Coluna Bernadete Alves - dia 01/02/2018

Tosse Seca pode ser sinal de refluxo

Apesar de normalmente associada a uma gripe que não foi devidamente curada, condições climáticas ou mesmo alergias, a tosse seca, ou seja, aquela que costuma ser mais insistente e não é acompanhada de catarro, pode não ser sinal de comprometimento das vias aéreas, mas sim de uma doença comum que afeta o estômago: o refluxo. Uma das situações mais frequentes encontradas nos consultórios médicos.

Dr. Aquiles Leite Viana, especialista em enfermidades do aparelho digestivo, diz que o refluxo é uma doença digestiva em que os ácidos presentes dentro do estômago voltam pelo esôfago ao invés de seguir o fluxo normal da digestão.Isso ocorre devido o mau funcionamento da válvula que fica entre o estômago e o esôfago, que não se fecha adequadamente e permite que o conteúdo ácido do estômago suba para o esôfago.

O cirurgião do Hospital de Base e da ProctoClínica, Dr. Aquiles Viana, diz que isso irrita os tecidos que revestem o esôfago causando azia, queimação na região do estômago e desconforto gástrico, mas outros sinais aparentemente inimagináveis, como as crises de tosses, também podem indicar que uma pessoa sofre com o problema.

“O refluxo normalmente provoca tosse seca após o consumo excessivo de comidas ácidas, apimentadas e derivados do leite. Nestes casos o uso de um medicamento protetor gástrico, com orientação médica, e o controle alimentar já são capazes de evitar e combater a crise de tosse”, declara o gastroenterologista.

O médico diz que outras maneiras de evitar o refluxo gástrico são: diminuir o consumo de alimentos gordurosos e bebidas como vinho, café e chá, que causam o retorno do conteúdo estomacal ao esôfago, além de evitar comer demais e se deitar logo depois das refeições, hábito que também aumenta as chances de incidência do problema.

O melhor tratamento para o problema deve ser feito por um profissional médico. Segundo o especialista os problemas mais simples podem ser tratados com dieta, mudança na alimentação e no estilo de vida. Os casos mais graves com medicamentos e procedimento cirúrgico por meio da laparoscopia.

 
RocketTheme Joomla Templates