Coluna Bernadete Alves - dia 11/05/2018

Embaixada de Marrocos em Brasília recebe alunos do Gama

O programa Embaixadas de Portas Abertas, que tem como objetivo aproximar os estudantes da rede pública da carreira diplomática e apresentar a eles os costumes de outras partes do mundo, foi hoje na Embaixada de Marrocos.

Estudantes do Centro de Ensino Fundamental 4 do Gama, acompanhados da primeira-dama de Brasília, Márcia Rollemberg, foram recepcionados pela embaixatriz Siham Belaamine e pelo embaixador do Reino do Marrocos no Brasil, Nabil Adghoghi. Esta é 34ª ida de alunos de escolas públicas a representações de outros países na capital federal.

Com a tradicional cerimônia do chá e passaporte simbólico em mãos, os estudantes tiveram na bebida quente e em doces marroquinos o início da imersão na cultura do país norte-africano. Depois conheceram a cultura e a história do país.

O embaixador do Marrocos, Nabil Adghoghi, falou aos jovens sobre o trabalho da sede diplomática e sobre as roupas típicas do país, os monumentos, as grandes cidades, o turismo e a gastronomia. Nabil contou aso estudantes que a embaixada em Brasília foi inaugurada há 26 anos. “Artesãos vieram especialmente do Marrocos para fazer obras de gesso, azulejo e tapeçaria”, contou. Os itens, enriquecidos em detalhes no teto, na parede e no piso, chamaram a atenção dos visitantes.

Nabil também tirou dúvidas dos alunos, que questionaram, por exemplo, sobre a moeda local — o dirham — e o sistema de governo — monarquia parlamentar. O embaixador disse que Marrocos recebe 12 milhões de turistas por ano e, para 2018, são esperados cerca de 60 mil brasileiros.

Márcia Rollemberg, colaborada do governo falou da importância do encontro para o aprendizado dos jovens e lembrou que os alunos terão a oportunidade de receber na escola os integrantes da embaixada e retribuir a hospitalidade.

A primeira-dama e o embaixador trocaram presentes e encerraram a visita provando pratos típicos, como o cuscuz marroquino, que, feito de sêmola de trigo, com verduras, carne e uva-passa, mistura sabores doces e salgados.

Márcia Rollemberg estava acompanhada da chefe da Assessoria Internacional, Renata Zuquim, e da atriz Maria Paula Fidalgo.

Curtas

Ouvir música com filhos estreita laços, diz estudo realizado pela Universidade do Arizona, Estados Unidos. Cantar, dançar e ouvir música é importante para o vínculo familiar à medida que as crianças crescem.Segundo os pesquisadores isso acontece porque quando duas pessoas se movem em sintonia laços são formados entre elas, principalmente entre crianças. Os dados revelam que as experiências musicais familiares em todas as faixas etárias melhoram o relacionamento entre pais e filhos. Estimular a musicalidade, de forma geral, ajuda a aprimorar o conhecimento da criança.

Pedalada em Brasília marca o Dia Mundial de Bike ao Trabalho. Servidores do governo reuniram-se às 8 horas na estação de bicicletas compartilhadas da 205 Norte em direção ao anexo do Palácio do Buriti. No trajeto, ciclistas do Detran-DF alertavam motoristas sobre a importância de compartilhar as vias e de manter uma distância segura de 1,5 metro das bicicletas. A ação também contou com o apoio do Banco de Brasília (BRB).“O objetivo é conscientizar as pessoas em relação à utilização da bicicleta e os motoristas sobre o respeito ao ciclista”, pontuou o secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno.

O truque da Rainha Elizabeth II para a saia não levantar com o vento foi revelado por Stewart Parvin, o alfaiate da monarca. Ele disse que, na barra das saias dela, coloca pequenos pesos de chumbo, que são vendidos originalmente para serem afixados em barras de cortinas, para que elas mantenham o formato e também não voem facilmente. Por isso que a rainha nunca passou constrangimentos e nem rendeu cliques indiscretos durante as aparições públicas. Elizabeth II está sempre impecável, esbanjando simpatia em looks bem coloridos.

"Music Motion" chega à Brasília, dia 12, no Estádio Nacional Mané Garrincha. O melhor da música eletrônica chega a Capital com grandes nomes da cena mundial como os franceses Watermät (Tomorrowland/Bélgica e França) e Dimmi - residente do Réveillon dos Milagres, como as grandes atrações da noite. A festa também traz os brasileiros Zerb (Réveillon Let’s Pipa), Pontifexx (Festa Surreal), Luiz Antony (Festa Paradiso) e Anndrey Mansur (Nosso Camarote-RJ).

“Quer viver mais, abra mão da carne”, diz professor de Harvard. Um dos mais renomados nutricionistas da Universidade de Harvard, Walter Willett, diz que as pessoas deveriam ser vegetarianas se elas querem viver mais e ter qualidade de vida na velhice. O professor de epidemiologia e nutrição da escola de Saúde Pública de Harvard, alertou que um terço das mortes prematuras poderia ser prevenida se as pessoas parassem de comer carne, ou mesmo diminuindo o consumo, e mudassem a dieta para uma baseada em vegetais. A declaração aconteceu na cidade do Vaticano durante o Unite to Cure Fourth International Vatican Conference.

 
RocketTheme Joomla Templates