Coluna Bernadete Alves - dia 03/02/2018

Sucos energéticos e chás para hidratar e dar mais pique

Um corpo bem hidratado funciona melhor e segundo os nutricionistas, os sucos energéticos proporcionam bem estar para aguentar a maratona de festas e o pique para cuidar da casa e dos filhos. Sem falar da baixa umidade do ar ou às altas temperaturas que fazem o organismo perder muito líquido. Por isso é necessário redobrar a atenção ao consumo de água e investir em outras bebidas, como os sucos energéticos.

Com os ingredientes certos essas bebidas fornecem vitalidade por longos períodos, além de nutrientes vitais para o bom funcionamento do organismo. Seja para acordar, treinar ou estudar, os sucos que dão energia são ótimos para obter mais disposição para as atividades diárias e ainda manter o corpo hidratado.

A dica da nutricionista clínica e esportiva Maria Fernanda Kawabata é investir em frutas que já tenham um bom poder de hidratação, como abacaxi, melancia ou morango. Itens como água de coco, cenoura e hortelã também são bem-vindos. Ainda é possível melhorar o preparo com alimentos termogênicos, como o gengibre, guaraná, canela, açaí e até mel.

Essas combinações possuem ação termogênica, o que acelera o metabolismo e a queima de gordura. A primeira dica, além de dar energia, também contribui para que o organismo faça um detox: 2 xícaras de melancia cortada, ½ maçã, 1 colher (sopa) de gengibre picado, Suco de ½ limão e 50 ml de água.Basta bater todos os ingredientes no liquidificador. A outra opção é fazer um suco com 4 laranjas (sem adição de água), 2 folhas de couve sem talo, Hortelã e 3 rodelas de abacaxi.

O suco de banana com aveia ou trigo é outra boa opção. Para fazer o suco basta bater no liquidificador 3 bananas picadas,400ml de água gelada, 1 colher (sopa) de grama de trigo ou farelo de aveia. A banana evita doenças do coração, dá disposição instantaneamente e ainda combate câimbra, anemia e queimação no estômago. Somada ao trigo ou a aveia, essa bebida ganha vitamina B, vital para o correto funcionamento do organismo.

Beterraba com maça, cenoura e gengibre é outro excelente suco energético. É só bater no liquidificador uma beterraba cortada em pedaços, uma maçã picada, uma cenoura em pedaços e uma colher (chá) de gengibre. Essa combinação deliciosa dá combustível por longos períodos, além de regular a pressão arterial, proteger o coração e queimar toxinas. O sabor picante do gengibre promove a transpiração e afasta o cansaço.

Todos nós em algum momento de nossas vidas já tomamos algum tipo de chá com o objetivo de aliviar algum desconforto, para relaxar ou para dormir melhor. O chá além de gostoso contribui para eliminar as toxinas e os excessos. Dependendo da erva usada no preparo, a bebida ganha propriedades diuréticas, que combatem à retenção de líquidos, e componentes antioxidantes, que protegem as células saldáveis do organismo.Já foi comprovado que bebidas alcoólicas, ainda mais nos dias quentes, contribuem para que o corpo retenha líquidos e a pessoa fique com a sensação de inchaço.

A dica dos especialistas é se hidratar sempre e também beber chá com efeito diurético, ou seja, aquele que faz com que líquido acumulado no organismo seja eliminado. Para esse resultado, Kawabata sugere preparar bebidas com chá verde, cavalinha, hibisco, encontrados facilmente em lojas ou supermercados.

O chá verde também ajuda a manter a hidratação em dia. O chá verde ainda é indicado para quem procura aquele pique a mais para encarar a rotina depois da folia. Ele contém cafeína, substância estimulante. E nessa bebida, a cafeína é absorvida pelo corpo mais lentamente do que no tradicional cafezinho, ou seja, o efeito de "despertar" pode durar mais tempo.

Os benefícios do chá verde já são bastante conhecidos em todo o mundo: ele ajuda a eliminar as toxinas do organismo, possui ação antioxidante e anti-inflamatória, tem efeito termogênico, acelera o metabolismo e ainda previne doenças. O chá verde pode ser tomado com canela, uma poderosa aliada da dieta e pode garantir boa contribuição ao chá verde com seu sabor e aroma adocicado. A especiaria ainda ajuda no controle da diabetes e ação antimicrobiana inibe a proliferação e crescimento de bactérias, fungos e vírus. Esta mistura tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Outra sugestão de bebida termogênica é o chá de gengibre. E tanto ele quanto o chá verde são boas fontes de antioxidantes, declara a nutricionista Bethânia Venâncio. "Eles contém substâncias como as catequinas, que previnem a formação de radicais livres, evitando o envelhecimento precoce da pele e células", declara a profissional. Seja qual for o chá preferido, a nutricionista sugere seguir o seguinte modo de preparo: 1 colher de sobremesa de chá (folhas) para cada xícara de 200 ml de água, aquecida sem ferver e logo após colocar a infusão e deixar abafar por 3 minutos. Coar o chá e tomar sem adoçar.

Esquenta da Ordem reuniu quase 500 advogados

A segunda edição da festa “Esquenta da Ordem” na noite de ontem, no Clube dos Advogados teve decoração típica realizada pela Comissão de Eventos da própria OAB/DF. A confraternização carnavalesca da classe foi um convite do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional do Distrito Federal, Juliano Costa Couto, e do presidente do Clube dos Advogados de Brasília, Marcelo Martins da Cunha.

O presidente Juliano Costa Couto recepcionou o público e confraternizou com os colegas e seus familiares ao lado da esposa Aline. “A vida do profissional da advocacia é recheada de prazos, desafios e responsabilidades. Por isso a importância de reunir a advocacia fora do ambiente de trabalho”, declarou.

O presidente do Clube dos Advogados, Marcelo Cunha, falou que o Clube foi reestruturado para a proporcionar um ambiente descontraído e seguro. “É mais um evento que nós realizamos e fico muito feliz em poder proporcionar o segundo esquenta, um belíssimo evento”, disse.

Daniela Teixeira, vice-presidente da OAB/DF, falou da importância do lazer e diversão na vida dos profissionais da advocacia. “É muito importante que a advocacia seja uma fraternidade e que os advogados possam ter esse momento de alegria, diversão e é bom que seja antes do carnaval porque muitos viajam”, declarou Daniela.

Os conselheiros federais Severino Cajazeiras e Marcelo Lavocat, além de diversos conselheiros Seccionais e membros de Comissão, fizeram questão de participar da festa e curtir o clima de Carnaval da Ordem que ganhou novas cores e ritmos para embalar os advogados no estilo do carnaval.

O local foi decorado com charme e bom gosto e os convidados tipicamente vestidos fizeram questão de aproveitar o momento de descontração para pedir paz entre as pessoas, independente de suas convicções. A banda Primeiro Beijo tocou axé, samba, frevo e clássicos de todos os Carnavais e nos intervalos da festa a alegria, bom humor e energia ficou por conta de DJ.

Organização perfeita, segura e fraterna. Parabéns diretoria da OAB/DF e Clube dos Advogados pela bela folia. Além do Esquenta da Ordem, Brasília começa a ganhar novas cores e ritmos. A programação de pré-carnaval tem agitado a capital federal. Inclusive neste final de semana pelo menos dezoito blocos sairão às ruas para mostrar que Brasília não se resume a política e concreto. Aqui a alegria corre solta.

 
RocketTheme Joomla Templates