Coluna Bernadete Alves - dia 14/05/2018

A Seleção de Tite para a Copa da Rússia 2018

Na data limite estabelecida pela Fifa, o técnico Tite divulgou a lista final de jogadores selecionados para defender o Brasil na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, em busca do hexa, durante coletiva na sede da Confederação Brasileira de Futebol, hoje à tarde

O técnico da seleção brasileira de futebol começou dizendo que Brasil é um dos favoritos a ganhar a Copa da Rússia.“O Brasil é um dos favoritos, sim. Pelo futebol que tem apresentado e pela consistência da equipe”, afirmou Tite. O técnico revelou que, entre os principais pontos que levou em consideração ao convocar um jogador, está o retrospecto de sua carreira, além do que ele classificou de intuição, ao conversar diretamente com o atleta.

“Consistência de carreira, de trabalho, dentro da seleção e da própria carreira credenciam a este momento máximo que é a seleção brasileira, principalmente em copa do mundo. Mundial, pressão psicológica, necessidade de desempenho, aspectos táticos, técnicos, físicos e emocionais são fundamentais para esta avaliação.”

Tite também falou que o aspecto psicológico e emocional são fundamentais. “São de três a sete jogos nesta copa, as tensões são muito fortes e tem que aguentar as pressões. Todos aqueles que passaram [por outras copas] vão me ajudar e ajudar a comissão técnica. Eles vivenciaram uma experiência única, que se aprende ganhando, empatando e perdendo. Depende da nossa capacidade de absorver isso”, disse.

Quanto à situação física do atacante Neymar, o médico da seleção, Rodrigo Lasmar, que também participou da coletiva, garantiu que o jogador estará pronto para participar do primeiro amistoso, contra a Croácia. “A nossa ideia é que ele se apresente na Granja Comary em condições de trabalhar com bola e, gradativamente, com o grupo. Ele terá condições físicas de participar do primeiro amistoso e terá condições de recuperar esta condição de jogo”, disse Lasmar.

Goleiros: Alisson (Roma), Ederson (Manchester City) e Cássio (Corinthians)

Laterais: Fagner (Corinthians), Danilo (Manchester City), Marcelo (Real Madrid) e Filipe Luís (Atlético de Madrid)

Zagueiros: Miranda (Internazionale),Marquinhos (PSG), Thiago Silva (PSG) e Pedro Geromel (Grêmio)

Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Fernandinho (Manchester City), Paulinho (Barcelona), Fred (Shakhtar Donestk), Renato Augusto (Beijing Guoan), Philippe Coutinho (Barcelona) e Willian (Chelsea)

Atacantes: Douglas Costa (Juventus),Taison (Shakhtar Donetsk), Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City), e Neymar (PSG)

Tite disse que a boa fase vivida dentro do campo pelo defensor do Grêmio, que levou a melhor na disputa sobre Rodrigo Caio (São Paulo) e Gil (Shandong Luneng), garantiu o nome do jogador, de 32 anos, na sua primeira Copa do Mundo.

“O Geromel mantém uma consistência e regularidade, em alto nível, há dois anos no Grêmio. Conosco, ocorreu a mesma coisa: a conduta e a linguagem corporal do jogador contaram para essa convocação", declarou Tite, técnico da Seleção Brasileira.

O zagueiro do Grêmio, Pedro Geromel, comemorou muito a convocação de Tite para defender a Seleção brasileira na Copa da Rússia. O jogador, que está com a delegação do Grêmio em Maturín, na Venezuela, entra em campo nesta terça-feira, às 21h30, no Estádio Monumental de Maturín para encarar o Monagas, pela 5ª rodada da Libertadores.

O zagueiro concedeu entrevista com um largo sorriso em seu rosto. Afinal o jogador disputará sua primeira Copa do Mundo. A convocação foi comemorada pelo técnico Renato, jogadores e comissão técnica. Geromel merece esta oportunidade. Teve atuações soberanas nas últimas três temporadas vitoriosas pelo Grêmio, foi eleito melhor zagueiro em atividade no futebol brasileiro.

Chamado de “Geromito” pela torcida do Grêmio, Pedro Geromel chegou ao Grêmio em 2014. É o pilar da defesa do time campeão da Libertadores do ano passado e do campeonato Gaúcho de 2018. Geromel era nome pedido pelos torcedores para defender o Brasil na Copa do Mundo.

“Com certeza é o momento mais alto da carreira, o sonho de criança de todos jogadores de futebol. Estou muito feliz com essa convocação. Sensação de que tudo vale a pena. Ser a pessoa correta, trabalhar, as coisas funcionam a seu favor. Tive a oportunidade de agradecer aos companheiros por todo esse tempo. Sem eles, não teria essa chance”, disse Geromel.

Com o passaporte carimbado para a Rússia, Geromel falou emocionado: "Momento mais alto da carreira, é o sonho de criança, de todos jogadores de futebol. Estou muito feliz com essa oportunidade. Sem o Grêmio, nada disso seria possível.O Grêmio me projetou a nível mundial. Tentou fazer o meu melhor aqui para continuar buscando mais títulos pelo Grêmio".

