Coluna Bernadete Alves - dia 23/04/2018

Segurança das moedas virtuais é tema do Diálogo Brasil

As moedas virtuais ou criptomoedas surgiram há uma década e, assim como os cartões de débito ou crédito, contribuem para reduzir o uso do dinheiro em papel. O sistema do bitcoin é independente de controle central, sem interferências de governos, pessoas ou corporações. A segurança das transações é de suma importância.

O sociólogo e especialista em finanças e tecnologia Edemilson Paraná, autor do livro A Finança Digitalizada: Capitalismo Financeiro e Revolução Informacional,explica que as criptomoedas são mais um meio de pagamento do que dinheiro propriamente, com grande atrativo especulativo. “É um ambiente de faroeste financeiro, onde as regras não estão claras, não estão definidas e muita coisa pode acontecer”, alerta o especialista. O autor recomenda ainda “muita cautela”, pela alta volatilidade da moeda virtual.

Dada a complexidade do tema a TV Brasil vai debater a segurança das transações feitas com as criptomoedas e outras questões relacionadas a este atrativo especulativo, com especialistas sobre o tema, hoje às 22h15 no programa Diálogo Brasil, apresentado por Estevão Damázio.

Marco Túlio da Silva Lima, analista e gerente do projeto estratégico de Blockchain do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), diz haver 1.559 moedas virtuais disponíveis no mercado, a principal delas é o bitcoin, que usa a tecnologia blockchain. Essa moeda valorizou-se mais de 1000% ao longo de 2017, mas perdeu quase metade do valor no começo de 2018.

O analista do Serpro considera o sistema do bitcoin “um jogo de gato e rato”, e diz que “o governo está bem atento”, tanto por meio do Banco Central quanto da Receita Federal e da Comissão de Valores Mobiliários.

Além destes especialistas, vão participar do programa, por vídeo,a engenheira de controle e automação e cofundadora do portal Blockchain Brasil, Marcela Gonçalves, e o CEO da Datawiz – Big Data & Data Science, Paulo Fagundes, que é palestrante e instrutor de Blockchain Ethereum e Cryptocurrency. Vale a pena conferir o Programa Diálogo Brasil desta segunda-feira.

Mario Abdo Benitez é o novo presidente do Paraguai

O Partido Colorado, que está no poder há sete décadas, está comemorando a vitória de Mario Abdo Benítez, de 46 anos, nas eleições de ontem. Assim que o resultado foi confirmado, com 96% das urnas apuradas, e Benítez assegurado 46,65% dos votos contra 42,73% do seu principal rival, Efraim Alegre, do Partido Liberal, no final da noite, a Justiça Eleitoral paraguaia disse que a tendência, favorável ao candidato governista, já era considerada irreversível, simpatizantes do Partido Colorado foram às ruas com suas bandeiras vermelhas para comemorar mais uma vitória.

Desde 1947, quase todos os presidentes (com exceção de um) foram colorados, inclusive o ex-ditador Alfredo Stroessner, que governou o pais durante 35 anos e de quem o pai de Mario Abdo foi secretário particular.

No primeiro discurso como presidente eleito, ele reiterou a promessa de campanha, de combater a corrupção e prometeu nova era de união, sem “divisões estéreis”. “Não posso deixar de lembrar meu pai, que foi um grande colorado”, disse Abdo, ao comemorar a eleição. Ele estava na frente dos outros nove candidatos à presidência.

“O povo votou pela unidade do Paraguai, não pela divisão. Hoje me comprometo a ser um fator de união no futuro do Paraguai”, disse Abdo. Ele promete continuar a política de incentivos fiscais do atual presidente Horácio Cartes, que ajudou a atrair investimentos e empresas estrangeiras – muitas delas do Brasil. Nos últimos cinco anos, a economia paraguaia cresceu, em média, 6%. Um dos desafios vai ser combater a pobreza, que atinge um terço da população.

Table Parfaite comemora 20 anos com casa nova

As empresárias Maria e Antônia Palhares recebem convidados no dia 25 para comemorar as duas décadas de atividade da Table Parfaite, uma das mais tradicionais empresas de locação e decoração para festas e eventos na capital da República. As irmãs primam pela arte de bem receber, capricham nos detalhes e na montagem dos eventos. Em cada trabalho a personificação da competência e qualidade.

Os convidados vão conhecer o novo endereço da empresa, que deixa a SQN 202 e vai para a SQN 203, Bloco C. O novo showroom da Table foi pensado para dar mais conforto aos clientes e qualidade de trabalho para os funcionários e colaboradores. Para comemorar o sucesso as irmãs Palhares vão apresentar várias empresas especializadas em eventos como Buffet, doceria, cerimonial, iluminação, DJ, fotografia e moda.

O coquetel para convidados e especialistas em festa acontece das 17 às 19 horas.

Curtas

Cientistas japoneses desenvolvem tratamento para Guillain-Barré. Os pesquisadores da Universidade de Chiba concluíram que o uso do medicamento eculizumab, usado para tratar doenças raras, é seguro e eficaz para o Guillain-Barré. O professor Satoshi Kuwabara, responsável pelo estudo, considera o tratamento inovador e bastante eficaz para a recuperação dos pacientes. A doença Guillain-Barré causa fraqueza muscular e paralisia de órgãos e extremidades.O estudo foi publicado no dia 20 na revista médica britânica “The Lancet Neurology”.

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Livro. Uma ótima oportunidade para estimularmos a prática da leitura. O conhecimento adquirido por meio dos livros nos faz viajar pelo tempo e espaço, subir as montanhas mais elevadas da nossa consciência e melhorar o olhar sobre o todo. O livro nos ensina que dentro da gente está a fonte de todas as coisas.Vamos tratá-lo com carinho porque o livro tem importante papel na formação social.

Nasce o terceiro filho de Kate e do príncipe William. A duquesa Kate Middleton,36 anos, deu à luz a um menino às 11h01 (7h01 de Brasília) de hoje, no Hospital St. Mary. O menino nasceu com 3,8 kg e será o quinto na linha de sucessão ao trono britânico. Kate volta para casa menos de 6 horas depois de dar à luz ao terceiro filho e calçando salto alto. Ela e o príncipe William pousaram para fotos na saída do hospital. O nome do príncipe deve ser revelado nos próximos dias.

 
RocketTheme Joomla Templates