Coluna Bernadete Alves - dia 21/01/2018

Ecoturismo brasileiro tem destinos imperdíveis

O Brasil está cheio de lugares incríveis para viajar e para quem quer praticar o ecoturismo no país. No Maranhão tem os Lençóis Maranhenses, em Minas tem a Serra da Canastra, na Bahia a Chapada da Diamantina, em São Paulo tem Ilhabella e Ubatuba, em Tocantins o Jalapão, Bonito em Mato Grosso e por aí vai. Em todos os estados a natureza é exuberante. Vales e ribeirões de águas cristalinas, trilhas, montanhas, cânions, cachoeiras, grutas, praias, lugares que formam cenários perfeitos para se divertir e descansar.

Em São Paulo existem belas trilhas, cachoeiras e esportes aquáticos. Ubatuba é conhecida por suas belas praias, mas também tem se tornado queridinha dos amantes do ecoturismo. Por lá, os turistas podem encontrar diversas opções de trilhas, com diferentes graus de dificuldade. A recompensa é poder estar no meio da natureza e aproveitar rios e cachoeiras depois de algumas horas de caminhada.

Ilhabela possui uma extensa lista de praias, das mais badaladas para as mais tranquilas. Uma boa dica é procurar a praia do Oscar, que não tem barracas e é ideal para o turista que busca descanso. Por lá, além de aproveitar as praias para andar de caiaque, Stand Up Paddle e qualquer outro esporte aquático, ainda é possível aventurar-se por belas trilhas e visitar suas lindíssimas cachoeiras.

Os paredões da Serra da Canastra no Sudoeste de Minas Gerais,escondem visuais fantásticos, com trilhas lindíssimas e muitas cachoeiras. Segundo a Secretaria de Turismo do Estado, a Serra da Canastra tem uma das paisagens mais deslumbrantes do Brasil, com mais de 200 mil hectares de terra e seis municípios: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Sacramento, Delfinópolis, São João Batista da Glória e Capitólio. As acomodações aos pés da serra tendem a ser rústicas, com aquele ar de autêntico de Minas Gerais e, como não poderia deixar de ser, uma comida maravilhosa e o queijo canastra, uma iguaria típica da região.

A paisagem da Bahia não é só formada de praia. No coração do estado fica um dos mais belos cenários do país,onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Estas correntes de águas brotam nos cumes e deslizam pelo relevo formando grutas e lindos vales.

O Parque Nacional da Chapada Diamantina tem atrações que extrapolam a imaginação e proporciona passeios memoráveis.Recomenda-se subir o Morro do Pai Inácio, principal cartão postal do lugar, caminhando e visitar as grutas que ficam por lá, como a Gruta da Pratinha Entre as cidades que cercam a Chapada, Lençóis é a mais movimentada e encanta aos visitantes com seu charme.

O Alter do Chão, no oeste do Pará, é um lugar único. O destino ocupa o primeiro lugar na lista do jornal inglês The Guardian como a praia de água doce mais bonita do mundo e a primeira entre os dez lugares com as praias mais bonitas do Brasil. O cenário é paradisíaco e guarda uma beleza única, já que suas praias são às margens do rio Tapajós. Um local perfeito para relaxar.

Alter do Chão é o lugar ideal para aproveitar o ‘verão amazônico’, que acontece entre os meses de agosto a dezembro. O mês de setembro é a melhor época para visitar a localidade, é quando o volume de água diminui e formam bancos de areia e praias, que ficam mais visível devido a vazante do rio Tapajós. A temperatura em setembro também fica mais amena. Alter do chão é o principal polo turístico de Santarém.

O Jalapão é um paraíso bruto, intocado, no meio do cerrado de Tocantins, com suas dunas douradas. É o tipo de destino para quem quer um pouco de descanso da vida urbana e aproveitar o contato com a natureza. O que não falta por lá, além de cenários exuberantes, são rios e lagos, cachoeiras e trilhas. Chova ou faça sol, as paisagens se mostram ricas e exuberantes. É o destino ideal para o turista aventureiro.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um outro paraíso. As dunas que se formam ao redor da água criam uma paisagem diferente todos os dias com a ajuda do vento que ajuda a emoldurar esse cenário surreal. Os turistas podem caminhar pelas dunas e aproveitar a deliciosa água das lagoas que se formam e, se tiver tempo, fazer um passeio de lancha pelo Rio Preguiças e contemplar um pôr do sol inesquecível.

Além do famoso Parque Nacional tem também os pequenos Lençois Maranhenses que ficam no modesto município de Paulino Neves e guardam belezas tão grandes quanto seu "irmão" mais famoso, localizado alguns quilômetros de distância. O pôr do sol é deslumbrante.

 
RocketTheme Joomla Templates