Coluna Bernadete Alves - dia 06/12/2017

Câmara entrega Medalha do Mérito Legislativo 2017

A medalha do Mérito Legislativo, entregue todos os anos desde 1983, agracia personalidades ou instituições que realizam ou realizaram algum serviço considerado relevante para a sociedade. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, fez a entrega da premiação durante sessão solene ocorrida no dia 22 de novembro, as 10h30, no Plenário Ulysses Guimarães. A solenidade de entrega da Medalha Mérito Legislativo Câmara dos Deputados - edição 2017 - foi uma das mais prestigiadas dos últimos anos. A execução do hino nacional ficou a cargo da Banda do 1º Batalhão de Polícia do Exército de Brasília.

Neste ano, foram 40 agraciados, dentre artistas, políticos, autoridades. A Medalha do Mérito Legislativo, criada em 1983, destina-se a distinguir e condecorar personalidades, autoridades, instituições ou entidades,campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civil ou militar, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.O indicado pode ser cientista, político, ator, cantor, religioso,jornalista, enfim qualquer pessoa que em certo momento da história do País realizou trabalho que teve repercussão e recebeu a admiração do povo brasileiro.

“Hoje é o dia em que os papéis se invertem, e a Casa do Povo Brasileiro escolhe, dentre os membros da sociedade, aqueles que representam o ideal de cidadania, aqueles que, no âmbito de sua área de atuação, se destacaram pelo trabalho que ultrapassa o interesse pessoal e abraça a comunidade, a cidade, o estado, o País inteiro”, afirmou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

A deputada Mariana Carvalho, 2ª secretária da Mesa Diretora, destacou que os agraciados buscam um Brasil melhor, de mais igualdade.

Entre os agraciados, além do jornalista Gilberto Amaral, ícone do jornalismo em Brasília, a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia; o ministro-chefe da Secretaria de Segurança Institucional, o general Sérgio Westphalen Etchegoyen; a servidora aposentada da liderança do PT na Câmara, Lúcia Pedroso de Moraes, que durante 27 anos trabalhou para o partido; e Mark Zuckerberg, um dos fundadores do Facebook.

“Quando entrei na Câmara, o lugar onde eu sonhava trabalhar era justamente no plenário. E eu acabei chegando. Aqui fiz grande amigos, sejam funcionários ou deputados, e hoje estou honrada em ser homenageada junto com o ex-deputado Ricardo Zarattini. Antes dele ser deputado, foi um colega de trabalho excepcional e muito querido. Portanto, é uma honra dupla ser homenageada junto com ele”, declarou Lúcia Moraes.Foi homenageado in memoriam o ex-deputado Ricardo Zarattini Filho, pai do atual deputado Carlos Zarattini (PT-SP). “Meu pai sempre valorizou esta Casa, porque aqui o espaço da democracia, é o espaço do povo brasileiro”, disse o deputado. A premiação,foi recebida pela neta do ex-parlamentar Luna Zarattini.

“Meu pai, que foi funcionário da Câmara durante a Constituinte e deputado entre os anos de 2004 e 2005, sempre valorizou esta Casa como um espaço da democracia, da representação do povo brasileiro, de norte a sul do País. Ele sempre acreditou que aqui está representada a síntese do Brasil, de um país onde não há disputas territoriais ou religiosas, mas onde se pode avançar socialmente, como já avançamos nos últimos anos. Esses foram os ideais do meu pai. Ele estaria muito feliz com essa homenagem se estivesse vivo”.

A premiação acontece uma vez ao ano, normalmente nos meses de novembro ou dezembro. Todos os anos a data é definida pela Mesa Diretora da Câmara. A solenidade é realizada em sessão especial no Plenário Ulysses Guimarães e a entrega é feita pelo Presidente da Câmara e pelo Segundo Secretário da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Cada líder partidário pode indicar uma personalidade para ser agraciado com a Medalha. Membros da Mesa Diretora da Câmara podem indicar dois homenageados. O Presidente da Câmara também pode fazer indicações. Quando a homenagem for post mortem a medalha será entregue ao cônjuge, familiar ou pessoa devidamente designada pela família. As indicações são feitas até o dia 30 de agosto de cada ano.

