Coluna Bernadete Alves - dia 05/01/2018

Final de semana chuvoso no DF em pleno verão

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), informa que hoje e durante todo o primeiro final de semana de 2018 o sol vai até aparecer em alguns períodos mas, a chuva será intensa principalmente na tarde desta sexta-feira e amanhã. Vamos então preparar o guarda chuva!

O meteorologista Luiz Cavalcanti, do Inmet, chama a atenção de que essas chuvas podem vir acompanhadas de trovoadas. “Os ventos terão intensidade fraca ou moderada, porém, é possível que ocorram rajadas ocasionais”, explica. Amanhã as temperaturas, mínima e máxima, devem variar entre 19ºC e 25ºC. A umidade relativa do ar deve variar entre 95% e 55%.

A estação chuvosa está dando um alívio à Bacia do Descoberto que abastece mais da metade do Distrito Federal e que hoje está com 33,2% da sua capacidade e a de Santa Maria com 31,1%. Mesmo com a chuva vamos continuar economizando água.

Neste verão a Região Centro-Oeste tem características idênticas ao final da primavera, com ocorrência de pancadas de chuvas e ventos fortes, raios e granizo. Segundo o Inmet, com o decorrer da estação, essas condições deverão se modificar, isto é, com chuva mais contínua e com queda de temperatura, devido à influência da umidade que vem da Amazônia.

Neste período, a temperatura mínima, em média, em toda região, vai variar entre 19ºC e 24ºC; no Distrito Federal, a mínima extrema será em torno de 16ºC no Distrito Federal. Já a temperatura máxima ficará, em média, entre 27ºC e 31ºC; com máxima extrema em torno de 39ºC no Mato Grosso do Sul.

O verão é caracterizado, normalmente, por temperaturas elevadas em todo o país e com mudanças rápidas nas condições de tempo, com chuvas e ventos fortes, queda de granizo e raios, em todas as regiões do Brasil. Com a presença do La Niña, pode ocorrer chuva mais contínua nas regiões Centro-Oeste e Sudeste; chuva acima do normal nas regiões Norte e Nordeste e irregularidade na distribuição da chuva na Região Sul.

O La Niña é o resfriamento das águas do Oceano Pacífico. Segundo o Inmet, esse resfriamento vem sendo observado desde agosto e indica a permanência do fenômeno pelo menos até março de 2018. O verão termina às 13h15 do dia 20 de março de 2018.

O prognóstico do verão apresentado pela Inmet aponta ainda que a temperatura da água do Atlântico Sul também esteve mais fria nos últimos meses, enquanto no Atlântico Norte observam-se temperaturas mais quentes. “Caso as duas condições se mantenham, poderá ocorrer uma condição chamada de dipolo positivo do Atlântico Tropical, o que é desfavorável às chuvas no norte das regiões Norte e Nordeste”, informa o instituto.

 
RocketTheme Joomla Templates