Coluna Bernadete Alves - dia 15/01/2018

Plano Piloto, Sudoeste e Noroeste recebem água do Lago Paranoá

O governo de Brasília inaugurou na manhã de hoje o Booster do Noroeste, uma elevatória que vai permitir o bombeamento de água do Lago Paranoá, captada no Lago Norte, para os reservatórios da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Brasília, no Plano Piloto. A obra que fica às margens da W7, no Noroeste, vai garantir a segurança hídrica à população de Brasília. O booster entrou em funcionamento no dia 11 e hoje foi inaugurado oficialmente.

O presidente da Caesb, Maurício Luduvice, explicou que antes da obra, a água ia da região central para o Lago Norte e com o booster e a ETA, passa a fazer o caminho inverso. Luduvice falou que a quantidade de água captada no Lago Norte que vai para a ETA Brasília é o excedente da região abastecida pelo manancial. Os 700 litros por segundo são mais que o necessário para abastecer Asa Norte, Itapoã, Lago Norte, Paranoá, parte de Sobradinho II e Taquari.

“O que lançamos hoje aqui é uma elevatória de pressurização. Invertemos o fluxo, trazendo água do Lago Norte para o Plano Piloto e aumentando a transposição de água”, declarou o presidente da Caesb. Essa inversão segundo ele, já leva água para Asa Sul, Asa Norte, Noroeste e Sudoeste. Em breve, outras áreas do DF, como Águas Claras, Guará e Vicente Pires, também vão poder receber recursos hídricos do Lago Paranoá. Assim a Companhia de Saneamento Ambiental do DF poderá transferir até 280 litros de água por segundo e, dessa maneira, ajudar a diminuir a demanda dos reservatórios de Santa Maria e do Descoberto.

O governador Rodrigo Rollemberg agradeceu o esforço e o trabalho bem-sucedido feito pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, que está dando uma versatilidade muito grande a todo o sistema de abastecimento de água no Distrito Federal. “Agora, com o booster, podemos transferir mais água do Sistema Santa Maria-Torto para regiões abastecidas pelo Descoberto. Amanhã o racionamento completa um ano. O Descoberto chegará com cerca do dobro do volume com o qual estava naquele período”, disse o governador.

Rollemberg disse que a inauguração da Estação de Tratamento do Lago Norte e da Estação de Captação do Bananal está permitindo que praticamente o Reservatório de Santa Maria seja poupado ao longo das últimas semanas e que as obras de captação do Corumbá IV seguem a todo vapor e que ainda este ano entrará em funcionamento. “O resultado disso é que aos poucos nós estamos garantindo segurança hídrica à população de Brasília, e a gente já pode vislumbrar um futuro muito melhor no ponto de vista do abastecimento de água para a população de Brasília”, disse Rollemberg.

Grêmio de luto: morre Paulo Sérgio Dalmoro

É com pesar que registro o falecimento do jogador Paulo Sérgio Bratti Dalmoro, 19 anos, ocorrido hoje em Teutônia, município da região central do Rio Grande do Sul. O zagueiro do time sub-19 do Grêmio se afogou em um riacho após sofrer mal súbito durante acampamento com amigos.

Segundo a Brigada Militar o jogador morreu na manhã desta segunda-feira, após se afogar no arroio Boa Vista, na região de Linha Clara, em Teutônia. O zagueiro do Grêmio foi socorrido mas não resistiu. O Hospital Ouro Branco, informou que Paulo Sérgio teve um mal súbito e se afogou nas águas rasas em um riacho que deságua no Rio Taquari.

O Grêmio divulgou nota de pesar e ressaltou a dedicação e honra do seu zagueiro, promessa do tricolor.”É com pesar que o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense informa o falecimento do zagueiro Paulo Sérgio Bratti Dalmoro, ocorrido na manhã desta segunda-feira. Natural de Encantado/RS, o atleta integrava a categoria sub-19 do Grêmio e estava nas categorias de base do Tricolor desde 2014. Paulo dedicou sua carreira de forma íntegra e sempre defendeu as cores do Tricolor com honra e dedicação. Que a família possa encontrar conforto neste momento.”

Paulo Sérgio chegou a ser convocado para a seleção brasileira sub-17 e no currículo ainda tinha passagens pelo Inter e Juventude.

 
RocketTheme Joomla Templates