Coluna Bernadete Alves - dia 13/05/2018

Nossa Senhora de Fátima é celebrada neste domingo

O dia 13 de maio é uma data muito importante para os católicos, pois é o dia em que a Virgem Santíssima apareceu para três crianças de famílias pobres. Em maio de 1917 o mundo tentava se restaurar da Primeira Guerra Mundial e o Papa Bento XV convocou as pessoas para orarem juntos em busca de uma ‘paz mundial’ com a mão de Virgem Maria. Oito dias após o início das orações ocorreu a primeira aparição de Nossa Senhora, em Portugal.

Nossa Senhora do Rosário de Fátima é uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria e que surgiu com base nos relatos das aparições vistas pelos três pastorinho, no lugar da Cova da Iría, na freguesia de Fátima, em Portugal. Segundo os testemunhos das três crianças videntes de Nossa Senhora, Lúcia dos Santos, 10 anos, e os seus primos Francisco, de 9 anos e Jacinta Marto,de 7 anos, ambos analfabetos, a primeira aparição da Virgem Maria teria ocorrido no dia 13 de maio de 1917 e o fenômeno repetiu-se durante seis meses seguidos, sempre no dia 13, até 13 de outubro de 1917, com exceção de agosto que foi no dia 19.

No ano anterior, em 1916, no lugar dos Valinhos, as três crianças afirmaram ter recebido três aparições de um anjo, o qual se apresentou como sendo o Anjo da Paz, ou Anjo de Portugal. Duas das aparições do anjo ocorreram na Loca do Cabeço nos Valinhos, e outra decorreu junto do Poço do Arneiro, na Casa de Lúcia, em Aljustrel.

Segundo os testemunhos recolhidos na época, a Senhora disse às três crianças que era necessário que rezassem o terço por completo e que aprendessem a ler. As crianças então começaram a rezar melhor e rezar diariamente. Elas contaram aos pais o que tinha acontecido e estes informaram as autoridades religiosas. As pessoas da região começaram a seguir as crianças e a rezar com elas. Nossa Senhora só aparecia para os três pastorinhos.

Naquela época a dúvida sobre as versões era muito grande. As aparições foram reconhecidas oficialmente no dia 13 de outubro quando alguns sinais impressionantes foram vistos por todos no Céu. A Virgem Maria pediu a Lúcia que fizesse uma capela em Sua honra no local das aparições. A partir dali as aparições foram oficialmente aceitas pela Igreja Católica.

Em 1919 foi erigida uma capela no local exato onde os pastorinhos afirmaram ter visto a Virgem Maria. Em 1928 foi benzida a primeira pedra para a construção de um templo de maiores dimensões nas proximidades da capela, ficando pronto em 1953 e m 1954 batizaram como Basílica menor pelo Papa Pio XII. Alguns anos depois Francisco e Jacinta morreram, Lúcia virou Lucia de Jesus, tornando-se uma famosa religiosa que permaneceu por muitos anos em contato com o mundo.

Com o passar dos anos, vários outros edifícios e monumentos religiosos foram sendo construídos em torno da capela e da basílica, e ao complexo foi dado o nome de Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. O local recebe milhões de peregrinos anualmente e é considerado um dos maiores santuários marianos do mundo. Dada a sua grandiosidade é conhecido como “O Altar do Mundo”.

No Brasil, a maior imagem de Nossa Senhora de Fátima foi inaugurada no dia 13 de maio de 2008, em Fortaleza, Ceará.Ela tem 15 metros de altura e foi feita pelo artista plástico Franciner Macário Diniz. No Rio de Janeiro, foi inaugurado o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Recreio dos Bandeirantes,no dia 28 de maio de 2011al. No local existe uma réplica da famosa Capelinha das Aparições original da Cova da Iría, de Portugal.

Todos os anos os católicos comemoram Nossa Senhora do Rosário de Fátima, desde o início de maio, com novenas, procissões e festa. O tema deste ano é “Maria e Superação da Violência” e o lema “Com Maria Rainha da Paz e Nossa Mãe somos todos irmãos!”.

Nossa Senhora de Fátima é a padroeira do Município de Lucas do Rio Verde, e também do Sport Club do Recife.

Curtas

Morre o deputado Rômulo Gouveia de infarto fulminante, hoje, na cidade de Campina Grande. É com pesar que registro a morte prematura do deputado federal Rômulo Gouveia, presidente do PSD. Administrador, bacharel em Direito e funcionário público, Rômulo Gouveia era casado com Eva Gouveia e deixa quatro filhos. Gouveia tinha 53 anos de idade, foi vereador de Campina Grande, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, vice-governador do estado e deputado federal. Com a morte do deputado, assume em seu lugar na Câmara Federal, o suplente da coligação Marcondes Gadelha (PSC). Já a presidência do partido na Paraíba ficará com o deputado estadual Manoel Ludgério.

 
RocketTheme Joomla Templates