Coluna Bernadete Alves - dia 30/01/2018

Além de saborosas, as frutas proporcionam muitos benefícios à saúde

A preocupação com a qualidade da alimentação é algo cada vez mais presente no cotidiano. E isso se deve ao fato das pessoas priorizarem cada vez mais viver de forma saudável em todos os aspectos. Alimentação saudável e balanceada é a mais procurada e os produtos naturais estão em alta. As frutas desempenham papel importante para a saúde uma vez que previnem o envelhecimento precoce, proporcionam energia, alcalinizam o sangue e reforçam a imunidade; possuem substancia que estimula o cérebro e melhora a memória e ajudam no controle da gordura abdominal. Além do mais são gostosas e matam a fome.

Para quem quer um alimento leve e saudável para complementar a dieta ou mesmo balancear a alimentação a romã é mais que indicada. Originária da Grécia, Chipre e Síria é uma fruta com muitas propriedades para a saúde. Infelizmente a maioria das pessoas desconhecem a sua importância. Segundo pesquisadores é uma fruta riquíssima em vitaminas, proteínas e com alto poder antioxidante.

A romã pode tornar o envelhecimento do DNA mais lento. A constatação é do laboratório espanhol ProbeelteBio que deu a fruta o status de “elixir da juventude”. Os cientistas, liderados por Sergio Streitenberger, forneceram a 60 voluntários diariamente, ao longo de um mês, uma cápsula com extrato da fruta inteira (medula, casca e sementes). Nos que lançaram mão da fruta, constatou-se uma diminuição significativa do marcador 8-Oxo-DG, associado a danos celulares, que podem causar deficiência no cérebro, músculo, fígado e rim, além de envelhecimento da pele.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Edimburgo, na Escócia, o suco da romã tornaria seus apreciadores menos propensos a desenvolver células de gordura na região. Os 24 voluntários de ambos os sexos ingeriram uma garrafa de 500 ml da bebida por dia, ao longo de quatro semanas. No fim do período, quase metade deles apresentaram níveis baixos de ácido graxo não-esterificados, relacionado com maior armazenamento de gordura em torno do abdômen e aumento do risco de doença cardíaca e diabetes tipo II. Além disso, 90% do grupo apresentou pressão arterial menor. Portanto a romã pode ajudar a diminuir a chance de armazenar a temida gordura abdominal.

Os benefícios da fruta não param por aí. Para quem vive estressado com as longas e cansativas horas no escritório e as tarefas domésticas intermináveis, a romã é uma ótima aliada. De acordo com uma pesquisa financiada pela empresa fabricante de suco Pomegreat, do Reino Unido, suco de romã pode ajudar a se sentir mais entusiasmado com o trabalho. Os cientistas, liderados por Emad Al-Dujaili, da Universidade Queen Margaret, na Escócia, analisaram voluntários que beberam 500 ml suco da iguaria por dia durante duas semanas. Segundo reportagem publicada pelo jornal Daily Mail, quase todos os participantes relataram estar mais entusiasmados, inspirados, orgulhosos e ativos.

O moranguinho é outra fruta importante para a saúde principalmente para quem prioriza pela dieta saudável e equilibrada devido o pouco valor calórico, e por ser rico em fibras, melhora as funções intestinais e elimina as toxinas do corpo.De sabor ácido e adocicado é uma fruta nutritiva que proporciona vários benefícios à saúde do ser humano.Rica em vitamina C, manganês,Cobre, Iodo, Silício, Potássio, Magnésio, Omega 3 e as vitaminas K, B2, B5, B6 e B9, fortalece as defesas do organismo, ajuda na cicatrização e evita o envelhecimento precoce da pele e da arteriosclerose devido a antocianina, a substancia que dá sua cor.

Pesquisadores da Universidade Hallym, da República da Coreia, comprovaram que o ácido elágico, um antioxidante encontrado no morango, tem efeito fotoprotetor. A substância protege as células da pele humana contra os danos dos raios ultravioletas, bloqueando a produção de enzimas matriz metaloproteinases (MMP), que quebram o colágeno, e reduzindo a manifestação da ICAM, molécula envolvida na inflamação. O estudo foi feito em camundongos jovens e sem pelos, comumente usados em pesquisas dermatológicas por causa das semelhanças fisiológicas da pele.

 
RocketTheme Joomla Templates