Coluna Bernadete Alves - dia 31/05/2018

Adolescentes fumantes têm mais obesidade abdominal diz estudo

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz em parceria com a universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, mostra que a obesidade abdominal em adolescentes de 15 a 17 anos é mais frequente entre fumantes do que entre não fumantes. A acumulação de gordura na barriga representa um fator de risco importante para o desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, diabetes e cardiovasculares.

André Sklo,coautor do estudo,diz que o tabagismo é considerado uma doença pediátrica porque o ato de experimentar o fumo entre a maioria das pessoas ocorre na infância ou adolescência. Entre os meninos, a circunferência abdominal dos fumantes é 131% maior do que a dos não fumantes. Entre as meninas, a circunferência daqueles que fumam é 57% maior.

O impacto do fumo na vida dos adolescentes não se restringe a um acúmulo maior de gordura na barriga. Aqueles que fumam um cigarro ou mais por dia consomem mais bebida alcoólica. Entre os meninos não fumantes a prevalência de quem bebe uma ou mais doses de álcool diariamente é de apenas 3,1%, entre os fumantes esse percentual chega a 28,9%. O consumo diário de álcool entre as meninas fumantes é ainda maior que entre os meninos: 31,2%.

Neste Dia Mundial sem Tabaco é importante um trabalho de conscientização dos adolescentes por parte dos pais e responsáveis, escola e governantes. Estima-se que, no Brasil, onde é proibido vender cigarro para menores de 18 anos, haja 100 mil adolescentes que fumam diariamente, conforme pesquisa do Ministério da Saúde.

A OMS faz alerta mundial para associação entre tabaco e condições como infarto e AVC. "Neste Dia Mundial Sem Tabaco, a OMS está chamando a atenção para o fato de que o tabaco não causa apenas câncer, mas literalmente quebra corações." , declara Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde.

Relatório da OMS também aponta que o tabaco contribui para muitas mortes -- 7 milhões anuais por variadas causas -- sendo o principal fator de risco para doenças cardiovasculares. "A maioria das pessoas sabe que o uso do tabaco causa câncer e doenças pulmonares, mas muitos ainda não sabem que o tabaco também provoca doenças cardíacas e derrames - os principais assassinos do mundo" diz Ghebreyesus.

Em todo o mundo, 24 milhões de crianças entre 13 e 15 anos fumam cigarros, conforme relatório da OMS.A entidade diz que Países-membros da OMS têm o compromisso de redução de 30% do consumo de tabaco até 2025 em pessoas com 15 anos ou mais.

Marcha para Jesus reúne milhares de fiéis

A 26ª edição da Marcha para Jesus, evento liderado pela Igreja Renascer em Cristo, reuniu milhares de pessoas neste último dia do mês de maio, na Zona Norte de São Paulo. Com o tema “O Rei da Glória”, a marcha saiu da Estação da Luz, seguiu pelas avenidas Tiradentes e Santos Dumont até a Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, próximo ao Campo de Marte.

Os evangélicos seguiram os dez trios elétricos e curtiram várias atrações musicais.O palco recebeu cantores e cantoras gospel dentre eles: Marcelo Aguiar, Renascer Praise, Aline Barros, Bruna Karla, Damares, Cassiane, Katsbarnea, Priscila Alcântara, Livres, Ao Cubo, Preto no Branco, Banda Dopa, Eli Soares, Ton Carfi, Leonardo Gonçalves, Pedras Vivas, Juliana Santiago, Brás Adoração, Soraya Moraes, Verônica Sacer, Paula Falcão e Maurício Paes, entre outros.

A Marcha para Jesus é um evento que reúne igrejas cristãs do país e do mundo. É presidida pelo apóstolo Estevam Hernandes. O evento é para todo aquele que crê em Jesus Cristo Como Caminho, Verdade e Vida.

Os presidenciáveis Geraldo Alckmin, Flávio Rocha e Jair Bolsonaro estiveram no evento assim como João Dória, pré-candidato ao governo de São Paulo.

Temer se diz “iluminado” em cerimônia religiosa em Brasília

O presidente Michel Temer, acompanhado do novo ministro da Secretaria Geral da Presidência, Ronaldo Fonseca, participou hoje da Convenção Nacional das Assembleias de Deus, em Brasília.Temer foi anunciado pelo bispo Manoel Ferreira.“Aqui você só vai ser aplaudido, porque aprendemos a respeitar as autoridades constituídas. Ele, o Temer, é o número 1 desse país, acima dele só Deus e a nação, que é o povo”, declarou o bispo.

"Graças a Deus, estamos encerrando a greve dos caminhoneiros por meio de uma atitude minha que tem sido criticada, o diálogo", afirmou o presidente. "Não uso a força, a autoridade. Uso o diálogo, a palavra, eu e o governo todo, conectados com os estados e municípios", disse Michel Temer. E continuou: “Que isso sirva de exemplo para o nosso país, a força do diálogo.Depois de dialogar, chamei as Forças Armadas. Fui iluminado por Deus, que disse vai lá no templo da Assembleia comemorar a pacificação do país. Quero pedir que todos vocês crendo como creio na força do diálogo e da palavra, que possam levar isso a todos os templos, se puderem levar uma palavra de paz, de harmonia, respeito mútuo, culto da família e da unidade. Fui iluminado por Deus. Orem por mim e pelo governo",declarou o presidente.

 
RocketTheme Joomla Templates