O zagueiro se apresenta à Seleção em 21 de maio para iniciar o período de preparação para a Copa, com viagem para Londres prevista para o dia 27. O Brasil tem dois amistosos em vista antes do Mundial: enfrenta a Croácia em 3 de junho, em Liverpool, e a Áustria, em 10 de junho, em Viena. A estreia ocorre em 17 de junho, contra a Suíça, em Rostov-on-Don.

A Seleção Brasileira iniciará a sua preparação para a estreia na Copa do Mundo com uma semana de treinos em Teresópolis, entre os dias 21 e 27 de maio. De lá, a delegação seguirá para a Inglaterra, onde fará amistoso contra a Croácia em 3 de junho. O último teste antes do Mundial será diante da Áustria, em Viena, no dia 10. No grupo E da principal competição do planeta, o Brasil de Tite enfrentará Suíça, Costa Rica e Sérvia.

Na Rússia, a Seleção fará sua preparação final na cidade de Sochi, onde realizará os treinamentos e retornará após as partidas. No local, ficará toda a estrutura para os jogadores e a comissão técnica. A primeira partida do Brasil será dia 17, contra a Suíça; o segundo confronto será dia 22, contra a Costa Rica; e o último jogo da primeira fase, dia 27, será contra a Sérvia.

Caso o Brasil fique em primeiro lugar no Grupo E, enfrentará, nas oitavas de final, dia 2 de julho, o segundo lugar do Grupo F, que tem Alemanha, Coréia do Sul, México e Suécia. A Copa do Mundo começará dia 14 de junho com o jogo da Rússia contra a Arábia Saudita, pelo Grupo A, e a final será dia 15 de julho.

Festival das Lanternas de Lótus na Coreia do Sul

Celebrado ontem em Seul, o festival é caracterizado como uma manifestação religiosa de origem budista. A comemoração acontece sempre na semana do oitavo dia do quarto mês do calendário lunar, data do nascimento de Buda. O Festival das Lanternas de Lótus dura uma semana e é realizado anualmente em maio para marcar o aniversário do Buda.O festival apresenta cerimônias budistas, espetáculos de música tradicional e dança ritual, bem como jogos populares, comida de templo e meditação.

O festival é chamado Yeondeunghoe em coreano, que significa literalmente “acender lanterna”. O acendimento ou iluminação de lanternas para comemorar o aniversário do Buda tem sido observado na Coreia desde a Dinastia Goryeo há mais de mil anos. As lanternas simbolizam a luz da sabedoria.

Milhares de budistas sul-coreanos carregaram lanternas de papel de todos os tipos e tamanhos pelas ruas do centro de Seul. A Parada das Lanternas de Lótus celebra a cultura e as tradições budistas coreanas e é um dos eventos anuais mais populares do país.

Vários templos da cidade, a exemplo de Jogye e Bongeun, ficam enfeitados com lanternas. Além disso, mais de 100 mil pessoas, entre desconhecidos, monges e budistas, carregam lanternas que simbolizam a iluminação da mente de todos os seres e do mundo. Devotos e visitantes se reúnem em torno da imagem principal do Buda no Templo Jogye no centro de Seul. O templo foi originalmente fundado em 1935 e é o núcleo principal da Escola Jogye do Budismo.

Curtas

Não fumar, fazer esporte, cuidar da alimentação, não exagerar no álcool e evitar o sobrepeso são hábitos que prolongam a vida em uma década. Para chegar a esta conclusão, pesquisadores da Escola de Saúde Pública Harvard T.H. Chan estudam 123.000 pessoas. O estudo que mostra os benefícios de um estilo de vida saudável foi publicado na revista Circulation.

Lei de combate ao bullying nas escolas foi sancionada hoje presidente Michel Temer. A lei amplia as obrigações das escolas previstas na lei que criou o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying), sancionada em 2015 pela então presidente Dilma Rousseff. A atualização na lei inclui a responsabilidade das escolas em promover medidas de combate ao bullying, além de pensar em ações de promoção da cultura de paz.

Olhar Druso — Religiosidade em Israel está em cartaz no Salão Branco do Palácio do Buriti. A exposição reúne 39 imagens de sete integrantes do Clube de Fotógrafos Drusos: Amir Zaian, Effo Backria, Eyal Amer, Fares Saaida, Jamal Ali, Rabia Basha e Zohar Ferro. A mostra com imagens de demonstrações de fé é promovida pela Embaixada de Israel com o apoio do governo de Brasília e poderá ser conferida de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, até o dia 30 deste mês.

Ministro Ricardo Lewandowski remeteu inquérito contra o deputado federal Rogério Rosso (PSD/DF) e a deputada distrital Liliane Roriz (Pros) à primeira instância. O inquérito, que até então tramitava no Supremo, apura a participação de Rosso em suposto esquema de compra de votos para beneficiar Liliane Roriz. À época, o parlamentar era governador-tampão do Distrito Federal. As acusações são de compra de votos e peculato.

 
RocketTheme Joomla Templates