Coluna Bernadete Alves - dia 10/04/2018

Michel Temer dá posse a novos ministros e assegura que “Brasil está no Rumo Certo”

O Palácio do Planalto foi palco na tarde de hoje da cerimônia de posse de dez novos ministros. Tomaram posse Eduardo Guardia (Fazenda), Rossieli Soares da Silva (Educação), Alberto Beltrame (Desenvolvimento Social), Marcos Jorge (Indústria, Comércio Exterior e Serviços), Esteves Colnago Jr (Planejamento), Leandro Cruz Fróes da Silva (Esporte), Vinicius Lummertz (Turismo), Antônio de Pádua de Deus (Integração Nacional) e Moreira Franco (Minas e Energia). Além desses também tomou posse Helton Yomura, que ocupava interinamente o ministério do Trabalho.

A escolha dos novos ministros deu-se pela indicação dos partidos ou de antecessores no cargo, mantendo a influência dos aliados no governo.Os novos titulares entram no lugar daqueles que saíram na semana passada cumprindo o prazo previsto na lei eleitoral, para se candidatar nas eleições deste ano.Temer afirmou que o Brasil está no rumo certo e frisou a manutenção da estrutura político-partidária na reforma ministerial. Disse que a ideia era dar continuidade ao que já vinha sendo feito em cada pasta.

“Não interrompemos a administração. Ao escolhermos os ministérios, mantivemos a mesma composição político-partidária. Nosso objetivo é construir um novo Brasil, e não interromper o que foi feito até agora.Vamos completar a obra que começamos. O governo tem rumo, o país tem rumo. O novo Brasil veio para ficar”, declarou o presidente.

Temer agradeceu o trabalho dos ministros que deixam o governo especialmente Moreira Franco, Meirelles e Osmar Terra.O presidente Temer elogiou o trabalho do deputado e médico Osmar Terra no Ministério do Desenvolvimento Social e citou o que chamou de “revalorização do Bolsa Família” como um de seus legados. Temer disse que “os médicos sempre trazem para a vida pública a preocupação de cuidar das pessoas”. Osmar Terra vai concorrer a reeleição para deputado federal pelo Rio Grande do Sul.

O presidente também elogiou o trabalho e liderança de Moreira Franco, que deixou a Secretária-geral da Presidência da República para assumir o Ministério das Minas e Energia. Afirmou que Franco “tem histórico”, além de conhecer o Brasil e os desafios do setor energético. Franco vinha à frente do programa Avançar, que dá sequência a obras paradas por todo o Brasil.

Temer disse que o trabalho de Meirelles à frente da pasta da Fazenda foi essencial para que o Brasil recuperasse a credibilidade das contas públicas e retomasse o crescimento. Acrescentou ainda que o país, hoje, tem bases firmes graças à atuação de Meirelles na área econômica. “Meirelles nos deixa como um dos melhores ministros da Fazenda que o Brasil já teve”, declarou Temer.

Desejou sucesso aos que chegam e sobre Guardia, Temer disse que ele assume um “navio que está no rumo certo”, o rumo do crescimento e da geração de empregos e renda. Eduardo Refinetti Guardia ocupava a posição de secretário-executivo da Fazenda antes de assumir a pasta. Henrique Meirelles deixou o cargo de ministro da Fazenda na última semana e filiou-se ao MDB de Michel Temer para participar das eleições de outubro.

A vida política de Guardia tornou-se notável em 1998, quando foi nomeado assessor especial da Fazenda no governo Fernando Henrique Cardoso, no Ministério da Fazenda comandado por Pedro Malan. No ano seguinte, Guardia assumiu a posição de secretário-adjunto do Tesouro Nacional, onde ficou até 2002. Também foi diretor financeiro e de produtos na BM&FBovespa, onde atuou entre os anos de 2010 e 2016 até ser convidado por Henrique Meirelles para vir a Brasília. Ele já havia trabalhado na GP Investimentos e na Pragma Gestão de Patrimônio.

O novo ministro da Fazenda é natural de São Paulo, tem 52 anos, graduação pela PUC-SP, mestrado pela Unicamp e doutorado pela USP.

Curtas

Pedro Geromel destacou a união dos jogadores do Grêmio e a conquista do Campeonato Gaúcho. “O segredo é nossa união, nosso grupo, o ambiente de trabalho que temos. Todo mundo vai ao seu limite, dá o melhor a cada dia. Esse grupo é fenomenal”, disse Zagueiro gremista, no ‘Bem, Amigos!’ apresentado por Galvão Bueno.

 
RocketTheme Joomla Templates