Coluna Bernadete Alves - dia 29/11/2017

Proerd da PM/DF prioriza a vida saudável de estudantes

O Ginásio Nilson Nelson foi palco da cerimônia de formatura de cerca de 8 mil estudantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd. O programa da Polícia Militar do Distrito Federal tem foco na prevenção e na conscientização dos estudantes, alertando-os sobre os malefícios das drogas e sobre a conduta associada à violência.

O Proerd atua no Distrito Federal desde 1998 e foi institucionalizado pela Lei Distrital nº 3.946, de 12 de janeiro de 2007. Em 19 anos de trabalho, foram atendidas mais de 670 mil crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares. Apenas neste ano, foram 119 instituições de ensino e 15.534 alunos envolvidos.

O coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira, comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, destacou que o Proerd é o principal programa de prevenção, resistência e enfrentamento às drogas no Brasil.

Na cerimônia, ocorreu ainda a premiação das instituições de ensino vencedoras do 2º Concurso de Cartazes Proerd.O concurso teve como objetivo prevenir o abuso de substâncias lícitas e ilícitas no ensino fundamental e ensinar estratégias de enfrentamento saudável diante de situações de risco e tensão, próprias do fim da infância e início da adolescência. O tema de 2017 foi Caindo na R.E.A.L. (do acróstico Recusar, Explicar, Abster-se e Livrar-se). Ao final dos trabalhos nas escolas, é promovida uma formatura, em que são celebrados os resultados atingidos em parceria entre instituições de ensino, comunidade e Polícia Militar.

O trabalho dos policiais militares, fardados e devidamente treinados, é promover um curso de prevenção as drogas e a violência nas salas de aula das escolas conveniadas. O Programa possui como material didático o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e Policiais PROERD no desenvolvimento das lições. O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e sua esposa, Márcia Rollemberg, colaboradora do governo, demonstraram o quanto é valioso este trabalho da Polícia Militar junto aos adolescentes. Márcia pediu aos estudantes que valorizem a vida e digam NÃO às drogas. “É muito importante que vocês aproveitem essa oportunidade de ter conhecimento do mal que o uso das drogas faz”.

O Proerd é a adaptação para o Brasil do Programa Educacional Americano, cujo mascote é o adorável e corajoso Leão Daren. Sou fã do Proerd. É um lindo trabalho de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida.

 
RocketTheme Joomla Templates