Coluna Bernadete Alves - dia 01/04/2018

Construções inovadoras que lembram Ovos de Páscoa

O poeta e dramaturgo alemão, Bertolt Brecht, dizia que “perante um obstáculo, a linha mais curta entre dois pontos pode ser a curva”. Mas para os profissionais da arquitetura e engenharia, construir um empreendimento em formato não linear, arredondado ou oval, é um super desafio. Arquitetos e engenheiros gostam de desafios e para eles as construções curvas trazem uma liberdade criativa e poética refletidas em arquiteturas com conceitos inovadores. No mundo merece destaque o Torre Agbar do arquiteto francês Jean Nouvel; o St. Mary Axe, assinado por Norman Foster; o Cybertecture Egg, projeto desenvolvido pelo arquiteto James Law; o Davos Hotel, projetado pelos arquitetos do escritório Oikos; e o The Oval assinado por Tom Wright.

The Oval: Com 16 andares, localizado em Limassol, no Chipre (Europa), o empreendimento tem uma vista para o mar de tirar o fôlego. O projeto assinado por Tom Wright, arquiteto e co-fundador da WKK Arquitects e patenteado pela empresa Atkins, trata-se de um edifício comercial, voltado para locação de escritórios.

Torre Agbar: Barcelona impressiona a todos por sua arquitetura mista. Mas o que chama a atenção dos visitantes é o prédio de 142 m de altura e 34 andares, além de quatro pisos subterrâneos. O imóvel é considerado o terceiro mais alto da cidade. Foi projetado pelo arquiteto francês Jean Nouvel que se inspirou nas obras gaudianas, como os campanários da Sagrada Família, bem como os característicos pináculos da montanha de Montserrat. Iniciado em 1999, a construção prolongou-se por seis anos e foi inaugurada em 2005 pelo Rei da Espanha. A torre é propriedade do grupo multinacional Agbar, que no edifício possui sua sede corporativa. O edifício oval tem estrutura composta por lâminas de vidro que transparecem as cores no interior, que variam de tons avermelhados, a azuis e brancos.

Cybertecture Egg Building projeto desenvolvido pelo arquiteto James Law, esboça toda criatividade e modernidade. O edifício exótico de 32 mil m², totalmente espelhado, estende sua singularidade às propostas internas e explora sistemas inteligentes e ecológicos que visem inovar o mercado de Mumbai, na Índia. Mumbai é uma cidade que reúne cores e uma cultura rica, cheia de diversidades. É também na cidade de um dos países mais populosos do mundo. O edifício é imponente e moderno, ele mostra que a arquitetura evoluiu muito nos últimos anos e é capaz de criar elementos incríveis. A construção desafia a gravidade e mostra que o ser humano é capaz de tudo.

O St. Mary Axe: Apelidado de The Gherkin( pepino, em inglês) pelo seu formato oval, o prédio fica localizado em Londres e foi o primeiro arranha-céu construído no meio da cidade. A torre tem 180 m de altura, 47 mil m² e 40 andares. No topo, há restaurantes que recebem eventos privados e oferecem jantares com vistas panorâmicas para Londres. A variação do diâmetro, que mede 49 m na base, 56,5 m na parte mais larga, estreitando-se para 26,5 m no último andar, confere ao prédio a forma oval que lhe valeu o apelido de pepino, mas que, favorece o fluxo dos ventos ao redor da fachada, diminuindo a pressão sobre a estrutura do prédio e evitando que se direcionem para o nível do solo, onde poderiam afetar os pedestres. O projeto foi assinado por Norman Foster, construído entre 2001 e 2004, hoje pertencente ao Grupo Safra. É o sétimo arranha-céu mais alto da cidade e fica no principal distrito financeiro londrino.

Davos Hotel: Considerado “inconstrutível” por especialistas, o hotel projetado pelos arquitetos do escritório Oikos, na Suíça, apresenta uma fachada oval inovadora. Usando técnicas de modelagem e parametrização digitais, os arquitetos desenvolveram um sistema de fachada que apresenta um painel 3D de aço e mais de 62.000 peças individuais envelopadas. A inspiração dos arquitetos foi nas pinhas, que se assemelham aos elementos que revestem o empreendimento e a natureza que o envolta.

O Egg Building construído na China, a bela estrutura conhecida como “O Ovo”, é um Centro Nacional de Artes Cênicas da China. Com formato de cúpula, submerso em água, o Ovo contém uma ópera, uma sala de concertos e um teatro. A construção é tão intrigante abaixo da superfície que é lar de corredores submarinos, uma garagem submarina e até mesmo um lago artificial. Grande Teatro Nacional de Pequim, na China, é uma preciosidade da arquitetura moderna. Projetado pelo arquiteto francês Paul Andreu, a cúpula elíptica de titânio sobreposta por vidro, abriga 5,452 pessoas em 3 andares, numa área de 12000m². A estrutura da concha é formada por 148 vigas de aço embutidas na parte inferior num anel de concreto, e fixadas na parte superior a um anel de aço de 1.460mm de diâmetro. O teatro é rodeado por água, criando um efeito belíssimo com o reflexo da água, ainda mais a noite com suas luzes. A região de Pequim é a uma zona com atividade sísmica moderada. A concha, na sua estrutura, está totalmente independente dos outros volumes do edifício por intermédio de apoios elásticos e sua geometria, com duplo eixo de simetria, permite a limitação dos esforços sísmicos.

