Coluna Bernadete Alves - dia 31/01/2018

Os mini-cães fofos e mais longevos

Algumas pessoas costumam dizer que tamanho não é documento e, quando o assunto é cachorro, talvez elas estejam certas. As raças de pequeno porte tem personalidade, são muito bonitas, afetuosas e costumam ter um comportamento dócil. Com pelagem longa e macia ou com pelo curto e duro eles encantam com suas belas cores e vivacidade. Amigos fiéis e até nossos confidentes. São gentis, alegres, divertidos e leais aos seus donos.

Uma das menores raças de cachorro do mundo é o chihuahua, um cão de origem mexicana que, apesar de medir entre 15 e 25 centímetros de altura, é um excelente guarda e não tem medo nem de enfrentar cachorros maiores. Rápido, corajoso e sempre alerta, assim é o Chihuahua, um dos menores cachorros do mundo e também a raça que vive mais.Como apresentam poucas complicações na saúde, podem chegar a idade de 20 anos.

A raça Yorkshire terrier surgiu na Inglaterra do século XIX e é daquelas que faz jus ao ditado "tamanho não é documento", com a altura variando entre 17 e 22 centímetros. É um ótimo cão de companhia, sempre ativo, esperto, curioso e cheio de disposição. Pode ser bastante teimoso e até mesmo meio brigão diante de outros cães e animais. Yorkshire é uma raça do grupo terries, originária do condado de Yorkshire na Inglaterra com pelagem longa. Os filhotes nascem pretos com pontos marrons e geralmente alteram a cor da pelagem com cerca de um ano.

O spitz alemão, também conhecido como lulu da Pomerânia, surgiu na região de fronteira entre a Alemanha e a Polônia. Ele é dócil e gentil na maior parte do tempo, mas tem seus momentos de birra e desconfiança, especialmente diante de estranhos. Com seus visual felpudo característico, a raça é corajosa e inteligente e pode ser uma ótima companhia para crianças. O tamanho médio varia de 22 a 25 centímetros de altura. O Lulu da Pomerânia é a quinta raça de cachorro que mais vive no mundo, cerca de 15 anos. A luxação da pata é o problema mais encontrado neles.

O Pug, um dos cães mais antigos do mundo, costuma ter uma expectativa de vida de 13 anos, podendo chegar aos 15, pesam de 6 a 8 kg e chegam a 40 cm de altura. Originário da China é um cão compacto, musculoso, olhos expressivos, cabeça redonda, focinho achatado e cauda enrolada, bonito à sua própria maneira . O Pug é sensível e terno e tem uma história muito rica e surpreendente que pode ser rastreada até por volta de 700 a.C, na época de Confúcio, quando eles eram conhecidos como Lo-Sze. Há sinais de sua presença nas efígies que figuram sobre as antigas porcelanas da época. A raça ganhou o nome de Pug devido a similaridade facial com um macaco marmoset de nome Pug.

Os cães da raça shih tzu, também conhecidos como pequenos leões, adoram brincadeiras e, por serem amigáveis,doces, se relacionam bem com crianças, idosos , cachorros em geral e outros animais, apesar dos latidos sempre presentes quando um estranho se aproxima. São leais, carinhosos e um pouco teimosos. A altura média da raça varia entre 20 e 27 centímetros.É um cão robusto, com um corpo ligeiramente mais longo do que alto e a cabeça é redonda e larga. O focinho é quadrado e curto, o nariz é largo com narinas abertas. Os lábios, nariz e pálpebras são da cor fígaro.É muito gentil, alegre e divertido. O shih tzu surgiu na China e só veio aparecer no Ocidente na década de 1930.É uma ótima companhia.

Dachshund é mais conhecido como 'salsicha' e pode chegar aos 15 anos. É uma raça oriunda da Alemanha. É um cachorro esperto, cheio de energia, fácil de ser treinado e é uma ótima opção para casas com crianças. É uma raça curiosa que gosta de cavar buracos. É encontrado em miniatura com peso de 4 kg e altura de 20 cm ou Standart: Peso de 7 kg a 15 kg. Altura até 28 cm. O mais conhecido no Brasil é o Dachshund de pelo curto.Este cachorrinho tem cor em tons de marrom-avermelhado ou preto com partes marrons. Também podem ser mais acinzentados. Seu pelo é curtinho. Seus olhos são castanhos e redondinhos. Trata-se de uma raça antiga. Há imagens registradas em tumbas de mais de 5 mil anos. O nome moderno Dachshund, que dizer cão texugo (dachs hund) em alemão.

