Coluna Bernadete Alves - dia 24/05/2018

Aftas: a “lesão própria” que causa desconforto na boca

Embora a ciência não tenha uma explicação definida para a origem da estomatite aftosa, vulgarmente conhecida como afta, os especialistas dizem que ela começa com um machucado na camada superficial da mucosa da boca, o tecido epitelial como uma resposta autoimune que se caracteriza pela formação de úlceras bucais benignas e não contagiosas. A afta aparece de repente e pode causar muito incômodo no dia a dia das pessoas.

Segundo o cirurgião do aparelho digestivo, Luiz Fernando Córdova, a afta é fruto de deficiências nutricionais, baixa na imunidade, alergias, insuficiência hormonal, estresse, excesso de acidez ou até traumas durante a escovação bucal, mordidas, mau uso do fio dental ou do aparelho ortodôntico também podem desencadear o problema. A duração das aftas é de 7 a 10 dias e elas afetam cerca de 20% da população em geral.

A afta é também conhecida por “úlcera oral” ou “úlcera aftosa”, cujas lesões são benignas e causam desconforto. Os especialistas referem-se à afta como uma “lesão própria”, pois não é causada por fungos ou bactérias nem quaisquer outros microrganismos. Sua forma é de lesões ovais, esbranquiçadas e às vezes amareladas que aparecem na língua, interior dos lábios, bochecha, gengiva, garganta e úvula. A afta pode ser única ou múltipla, assim como pequenas ou grandes em tamanho.

Mais frequentes em mulheres, as aftas estão relacionadas com fatores genéticos e podem causar muita dor. Os sintomas mais comuns são a ardência e a coceira, que se agravam pelo contato físico com bebidas e comidas ácidas e condimentadas. Dr. Córdova diz que o uso de remédios naturais podem amenizar a dor e promover a cicatrização.

O bicarbonato de sódio é um ótimo antisséptico natural para aliviar as aftas.O produto possui ações desinfetante e anti-inflamatória. Basta dissolver uma colher de chá em um copo de água, e fazer bochechos. O gelo colocado sobre a lesão ajuda a diminuir a inflamação e a acalmar a dor, cicatrizando a afta.

A água oxigenada também acalma a dor. A dica é umedecer um cotonete na água oxigenada e aplicar diretamente sobre a afta. Três vezes ao dia é suficiente para acalmar a dor e prevenir a infecção. O sal também é dos antissépticos baratos e eficientes e, e por isso, é excelente aliado na cura de aftas. A dica é misturar uma colher de chá de sal em meio copo de água morna e enxague a sua boca com o líquido, dando ênfase na zona onde se encontra a afta. Depois cuspa a água. Repita este processo três vezes ao dia para ajudar na cicatrização.

Atualmente, em casos mais severos e agressivos, os dentistas aplicam lasers terapêuticos de baixa potência na lesão para que ela cicatrize depressa.

Embaixada da Bélgica recebe alunos da Escola Classe Aspalha

Estudantes da área rural do Lago Norte, acompanhados da primeira-dama Márcia Rollemberg, participaram hoje do programa Embaixadas de Portas Abertas na sede da Bélgica em Brasília. Eles foram recebidos pelo embaixador da Bélgica no Brasil, Dirk Loncke, e pelo ministro-conselheiro Hendrick Hoggen.

Os alunos da 5ª série conheceram a rotina diplomática e tiveram a oportunidade de simular atividades típicas da função. Apreciaram os jardins projetados por Burle Marx, na década de 1960, e percorreram a chancelaria daquele país no Brasil que fica no Setor de Embaixadas Sul.

No escritório do embaixador Dirk Loncke, a aluna Anny Gouveia Duarte, de 10 anos, foi escolhida embaixadora interina durante a visita. Com apoio dos colegas, ela leu e assinou uma carta fictícia preparada pela equipe técnica da sede diplomática.

Na residência oficial, as crianças participaram de uma apresentação sobre a tradição e os costumes belgas. Ficaram sabendo sobre as principais cidades, atividades econômicas, o comércio de diamantes e os idiomas oficiais do país: holandês, francês e alemão.

O embaixador Dirk Loncke elogiou o comportamento e a curiosidade dos estudantes sobre a Bélgica. “Quando as crianças chegaram, nós ficamos muito felizes por elas prestarem muita atenção a tudo, por terem feito várias perguntas e por serem tão educadas”.

Márcia Rollemberg, colaboradora do governo de Brasília, disse que a troca de experiências é válida tanto para quem recebe quanto para quem faz a visita. “Esse é um exercício de aprendizagem para a escola e para a embaixada. É muito importante ampliar os horizontes e expandir o discurso diplomático para interculturalidade, para a formação das nossas crianças”, declarou a primeira-dama.

As visitas fazem parte do programa Criança Candanga, conjunto de políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência em Brasília.

O programa Embaixadas de Portas Abertas proporciona intercâmbio cultural de alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal e fortalece o processo de internacionalização de Brasília. A iniciativa da primeira-dama Márcia Rollemberg é um importante exercício de cidadania e uma viagem pelo conhecimento.

Lyon conquista a Champions League Feminina pela terceira vez seguida

As jogadoras do Lyon venceram a equipe alemã por 4 a 1 na prorrogação, na tarde desta quinta-feira, no estádio Valeriy Lobanovskyi, em Kiev, Ucrânia. Este é o quinto da história da equipe francesa e o terceiro consecutivo. A Lyon vem dominando o futebol feminino europeu nos últimos anos.

No jogo de hoje as francesas não conseguiram superar a defesa alemã no tempo regulamentar e no início da prorrogação levaram um susto quando Pernille Harder abriu o placar para o Wolfsburg. As jogadoras do Lyon reagiram e Amandine Henry, Le Sommer, Ada Hegerberg e Camille Abily viraram para as francesas. As jogadoras do Lyon comemoram muito o título europeu, em Kiev.

Hegerbeg, de 22 anos, foi o destaque da competição. Ela marcou 15 gols nos 8 jogos da Champions League Feminina. Lyon venceu a competição em 2011, 2012, 2016 e 2017 e foi vice em 2010 e 2013.

No sábado dia 26, também em Kiev, acontecerá a final da Champions League Masculina entre Real Madrid e Liverpool.

 
RocketTheme Joomla Templates