Coluna Bernadete Alves - dia 08/04/2018

Dia Mundial do Combate ao Câncer – a melhor defesa é a prevenção

A data de hoje serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da segunda doença eu mais mata pessoas em todo o mundo: o câncer, também conhecido por neoplasia. O Dia Mundial do Combate ao Câncer foi criado pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC) para marcar o combate à doença e mostrar que a melhor defesa é a prevenção.

O Instituto Nacional do Câncer estima que surjam cerca de 600 mil novos casos de câncer no Brasil este ano. Com exceção do câncer de pele não melanoma, os tipos de câncer mais frequentes serão os de próstata (68.220 casos novos), em homens, e de mama (59,7 mil), em mulheres. Menos divulgado, o câncer colorretal ou do intestino grosso vem em seguida com 36.360 novos casos em 2018, dos quais 17.380, em homens, e 18.980, em mulheres. O câncer de cólon e reto é o terceiro tipo de câncer mais frequente em homens e o segundo entre as mulheres no Brasil. De acordo com o Inca, no Brasil, em 2015, 8.163 homens e 8.533 mulheres morreram em decorrência do câncer de cólon e reto.

Neste dia a mensagem do chefe-substituto da Seção de Cirurgia Abdomino-Pélvica do Inca, Rodrigo Araújo, é que o câncer colorretal é uma doença facilmente curável quando descoberta no início. “Se diagnosticada nos estágios iniciais, a chance de cura da doença é de 90%”, disse. Segundo o Inca, a maioria desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Uma das formas de prevenir o aparecimento do câncer é a detecção e a remoção desses pólipos antes de eles se tornarem malignos.

Alguns fatores aumentam o risco de desenvolvimento da doença, como idade acima de 50 anos, história familiar de câncer colorretal e história pessoal da doença (já ter tido câncer de ovário, útero ou mama).“Temos visto a incidência crescente desse câncer em pessoas com menos de 50 anos, o que preocupa”, disse Araújo, ao acrescentar que a obesidade e a inatividade física são fatores que aumentam a predisposição ao tumor.

Segundo o Inca, esses tumores podem ser detectados precocemente por meio de dois exames principais: pesquisa de sangue oculto nas fezes e endoscopias (colonoscopia ou retossigmoidoscopias). Esses exames devem ser realizados em pessoas com sintomas sugestivos de câncer colorretal ou naquelas sem sinais, mas pertencentes a grupos de maior risco. A recomendação para os descendentes diretos de pessoas que tiveram câncer de intestino é que comecem a fazer a colonoscopia dez anos mais jovem do que a idade que o parente teve o diagnóstico.Entre os sinais de alerta estão a mudança no hábito intestinal (diarreia ou prisão de ventre), desconforto abdominal com gases ou cólicas, sangramento nas fezes, sangramento anal e sensação de que o intestino não se esvaziou após a evacuação.

A principal recomendação do cirurgião oncológico do Inca como forma de prevenção à doença é a adoção de hábitos saudáveis, com uma dieta rica em fibras, composta de frutas, verduras e legumes, além da prática de atividade física regular. “É importante evitar o alto consumo de carne vermelha e processada e de bebidas alcoólicas”, diz o médico Rodrigo Araújo.

A oncologista Dra. Luci Ishii concorda com o cirurgião do Inca e diz as pessoas devem investir na saúde. “Existem muitas formas de combater o câncer. Poucas são tão eficientes quanto a prevenção e a informação”.

Vettel abre vantagem na Fórmula 1 ao vencer GP do Bahrein

O piloto Sebastian Vettel, é o campeão do Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1. O alemão venceu de ponta a ponta, neste domingo, no circuito de Sakhir. Vettel conseguiu segurar a pressão do finlandês Valtteri Bottas nas últimas voltas e venceu a segunda corrida da temporada e a de número 200 na carreira do piloto da Ferrari.