No Brasil nós temos o ‘Orquidário Professora Ruth Cardoso’, localizado no Parque Villa-Lobos, São Paulo, projeto de Decio Tozzi, inaugurado em 2010, que se inspirou nas formas de “habitat” de culturas africanas, indígenas e pré-colombianas. Para alguns lembra um ovo, para outros uma oca. O nível do orquidário implanta-se 1,5 m abaixo da linha de terra. Essa solução cria naturalmente um embasamento, a 1,20 do nível do Parque, onde pousa a forma de oca transparente. Uma viga vazada, em arco, estrutura a forma e sugere a escala do orquidário oferecendo o volume de ar necessário para o deslocamento permanente do ar, necessário à delicadeza das orquídeas.

Maior casa de chocolate do mundo fica no Brasil

A maior casa de chocolate do mundo está em Uberaba, no Triângulo Mineiro e foi feita por 25 pessoas. A estrutura tem 15 m², divididos em dois cômodos e 2,40 metros de altura, cheia de detalhes como telhas, janelas e portas.Para a construção foi utilizado 10.488 quilos de chocolate e levou 180 horas para ficar pronta.

A coordenação da obra foi do chef chocolatier Alexandre Bispo, profissional de Recife (PE), que há 30 anos trabalha neste ramo.Os cômodos da casa foram ‘mobiliados’ com móveis e esculturas. A obra homenageou três personalidades bastante conhecidas do público: o médium Chico Xavier, que viveu parte de sua vida na cidade mineira, a apresentadora Ana Maria Braga, que completa 69 anos de idade neste domingo e do personagem Louro José. Um trabalho cuidadoso dos confeiteiros.

De acordo com a organização do evento, a ‘Casa do Chocolate’ quebrou o recorde na categoria de “maior escultura de chocolate do mundo”. A certificação foi realizada na manhã de hoje, 1º de abril, pelos avaliadores do Guinness World Records, durante a 2ª edição da Expocolate.

As estruturas estão envernizadas e mantidas em refrigeração adequada para compor o Museu do Chocolate, que ficará instalado no interior da loja Casa do Chocolate do Praça Uberaba Shopping. O espaço ficará aberto para visitação durante todo o ano.

Feliz e Abençoada Páscoa!

Páscoa significa Renascimento. Que renasça dentro de nós sentimentos puros de amor, fraternidade e carinho. Que nossa transformação se faça através de pequenos atos e sentimentos. Que aprendamos o valor de um sorriso, de uma palavra, de um gesto bom. Que nos realizemos em nós mesmos e não no personagem que imaginamos ser o ideal. Que sejamos cada vez mais leais aos princípios da vida.

Vamos celebrar este Domingo de Páscoa com o coração repleto de paz, alegria e esperanças renovadas. Renovemos nossa fé e o propósito de sermos e fazermos felizes todos aqueles que nos cercam. Vamos renascer a cada dia como a luz da manhã. Que a ressurreição de Jesus nos encha sempre de fé e coragem para que façamos renascer um mundo de Justiça, Sabedoria e Fraternidade.

Curtas

Zilá Costa Raymundo, professora de Ikebana e fundadora da Sogetsu em Brasília, é a aniversariante deste domingo. A mestra do caminho da flor recebe hoje muitas homenagens. Zilá é professora credenciada para utilizar a mesma metodologia de ensino do Japão. Suas composições florais seguem a linha estética da Escola Sogetsu, com sede em Akasaka, Tokyo. Parabéns pela vida e pelo lindo trabalho compartilhado com as inúmeras alunas.

O 21º Aniversário do Respeito ao Pedestre na Faixa, será comemorado neste domingo, com a 8ª Corrida “No Trânsito Somos Todos Responsáveis”. A abertura do evento será feita pelo super-herói dos pedestres, o Super-Ando, no estacionamento entre a Torre de TV e a Funarte. A Diretoria de Educação de Trânsito do Detran-DF realizou ontem uma série de ações educativas com a participação especial do Super-Ando. E as ações continuam a partir de amanhã nas faixas de pedestres das regiões administrativas. No trânsito somos todos responsáveis.

Denise Zuba e Felipe Zuba, apresentam hoje a Mostra Artefacto 2018, com uma requintada festa na QI 21 do Lago Sul para convidados e profissionais da arquitetura e decoração. Os sócios vão apresentar doze ambientes que mostram a integração do design com o cinema, a cultura e as artes. O domingo de Páscoa terá a participação do cantor Fiuk e do ator Ricardo Pereira, da novela Deus Salve o Rei.

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, regida pelo maestro Cláudio Cohen, realizará no mês de abril quatro concertos gratuitos. O primeiro espetáculo será na terça-feira, dia 03, às 20 horas no Cine Brasília, em homenagem a obras do compositor Béla Bartók, da Hungria. No dia 10 a musicalidade brasileira será exaltada com a suíte de Mulher Rendeira, de Fernando Morais; Miniatura Pernambucana, de Beetholven Cunha; e Concerto para Bandolim e Orquestra de Cordas, de Radamés Gnattali, que terá como solista convidado o bandolinista Victor Angeleas.

Procon-DF faz mutirão para renegociar dívidas de cartão de crédito. A força-tarefa será de 2 a 13 deste mês, para clientes do BRBCard, com faturas vencidas há mais de 180 dias. Os interessados devem ligar para o telefone (61) 3048-8020. O dia e o horário do atendimento serão agendados pela administradora do cartão, que enviará mensagem de texto para o número de celular cadastrado na base de dados da empresa.

 
RocketTheme Joomla Templates