Coluna Bernadete Alves - dia 09/03/2018

AMA Brasília exalta heterogeneidade cultural das mulheres

A presidente da Aliança das Mulheres Que Amam Brasília, Cosete Ramos Gebrin, e a primeira-dama de Brasília, Marcia Rollemberg, presidente de Honra da AMA Brasília, promoveram nos salões do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, uma linda homenagem às mulheres dos cinco Continentes e também a mulher universal, a brasileira Anita Garibaldi, heroína no Brasil e Itália.

As convidadas da Ama Brasília exaltaram a heterogeneidade cultural com roupas típicas de vários países. A anfitriã Cosete Ramos Gebrim, que é também presidente da Sociedade dos Amigos da Polônia, homenageou aquele maravilhoso país, com roupa típica de Cracovia.

A escritora gaúcha Elma Sant’Ana, com muita maestria descreveu a vida e obra da guerrilheira Anita Garibaldi, casada com Giuseppe Garibaldi. A escritora também lembrou os desafios pessoais vencidos pela líder gaúcha que lutou com braviura na Revolução Farroupilha e cativou o Brasil e a Itália por sua força, coragem e determinação. Elma Sant’Ana é autora de mais de 30 livros sobre folclore e biografias.

A advogada e escritora, Gracia Cantanhede, recitou os versos do poema Mulheres Apaixonadas, título de um seus livros. Gracia demonstrou alegria e gratidão em poder compartilhar suas criações com mulheres que simbolizam o trabalho sério, o respeito e a solidariedade.

As integrantes da AMA Brasília fizeram a doação de R$ 15 mil reais para a Associação das Mulheres Idosas da Estrutural. A presidente Cosete fez um relato dos 11 meses de atuação em prol da cidadania e da solidariedade. Agradeceu o apoio incondicional da Senhora Márcia Rollemberg na ajuda aos mais necessitados e pelo Programa Brasília Cidadã. Cosete também agradeceu o Secretário do Meio Ambiente, Igor Tokarski, pela defesa do nosso cerrado. Cosete Gebrin, gaúcha de nascimento, foi homenageada com o Troféu Anita Garibaldi.

A primeira-dama do DF, Márcia Rollemberg, colaboradora do governo de Brasília, agradeceu o apoio das Embaixadas e da sociedade de Brasília, na luta por uma cidade mais cidadã e convidou as pessoas que gostam da cidade para continuarem nesta criação coletiva.

A tarde foi de muito conhecimento literário, apresentações culturais, defesa do meio ambiente, solidariedade e integração. Um momento alegre e festivo em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. E como a mulher é apaixonada e perfeccionista em tudo que faz, o sucesso foi só consequência. Parabéns as integrantes do AMA Brasília, na pessoa de Danielle Antoni. Fotos: André Borges/Agência Brasília.

Curtas

Brasil tem três atletas nos Paralímpicos da Coreia. Aline Rocha, do esqui cross-country foi a porta-bandeira brasileira na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Inverno de PyeongChang, na manhã desta sexta-feira, na Coreia do Sul. O Brasil será representado por três atletas: a paranaense Aline Rocha, de 27 anos e o rondoniense Cristian Ribera, de 15 anos, no esqui cross-country; e André Cintra, 38 anos, no snowboard. O país com mais representantes são os EUA, com 68 atletas.

Geraldo Martucelli, ou simplesmente Gê Martu, respeitado dos palcos candangos, festeja mais um ano de vida. Em plena vitalidade o ator e diretor faz parte da formação da identidade cultural brasileira. Parabéns pelos seus bem vividos 81 anos, muita saúde e proteção divina para o amado Gê, patrimônio vivo do teatro de Brasília.

Estudo mostra que ‘Sexting’ entre adolescentes acontece cada vez mais cedo. De acordo com Sheri Madiga, professora do departamento de psicologia da Universidade de Calgary, Canadá, e diretora do estudo publicado na JAMA Pediatrics, o sexting não consentido, ou seja, o encaminhamento de imagens ou vídeos sem permissão, e as formas coercitivas de sexting (quando alguém é pressionado para enviar uma mensagem), “podem, compreensivelmente, causar uma angústia considerável aos adolescentes”. Ela também alerta para as consequências legais potenciais. “Por trás do sexting estão casos de vingança, abuso e chantagem financeira, emocional ou sexual que, no caso das meninas e adolescentes, aumentam de certa forma a vitimização”.

 
RocketTheme Joomla Templates