Coluna Bernadete Alves - dia 06/04/2018

Presidentes do STF e do STJ são homenageadas na Embaixada de Marrocos

As ministras Cármen Lúcia Antunes Rocha, presidente do Supremo Tribunal Federal e Laurita Vaz, presidente do Superior Tribunal de Justiça, foram homenageadas na Embaixada do Reino de Marrocos pelo trabalho desenvolvido na Justiça Brasileira. A embaixatriz do Marrocos,Siham Belamine, recebeu as homenageadas, colegas embaixatrizes, chefes de representações internacionais e amigas brasilienses, tipicamente vestida e com a simpatia que lhe é peculiar.

O embaixador do Reino de Marrocos, Nabil Adghoghi, ao lado da sua bela esposa Siham, deu as boas vindas as homenageadas, pousou para fotos e retornou ao seu trabalho, uma vez que o almoço era em homenagem as mulheres. Dentre as ilustres convidadas estavam as embaixadoras de Botsuana, Bernadette Sebage Rathedi e de Senegal Fatoumata Binetou Correa.

Siham Belamine deu boas vindas as convidadas e disse da alegria em festejar duas altas autoridades do Judiciário brasileiro. Ela entregou a ministra Cármen Lúcia uma placa e presente típico de seu país. A ministra Laurita Vaz do STJ recebeu a honraria das mãos da embaixatriz de Moçambique, Violeta Leonardo Tcheco Lubisse, presidente do Grupo de Cônjuges de Embaixadores Africanos no Brasil.

A ministra Cármen Lúcia falou do importante papel da mulher em todos os setores da sociedade. Disse que unidas somos mais e que juntas podemos fazer muito mais na defesa dos nossos direitos. “Sou muito grata por este encontro que representa a possibilidade de nós mulheres darmos a nossa compreensão de mundo e nós não queremos um mundo só de mulheres. Queremos um mundo de homens e mulheres que tenham a chance se ser felizes do jeito que cada um é. Respeitada a nossa dignidade que é igual na humanidade e na sua individualidade que é a pluralidade no viver com o outro”.

A presidente do Supremo agradeceu a anfitriã e a todas as presentes e lembrando a poeta e escritora da literatura brasileira Cecília Meireles: “Já fui loura, já fui morena, já fui Margarida e Beatriz. Já fui Maria e Madalena. Só não pude ser como quis”. A ministra concluiu dizendo: “Eu quero muito que cada uma de nós possa ser o que quiser para ter a chance de ser feliz. Muito Obrigada”.

A ministra Laurita disse da satisfação em participar de tão importante encontro de mulheres e da honra em ser homenageada ao lado da presidente do STF ministra Cármen Lúcia. Ela agradeceu a anfitriã Siham Belamine e a presidente do GCEA Violeta Leonardo Tcheco Lubisse, embaixatriz de Moçambique.

“Eu fico feliz em estar aqui e de receber esta homenagem em nome do Superior Tribunal de Justiça e em nome de todas as mulheres deste país e de outros países, principalmente aquelas mulheres que ainda não vivem a plenitude da liberdade e da igualdade de oportunidade. Essas mulheres necessitam da nossa ajuda, da ajuda da comunidade e de todos nós.

Devemos dizer não aos maus tratos, assédio e discriminação. Nós precisamos fazer com que essas mulheres vivam a sua verdadeira cidadania e sejam felizes. Afinal viemos a este mundo para sermos felizes”. A ministra agradeceu o carinho das mulheres presentes ao evento e principalmente a embaixatriz Siham Belamine e o embaixador Nabil Adghoghi, pela importante recepção na Embaixada do Reino de Marrocos no Brasil.

Participaram do encontro coordenado por Rita Ballock, integrantes do Clube Internacional, jornalistas, empresárias e as embaixatrizes Ornella Pia Frisario, da Itália; Fátima Mckinley, dos Estados Unidos; Chérine Touma, da Bélgica; Neogilda Francisco Eduardo Cosme, da Angola; Sanna Sayah, do Líbano; Anette Hjelmborn, da Suécia; Zsuzsanna Ciganova, da Eslováquia; Alya Abdelhamid Mohamed, do Egito; Eya Dzigbodi Djabey, do Togo; Ariana Helena do Rosário, do Cabo Verde; Macki Traoré, de Mali; Laura Mberg, de Camarões; Diana Marcela Vanegas, de El Salvador; Ana María Sisa Cáceres, do Paraguai; Ligia Mera, da Romênia.

A embaixatriz Siham Belamine ofereceu um delicioso almoço com cardápio típico do país, tendo o tradicional cuscuz marroquino e cordeiro assado como destaques e também pratos típicos dos países africanos.

Fazem parte do GCEA: Embaixada da República da África do Sul; Embaixada da República de Angola; Embaixada da República do Benin; Embaixada da República de Botsuana; Embaixada da República de Burkina Faso; Embaixada da República do Burundi; Embaixada da República de Camarões; Embaixada da República da Costa do Marfim; Embaixada da República Democrática Federal da Etiópia; Embaixada da República Gabonesa; Embaixada da República de Gana; Embaixada da República da Guiné; Embaixada da República da Guiné-Bissau; Embaixada da República da Guiné-Equatorial; Embaixada da República do Mali; Embaixada de Moçambique; Embaixada da República do Malaui; Embaixada da República da Namíbia; Embaixada da República Federal da Nigéria; Embaixada da República do Quênia; Embaixada da República Democrática do Congo; Embaixada da República do Congo; Embaixada do Senegal; Embaixada da República Unida da Tanzânia; Embaixada da República da Zâmbia; e Embaixada da República de Zimbábue.

Curtas

Joaquim Barbosa, ex-presidente do STF, filia-se ao PSB a convite do presidente nacional Carlos Siqueira. Ao que tudo indica para concorrer à Presidência da República.

Ana Bandeira de Melo trouxe para a capital federal a academia terapêutica B-Active, criada pelo médico especialista em fisiologia do exercício Benjamin Apter. O espaço está na 616 Sul e vai oferecer os mais diversos tratamentos para correção de articulações e lesões.

Rollemberg anunciou os secretários e gestores que saem dos cargos públicos em respeito às regras do TSE para se candidatar às eleições de 2018. “É um profundo agradecimento por terem dado o melhor do seu tempo e de sua energia para construir uma cidade melhor”, declarou o governador de Brasília. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal. Os novos gestores assumam os cargos, em posse coletiva, na próxima semana.

O maquiador Lázaro Resende deixou o salão Helio Diff para ministrar cursos internacionais a convite da agência paulistana Ju Rodrigues. O brasiliense, vencedor do prêmio Avon de Maquiagem 2016, fará viagens a vários países a partir de julho, dentre eles Japão, Argentina, Espanha e México. É talento da cidade dividindo seus conhecimentos. Boa sorte Lázaro!

 
RocketTheme Joomla Templates