Coluna Bernadete Alves - dia 19/01/2018

Novacap ganha Centro de Aprendizagem para jovens

Para acolher jovens aprendizes na Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil foi inaugurado nesta sexta-feira o Centro de Aprendizagem Israel Pinheiro em homenagem ao primeiro presidente da Novacap. O espaço fica na Quadra 6 do Park Way e conta com refeitório, salas de apoio administrativo do programa e vestiários masculino e feminino.

Durante a cerimônia foi firmado simbolicamente o contrato dos jovens aprendizes pelo governador Rodrigo Rollemberg; pelo diretor-presidente da Novacap, Júlio Menegotto; pela colaboradora do governo Márcia Rollemberg; pelo secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antônio Coimbra; e pela presidente da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração, Aline Ponte.

A Novacap entregou um Certificado de Reconhecimento ao estudante de contabilidade Thiago Passos Militão, de 20 anos. Ele trabalhou como jovem aprendiz e também atuou como estagiário na Companhia Urbanizadora da Nova Capital. “A Novacap abriu portas no mercado de trabalho. Hoje, estou empregado em um hospital, antes mesmo de terminar a faculdade graças aos ensinamentos que recebi aqui”, declarou Thiago.

Participam do programa coordenado pela Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração 180 jovens aprendizes, de 15 a 24 anos. Toda semana eles terão treinamento para receber orientações sobre mercado de trabalho, leis trabalhistas, comportamento, horário, como fazer memorandos, despachos, ofícios.

A maior parte dos aprendizes vai atuar na produção de mudas nos viveiros da empresa. Serão cem no Viveiro I, com quatro monitores, e 50 no Viveiro II, com dois monitores.O treinamento para os jovens lotados nos Viveiros ficará a cargo de uma bióloga, que ensinará técnicas do serviço que os viveiros exigem. Essa capacitação para os jovens é feita por escala às quartas, quintas e sextas-feiras. “O viveiro tem capacidade de produzir até 12 milhões de mudas por ano. O jovem aprendiz tem papel fundamental: é ele o responsável pela semeadura”, declarou o diretor-presidente da Novacap, Júlio Menegotto.

O governador Rodrigo Rollemberg destacou a importância que o governo dá aos jovens e às crianças ao criar oportunidades na educação e no mercado de trabalho. Falou da importância da Novacap na construção de Brasília e da alegria de homenagear o primeiro presidente da Companhia Urbanizadora. “O Israel Pinheiro foi um a pessoa muito importante, mas muito importante mesmo para a história de Brasília. Foi um grande engenheiro, um grande empreendedor e, hoje, quando vemos essa cidade que muito cedo foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade, a gente fica pensando como é que se conseguiu construir um a cidade em tão pouco tempo. Essa cidade foi construída 24 horas por dia.Trabalhadores de todo o Brasil trabalharam sob a liderança incansável de Israel Pinheiro, que foi o primeiro presidente da Novacap, portanto, nada mais justo do que fazer uma homenagem ao Israel Pinheiro”, declarou o chefe do Executivo local.

Rollemberg enalteceu o talento dos servidores da Novacap de produzir mudas lindas, adaptadas ao período da seca, ao período de chuva, que tanto encanta os brasilienses, brasileiros e estrangeiros que visitam a capital. E disse aos jovens que eles vão ter a oportunidade de trabalhar e de aprender com a beleza das flores. “Quando a gente usa o nosso trabalho e talento para embelezar a nossa cidade, para tornar nossa cidade mais bonita, mais agradável, mais aconchegante, mais acolhedora, isso faz muito bem para a gente e, com certeza, quando vocês passarem pelos canteiros e virem esses canteiros floridos e exuberantes, vão sentir muito orgulho do trabalho de vocês”, declarou o governador.

Rollemberg disse que o seu governo está orgulho de proporcionar educação e qualificação para os adolescentes por meio do programa Jovem Candango, com 1.590 jovens trabalhando no governo, temos o #BoraVencer, o Qualifica Mais Brasília e agora o Jovem Aprendiz na Novacap.

“Brasília é uma cidade, de fato, com muitas oportunidades e vocês estão tendo agora a oportunidade de vocês. Eu gostaria que vocês se inspirassem nessa pessoa que, carinhosamente, vai dar o nome a esse centro de treinamento Israel Pinheiro. Desejo muito sucesso e tenho certeza de que vocês vão ser muito bem-sucedidos”, declarou o governador de Brasília.

 
RocketTheme Joomla Templates