Coluna Bernadete Alves - dia 13/04/2018

Cármen Lúcia assume a presidência da República

O presidente Michel Temer transmitiu o cargo para a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia Antunes, hoje pela manhã, na Base Aérea de Brasília. Temer embarcou para Lima, capital do Peru, onde participará, entre hoje e amanhã da 8ª Cúpula das Américas. O encontro vai reunir chefes de Estado e de governo e tem como tema central Governabilidade Democrática Frente à Corrupção.

A presidente do Supremo Tribunal Federal é a quarta na linha sucessória da presidência, após o vice-presidente da República e os presidentes da Câmara e do Senado. Como desde a posse de Temer, após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o Brasil não tem vice, caberia ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assumir o cargo. Mas tanto Maia quanto o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), se tornariam inelegíveis para as próximas eleições caso assumissem. Diante disso, eles optaram por sair do país até o retorno de Temer. Maia viaja para o Panamá e Eunício para o Japão.

Temer chegou a Lima no início desta tarde. Os primeiros compromissos no Peru foram as reuniões com o presidente da Câmara de Comércio dos Estados Unidos, Thomas J. Donohue, e com o presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández Alvarado. Depois ele concedeu entrevista à rede de televisão CNN. A cerimônia de abertura da Cúpula das Américas, acontece às 20 horas seguida de jantar em homenagem aos chefes de Estado e governo. Amanhã, o presidente participa da sessão plenária da Cúpula e retorna ao Brasil à tarde.

Zoológico de Brasília tem novos habitantes

Nasceram na Fundação Jardim Zoológico de Brasília dois filhotes de sauim-de-coleira. A espécie é criticamente ameaçada de extinção e os novos primatas ajudarão em plano nacional de conservação dos bichos. Esse pequeno macaco também é chamado de sagui-de-duas-coores. Ele mede 23 cm de corpo e 38 de cauda e seu peso é de aproximadamente 450 gramas. O pequenino de bicolor é um encanto.

Os funcionários do zoológico acompanham a rotina da família, mas sem contato físico.“Tomamos o cuidado de adaptar um recinto específico para os hábitos da espécie, com bastante umidade, enriquecimento ambiental e arborizado”, informa o diretor de Mamíferos da fundação, Filipe Reis.

Os sauins são filhos de Tucupi e Tacacá e chegaram em Brasília em maio de 2017 por meio do Ibama de um resgate em Manaus. Desde então o zoo se esforçava para que se reproduzissem. A manutenção da espécie em zoológicos é de extrema importância para a conservação. O primata é um dos 25 mais ameaçados do mundo. O sauim é um sagui encontrado na Amazônia brasileira, principalmente nos municípios de Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara, no Amazonas.

As principais ameaças ao sauim-de-coleira são incêndios, assentamentos rurais, redução de habitat, poluição e desmatamento. Apenas quatro zoológicos mantêm a espécie. Filipe Reis que no futuro, será feita uma análise para definir o destino dos filhotes nascidos em Brasília para garantir a variabilidade genética do grupo e uma população saudável.

Cerimonialista César Serra é homenageado por Vânia Ladeira

A artista plástica e designer Vânia Ladeira lançou primeira coleção de joias masculina para celebrar os 35 anos de trabalho do produtor de eventos César Serra. As joias César Serra by Vânia Ladeira são confeccionadas em prata e couro e lembram os monumentos arquitetônicos de Brasília. Como a pulseira JK e os anéis Paranoá, Athos Bulcão, Catedral, Estádio Nacional, Catedral, Igreja Dom Bosco, Igreja Nossa Senhora de Fátima, Museu da República e Palácios.

Além da homenagem ao cerimonialista os convidados apreciaram uma exposição fotográfica assinada pelo renomado Bruno Stuckert. Ele clicou 12 homens de diferentes profissões e personalidades com algumas das 40 peças exclusivas da coleção. Dentre eles Guga Camafeu,Ricardo Maia, Alexandre Albanese, Luiz Paulo Machado e Alexandre Carvalho.

Curtas

Licença maternidade começa a contar da alta do hospital. Em decisão unânime, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios considerou que o início da licença-maternidade deve iniciar somente a partir da saída do bebê prematuro da internação. A 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais, decidiu que o período de internação deve ser considerado como licença por motivos de doença em pessoa da família e a “a contagem da licença-maternidade, em razão do princípio do melhor interesse da criança, deve se iniciar somente após a saída dos recém-nascidos da UTI”.

Governadora de RR pede fechamento da fronteira com Venezuela. Suely Campos entrou com ação no STF defendendo que a excepcionalidade da situação exige atitudes mais rígidas. “O desequilíbrio social e econômico que essa forte migração está causando em nosso estado não foi previsto em nenhum tratado internacional”, argumenta Suely Campos. A governadora diz que a responsabilidade sobre a guarda das fronteiras é do governo federal. “Tenho insistido que sejam adotadas ações concretas, mas o que está sendo feito até aqui não atende aos anseios do que o estado precisa”, declarou.

ONU nomeia general brasileiro para Missão de Paz no Congo. O novo comandante da Monusco, general Elias Rodrigues Martins Filho, será o segundo comandante brasileiro na Missão de Paz das Nações Unidas na República Democrática do Congo. O primeiro foi o general Carlos Alberto dos Santos Cruz. Ele sucede o general Derrick Mbuyiselo Mgwebi, da África do Sul, que encerrou sua missão no dia 31 de janeiro. O novo comandante é pós-graduado em Relações Internacionais e formado pela Escola Superior de Guerra. O general Martins, que atualmente ocupa a chefia do Escritório das Organizações Internacionais do Ministério da Defesa, tem mais de 35 anos de experiência nas Forças Armadas brasileiras e já serviu nas Nações Unidas em Nova Iorque. A informação é da ONU News.

Florianópolis é atingida por tremor de 3,6 de magnitude. A secretaria de Defesa Civil de Santa Catarina divulgou nota informando que o tremor na margem continental brasileira, a 100 quilômetros da costa de Florianópolis, foi registrado às 9h28 de hoje."Ressaltamos que eventos dessa natureza são atípicos para a região Sul do território brasileiro, quando, sendo o registro atual (13/04/2018) o de maior magnitude nos últimos dois anos", informou o comunicado. De acordo com os técnicos do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo, parte das ondas do tremor se propagou na costa sendo sentido em cidades como Florianópolis, Blumenau, Itajaí e como maior intensidade na Barra da Lagoa, localidade mais próxima ao oceano.

William Waack estreou nesta sexta como youtuber. O jornalista agora comanda um programa de política e atualidades transmitido ao vivo pela internet. Na primeira edição do “Painel WW” Waack disse que é um programa no qual tem total decisão, controle e autonomia. “Não tem nenhum chefe no ponto eletrônico falando comigo”, disse. O programa discutiu os desdobramentos mais recentes da Lava Jato. O Painel WW irá ao ar todas as sextas-feiras no canal de Waack e também no Facebook e no site da All TV. Depois, será vendido para as plataformas on demand.

 
RocketTheme Joomla Templates