O outro piloto da Ferrari, o finlandês Kimi Raikkonen, foi obrigado a abandonar a prova na 36ª volta, quando estava na 3ª colocação, após atropelar um mecânico da escuderia durante sua segunda passagem pelos boxes. "Aparentemente, trata-se de uma fratura na tibia. Nossos pensamentos estão com Francesco. Seja forte", explicou a Ferrari via Twitter.

Sebastian cruzou a linha de chegada à frente dos dois carros da Mercedes, o finlandês Valtteri Bottas e o britânico Lewis Hamilton, que largou da 9ª colocação.Ao vencer o GP da Austrália na abertura da temporada, Vettel lidera o Mundial de Pilotos com 50 pontos. Hamilton é o vice-líder, com 33.

A próxima etapa da Fórmula está marcada para o domingo dia 15, no GP da China. Na quinta-feira, dia 12, iniciam os treinos livres.

Eduarda Brasil é a campeã do The Voice Kids 2018

A paraibana de Cajazeiras de 15 anos, Eduarda Brasil, do time de Simone & Simaria, conquistou 40,51% dos votos do público e vence a edição 2018 do The Voice Kids, neste domingo. A adolescente contagiava com seu vozerão não só os técnicos como o público e a vitória já era esperada.

Desde o início do reality nas audições às cegas, Eduarda cantou “Forró do Xenhenhem”, de Elba Ramalho, e todos os técnicos viraram suas cadeiras e ela escolheu ficar no time de Simone & Simaria.

Firme em suas raízes, Eduarda arrasou com “Frevo Mulher”, de Zé Ramalho; “Chorando se Foi”, da Banda Kaoma, “Eu me Amarrei”, de Daniel e fechou com chave de ouro com “ Lamento Sertanejo", de Dominguinhos e Gilberto Gil.

Eduarda começou a cantar aos 5, influenciada pelo pai e pela tia, que tocam forró. Aos 12, decidiu se apresentar com a família, mesma época em que venceu seu primeiro festival. Parabéns talentosa @EduardaBrasilOficial.

Curtas

Música pode potencializar tratamento contra hipertesão, conclui estudo feito pela Unesp, em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC, Faculdade de Juazeiro do Norte e a Oxford Brookes University (Inglaterra). O professor do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual Paulista, Vitor Engrácia Valenti, diz que a música intensificou, em curto prazo, os efeitos benéficos do medicamento anti-depressivo sobre o coração. “A música pode ser associada com o medicamento para melhorar ainda mais a saúde dos pacientes, até preventivamente, quando a pessoa tem risco de desenvolver uma doença cardiorrespiratória”, declara o coordenador do estudo.

Caio Blat deixa a novela “Deus Salve o Rei”. Cássio, personagem do ator na novela das 19h da TV Globo, perderá a vida para que o artista possa se preparar para um novo desafio dentro da emissora. Blat integrará o elenco de "O Sétimo Guardião", de Agnaldo Silva, próxima novela das 21 horas. O ator fará o papel do filho mais velho de Letícia Spiller e Dan Stulbach.

Cristiano Ronaldo quer Neymar no Real Madrid. O melhor do mundo solicitou ao presidente Florentino Perez mudanças no time. Além de Neymar, do PSG, ele também colocou na lista de reforços, Salah, do Liverpool, Dybala, da Juventus, e Alaba, do Bayern de Munique. O CR7 pediu também que o clube contrate David De Gea, goleiro espanhol do Manchester United, para ocupar a vaga de Keylor Navas que encabeça a lista de dispensas junto com o meio-campista espanhol Isco e o meio-campista croata Mateo Kovacic.

Aniversário de Brasília será descentralizado e diversificado. O 58º aniversário da cidade será comemorado em dez cidades do DF com diferentes linguagens e diferentes públicos. A programação contempla teatro, dança, cinema e música, com especial destaque para crianças e jovens, antes e depois de 21 de abril. Ceilândia será a primeira região a comemorar o aniversário de Brasília nos dias 13 e 14 no Sesi.

 
RocketTheme Joomla Templates