Geromel ganha Prêmio Bola de Prata Sportingbet pela terceira vez

A ESPN Brasil e a Revista Placar promoveram a edição dos vencedores do Bola de Prata, que premia os melhores jogadores do Campeonato Brasileiro de 2017. O evento reuniu os principais jogadores e ilustres personalidades do futebol. O time do Corinthians, Campeão Brasileiro, se destacou na premiação, com três atletas entre os melhores: o lateral Fagner, o zagueiro Balbuena e o atacante Jô. O Grêmio,campeão da Libertadores 2017, teve também três jogadores premiados: o zagueiro Pedro Geromel, o volante Michel e o atacante Luan. No formato do Bola de Prata da ESPN são premiados os jogadores com maiores médias em cima de notas dadas a cada partida das 38 rodadas da Série A.

O Grêmio conquistou em 2017, além do tricampeonato na Copa Libertadores,também dominou as premiações individuais da competição. Após a partida, Luan, Arthur e Pedro Geromel foram condecorados pela Conmebol. Geromel, xerife da zaga gremista e destaque do time em todo torneio, foi eleito o melhor capitão da competição continental e escolhido como o melhor zagueiro do torneio. Luan recebeu o prêmio de craque da Libertadores. O volante Arthur, mesmo saindo machucado no início do segundo tempo, foi eleito o melhor atleta da partida.

Quando o Grêmio anunciou a contratação de Pedro Geromel no fim de 2013, surgiram muitas críticas da imprensa e de torcedores contra a direção do clube. O zagueiro nunca reclamou e deixou as respostas para dar dentro de campo. Quatro anos depois, ele se tornou o quinto jogador na história a conquistar o Prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet em três temporadas consecutivas!

Neste Brasileirão, Geromel interceptou mais de duas por partida. E segundo os principais comentaristas esportivos, esse é um dos critérios mais importantes para um zagueiro, já que faz com que ele recupere a bola sem entrar em um 1-1 contra o adversário, evitando o risco de tomar um drible ou de cometer uma falta. E o capitão do Tricolor Gaucho  ainda tem outra média impressionante: com Geromel em campo, o Grêmio tomou apenas 12 gols em 20 partidas. Geromel é um daqueles jogadores que ultrapassam a barreira do próprio clube para ser considerado um grande atleta até por rivais.

O centroavante Jô do Campeão Brasileiro antecipado Corinthians também recebeu a Bola de Ouro e a Chuteira de Ouro ao lado de Henrique Dourado, do Fluminense, como artilheiros da competição. “Me preparei bem. Consegui dar resposta dentro de campo. Nenhum momento pensei falar com palavras e sim com futebol”, disse Jô. O técnico do Corinthians Fábio Carille recebeu o prêmio “Tele Santana”. “Eu saberia que o Corinthians seria um time organizado, mas não imaginava que teria esse rendimento”, declarou o técnico.

Rómulo Otéro, um dos destaques do Atlético-MG, foi premiado com o gol mais bonito do Brasileirão 2017. O seu feito foi contra o Coritiba, pela 36ª rodada, quando na ocasião marcou um golaço do meio campo. “Estou muito feliz. Obrigado pelo prêmio. Eu dedico esse prêmio à Venezuela, em especial para a minha família, meu irmão que está aqui me acompanhando. Agradeço a Deus por tudo o que estou vivendo”, afirmou.

Seleção do Bola de Prata 2017: goleiro Vanderlei (Santos), Fagner (Corinthians), Geromel (Grêmio), Balbuena (Corinthians), Thiago Carleto (Coritiba), Michel (Grêmio), Hernames (São Paulo), Thiago Neves (Cruzeiro), Duda (Palmeiras), Luan (Grêmio) e Jô (Corinthians).

 
RocketTheme Joomla Templates