Coluna Bernadete Alves - dia 25/01/2018

Dor no calcanhar na primeira pisada deve ser investigada

Sentir dor no calcanhar, principalmente nas primeiras pisadas do dia, sem ter sofrido qualquer machucado ou impacto, não é normal e precisa ser investigado. A condição, acompanhada da sensação de queimação, vermelhidão, inchaço e rigidez na região, pode ser sinal de fascite plantar, uma inflamação de um tecido da sola do pé que conecta o osso que forma o calcanhar aos dedos, explica o Dr. Hong Jin Pai - Coordenador do Comitê de Acupuntura em Dor da SBED.

A Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor explica que a dor do calcanhar, ocorre quando o tecido fibroso ao longo do pé está inflamado, devido ao estiramento excessivo na região. Ocorre principalmente quando há uma sobrecarga ali devido a exercícios físicos que exigem muito dos pés, uso constante de sapatos pouco confortáveis, quando se caminha colocando pressão demais no calcanhar, ficar muito tempo de pé e principalmente em pessoas acima de 40 anos.

Estudos recentes vêm demonstrando que a fascite plantar não ocorre somente de processos inflamatórios, mas pode ser também uma alteração estrutural mais condizente com processos degenerativos. A fáscia é um tecido conjuntivo que se estende na base do osso calcâneo (calcanhar) por toda a planta do pé, ajuda a sustentar o arco do pé, que fica entre o calcanhar e os dedos. Em pessoas que tem essa curvatura mais acentuada, o tecido fica sob tensão com o impacto e tende a inflamar.

Se após uma consulta médica a fascite plantar for diagnosticada, o tratamento segundo o ortopedista Eduardo Abdalla, será feito normalmente com medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia, além de indicação para exercícios de alongamento na região, repouso e troca por sapatos que não forcem a área.

Para prevenir o problema é bom evitar as situações que sobrecarregam os pés. Nesse pacote, entram medidas para corrigir a pisada, o uso de calçados mais adequados à curvatura do pé e diminuir, nem seja temporariamente, a rotina de exercícios. Algumas pessoas precisam recorrer a palmilhas e sapatos específicos, a outras se aconselha investir em alongamentos antes da atividade física. A orientação da conduta, em todo caso, deve ser feita pelo médico.

Os pés são a base do nosso corpo e cuidar bem deles evitará uma série de patologias e ajudará no bem estar físico e mental. Evitar o uso de calçados fechados e apertados, quando possível, é importante porque os pés são sensíveis e merecem cuidados.

 
RocketTheme Joomla Templates