Coluna Bernadete Alves - dia 23/03/2018

Música perde Miranda: o padrinho do Raimundos

É com pesar que registro o falecimento do músico e produtor gaúcho Carlos Eduardo Miranda, aos 56 anos, vítima de um mal subido, sofrido em casa, na cidade de São Paulo. Ele deixa a filha Agnes e a esposa Isabel Hammes, cantora e preparadora musical. A precoce saída de cena do artista, que desconhecia fronteiras, enluta o universo musical brasileiro.

Miranda nasceu em Porto Alegre e começou na música como um tecladista aspirante a compositor. Integrou bandas locais como Taranatiriça, Urubu Rei e Atahualpa Y Us Panquis. Nos anos 2000, Miranda foi jurado em programas de TV como Ídolos, Astros e Qual é o Seu Talento, no SBT e se associou a gravadora Trama e criou a Trama Virtual, pioneira plataforma que permitiu que bandas independentes postassem músicas e discos na web.Em São Paulo o músico atuou na cena independente e foi crítico musical.

A paixão pelo sons movia o músico e produtor em vida e isso o levou a dar uma grande contribuição à música brasileira nos bastidores. Nos anos 1990 Miranda contribuiu de forma relevante à música pop do Brasil. O músico foi fundamental para renovar a cena roqueira daquela década ao lançar os Raimundos (em selo aberto com o aval e o patrocínio do grupo Titãs), ao propagar o Skank e ao trazer à tona o então emergente grupo pernambucano Mundo Livre S/A, e depois pelo primeiro elogiado álbum da cantora paraense Gaby Amarantos, Treme (Som Livre), editado em 2012 no embalo da redescoberta dos sons de Belém pelo Brasil.

O Skank foi o primeiro grupo a lamentar a perda de Miranda. “O grande Carlos Eduardo Miranda foi uma figura seminal na nossa história. Foi ele quem chamou a atenção da imprensa do eixo Rio-SP sobre um quarteto que vinha de Minas Gerais e misturava reggae, pop, ska. Foi a chave que abriu a porta pro que viria depois. Ele teria ainda grande contribuição ao longo da nossa carreira. Estamos muito tristes com a notícia de seu falecimento. Que sua travessia seja tão leve e divertida quanto a vida que ele levou aqui. Vá em paz, amigo”, diz o post no Instagram da banda, composta por Samuel Rosa, Henrique Portugal, Haroldo Ferretti e Lelo Zaneti.

Chocolate é um bom aliado contra a tosse

Pesquisadores da Imperial College London, concluíram que o chocolate pode servir de base para uma nova geração de medicamentos contra aquela tosse incômoda que surge após uma gripe ou resfriado. O poder do doce está no componente do cacau chamado teobromina, que vem se mostrando eficaz no combate à tosse. O ingrediente é capaz de suprimir a atividade do nervo vago, que causa o incômodo. Nos testes feitos pelos cientistas, essa substância se mostrou quase um terço mais eficiente do que a codeína, o principal fármaco alcalóide presente nas drogas vendidas para interromper os acessos de tosse.

Os pesquisadores, no entanto, alertaram que mais pesquisas são necessárias antes de se dar a luz verde para se comer chocolate para aliviar a tosse. A pesquisa é mais uma que tenta provar os benefícios do chocolate à saúde humana.

Uma outra pesquisa desenvolvida por Alyn Morice, chefe de estudos cardiovasculares e respiratórios da Universidade de Hull, na Inglaterra, e membro fundador da Sociedade Internacional do Estudo da Tosse, mostrou ainda que o chocolate pode ser melhor para acalmar as crises de tosse do que o mel com limão, principalmente pela sua textura que ajuda a proteger as terminações nervosas da garganta.

Não é a primeira vez que pesquisadores anunciam o chocolate como aliado.Em 2002 a Sociedade Toráxica Britânica (BTS, na sigla em inglês), com sede em Londres, já anunciava o chocolate como aliado à tosse.

Em 2004 um grupo de pesquisadores do Colégio Imperial de Londres, revelou que o cacau tem um ingrediente que pode ser usado para combater crise de tosse e fabricar medicamentos mais efetivos contra este mal.

A novidade foi anunciada por pesquisadores do Instituto Nacional de Pulmão e Coração, de Londres. Os cientistas estimularam a tosse em dez pacientes. Depois, uma parte deles se deliciou com a teobromina e a outra com a codeína, substância normalmente usada contra o problema. A teobromina teve um resultado melhor. Ainda não se sabe como ela age. Apesar do resultado animador, os especialistas ingleses recomendam que as pessoas não exagerem no consumo.

Pesquisadores holandeses publicaram recentemente na revista médica The Lancet que o chocolate continha um composto químico capaz de prevenir contra o câncer e as doenças cardíacas.

De qualquer forma, o chocolate sozinho também não faz milagres. De acordo com especialistas, alimentos líquidos como chás, sucos, hidratantes isotônicos e água, podem ser úteis também para fluidificar as secreções e diminuir a quantidade de muco. Os alimentos doces como os xaropes caseiros também podem ajudar a diminuir a irritação na garganta, proporcionando alívio e diminuindo a frequência e intensidade da tosse. E não esquecer que tosse por mais de três semanas devem ser investigadas.

Curtas

Casamento torna as pessoas mais felizes, foi o que concluiu um estudo feito na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. Cerca de 40% dos entrevistados casados disseram estar de bem com a vida. A explicação é que ao casar, as pessoas acreditam que resolveram todos seus problemas.

Opas/OMS recomenda reforço da vacinação contra o sarampo nas Américas. O alerta da Organização Pan-Americana da Saúde acontece após a confirmação de casos de sarampo em nove países das Américas. Somente a Venezuela teve mais de 885 casos, sendo 159 apenas este ano. Segundo a agência da ONU, 14 pessoas foram confirmadas com sarampo no Brasil e 13 nos Estados Unidos. Casos foram registrados também no Canadá, no México e no Peru.

Seleção Brasileira ganhou da Rússia por 3 a 0 na tarde desta sexta-feira. O time dirigido pelo técnico Tite bateu os donos da casa no Estádio Luzhniki, palco da final da Copa do Mundo no dia 15 de julho. O zagueiro Miranda abriu o placar, Philippe Coutinho aumentou em cobrança de pênalti e o volante Paulinho usou a cabeça para fechar o marcador. Antes da convocação definitiva para a Copa do Mundo, a Seleção Brasileira reencontra a Alemanha no dia 27, às 16h45 (de Brasília), no Estádio Olímpico de Berlim.

 
RocketTheme Joomla Templates