Coluna Bernadete Alves - dia 03/05/2018

Rollemberg anuncia para 15 de junho fim do racionamento de água

O governador Rodrigo Rollemberg marcou para 15 de junho o fim do rodízio no fornecimento de água no Distrito Federal. O anúncio foi feito hoje durante coletiva de imprensa no Palácio do Buriti.

A medida, tomada em virtude da crise hídrica que atingiu a capital do País, será encerrada após o reservatório do Descoberto passar de 90% da sua capacidade. “O menor nível de afluência do Descoberto fica para o fim de novembro, algo em torno de 21,9% da capacidade do reservatório, quando já teremos novamente o período de chuvas e, em dezembro, o sistema Corumbá em operação, com 2,8 mil litros por segundo a mais de água para o DF”, declarou Rollemberg.

O chefe do Executivo local atribuiu o resultado ao “esforço da população nesse 1 ano e 3 meses [de racionamento] e dos agricultores, que mudaram a forma de irrigação, e das obras de captação de água inauguradas pelo governo de Brasília.” Rollemberg agradeceu o trabalho e a dedicação da Adasa e Caesb durante o racionamento.”Soma-se a isso o fato de que, hoje, 550 litros de água que são captados a cada segundo no Ribeirão Bananal, no Lago Paranoá e no Sistema Santa Maria-Torto são usados para abastecer cidades que antes recebiam água da Barragem do Descoberto”.

A água é o bem mais precioso que temos. Mesmo com o fim do racionamento é preciso usá-la de forma consciente e sustentável.

Engenharia da UnB ganha torneio de robótica nos EUA

Alunos de engenharia da Universidade de Brasília conquistam primeiro lugar na 14ª edição da Robogames que aconteceu entre os dias 27 e 29 de abril na cidade de Pleaseton, na Califórnia. O Brasil venceu os donos da casa na categoria Balancer Race Robogames.

O desafio dos estudantes da UnB, na maior competição de robótica do mundo, era fazer com que um robô, equilibrado apenas sobre duas rodas ou uma esfera, percorresse uma distância de 6 metros e terminasse o trajeto parado e de pé. De acordo com o regulamento, os competidores podiam selecionar desafios adicionais, como passar por rampas e desviar de cones para melhorar a pontuação final.

Luan Araújo, capitão da categoria de robôs de equilíbrio da Divisão de Robótica Inteligente (Droid), como se chama a equipe dos alunos da UnB, diz que já está com o planejamento de torneios traçado até 2019. “Vamos participar da Competição Latino Americana de Robótica (Larc) no Brasil, a RoboCup Open German na Alemanha e a RoboGames novamente, em 2019. Dessa vez, em mais categorias. Temos interesse em participar da Campus Party também, mas para expor, não para competir. Já estamos em contato com a organização”, diz Luan.

Curtas

O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa é comemorado hoje. A data celebra o direito de todos os profissionais da mídia de investigar e publicar informações de forma livre. Um dos grandes desafios do jornalismo profissional em 2018 será o enfrentamento à disseminação das fake news. A independência, o caráter, a objetividade e o bom julgamento do jornalista e da mídia são essenciais para o exercício da democracia. A informação é o caminho para a liberdade e sem liberdade a verdade não aparece. Em um passado não muito distante ninguém podia falar em liberdade de imprensa. Imagine comemorar.

Demissões de membros do alto escalão da Advocacia-Geral da União provocam reações de servidores do órgão e critica da Associação dos Advogados Públicos Federais. A Anafe, apontou “conveniência pessoal” da advogada-geral da União, Grace Mendonça, no afastamento de dois dos quatro cargos máximos da instituição. O advogado-geral da União substituto, Paulo Medeiros Carvalho, pediu desligamento do cargo. Na carta entregue à Grace, o número dois da hierarquia da AGU alfinetou a chefe ao afirmar que vai “continuar atuando pelo interesse público da instituição, certo de que este sempre deve prevalecer sobre projetos e interesses pessoais”. O diretor do Departamento de Consultoria, Gustavo Leonardo Maia Pereira, também pediu demissão. A assessoria de imprensa da AGU,informou em nota que , “as mudanças foram realizadas com a perspectiva de melhorar o desempenho nas respectivas áreas e dar oportunidade para que outros membros da carreira contribuam com a gestão”.

A família de Cristiano Ronaldo vai inaugurar restaurante no Brasil. O “Dona Dolores”, em homenagem a mãe do melhor do mundo, será em Gramado, no Rio Grande do Sul. CR7 fechou acordo com a empresa brasileira de turismo e entretenimento Gramado Parks e a Chocolate Lugano, para abrir o restaurante com comidas típicas de Portugal e cardápio baseado nas receitas originais de Dolores Aveiro. A inauguração será em junho e como o craque vai estar disputando a Copa do Mundo, deve vir ao Brasil a irmã de Cristiano, a cantora Katia Aveiro, e a mãe, que dá nome ao empreendimento. A família também tem o restaurante Cascatas e Girassóis, na Ilha da Madeira, em Portugal, e Cristiano é um dos sócios de um grupo com restaurantes em Madrid, Miami e Ibiza.

STF limita foro de deputados e senadores. Por 7 votos a 4, os ministros decidiram que os parlamentares só podem responder a um processo no Supremo se as infrações penais ocorreram em razão da função e cometidas durante o mandato.Caso contrário, os processos deverão ser remetidos para a primeira instância da Justiça. No julgamento, prevaleceu o voto do relator, ministro Luís Roberto Barroso, que votou a favor da restrição ao foro. O placar a favor de qualquer restrição foi unânime, com 11 votos.

 
RocketTheme Joomla Templates