Com o tamanho médio de 20 a 27 centímetros de altura, o pequinês engana quem o imagina tímido e medroso. A raça é independente, corajosa e pode chegar até a ser agressiva. São cãezinhos leais, mas que não são conhecidos por demonstrarem carinho aos donos. Apesar de se darem bem com crianças, podem cansar das brincadeiras com facilidade. O pequinês foi muito popular nos anos 70 e 80 e hoje é raro encontrar um desses passeando com seus donos. Pode viver de 12 a 15 anos. No século VIII era conhecido como o capricho da família imperial da China. E por muitos anos, este cão era privilégio dos nobres chineses e o cão oficial do budismo.

O Poodle é o quarto cão mais popular no Brasil. Apesar de ser geralmente associado à França, seus ancestrais foram os cães de pelo enrolado da Ásia que ajudavam no pastoreio e que depois seguiram por muitas rotas por várias partes da Europa. Considerado a segunda raça de cachorros mais inteligentes do mundo, o Poodle costuma viver cerca de 18 anos. É um cão de pequeno porte e de aparência fofa, esperto, ativo, obediente e sofisticado.Os exemplares desta raça vão do micro toy, de menos de 28 cm, ao gigante de 60 cm de altura utilizado como cão de caça.Os poodles jamais devem ser malhados de 2 ou mais cores. A cor sempre é uniforme e pode ser: preto, branco, marrom, cinza e abricó e fulvo avermelhado.

O Boston Terrier vive entre 13 e 15 anos. O maior problema de saúde que atinge essa raça é o respiratório, causado pelo focinho achatado. Mas, como já existem tratamentos e cuidados eficazes, isso não é algo muito determinante na quantidade de anos que esse cachorro viverá. Cesky Terriers são a raça mais rara de cachorro no mundo: menos de 100 filhotes da espécie nascem nos EUA por ano.

O maltês é muito carinhoso, apegado e não gosta de ficar sozinho em casa por muito tempo. São cães cheios de energia e que adoram correr e participar de brincadeiras. Costumam se dar bem com outros cachorros e com outros animais. A altura do maltês varia entre 21 e 25 centímetros e pode viver até os 18 anos. O maltês é também um ótimo cachorro para apartamentos. Sofrendo poucas modificações genéticas em seu desenvolvimento, esse cachorro não apresenta nenhuma preocupação maior com a saúde.

Lhasa Apso, é um boa opção para quem quer um cachorro que vive bastante. Ele pode chegar aos 15 anos. Pesa entre 6 e 8 kg e tem 25 cm de altura. É confundido com a raça Shih Tzu (produto da mistura entre o Lhasa e o Pequinês). Acredita-se que o Lhasa Apso foi originado do cruzamento entre Terrier Tibetano e o Spaniel. O Lhasa é um cão com uma personalidade bastante definida. Late pouco, não é excessivamente efusivo, bastante reservado com pessoas estranhas e, acima de tudo, é um cão de um dono só. Acredita-se que o Lhasa Apso tenha surgido há mais de 500 anos no Tibete e onde os exemplares são considerados sagrados. O Lhasa Apso é um guardião fantástico para a família e um companheiro ainda mais eficaz.

Schnauzer é um adorável cão ativo, conhecido por sua barba e tonalidades de cinza, se destaca por sua personalidade enérgica e devoto ao donos. Os Schnauzer amam crianças, uma vez que não só são afetuosos e sociáveis, como também brincalhões. Além disso, são fiéis aos donos e adoram participar de reuniões de família, sendo a alma da festa. Porém, seu temperamento forte pode render algumas cenas de ciúme.O tamanho dos cachorros dessa raça pode ser de três tipos: o miniatura, que pesa entra 6 e 7 quilos, o chamado standard, cujo peso está em torno de 14-15 quilos, e o gigante, que pesa mais de 30 kg. Nos primórdios, essa raça surgiu como um cão de granja e também com funções militar.Podem viver até 14 anos.

 
RocketTheme Joomla Templates