Coluna Bernadete Alves - dia 15/05/2018

Biblioteca Pública de Brasília foi reaberta na manhã de hoje

O espaço, na EQS 312/313, fechado em março de 2017 para reformas nos banheiros, pintura, troca de piso, de forro e das instalações hidráulicas, foi reinaugurado na manhã desta terça-feira pelo governador de Brasília Rodrigo Rollemberg.

Esta foi a maior reforma que a Biblioteca Pública de Brasília passou desde a sua inauguração em 1990.O local conta agora também com espaço infantil dentro dos seus 600 metros quadrados de área total. “Gastamos cerca de R$ 250 mil e conseguimos entregar uma biblioteca completamente renovada”, disse Rollemberg.

A Biblioteca tem um acervo de cerca de 60 mil exemplares divididos em: geral, de referência, infanto-juvenil, gibiteca, estante de concursos, escritor brasiliense, periódicos e diários de notícias locais e nacionais. E disponibiliza espaço coberto para estudo e pesquisa e um belo jardim para leitura.

Os frequentadores têm também à disposição o Telecentro, sala de informática com computadores e acesso à internet. O acesso é gratuito para as pessoas cadastradas, resultado de convênio celebrado entre a Secretaria de Cultura e o Ministério de Ciência e Tecnologia. Para se cadastrar é necessário levar uma foto 3x4recente, comprovante de residência, documento de identidade, duas referências pessoais e assinar Termo de Compromisso. Menor precisa de autorização dos país ou responsáveis.

A obra integra o Lugar de Cultura. O programa, da Secretaria de Cultura, propõe significativos avanços para a valorização, recuperação e fortalecimento dos espaços culturais. Os trabalhos englobam desde a execução de obras fundamentais a um pensamento mais moderno de gestão e sustentabilidade.

A Biblioteca Pública de Brasília funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 horas e aos sábados das 7h30 às 13h30. Mais informações pelo telefone 3245-5022.

Cientistas explicam porque a Torre de Pisa nunca caiu

Um trabalho científico da Universidade de Bristol, Reino Unido, desvenda mistério de 500 anos da Torre de Pisa, um dos pontos turísticos mais visitados da Itália.

Segundo eles a posição inclinada protegeu a construção após terremotos na região. A Torre nunca caiu por causa de um fenômeno chamado interação dinâmica entre solo e estrutura. Por ser uma construção bastante sólida, alta e ficar sobre terra fofa, ela não transmite a ressonância gerada por um terremoto como um prédio comum.

Os cientistas explicam que quando acontece um terremoto, o que derruba prédios é a transmissão dessa vibração e não simplesmente a movimentação do solo, como muitos acreditam. Em outras palavras, a Torre de Pisa não cai justamente porque é torta e por ter sido erguida em solo maleável, fatores que permitem modificação de suas características vibracionais, evitando assim sua ressonância com movimentações de terremotos.

A Torre de Pisa demorou quase 200 anos para ser construída e antes de mesmo de sua conclusão, na Idade Média, ela já apresentava a característica torta. Tanto que os últimos andares superiores já foram erguidos com irregularidades de níveis, para tentar compensar a inclinação.

Curtas

Dia Internacional da Família, uma data para reflexão e homenagem a um núcleo essencial para a formação moral de todos os indivíduos. A família é o início de tudo, é a base de todas as demais coisas. Que possamos dar o melhor de nós mesmos para sermos felizes no lar e suportarmos as intempéries da vida.

Cuidado com a saúde bucal na rede pública foi fortalecido com a reorganização da assistência por meio da Portaria n° 341, de 12 de abril de 2018. O documento da Secretaria de Saúde do Distrito Federal determina que o serviço na atenção primária ocorra exclusivamente por meio da Estratégia Saúde da Família.

Corte Interamericana de Direitos Humanos confirmou hoje o afastamento do magistrado brasileiro Roberto Caldas, que renunciou ao cargo de juiz da instituição, após denúncias de violência, ameaça e constrangimento contra a ex-mulher, Michella Marys. O Presidente da Corte Interamericana, Juiz Eduardo Ferrer Mac-Gregor Poisot, ressaltou a importância que se investiguem os fatos de maneira diligente, rápida e oportuna no âmbito do devido processo. Não obstante o acima exposto, condena todos os tipos de violência contra as mulheres, diz a nota.

 
RocketTheme Joomla Templates