Coluna Bernadete Alves - dia 23/05/2018

Vila Planalto ganha restaurante cubano

O Bodega de La Havana chega à Vila Planalto com a proposta de servir sabores tradicionais cubanos com atraente apresentação típica e excelente custo-benefício. O chef Miguel Padilla compartilha com os brasilienses um cardápio com o sabor importado de Cuba, música e decoração típicas de sua terra natal.

Bodega de La Havana está instalado no mesmo local onde funcionava o Restaurante Léo e o antigo Jambú. A casa já está funcionando mas a inauguração oficial será na próxima segunda-feira, dia 28 de maio.O cardápio reúne sanduíches, aperitivos, saladas, sobremesas e pratos principais, com opções de almoço e jantar.

Além do menu tradicional de Havana, que utiliza a banha suína, considerada, hoje, bastante saudável no preparo de todas as frituras do cardápio, Miguel utiliza a banana-da-terra, tão típica da culinária cubana, em várias receitas. Há ainda pratos cujos protagonistas são o porco, a proteína mais consumida hoje em Cuba, além do pato, do bacalhau, dos frutos do mar e do Moros y Cristianos com Ropa Vieja, que está para os cubanos assim como a feijoada está para os brasileiros.

Além das receitas cubanas, o cardápio traz alguns pratos adaptadas ao paladar do brasileiro. Destaque para os chips de banana-da-terra e batata-doce e inhame e o famoso arroz com Leche de Piña, com cubos de abacaxi em calda, batata doce cremosa com leite de coco, raspas de laranja cristalizada e crocante de canela, Cabezotes Amarillos, um bolo molhado de baunilha, acompanhado de sorvete de cacau e várias opções de drinques.

Miguel Padilla é formado em gastronomia em Cuba, onde trabalhou em hotéis em Jardines del Rey, um conjunto de ilhas ao norte do país, que reúne resorts de luxo . Ele está em Brasília há pouco mais de sete anos. Veio visitar o pai e se apaixonou por uma brasileira, casou e resolveu se estabelecer na capital. Primeiro, trabalhou em bares e restaurantes da cidade.

Foi chef de cozinha do Liv Lounge, no Life Resort. Trabalhou no Gero, no Iguatemi, e no Fusion, no Sudoeste. Mas sempre sonhando em ter o seu próprio restaurante. Em dezembro de 2016 o sonho se concretizou e Miguel abriu o Bodega de La Havana no Condomínio San Diego, Quadra 1, Setor Habitacional Jardim Botânico, Galeria Espaço 257, ao lado do Jardim Botânico Shopping.


Curtas

Partidos devem garantir 30% do Fundo Partidário para financiamento de campanhas eleitorais de mulheres. A decisão do Tribunal Superior Eleitoral foi por unanimidade. O TSE também decidiu que o tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV também deverá ter a mesma divisão. A ministra Rosa Weber, relatora do caso e que conduzirá o TSE durante as eleições 2018, disse que a Justiça Eleitoral sempre estimulou ações afirmativas para aumentar a participação das mulheres na política.“Em virtude do princípio [constitucional] da igualdade, não pode o partido político criar distinções na distribuição desses recursos, exclusivamente baseado no gênero”, afirmou Weber.

Morre Philip Milton Roth, o gigante literário norte-americano, aos 85 anos. O vencedor do prêmio Pulitze por seu romance Pastoral Americana em 1998,faleceu na noite de ontem em Manhattan de insuficiência cardíaca, conforme informação do agente Andrew Wylie. O eterno candidato ao prêmio Nobel, que nunca chegou a conquistar, recebeu outros notáveis, como dois National Book Awards, dois National Book Critics, três PEN/Faulkner Awards, um Pulitzer e um Man Booker International. O autor de ‘O Complexo de Portnoy’, publicou 31 obras ao longa de sua carreira e deixa uma grande contribuição para a literatura. Roth foi uma importante referência da literatura após a 2ª Guerra Mundial.

O Coral Ars Nova da UFMG chega a Brasília para uma apresentação com repertório inédito na sexta-feira, dia 25 no Casa Thomas Jefferson Hall. O coral da Universidade Federal de Minas Gerais, fundado em 1964, é regido pelo maestro Lincoln Andrade que está no comando do grupo desde 2016. "Acima de tudo, estamos trabalhando com o registro de uma leitura atual do movimento coral mundial",diz o maestro, garantindo que cantores e público pratiquem e escutem a música contemporânea. O maior conjunto vocal do Brasil vai se apresentar dia 25 às 20 horas.

 
RocketTheme Joomla Templates