Coluna Bernadete Alves - dia 06/02/2018

Produtor de cinema Bento Viana inaugura galeria

O espaço Bento Viana Galeria, na QI 17 do Lago Sul, foi inaugurado com a exposição “Voz do Olhar”, acervo com mais de 500 mil imagens autorais do fotógrafo, reunidas ao longo de seus 25 anos de carreira. A curadoria é do pernambucano Diógenes Moura. O espaço assinado por Vanessa Passos, abrigará oficinas de fotografia ministradas por Bento Viana. “Será um local para pensarmos a fotografia e trocarmos experiências”, diz o famoso fotógrafo.

Bento nasceu no Rio de Janeiro e veio para Brasília em 1979, quando tinha 8 anos de idade. Ele conta que foi Carlos Terrana que lhe ensinou a arte de fotografar. “Estávamos na nave da igreja Dom Bosco quando apontei a objetiva para os seus famosos vitrais e cliquei. A foto era em preto e branco, e o universo cromático daquele lugar segue vivo em minha memória até hoje”, relembrou Bento Viana.

O fotógrafo Bento Viana é conhecido por clicar a cidade por ângulos inusitados e belíssimas imagens. Bento é autor dos livros “Brasília Vista do Céu” e “Do Céu, Brasília” e das cerca de 40 exposições individuais e coletivas e principalmente a “A Volta ao Mundo em 80 Fotos”, se prepara para lançar o 6º livro “Do Céu, cidade maravilhosa”, em homenagem a sua terra natal.

Aos 46 anos, o editor da revista Traços, acredita que ainda há muito espaço para a fotografia profissional. E ele está certo porque é um mestre em mostrar Brasília na plenitude da cidade. Bento Viana Galeria é uma nova opção do circuito da arte em Brasília e para aprender a arte de fotografar.

O evento reuniu cerca de 200 convidados, entre fotógrafos, arquitetos, designers, colecionadores e entusiastas das artes. Dentre eles Celso Martins, Moema Leão, George Zardo, Bruno Stuckert, Lorena Monjardim, Rafael Noleto, Andrea Bichara, Amador Outerelo, Mercedes Urquiza, Tiago Correia, Daniela Kniggendorf, Anna Christina, Fernando Moraes,dentre outras personalidades.

Bento Viana recebeu seus convidados com delícias servidas pelo restaurante Taypá del Peru e drinques especiais. O anfitrião brinda a capital do país com uma galeria especializada em fotografias de arte. “Como todo brasiliense que se preze, adoro a arquitetura, os horizontes e a luz natural de Brasília.

Bento Viana é brasileiro, geógrafo, fotógrafo e produtor premiado de cinema e vídeo, com mais de vinte e cinco anos de experiência no mercado. Tudo que faz é com muito brilhantismo. Lembro quando ele produziu o livro “Do Céu, Brasília”, de todo o seu esforço e dedicação para entregar uma obra perfeita. Foram mais de 15 dias de sobrevoos do nascer ao por do sol para captar imagens únicas que mostrassem a beleza da monumental capital do país.

Sou fã de Bento Viana. Ele consegue fazer um panorama da própria obra com os olhos do coração. Suas obras nos remetem às pranchetas de Niemeyer e Lúcio Costa. Suas imagens mostram seu olhar apurado da Brasília em sua concepção. Obrigada Bento por encantar nosso coração com sua arte. Parabéns e sucesso sempre!

 
RocketTheme Joomla Templates