conhecer os costumes, cultura e culinária daquele país. Eles estavam acompanhados da primeira-dama de Brasília Márcia Rollemberg, idealizadora do projeto Embaixadas de Portas Abertas.

Os Vinte e seis alunos do sétimo ano foram recebidos pelo ministro Niculin Jäger e mostraram que estudaram sobre a região em sala de aula e prontamente responderam alguns dos questionamentos, a exemplo do nome da capital Berna e da maior cidade do país Zurique, uma das mais bonitas da Europa.

Berna é Patrimônio da Humanidade desde 1983. É uma das cidades mais bonitas do país com um centro histórico bem preservado. As ruelas medievais são percorridas por trens elétricos. A capital é conhecida como ‘Cidade das Fontes’, são mais de cem em atividade e muitas são herança da Idade Média.

Berna faz parte da Suíça que fala alemão, já que o país tem outras três línguas oficiais: francês, italiano e romanche. Foi em Berna que o físico alemão Albert Einsten desenvolveu a Teoria da Relatividade. A casa onde ele morou entre 1903 e 1905 foi transformada num museu e aberta ao público.

Situada às margens do Lago Zurique, no coração do país, e moldada pelos picos nevados dos Alpes, Zurique mantém muito do seu charme do século 19. A cidade é líder em todo o mundo em termos de qualidade de vida, e sua população uma das mais bem servidas em educação, saúde e trabalho. O transporte público de Zurique é um dos melhores do mundo. A maior cidade da Suíça é a síntese de um povo que deu certo.

Zurique de hoje é o principal centro mundial para a operação bancária offshore, principalmente devido ao sigilo bancário suíço, e líder mundial na negociação de ouro. O setor financeiro responde por cerca de um quarto das atividades econômicas da cidade. A Swiss Stock Exchange (SIX), fundada em 1877, também está localizada em Zurique.

“É muito importante ter esse contato com os jovens da cidade e poder passar informações do meu país”, disse Jäger. Além das duas importantes cidades, o ministro destacou Genebra, Montreux, Lausana, Lucerna, Basileia e São Moritz, o berço do turismo de inverno alpino. Os estudantes tiraram dúvidas relacionadas à moeda oficial do país, o franco suíço, sobre o sistema de saúde e legislação, os famosos relógios suíços e o clima.

O ministro Jäger falou que a forma de se locomover na Suíça é de trem. “Eles são rápidos, pontuais e têm conexões com diversos países da Europa”. Disse que na Suíça são praticados muitos esportes como surfe na neve, tênis, escalada e trilha. Quando perguntados sobre o esporte preferido, em uníssono a maioria respondeu futebol. Juntos, lembraram que a equipe europeia enfrentará o Brasil neste mês, pela Copa do Mundo.

A Suíça é uma república federal composta por 26 estados, chamados de cantões. Está situada na Europa Central, onde faz fronteira com a Alemanha a Norte, a França a Oeste, a Itália a Sul e com a Áustria e Liechtenstein a Leste.

Márcia Rollemberg falou da importância de proporcionar conhecimento aos estudantes e agradeceu a acolhida dos diplomatas. Os estudantes receberam passaportes simbólicos e participaram de uma brincadeira futebolística ao ar livre. A visita à Embaixada terminou com o famoso queijo suíço, biscoitos típicos e chocolate quente.

O Embaixadas de Portas Abertas é um precioso programa que proporciona conhecimento e cidadania.

Os craques do Brasil que estarão na Copa do Mundo da Rússia

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou hoje a foto oficial da seleção brasileira, juntamente com a equipe técnica, para a copa do Mundo Rússia 2018.A equipe técnica, comandada pelo treinador Tite (Adenor Bachi), veste camiseta branca. Foto oficial da seleção brasileira para a Copa do Mundo na Rússia Lucas Figueiredo/CBF.

Em pé: Marquinhos, Filipe Luis, Danilo, Marcelo, Ederson, Alisson, Cássio, Renato Augusto, Casemiro, Paulinho, Fernandinho e Geromel.

No meio a comissão técnica: Ricardo Rosa (preparador físico), Fábio Mahseredjian (preparador físico), Rodrigo Lasmar (médico), Taffarel (treinador de goleiros), Edu Gaspar (coordenador de Seleções), Tite (técnico), Cléber Xavier (auxiliar técnico), Sylvinho (auxiliar técnico), Fernando Lázaro (analista de desempenho) e Matheus Bachi (auxiliar técnico e tecnológico).

Sentados: Roberto Firmino, Taison, Philippe Coutinho, Thiago Silva, Gabriel Jesus, Miranda, Neymar, Fágner, Fred, Willian e Douglas Costa.

 
RocketTheme Joomla Templates