Coluna Bernadete Alves - dia 15/02/2018

Desintoxicar o organismo é fácil e rápido

Chegamos ao fim de uma temporada de pequenos ou grandes exageros e deslizes no prato e no corpo que começou no Natal e agora com o final do Carnaval é hora de desintoxicar o organismo e compensar os excessos. A dica dos médicos e nutricionistas é começar com uma alimentação baseada em frutas, verduras, sucos, água de coco e chás. Praticar exercícios físicos leves, como caminhadas, pelo menos três vezes por semana, dormir pelo menos 7 horas por dia e beber bastante água.

A nutricionista Betânia Venâncio diz que são atitudes recomendadas para todas as idades. E que cuidar da saúde é uma obrigação. Para quem exagerou na comida e bebida a dica da profissional é elaborar um cardápio com receitas leves de comidas e bebidas que nutrem sem pesar no estômago como saladas antioxidantes, sucos de frutas vermelhas, suchás de abacaxi e erva-doce, torradas com queijo meia-cura e banana-da-terra e sopa de cebola com ricota.

As saladas são sempre bem-vindas porque alimentam sem pesar o estômago.Salada com queijo de búfala, vinagrete de frutas vermelhas, folhas verdes variadas, queijo de búfala e um molho delicioso deixa o alimento com poder antioxidante.

Para quem não abre mão de comer uma pizza, a dica é rechear com couve-flor e queijo ralado e cobertura de queijo de búfala e alho-poró. Um alimento perfeito para quem quer uma massa gostosa e com baixa calorias.

Uma torta de milho salgada com massa de biscoitos cream cracker, é uma delícia. Torradas cobertas com queijo meia-cura, banana-da-terra grelhada e melaço, são ótimas para um lanchinho leve da manhã ou da tarde.Para o jantar a dica é uma sopa de cebola com ricota e ervas finas ou canja de galinha.

Uma bebida muito usada nos Spas para eliminar as toxinas e deixar o organismo mais alcalino é o suchás, uma mistura de suco com chá. As misturas ficam a critério de cada um. Mesmo tomando o liquido todos os dias, a nutricionista recomenda que a água é insubstituível. O ideal é tomar pelo menos 2 litros de água por dia.

As frutas vermelhas possuem diversos benefícios para a saúde, principalmente para nós mulheres, devido ao grande poder antioxidante. Além de ter um sabor delicioso, proporcionam diversos benefícios para a saúde, pois são ricas em vitamina C, A, E e vitaminas do complexo B, auxiliando na defesa do organismo. Possuem alto teor de fibras, o que facilita o trânsito intestinal, e são um potente antioxidante e anti-inflamatório. Além de possuírem minerais como potássio, magnésio, fósforo e cálcio que são fundamentais para a manutenção da saúde.

Amora, framboesas, morangos, melancia, mirtilo ou blueberries, são ideais para fazer um bom suco. Além de gostoso é leve e com poder antioxidante, uma delícia para acompanhar sanduíches naturais ou torradas ou tomar entre as refeições.

Governo de Brasília libera vias e passagens para pedestres nas proximidades da Galeria dos Estados

Foram liberadas na manhã desta quinta-feira as intervenções para melhorar o fluxo de veículos e pedestres próximo ao ponto em que caiu parte da estrutura do viaduto da Galeria dos Estados. Equipes do Departamento de Trânsito (Detran-DF) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) controlam o trânsito desde às 6 horas de hoje.

Com o objetivo de dar fluidez ao trânsito no centro da capital e segurança para os pedestres, duas novas alças e o alargamento de duas já existentes foram a solução imediata para que automóveis transitem pela área sem passar pelas proximidades do viaduto que caiu. Graças aos recursos da reserva de contingência foi possível realizar as obras de forma imediata. O trabalho do governo de Brasília foi e continua sendo intenso desde que parte do viaduto desabou. Após a queda, houve liberação de R$ 50 milhões da reserva de contingência para a preservação de pontes e outros viadutos em todo o DF.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, esteve no local nesta manhã para vistoriar a liberação das vias e da passagem para pedestres. Ele estava acompanhado do diretor-presidente da Novacap, Júlio Menegotto, do diretor-geral do DER-DF, Márcio Buzar, e do secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antonio Coimbra.

“Quero agradecer aos trabalhadores da Novacap, do DER e dos demais órgãos do governo de Brasília que trabalharam duro ao longo do carnaval para entregar essa obra. Estamos devolvendo o Eixão para a população de Brasília. Isso vai dar fluidez ao trânsito do centro”, disse Rodrigo Rollemberg.

Desde ontem a Novacap realiza a coleta de amostras da parte que caiu. As peças serão levadas para análise em laboratórios da Universidade de Brasília.

 
RocketTheme Joomla Templates