Coluna Bernadete Alves - dia 17/04/2018

Governo de Brasília inaugura o "Ilumina Mais Brasília"

O governador Rodrigo Rollemberg inaugurou na noite de ontem, junto com odiretor-presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Lener Silva Jayme, a primeira etapa do programa Ilumina Mais Brasília tem por meta modernizar o sistema de iluminação pública do Distrito Federal. O ato aconteceu na Praça Zumbi dos Palmares, em frente ao Setor de Diversões Sul, o Conic, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto.

Os Eixos Rodoviários Norte e Sul e do Buraco do Tatu ganharam iluminação de LED. Nos Eixos Sul e Norte, foram substituídas, respectivamente, 359 e 330 lâmpadas convencionais de 600 watts pelas de LED de 355 watts. Essas são mais econômicas e eficientes. Já no Buraco do Tatu, 130 refletores de vapor de sódio de 400 watts deram lugar a modelos LED de 200 watts. “É a cidade ficando cada vez mais iluminada, mais bonita e mais segura”, declarou o governador.

O programa estabelece a ampliação da rede elétrica e a substituição, em vias públicas, de lâmpadas convencionais (do tipo vapor de sódio) por equipamentos de LED (diodo emissor de luz, em português). Ao optar pelo novo equipamento, o governo levou em consideração a diminuição dos gastos com energia — estima-se que a economia será, em média, de 40%. As lâmpadas de LED têm maior tempo de vida útil, cerca de doze anos, além de maior luminosidade.

Rollemberg assegurou que o programa levará luz de LED a praticamente todas as cidades do Distrito Federal, além da Avenida Hélio Prates, em Taguatinga e o Parque dos Pioneiros Cláudio Sant’Anna , no Deck Sul, que já receberam os novos equipamentos de LED. Os investimentos totais do programa somam R$ 29.309.313,17, provenientes da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), taxa paga por todas as unidades consumidoras de energia elétrica.

A nova iluminação aumenta a visibilidade e dá mais segurança para trafegar nas vias. Além do mais a iluminação a LED é mais econômica.

Seleção Feminina do Brasil está na final da Copa América

O Brasil fez bonito na noite de ontem ao vencer as donas da casa, as chilenas, por 3 a 1, na abertura da fase final da Copa América de futebol feminino que está sendo realizada no Chile. O público no Estádio La Portada, em La Serena, vibrou com os gols das brasileiras Mônica, Bia Zaneratto e Thaisinha.

A seleção feminina do Brasil já havia vencido os quatro jogos da primeira fase. Com a vitória, o Brasil divide a liderança do quadrangular final junto com a Argentina, que venceu a Colômbia por 3 a 1. A Argentina será a próxima adversária das brasileiras. O jogo está marcado para a próxima quinta-feira, dia 19, às 16h45, no Estádio La Portada, na cidade de La Serena.

O Brasil já está garantido para os Jogos Pan-Americanos de Lima em 2019. Se vencer na próxima partida garante vaga no Mundial da França em 2019. Se vencer a Copa América garante vaga nas Olimpíadas de 2020. Boa sorte Brasil!

Jornalismo perde Valéria de Velasco

É com pesar que registro o falecimento da jornalista Valéria de Velasco, ocorrido na madrugada desta terça-feira, vítima de um aneurisma na aorta abdominal sofrido há 12 dias.Sua morte prematura aos 73 anos deixa uma lacuna na forma humanizada de dar a notícia. Valéria deixa três filhas, cinco netos e um bisneto e um grande legado como uma importante voz da justiça e da não violência.

Valéria de Velasco deu um exemplo para todas as mães quando perdeu de forma cruel o seu filho Marco Antônio Velasco, o Marquinhos, espancado até a morte por uma gangue que se denominava Falange Satânica, formada por jovens de classe média, um crime que abalou a cidade em 1993. Ela buscou forças e com determinação e coragem criou o Comitê Nacional de Vítimas de Violência. Valéria vestiu a camisa das causas sociais e se tornou um ícone de busca pela justiça nos casos de violência urbana. “Em um momento como este você se sente desamparado. Prosseguir é preciso”.

Um exemplo de superação que ajudou a minimizar a dor das famílias vítimas de violência por meio do projeto Pró-Vida da Secretaria de Justiça. A jornalista trabalhou no Correio Braziliense na década de 1980. Respeitada e premiada editora de revistas e jornais dividia os seus conhecimentos com os novos profissionais. Nunca levantava a voz, ensinava a ser exigente, respeitável e consciente de seus direitos e obrigações. Quando alguém estava triste, sofrendo, ela dizia: “vai passar”. Valéria era a prova de que é possível sobreviver a dores insuportáveis.

Meus sentimentos a família, amigos e colegas. Descanse em paz ao lado de seu amado Marquinhos.

Curtas

Senado aprova projeto que obriga escolas a combaterem o bullying. O projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para incluir, entre as competências dos estabelecimentos de ensino, a promoção de medidas de prevenção e combate a todos os tipos de violência, como agressão verbal, discriminação, práticas de furto e roubo, ameaças e agressão física. E coloca como atribuição das escolas o estabelecimento de ações destinadas à promoção da “cultura da paz” nas escolas. Segue agora para sanção presidencial.

Morre Dona Ivone Lara, a Dama do Samba. A cantora faleceu na noite de ontem no Rio de Janeiro, aos 97 anos, por conta de um quadro de insuficiência cardiorrespiratória. O corpo da compositora foi velado na quadra da escola de samba Império Serrano.Uma das tantas canções imortalizadas na voz de Dona Ivone Lara é: “Sonho meu, sonho meu. Vai buscar quem mora longe. Sonho meu!!! O neto André Lara falou do orgulho da avó. “Ao mesmo tempo que é um dia de muita tristeza, temos que celebrar essa carreira maravilhosa. Minha avó foi um ser de luz. Ela era muito humilde, às vezes não tinha noção dessa representatividade dela para a música e para o país”, disse André Lara.

Senador Aécio Neves vira réu no STF. A primeira turma do tribunal aceitou a denúncia da PGR contra o senador do PSDB, por unanimidade, por corrupção passiva e obstrução de Justiça. Em nota à imprensa, o senador mineiro disse que a “verdade há de prevalecer” e que a atividade parlamentar não pode ser criminalizada. Aécio disse que provará que agiu de forma correta e que a operação financeira da qual é acusado não envolveu o uso de dinheiro público.

Rafael Nadal é homenageado com suíte em resort de Mônaco. O tenista tem uma suíte que leva seu nome no Monte-Carlo Bay Hotel @ Resort, em Mônaco, na França. A inauguração aconteceu durante a 112ª edição do Rolex Monte-Carlo Masters e no 90º aniversário do Monte-Carlo Country Club e contou com a presença do Príncipe Albert II. Na suíte de frente para o mar o hóspede pode apreciar a raquete, camiseta, tênis e fotos imortalizando as 10 vitórias do astro nas quadras de saibro em Mônaco. A diária custa R$ 3.915 mil. Frédéric Darnet, gerente geral do resort, disse que Nadal engloba valores como buscar a superação de si próprio, humildade e simplicidade. “Nós, portanto, queremos mostrar nosso respeito e homenageá-lo dando seu nome à essa suíte”.

 
RocketTheme Joomla Templates